sexta-feira, 28 de março de 2025

A repressão de Tarcísio no leilão da CPTM

Charge: Ykenga/Pirralha
Por Altamiro Borges


Tratado como “bolsonarista moderado” pela Folha e paparicado pelos abutres financeiros da Faria Lima, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) segue os mesmos métodos fascistas do ex-presidente que virou réu nesta semana por atos golpistas. Nesta quinta-feira (27), sua polícia agiu com brutal violência para dissolver um protesto contra o leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Três manifestantes foram detidos.

Sobrinho de Bolsonaro foge para a Argentina

Por Altamiro Borges


A famiglia Bolsonaro adora posar de valentona e durona, mas é um bocado covarde. O filhote 03 do ex-presidente, o famoso Dudu Bananinha, já fugiu para os EUA. E agora se sabe que o sobrinho do fascista, Leonardo Rodrigues de Jesus – vulgo Léo Índio –, escapuliu para a Argentina. A Justiça e a Polícia Federal precisam ficar atentas com o chefão do clã, que acaba de virar réu no Supremo Tribunal Federal (STF). O fujão já disse várias vezes que não aceitará ser preso por seus crimes.

No caso de Léo Índio, o ministro Alexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (27) que seus advogados esclareçam nas próximas 48 horas a notícia sobre a sua fuga. Já a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) enviou pedido de extradição ao STF para que o foragido “volte imediatamente ao Brasil e seja responsabilizado e punido no rigor da lei... Parece que virou tradição de família fugir para não responder pelos crimes que cometeu”, postou a parlamentar no Instagram.

A guerra digital contra Claudia Sheinbaum

Claudia Sheinbaum, presidenta do México
Por Camila Modanez, no site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:

Na última quarta-feira, 19 de março, a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, denunciou uma guerra digital contra seu governo, orquestrada com bots e campanhas milionárias de desinformação. A ofensiva visa desestabilizar sua administração, associando-a ao crime organizado. Esse fenômeno se insere no conceito de ‘guerra híbrida’, estratégia usada para minar governos sem confrontos militares diretos.

Esse tipo de ataque não é novidade na América Latina, tampouco exclusivo do México. Pelo contrário, trata-se de um fenômeno recorrente em países do Sul Global, onde campanhas digitais são utilizadas como ferramentas para desestabilizar governos. Esse padrão pode ser compreendido à luz do conceito de “guerras híbridas”, discutido por Andrew Korybko em seu livro Guerras Híbridas: das Revoluções Coloridas aos Golpes.

Organização criminosa no banco dos réus

Charge: Nando Motta/Chico Alencar
Editorial do site Vermelho:


A decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, de tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pessoas por envolvimento na trama golpista denunciada pela Procuradoria Geral da República (PGR) representa a aplicação das normas do Estado Democrático de Direito. Participaram da decisão, além do ministro Alexandre de Moraes – o relator do caso –, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e o presidente do colegiado, Cristiano Zanin.

Bolsonaro como réu repercute na mídia mundial

Bolsonarismo clama por sanções dos EUA

Trump viola direitos humanos de imigrantes

O novo acordo entre Rússia e Ucrânia

Generais como réus é fato inédito na história

quinta-feira, 27 de março de 2025

Bolsonaro como réu repercute na mídia mundial

Charge: Zepa
Por Altamiro Borges


A decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou réus Jair Bolsonaro e outros sete milicianos do núcleo central das tramas golpistas no país, está tendo forte repercussão na imprensa internacional. O assunto foi destaque nas capas de vários jornais e nos noticiários de emissoras de televisão no mundo inteiro. Nos EUA, onde o filhote 03 do “capetão”, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), conspira contra o Brasil, os principais veículos já dão como certa a condenação do ex-presidente.

Bolsonaro vira réu. Vigiem a embaixada ianque!

O réu Bolsonaro ataca Moraes e faz ameaças

Por que tanto racismo e xenofobia na PUC?

A expulsão dos palestinos irá continuar?

O fascismo no século XXI

quarta-feira, 26 de março de 2025

União Brasil ameaça abandonar Caiado

Charge: Miguel Paiva/247
Por Altamiro Borges


A candidatura presidencial do agrotroglodita Ronaldo Caiado, governador de Goiás, parece que está gorando. O seu partido, o direitista União Brasil, não está muito convencido da viabilidade do projeto eleitoral. Segundo postagem do site Metrópoles, a direção da legenda tenta convencê-lo a suspender o lançamento da pré-candidatura, marcado para 4 de abril em Salvador (BA). A pressão cresceu nos últimos dias e irritou o frágil postulante, que se sente traído.

“A pressão para Caiado suspender o evento, segundo apurou o site, começou na semana passada e aumentou no fim de semana, quando caciques do União Brasil tiveram uma série de conversas. Fontes do partido ouvidas pela coluna afirmam que ao menos dois fatores pesam na pressão. O mais importante deles seria o avanço das negociações para federação entre PP e União Brasil. Outro fator seria o anúncio do cantor Gusttavo Lima de que desistiu de se candidatar à Presidência. O União Brasil contava com o artista para alavancar a candidatura de Caiado”.

