segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dilma e a renovação da esperança

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Realizamos em São Paulo, nesta segunda feira (21/7), a reunião da Comissão Política Nacional que fez o balanço das convenções eleitorais de cada estado e da convenção nacional em Brasília. Na ocasião, pronunciei o seguinte discurso:

Começa oficialmente a campanha eleitoral. Na prática, já estava em curso desde o ano passado. Temos que considerar a singularidade desta campanha.

"Máfia dos Transplantes" e o PSDB-MG

Por Renan Truffi, na revista CartaCapital:

“São pessoas de bem e bons profissionais”, escreveu o médico e deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB-MG) no Facebook, no último dia 7 de fevereiro, sobre seus colegas de profissão: Celso Scafi, Cláudio Fernandes e Sérgio Gaspar. Na mesma data em que ele postou a mensagem os três foram condenados à prisão pela Justiça de Minas Gerais. Os médicos retiraram os órgãos de um menino de 10 anos quando ele ainda estava vivo, em Poços de Caldas (MG), em abril de 2000. Segundo a Justiça mineira, a intenção dos réus era vender rins e córneas do garoto, em mais uma ação da ‘Máfia dos Transplantes’.

A inédita denúncia da Folha contra Aécio

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não se deixe iludir pela inédita denúncia da Folha contra Aécio Neves. Sempre que esse jornal publica alguma coisa contra um tucano graúdo – e, em 2014, o neto de Tancredo Neves é o tucano mais graúdo da praça –, o objetivo é ganhar credibilidade para, em seguida, atacar um petista. Principalmente se for ano eleitoral.

Família de Aécio e as terras públicas

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Montezuma é um município mineiro no norte de Minas Gerais com um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Deputados, governadores e senadores mineiros poderiam desenvolver boas políticas públicas para elevar o desenvolvimento local, tais como incentivar as pequenas propriedades rurais familiares. No entanto o município é palco de uma triste história do patrimonialismo de oligarquias políticas do Brasil.

Isolar o Estado fora da lei de Israel

Editorial do site Vermelho:

Os episódios do último fim de semana são reveladores de que a solidariedade internacionalista, de massas, se fez presente em diversos países, ao lado do povo martirizado da Palestina, no momento em que os sionistas israelenses levam adiante contra esse povo brutal ofensiva com caráter genocida.

A eleição vista do bunker de Dilma

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Até agora a coordenação da campanha não coordena.

Há um grupo de pessoas, composto pelo marqueteiro João Santana, Aluizio Mercadante, Franklin Martins, o presidente do PT Rui Falcão aos quais se agregaram, recentemente, o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo e o assessor especial de Dilma Giles Azevedo.

Vantagens e desvantagens de Dilma

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Levando em conta a combinação de vários fatores, faltando dois meses e poucos dias para as eleições, uma radiografia do momento indica um eleição duríssima. No entanto, na minha opinião, a presidenta Dilma continua favorita e conquistará mais um mandato. Mas será preciso superar obstáculos importantes, dentre eles o fraco desempenho dos candidatos a governador do PT em alguns dos maiores colégios eleitorais e o vento conservador e antipetista que sopra no país. Não creio na possibilidade de a eleição ser resolvida no primeiro turno, embora as pesquisas mostrem que isso é possível. Não custa lembrar que nem Lula, por duas vezes, conseguiu evitar a disputa do segundo turno.

'Aecioporto' é pista de aeromodelismo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Aécio justifica a construção do aeroporto na fazenda de seu tio, Múcio Tolentino que, segundo a Folha “ficou pronto em outubro de 2010 e é administrado por (seus) familiares”, pelo fato de Cláudio – município com 28 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE – ser um “grande polo de fundições e metalúrgica, considerado um dos maiores do Brasil e da América Latina”.

Mas, se é tão importante, porque está abandonado desde então, há quatro anos??

Aeroporto de Aécio e a postura da mídia

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Algumas pessoas estão eufóricas com a informação, divulgada hoje pela Folha, de que na gestão de Aécio foi construído um aeroporto com dinheiro do contribuinte numa propriedade de um tio dele.

14 milhões de reais foram gastos na obra, segundo a Folha.

A euforia que me chama a atenção não é a dos petistas. Esta é previsível, dadas as circunstâncias.

CBF: Garantindo que nada mude

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:  

O fiasco da seleção brasileira de futebol segue na pauta da imprensa nacional, que acompanha as mudanças prometidas pela Confederação Brasileira de Futebol, mas não faz cobranças ostensivas.

A semana se encerra com o anúncio, publicado nos jornais desta sexta-feira (18/7), de que o ex-goleiro e empresário de atletas Gilmar Rinaldi será o coordenador de seleções de futebol, encarregado de reformular o modelo que produziu o fracasso das três últimas Copas.

domingo, 20 de julho de 2014

Copa revela sonegadores... argentinos!

Por Altamiro Borges

É por esta e outras razões que os ricaços da Argentina detestam a presidenta Cristina Kirchner. Nesta semana, o órgão responsável pela cobrança de impostos no país anunciou que cerca de 100 dos mais de 100 mil torcedores que viajaram ao Brasil para assistir a Copa do Mundo deverão ser punidos por sonegação. Ele investigou 2 mil argentinos que declararam receber até 27 mil pesos ao ano (cerca de R$ 19 mil), mas que adquiriram pacotes turísticos que variam de R$ 11 mil a R$ 27 mil para ver sua seleção terminar como vice. Destes, cem foram notificados pelo Fisco. A Folha registrou, em tom de protesto, nesta sexta-feira (18) que a “Argentina usa Copa no Brasil para descobrir sonegadores”.