Bolsonaro vira réu. Vigiem a embaixada dos EUA!

Charge: Latuff/247
Por Altamiro Borges


Por cinco votos a zero, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta quarta-feira (26) a denúncia formulada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro e outros sete integrantes do núcleo central das tramas golpistas no país, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no 8 de janeiro de 2023. Com essa decisão histórica, todos os membros dessa organização criminosa (Orcrim) passam à condição de réus. As penas previstas pelos cinco crimes cometidos podem chegar a mais de 40 anos de cadeia.

Mais além do batom na estátua do STF

Charge: Geuvar
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A extrema-direita constrói uma versão simplória e enganadora sobre a sentença de 14 anos de prisão de Débora Rodrigues dos Santos, a golpista multi-criminosa do 8 de janeiro que ficou conhecida por ter pichado com batom a escultura A justiça, do STF.

Os extremistas alegam que foi um ato de pouca relevância para uma condenação tão severa e, por isso, desproporcional. Querem fazer crer que Débora teria praticado uma espécie de intervenção artística, no que seria um ato único e sem vínculo com a ação criminosa principal.

Ocultam, dessa maneira, que na realidade a pichação da Débora significou o clímax dos atentados daquele dia contra o Estado de Direito e os poderes da República.

Prováveis motivações por trás da fuga aos EUA

Por Jair de Souza

Desde que foi anunciada há pouco mais de uma semana, um dos principais assuntos nas pautas de conversas da maioria dos brasileiros tem sido tentar descobrir as verdadeiras razões que levaram um dos mais ardentes expoentes da extrema direita política de nosso país a fugir descaradamente para os Estados Unidos.

Muito tem se falado sobre a covardia que seria uma qualidade inerente a todos os adeptos do nazifascismo. Porém, há outros que creem que as motivações do dito cujo não devem estar limitadas às propensões de covardia típicas daqueles que se apresentam como valentões e machões e atuam como cães raivosos quando estão lidando com vítimas indefesas, mas que costumam colocar o rabo entre as pernas e dar no pé diante de situações em que são enfrentados com mais vigor.

A Europa vai à guerra

Jornalistas sofrem ataque bolsonarista

STF desmonta estratégias dos golpistas

Israel retoma genocídio em Gaza: e agora?

segunda-feira, 24 de março de 2025

Padre Kelmon ressuscita ‘com fome e sede’

Charge: Gilmar
Por Altamiro Borges


O patético Padre Kelmon, que ganhou fama nas eleições presidenciais de 2022 ao atuar como marionete do “capetão” Jair Bolsonaro, voltou ao noticiário na semana passada em mais um caso grotesco. O site Metrópoles postou que o “religioso” processou a Azul Linhas Aéreas após denunciar ter passado “fome e sede” no aeroporto de Salvador (BA) devido ao cancelamento de dois voos da companhia. A Justiça, porém, rejeitou a ação porque o farsante não conseguiu “comprovar pobreza” e não pagou as custas para o andamento do processo.

Zambelli está a dois votos da cadeia

Expectativa do julgamento da Cúpula do Golpe

A ligação entre Bolsonaro e Débora do Batom

Menos imposto para 10 milhões de pessoas

O que juros altos têm a ver com seus boletos

domingo, 23 de março de 2025

Nunes Marques é alvo da fúria bolsonarista

Charge: Latuff/247
Por Altamiro Borges


Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal rejeitou mais uma manobra jurídica das defesas de Jair Bolsonaro e de outros 33 milicianos – fardados e civis –, acusados por tentativa de golpe de Estado. Os advogados pediram o afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, alegando “falta de isenção” no julgamento. O único que votou a favor da absurda tese foi André Mendonça, indicado ao STF pelo ex-presidente golpista. Os outros dez negaram o pedido, inclusive o camaleônico Kassio Nunes Marques, também nomeado pelo “capetão”.

A terceira greve geral contra o fascista Milei

Buenos Aires, janeiro de 2024. Foto: Martin Cossarini
Por Altamiro Borges


O clima está esquentando na Argentina de Javier Milei – o neofascista que tem como símbolo da sua gestão destrutiva a motosserra e que diz ser aconselhado por seu cão morto, o Conan. Nesta quinta-feira (20), a maior central sindical do país anunciou uma greve geral de 24 horas para 10 de abril. Será a terceira paralisação desde o início desse governo ultraneoliberal. As outras ocorreram em janeiro de 2024, apenas um mês e meio após a posse de Javier Milei, e em maio passado.

Zambelli pode pegar 5 anos em semiaberto

Assembleia de base do MST: organização e luta

Donald Trump desafia a Justiça dos EUA

Frei Gilson apaga milhares de vídeos

Vídeos da mansão de Dudu Bolsonaro nos EUA

Bolsonaro e o 'confronto total' contra o STF

Veríssimo e a reforma agrária

sábado, 22 de março de 2025

Daniel Silveira tem saidinha da prisão negada

Zambelli cassada e prestes a ser presa

Rastro de sangue e genocídio em Gaza

Entenda a possível condenação de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro anuncia que fica... nos EUA

Zambelli pode pegar 5 anos em semiaberto

Charge: Padre Fábio
Por Altamiro Borges


Carla Zambelli (PL-SP) já pode providenciar a fuga para os EUA, como fez o seu colega de partido Eduardo Bolsonaro, vulgo Dudu Bananinha. Nesta sexta-feira (21), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para condenar a “deputada-pistoleira” a cinco anos e três meses de prisão, em regime inicial semiaberto, e à perda do mandato parlamentar pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e de constrangimento ilegal com emprego de arma.

Relator do caso, ele já foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. A votação ocorre em ambiente remoto e deve ser concluída até 28 de março. A tendência é que só mesmo os ministros André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Jair Bolsonaro, tentem livrar a cara de Carla Zambelli. Ela foi tornada ré pelo STF em agosto de 2023. Naquela ocasião, votaram pela abertura da ação penal nove dos onze ministros: o relator, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Rosa Weber e Luiz Fux.

sexta-feira, 21 de março de 2025

A guerra por procuração na Ucrânia

Charge: Ramsés/Cartoon Movement
Por Umberto Martins, no site da CTB:

O conceito de guerra por procuração é atribuído ao cientista político tcheco Karl W. Deutsch, que o teria usado pela primeira vez em 1964. Refere-se a conflitos armados em que uma grande potência ou mais usa território e forças de terceiros para lutar em seu lugar.

É um termo apropriado para descrever o confronto entre Rússia e Ucrânia. Esta verdade, que o governo de Joe Biden procurou negar e mascarar, transparece agora de forma cristalina com a determinação do governo Trump de negociar diretamente com Moscou, sem intermediários, o fim da guerra.

EUA X Rússia

Com isto, fica evidente que os protagonistas principais do conflito são os Estados Unidos e a Rússia, enquanto as potências europeias, escanteadas por Trump, são meras coadjuvantes e a Ucrânia fornece a bucha para o canhão, no caso os militares ucranianos, muitos deles recrutados à força e em geral condenados à deserção ou à morte no campo de batalha.

Que maneira do Make America Great Again?

Charge: Rodríguez/Cartoon Movement
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

Trump conseguirá fortalecer os Estados Unidos? Conseguirá, pelo menos, deter o seu declínio relativo? Ou irá acelerar a decadência do Império? Transcorridos apenas dois meses desde a sua posse, falta evidentemente a famosa perspectiva história. Mas questões candentes nunca esperam essa perspectiva. Para elas, vale sempre o ante mortem, não o post mortem.

Feita essa ressalva, antecipo a conclusão do artigo: Trump não só será incapaz de deter o declínio dos EUA, como irá apressá-lo. Em vez de Make America Great Again (MAGA), ele deve Make America Weaker Still (MAWS). (Em vez de fortalecer os EUA, deve torná-los mais fracos.)

O seu slogan MAGA é revelador do que está acontecendo com os EUA: uma perda progressiva de expressão relativa, em termos econômicos, populacionais e políticos. O plano trumpista é restabelecer a hegemonia americana no mundo, custe o que custar. Mas isso é mais um sonho do que um plano realista, como tentarei argumentar.

Ascensão fascista e o refluxo das esquerdas

Ilustração do site Redacción Mayo
Por Roberto Amaral

“Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira como tragédia, a segunda como farsa.” - (Karl Marx, O 18 brumário de Luís Bonaparte).

Qualquer leitura dos tempos atuais falará da ascensão planetária de forças políticas que transitam do autoritarismo puro e simples a engenhos fascistas, relembrando os processos sociopolíticos das primeiras décadas do século passado, animados pelas brutais desigualdades sociais. Após conquistarem a Itália e a Alemanha, essas forças engolfaram o mundo na Segunda Guerra Mundial, catástrofe intermitente que chega aos nossos dias com um novo figurino, novos meios de expressão e novas nomenclaturas, mas sempre aterrorizante e, mais que nunca, apontando para desfechos de atrocidade inimaginável, na medida em que inimaginável é o crescente poder suicida da sociedade humana, mais próxima de Hobbes do que de Rousseau.

Procurando a luz no meio da escuridão

A marcha do povo (1956), Diego Rivera
Por Jair de Souza

Ao analisar a situação prevalecente no Brasil e em quase todos os países de características similares, é impossível não concluir que as necessidades e as condições materiais para a adoção do sistema socialista estão mais presentes na atualidade do que nunca antes ao longo de toda a história da humanidade.

Ajudam a reforçar esta sensação a constatação de que, embora o aumento da produtividade já alcançado seja suficiente para erradicar completamente o flagelo da fome e melhorar o padrão de vida de todos nossos habitantes, assim como possibilitar uma redução importante em nosso tempo dedicado ao trabalho, a miséria ainda está espalhada em grande profusão por todas nossas cidades. Além disso, os riscos reais de uma degradação irreversível do meio ambiente demonstram que a exploração dos recursos naturais precisa ser feita em conformidade com critérios que correspondam aos interesses vitais de toda a humanidade, e não apenas de alguns grupos privilegiados.

Um guia de referência para o sindicalismo

Divulgação
Por João Guilherme Vargas Netto

Se um viajante quer conhecer uma cidade ou um país adquire um guia de viagem que lhe informa os caminhos a percorrer e os locais interessantes.

Toninho do DIAP, como autor, atendeu àquela necessidade ao detalhar os meandros do poder em Brasília em seu volumoso livro (648 páginas) “Para entender o funcionamento do governo e da máquina pública”.

Antonio Augusto de Queiroz com, no mínimo, 40 anos de experiência e destacada atuação no Diap (desde o “Quem foi quem na Constituinte”) cumpre o que o título do livro promete, muito bem editado pela Diálogo Institucional, de Brasília.

Ucrânia: Trump e Putin não chegam a acordo

A alta dos juros e o Brasil regredido

Gusttavo Lima desiste da candidatura

STF ignora choro bolsonarista

terça-feira, 18 de março de 2025

Daniel Silveira tem 'saidinha' da prisão negada

Charge: Zé Dassilva
Por Altamiro Borges


Por pura demagogia para seduzir os mais inocentes, os bolsonaristas sempre esbravejaram contra a chamada “saidinha” – direito concedido a presos do regime semiaberto para deixar a cadeia em datas especiais e que está previsto na Lei de Execução Penal (Lei 7.210), sancionada em 1984 pelo general João Batista Figueiredo. Mas quando um fascistoide vai para o xilindró, os farsantes logo deixam de lado seu discurso de ódio contra os direitos humanos e choram por uma “saidinha”.

É o caso do ex-deputado Daniel Silveira, que solicitou esse direito para o feriado da Páscoa. Só que o brutamonte bolsonarista dançou outra vez. O subprocurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, manifestou-se contra o pedido. Nesta segunda-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu a posição da PGR e negou a “saidinha”. Daniel Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão por seus ataques às instituições democráticas e cumpre pena atualmente em regime semiaberto na Colônia Agrícola de Magé (RJ).

Ato fracassado complica anistia de golpistas

Putin dita condições para a paz na Ucrânia

Por que Eduardo Bolsonaro fugiu para os EUA?

Protesto contra juros altos no Banco Central

Israel retoma matança na Palestina

A macabra política de cada dia

Guerra na Ucrânia está perto do fim?

segunda-feira, 17 de março de 2025

Alcolumbre pede cassação de Gayer. Agora vai?

Por Altamiro Borges


Em apenas dois anos de mandato, o deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) ficou famoso por suas baixarias na Câmara Federal e por espalhar fake news nas redes digitais. Várias vezes ele já foi ameaçado de ser punido pelo Conselho de Ética, mas sempre saiu ileso. Agora, porém, o provocador finalmente pode se dar mal. Na semana passada, o presidente do Senado, o centrista Davi Alcolumbre, anunciou que pedirá sua cassação e que também o acionará na Justiça comum, nas esferas cível e criminal.

Ato fracassado complica anistia de golpistas

Charge: Miguel Paiva/247
Por Altamiro Borges


Até os bolsonaristas mais tapados e fanáticos já admitem que a manifestação deste domingo (16) em Copacabana foi um fracasso. O ex-presidente postou vídeo prometendo levar mais de um milhão de seguidores. Mas o ato pela anistia dos golpistas flopou! Ele juntou 18,3 mil pessoas segundo cálculo do Monitor do Debate Político, um grupo de pesquisa do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), coordenado por pesquisadores da USP e pela ONG More in Common. Já o Datafolha estimou o público em 30 mil pessoas. Só mesmo a PM do Rio de Janeiro, sob comando do governador bolsonarista Cláudio Castro, falou em 400 mil presentes. Risível!

Kassab e Bolsonaro juntos?

Por que Elon Musk está em queda

Monark defende crimes de bolsonaristas

Ato por anistia flopou e vira piada nas redes

Lula alerta Trump: 'Deve falar manso comigo'

domingo, 16 de março de 2025

Bolsonaro pode perder até a patente militar

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


Em outubro passado, Jair Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ficou inelegível por oito anos por abuso de poder político e econômico. Agora, a partir de 25 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar o ex-presidente e outros 33 milicianos por suas ações golpistas. As penas podem chegar a 43 anos de cadeia. Além dessas duas punições, o “capetão” ainda poderá ser condenado pelo Superior Tribunal Militar, perdendo sua patente.

Ex-âncora perde para Record em golpe do Pix

Por Altamiro Borges


Na quarta-feira (12), o apresentador Marcelo Castro foi condenado pela Justiça do Trabalho da Bahia a indenizar a Record em R$ 10 mil por danos extrapatrimoniais. A alegação da emissora do “bispo” Edir Macedo é de que o ex-âncora prejudicou a imagem da tevê ao liderar um esquema que desviava doações via Pix feitas por inocentes no programa Balanço Geral. Marcelo Castro trabalha atualmente na TV Aratu, afiliada do SBT no estado. Ele ainda pode recorrer da decisão.

Assassino bolsonarista de Foz volta pra cadeia

Ilustração: CrisVector
Por Altamiro Borges


O ex-policial bolsonarista Jorge Guaranho, que matou o petista Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu (PR) durante sua festa de aniversário em 9 de julho de 2022, voltou para a cadeia na semana passada. O desembargador Gamaliel Scaff revogou a decisão absurda de conceder prisão domiciliar ao frio assassino. Nesta sexta-feira (14), Jorge Guaranho foi transferido para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Em 13 de fevereiro passado, o bolsonarista foi condenado no Tribunal do Júri de Curitiba a uma pena de 20 anos de prisão em regime fechado. Estranhamente, porém, um dia depois ele obteve liminar no Tribunal de Justiça do Paraná garantindo prisão domiciliar sob a desculpa esfarrapada de problemas de saúde. Mas o desembargador determinou nova avaliação pelo Instituto Médico Legal (IML) e, de acordo com o laudo, assinado em 27 de fevereiro pelo médico legista José Fernando Rodriguez, o criminoso tem condição de cumprir pena em qualquer local “com apoio de equipe de saúde adequado”. Com isso, a justiça foi feita e o assassino voltou para a cadeia.

O banditismo está no DNA da extrema direita

Charge: Lorca
Por Bepe Damasco, em seu blog:


A sensação de nojo e indignação causada pela ataque misógino e criminoso do deputado pitbull bolsonarista Gustavo Gayer, do PL de Goiás, à ministra Gleisi Hoffmann leva a uma reflexão mais abrangente sobre o banditismo que grassa na extrema-direita.

Por óbvio, não estou afirmando que todo adepto da extrema-direita seja bandido, discuto aqui o apelo ao crime e à violência como tática e estratégia de uma corrente política.

Quando, de forma abjeta e covarde, o parlamentar do partido do ex-presidente Bolsonaro investe contra a ministra, ele está expressando a genesis criminosa que inspira a ideologia de extrema-direita no Brasil e no mundo inteiro, no passado e no presente.

A emenda anônima e a corrupção premeditada

Charge: Nando Motta
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Chama atenção a obsessão de deputados e senadores em esconder a identidade dos autores e autoras das emendas parlamentares ao Orçamento da União.

Esta conduta é ainda mais chamativa porque é da natureza do parlamentar divulgar, muitas vezes com enorme estardalhaço, os recursos que conquista para suas paróquias e clientelas eleitorais.

É estranhíssimo, portanto, parlamentar fazer de tudo para ficar oculto, para não ver seu nome associado a uma obra, a um equipamento ou a alguma verba que destina à sua base eleitoral.

Mas é exatamente isso que acontece no caso das emendas ao orçamento, em que deputados e senadores optam pelo anonimato, ela pela clandestinidade das emendas anônimas – o chamado orçamento secreto.

Trump aponta mira para China e os Brics

O combate ao crime e à aliança PCC-CV

Europa se prepara para sair da tutela dos EUA

sexta-feira, 14 de março de 2025

Governo Lula precisa de mais ousadia

Do site da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo (Fetec):

O jornalista Altamiro Borges, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”, foi o palestrante da segunda mesa do Planejamento 2025 da Fetec-CUT/SP desta quinta (13), realizado em Atibaia. Ele destacou os desafios enfrentados pelo governo Lula e o papel fundamental dos movimentos sociais e sindicatos nas eleições de 2026.

Cenário adverso

Segundo Altamiro, apesar da vitória da esquerda contra o fascismo em 2022, o governo Lula começou sob condições desfavoráveis.

Alguns dados sobre tarifas e Trump

Reprodução
Por Marcelo Zero, no site Brasil-247:


O Brasil exportou aos EUA cerca de 4,1 milhões de toneladas de aços em 2024. Foi superado apenas pelo Canadá, nesse aspecto.

Nossa produção responde por ao redor de 15% das importações desses produtos nos EUA. Em valores, foram US$ 3,5 bilhões (R$ 20,3 bilhões) em exportações, em 2024. Tal valor já havia apresentado redução de 26,6%, em relação a 2023, quando foram exportados US$ 4,8 bilhões (R$ 27,7 bilhões). Não é pouca coisa.

Em alumínio, o Brasil está em 15º lugar, nas importações estadunidenses. Contudo, cerca de 13% da nossa produção de alumínio são exportados para os EUA. De acordo com dados do Anuário da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), em 2024, a indústria nacional exportou US$ 796 milhões (R$ 4,5 bilhões na atual cotação) para os EUA.

Jornalões escondem a violência de Milei

O fotógrafo Pablo Grillo foi atingido por bomba de gás
 lacrimogêneo disparada pela polícia. Foto: Rodrigo Abd/AP
Por Moisés Mendes, em seu 
blog:

Um fotógrafo, atingido pelas bombas de gás lacrimogêneo da polícia, está em estado grave no hospital.

São mais de 120 os detidos, incluindo idosos e jornalistas. Muitos espancados e feridos com balas de borracha antes de serem presos.

O entorno do poder em Buenos Aires é uma praça com os restos de uma guerra.

Parte da imprensa argentina vê o começo do fim do governo fascista de Javier Milei.

Brasil salva Milei de apagão na Argentina

Governadores de direita sabotam cesta básica

Deputado detona Gayer após fala contra Gleisi

Os (muitos) crimes da Vale

Milei expõe fragilidade na Argentina

Como o MST lida com a agroecologia

quinta-feira, 13 de março de 2025

Zambelli será julgada por perseguição armada

Comida mais barata? Lula corta impostos

O massacre na Síria

Eduardo Bolsonaro voltará ao Brasil?

Trump e o desmonte das instituições

Brasil salva Milei de apagão na Argentina

Charge:  Kap/Cartooning for Peace
Por Altamiro Borges


Sem maior alarde, o jornal Folha de S.Paulo informou nesta segunda-feira (10) que “o Brasil exportou uma média de 700 MW (megawatts) de energia elétrica para a Argentina em fevereiro, ajudando a evitar um apagão generalizado no país de Javier Milei. O volume mensal representou uma alta de 121% ante o mesmo mês de 2024 e uma elevação de 99% em relação a janeiro. É o maior volume mensal exportado desde agosto do ano passado”.

A notinha ainda explica que Buenos Aires “estando vivendo efeitos climáticos extremos, com fortes chuvas, enchentes e apagões... Catástrofes climáticas acontecem na Argentina no momento em que Milei estuda proposta para deixar o Acordo de Paris, seguindo os passos de seu aliado estadunidense, Donald Trump. O presidente argentino nega que os humanos sejam os responsáveis pelas mudanças climáticas. No início do ano, durante discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, ele atacou os movimentos ambientais globais”.

quarta-feira, 12 de março de 2025

Zambelli será julgada por perseguição armada

Charge: Quinho
Por Altamiro Borges


A “deputada-pistoleira” Carla Zambelli (PL-SP) segue em seu inferno astral. Nesta terça-feira (11), o ministro Gilmar Mendes liberou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do processo em que a bolsonarista é ré por sacar e apontar uma arma de fogo para um jovem negro em ruas do bairro dos Jardins, na capital paulista, na véspera do segundo turno das eleições presidenciais de outubro de 2022. A sessão deve ocorrer entre 21 e 28 de março.

Como relembra Mônica Bergamo, na Folha, “o Supremo decidiu torná-la ré por 9 votos a 2 – apenas André Mendonça e Kassio Nunes Marques, indicados por Jair Bolsonaro, divergiram da abertura da ação. Ela é acusada dos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e de constrangimento ilegal com emprego de arma”.

Bolsonaro com tornozeleira, sem habeas corpus

O que faz subir o preço dos alimentos

O impacto das políticas de Trump na Europa

Novo governo é acusado de matança na Síria

Marçal, Tarcísio e os crimes eleitorais

terça-feira, 11 de março de 2025

Donald Trump: resorts e terras raras

Charge: Miguel Paiva/247
Por João Quartim de Moraes, no site A terra é redonda:

As decisões políticas anunciadas pela abominável retórica do atual presidente dos EUA não são substancialmente diferentes daquelas que correspondem à fraseologia protocolarmente hipócrita de Joe Biden

Em 26 de fevereiro, Donald Trump divulgou um desenho animado, mais calhorda do que macabro, propondo uma “solução final” para a faixa de Gaza, semelhante à que os pioneiros do “sonho americano” aplicaram nos séculos XVIII e XIX para eliminar os povos indígenas: esvaziar o país de seus habitantes históricos, para nele instalar os novos donos da terra.

O filmeco, que propõe a formação de uma “Riviera” de luxo nos escombros do território palestino arrasado por Israel, começa com uma faixa sonora em registro de anúncio publicitário: “Donald Trump vai te libertar […], sem mais túneis, sem mais medo”; “Trump Gaza está finalmente aqui”.

Bolsonaristas disparam novas fake news do Pix

O quadro geopolítico do início da era Trump-2

Sheinbaum força Trump a recuar nas tarifas

Nikolas e Bolsonaro respaldam Frei Gilson

Eles estão cheios da arrogância dos fascistas

Bolsonaro réu: como reagirão os militares?

Centrão já descarta Bolsonaro

segunda-feira, 10 de março de 2025

Deputados do PL viram réus por desviar emendas

Reprodução
Por Altamiro Borges


Neste sábado (8), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar réus três deputados do PL – o partido de aluguel de Jair Bolsonaro – sob a acusação de corrupção passiva e organização criminosa envolvendo o desvio de emendas parlamentares. A análise da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) está sendo feita no plenário virtual da corte. Cristiano Zanin, relator do caso, foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. Ainda faltam votar Flávio Dino e Luiz Fux.

Carestia de alimentos ameaça Lula em 2026

Exposição MST 40 anos, Nicolas Antunes
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A perda de popularidade do governo advém, em grande medida, [1] do mal-estar estrutural da população, exacerbado pela anabolização do extremismo pelas big techs; mas, também, [2] devido à quebra da confiança e da credibilidade do governo, agravada pelo efeito Pix; e, ainda, e conexo a isso, [3] em consequência da carestia do preço dos alimentos.

A inflação dos alimentos atinge duramente a maioria populacional que sobrevive com enorme dificuldade devido à baixíssima renda: 38% da população brasileira ganha até um salário mínimo, 32% ganha entre um e dois salários mínimos, e 20,5 milhões de famílias [53,9 milhões de pessoas] recebem em média 671,21 reais por mês do Bolsa Família.

A misoginia de Bolsonaro no 8 de Março

Bolsonaro vai para a cadeia ou irá fugir?

Governo Lula dribla mercado e PIB é recorde

O exílio de Eduardo Bolsonaro na Trumpland

Claudia Sheinbaum pressiona e Trump recua

domingo, 9 de março de 2025

Bolsonaro com tornozeleira e sem habeas corpus

Por Altamiro Borges


As provas contra Jair Bolsonaro, chefe da organização criminosa (Orcrim) que planejou um golpe de Estado, são volumosas e consistentes. São mais de 900 páginas do inquérito da Polícia Federal, 272 páginas da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e vídeos e áudios da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, o ex-faz-tudo do fascista. Diante de tantas provas, a sua prisão já é dada como líquida e certa. E daí o temor de que o ex-presidente tente fugir do Brasil.

Para evitar que isso ocorra novamente – como na fuga para os EUA antes das ações golpistas do 8 de janeiro de 2023 e do refúgio na embaixada da Hungria após a retenção do seu passaporte –, setores da sociedade têm proposto várias medidas cautelares. Na quinta-feira passada (6), a liderança do PT na Câmara Federal pediu que Jair Bolsonaro passe a usar tornozeleira eletrônica. A solicitação foi protocolada pelo líder da bancada, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

Bolsonaristas postam novas fake news sobre Pix

Imagem: Agência Lupa
Por Altamiro Borges


Ou se tomam medidas mais efetivas contra a difusão de mentiras pela internet, ou os neofascistas seguirão enganando muitos otários e promovendo o ódio na sociedade. Na semana passada, as milícias digitais bolsonaristas voltaram a espalhar fake news sobre o Pix. O mote dessa vez foi a decisão do Banco Central de excluir do serviço pessoas que estão em situação irregular na Receita Federal. O objetivo da medida foi coibir fraudes e a ação de grupos criminosos. A decisão do BC foi autônoma, mas a horda usou as redes antissociais para atacar a equipe econômica do governo.

A misoginia de Bolsonaro no 8 de Março

Foto: CTB/Bahia
Por Altamiro Borges


Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o ex-presidente Jair Bolsonaro obrou mais uma de suas declarações misóginas. Em vídeo divulgado pelo filhote 04, o vereador Jair Renan (PL), ele diz: “Você pode ver, não tem mulher bonita petista. Só tem feia. Às vezes acontece quando estou no aeroporto e alguém me xinga. Mulher, né? Olho para ela e penso: ‘Nossa, mãe. Incomível’”. O comentário foi feito em conversa com seus apoiadores em Angra dos Reis no feriado de Carnaval.

A declaração criminosa gerou duras críticas ao asqueroso machista. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que Jair Bolsonaro “volta a atacar as mulheres com sua prática misógina” e que sua fala “é uma tentativa de desumanizar e silenciar mulheres pelo simples fato de pensarem diferente dele. Não nos calaremos. Seguimos na luta por respeito e igualdade... Para quem se dizia imbrochável, hoje está inelegível e investigado. Logo, logo, será insignificante”.

Extrema direita abandona Dudu. Carluxo chia!

Charge: Fraga/GZH
Por Moisés Mendes, em seu blog:


É mais do que uma queixa o grito de Carlos Bolsonaro em defesa de Eduardo, diante do silêncio de figuras que deveriam apoiar o irmão nos ataques a Alexandre de Moraes. É um pedido de socorro. Dudu foi abandonado.

Muitos são os alvos do que Carluxo publicou esses dias nas redes sociais, quando cobrou, ao falar do risco de Eduardo perder o passaporte: “Onde andam os candidatos da “união da direita”, inquestionáveis e absolutos, mesmo com Jair Bolsonaro despontando mais uma vez?”

A união da direita está entre aspas, sugerindo uma ironia com o conjunto de nomes que se apresentam como possíveis sucessores de Bolsonaro, incluindo Tarcísio de Freitas, Caiado, Zema, Eduardo Leite e todos os que detêm liderança ou algum mandato.

União Europeia ignora colonialismo de Trump

Charge: Stellina Chen/Cartoon Movement
Editorial do site Vermelho:


A decisão de rearmar a Europa adotada na cúpula extraordinária do Conselho Europeu, que reúne chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), realizada em Bruxelas, é um enfático sinal de perigo para o mundo. Seria uma resposta à política externa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão abalou seriamente a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), braço armado do imperialismo estadunidense na região e âncora principal da defesa dos países europeus, financiado em mais 60% pelos Estados Unidos.

Onde Bolsonaro vai ficar preso?

PIB em alta expõe erros da Faria Lima

Bolsonaristas fazem novo ataque ao Pix

Governo Lula dá sinais de guinada à esquerda

Os principais nós da segurança pública

sábado, 8 de março de 2025

Elon Musk é alvo de protestos antifascistas

Trabalhadores e o desenvolvimento nacional

Bolsonaro e cia desistiram de se defender

Juros mais altos para mulheres

Revolta de Luighi contra racismo no futebol

TV de Fernando Collor é suspeita de fraude

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


O ex-presidente Fernando Collor de Mello, que sofreu impeachment por corrupção em 1992 e depois se converteu ao bolsonarismo, segue bastante enrolado na Justiça. Agora é a Polícia Civil de Alagoas que abriu inquérito para investigar a suspeita de fraude no processo de recuperação judicial da TV Gazeta, a afiliada da Globo no estado que pertence ao decadente político.

Segundo nota da Folha, “a abertura de inquérito foi solicitada pelo Ministério Público de Alagoas... Ao todo, já foram ouvidas cinco testemunhas, entre credores e ex-funcionários da TV Gazeta, que estão em uma briga para receber direitos trabalhistas e salários atrasados. A suspeita é de que a recuperação judicial da TV Gazeta pode estar sendo usada como estratégia para evitar pagamentos, o que configuraria um calote para antigos funcionários”.

sexta-feira, 7 de março de 2025

Zé Trovão vende sua sinistra mansão em SC

Divulgação
Por Altamiro Borges


O site Metrópoles revelou na semana passada que o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) “colocou à venda, por R$ 2,2 milhões, uma mansão que possui em um condomínio de luxo na cidade Joinville (SC). Ele, inclusive, aparece como garoto-propaganda em um dos vídeos feitos pelo corretor responsável pela transação da casa”. Curiosamente, porém, o imóvel “não foi declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2022, quando ele se elegeu deputado. Naquele ano, Zé Trovão informou à Justiça Eleitoral que não tinha ‘bens a declarar’”. Sinistro, muito sinistro!

Trump desafia mundo. Quem paga a conta?

China: crescimento e inovação

Resistência à violência de gênero na internet

Bolsonaro de tornozeleira?

Até onde vai a agressividade de Trump?

Que fim terrível o da Folha de S.Paulo

Assessor de Braga Netto no centro do golpe

Joice detona Bolsonaro e Michelle

Países árabes querem reconstruir Gaza

Lula aposta em programas populares e na TV

Anistia permitiu romantizar a ditadura

Comida: Um pacote tímido demais

quinta-feira, 6 de março de 2025

Julia Zanatta é derrotada em ação de censura

Por Altamiro Borges


A deputada bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC), que se fantasia de defensora da liberdade de expressão, acaba de ser derrotada em uma ação judicial de censura. Em sentença proferida na quinta-feira passada (27), o juiz Luiz Claudio Broering, do 1º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital de Santa Catarina, julgou improcedentes os pedidos de indenização por danos morais apresentados por ela contra o PT e os ex-deputados Décio Lima e Ideli Salvatti.

Mídia é conivente com ataques dos EUA

Charge: Rikki Rocx
Por Bepe Damasco, em seu blog:

Vale tudo, tudo mesmo para desgastar o governo Lula. Mesmo se as agressões dos Estados Unidos sejam tentativas explícitas de violar a soberania do Brasil e sabotar o funcionamento autônomo e independentes de seus poderes.

Por isso, boa parte das reportagens e das análises da imprensa comercial tratam as investidas de instituições dos EUA, controladas por Trump e em parceria com o bolsonarismo, contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro e do ministro Alexandre de Moares com uma naturalidade inaceitável diante da gravidade do que está acontecendo.

Ou Zelensky cai, ou a Ucrânia cai

Charge: Gargalo/Cartoon Movement
Por Marcelo Zero, no site Viomundo:

A guerra na Ucrânia, tudo indica, está praticamente encerrada.

É preciso enfatizar, antes de tudo, que a Rússia nunca teve e não tem condições econômicas e militares de fazer uma guerra de ocupação da Ucrânia e, muito menos, de desencadear uma política imperial no Leste europeu ou na Europa como um todo.

Isso é devaneio ideológico de gente como Dugin, repetido, no Ocidente, por gente paranoica que quer justificar uma guerra sem fim contra a Rússia. Ou que intenta entender o complexo jogo da geopolítica a partir de premissas moralistas ou pseudo moralistas, dividindo o mundo, de forma simplória e maniqueísta, entre países bons e países malvados.

Como deter o avanço da direita?

Renato Guttuso, Marselhesa camponesa, 1947
Por Roberto Amaral

Os números das eleições parlamentares da Alemanha confirmam o cenário antevisto pela unanimidade dos analistas, tão claras eram as evidências do crescimento da extrema-direita e do neonazismo, que lá floresceu para incendiar o mundo e construir uma era de horror. Agora, com matizes tirados da modernidade, ressurge ameaçador, empolgando majoritariamente a Europa Ocidental, em crise econômica, política e mesmo de identidade. O neonazismo é uma doença que nem a guerra, nem a fome, nem a barbárie dos campos de concentração conseguiram erradicar. Nascida com a crise de 1929-1930, recrudesce com o esgotamento capitalista e a falência das alternativas até aqui cogitadas.