Embargo ao Estado terrorista de Israel

http://www.adolfoperezesquivel.org/
Por Altamiro Borges

Em mais um dia de intensos bombardeios, cerca de 60 palestinos foram assassinados neste domingo (20) pela ação terrorista do Estado de Israel. Segundo a agência de notícias Reuters, residentes de um bairro de Gaza "deixaram as ruas do conflito repletas de corpos e destroços, e muitos se abrigaram no hospital de Shifa. Lamentos e perguntas como 'você viu Ahmed' ou 'você viu minha esposa' ecoavam no pátio do hospital. Na parte de dentro, mortos e feridos eram vistos deitados no chão manchado de sangue. O diretor do hospital de Shifa, Naser Tattar, disse que 17 crianças, 14 mulheres e quatro idosos estavam entre os 62 mortos, e cerca de 400 pessoas foram feridas no ataque de Israel".

Falta de água causa 3 mil demissões

Por Altamiro Borges

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou na semana passada um estudo que mostra os estragos causados pela crise de abastecimento de água que atinge a população paulista. O levantamento foi feito entre os dias 12 e 26 de maio com 229 empresas de micro e pequeno porte (até 99 empregados), 140 de médio porte (de 100 a 499 empregados) e 44 de grande porte (500 ou mais empregados). Ele revela que já foram fechados mais de 3 mil postos de trabalho devido à falta de água. As demissões decorrem da redução do ritmo da produção e da queda da produtividade das indústrias. A tendência, segundo a Fiesp, é que o quadro se agrave ainda mais nos próximos meses.

Folha bombardeia aeroporto de Aécio

Por Altamiro Borges

Por razões ainda desconhecidas, a Folha tucana lançou um míssil contra o cambaleante candidato do PSDB neste domingo (20). O jornal informa, com direito a manchete, que “Minas fez aeroporto em fazenda de tio de Aécio”. Ainda na capa há o registro de que a “obra de R$ 14 milhões foi executada quando o tucano era governador do Estado”. A mídia paulista só criticou o político mineiro quando ele ousou disputar com José Serra, em 2010, a vaga de presidenciável da sigla. Neste ano, porém, os dois tucanos - aparentemente - tinham feito as pazes. Daí a surpresa com a reportagem da Folha, que insiste em dizer que não tem o “rabo preso” com ninguém, mas ninguém acredita!

Prima de Dilma apoia Campos. Como?

Por Altamiro Borges

A vereadora Marília Arraes, do PSB de Recife, anunciou nesta sexta-feira (18) que não apoiará seu primo Eduardo Campos na disputa presidencial e declarou seu voto em Dilma Rousseff. “Eu não acredito que ele seja a melhor opção para o país. Não vejo coerência na forma como a campanha de Eduardo Campos é conduzida e acho que muitos dos problemas da economia que a presidente Dilma passa também são reflexo do governo Lula que nós apoiamos”, afirmou durante entrevista coletiva. Recentemente, ela já havia feito duras críticas à postura autoritária do ex-governador de Pernambuco, acusando-o de tentar impor o nome do seu filho como presidente nacional de Juventude do PSB e candidato a deputado federal.

sábado, 19 de julho de 2014

Alckmin não é imbatível!

Por Altamiro Borges

A pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (17) mostra o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) com 54% das intenções de voto, o que lhe garantiria a reeleição já no primeiro turno. Seus dois principais concorrentes parecem não incomodar. Paulo Skaf, presidente licenciado da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e postulante do PMDB, caiu de 21 para 16%; já o petista Alexandre Padilha manteve o mesmo índice da sondagem anterior – com 4% das intenções de voto. Diante desta fotografia do momento, alguns simpatizantes do tucanato já afirmam que o governador é imbatível. Recentemente, o jornalista Josias de Souza, da Folha, escreveu que o Geraldo Alckmin “tornou-se um candidato-teflon. Nada gruda!”.

A máfia CBF-Globo e a CPI do futebol

Por Altamiro Borges

Diante do fiasco da seleção na Copa do Mundo – do vergonhoso 7 a 1 contra a Alemanha, dos 3 a 0 para a Holanda e do amargo quarto lugar no torneio –, alguns deputados sérios e outros nem tanto têm proposto a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar as razões da grave crise do futebol nacional. A ideia é boa, desde que a apuração seja rigorosa e não apenas um jogo de cena. É preciso investigar as relações mafiosas que imperam há décadas na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dirigida por velhacos dos tempos da ditadura militar. Mas é necessário também apurar a interferência da Rede Globo, que hoje manda e desmanda no futebol brasileiro.

Alckmin e as pesquisas eleitorais

Por Rafael Dantas

Não é novidade que o Datafolha, do grupo Folha, apoiador intelectual e logístico da ditadura, tem o seu lado bem definido nestas eleições. A recente pesquisa para governador do estado de SP chamou atenção. O levantamento do instituto registrou nada menos que 54% para governador candidato a reeleição, não é pouca coisa. 

Argentina enfrenta abutres da dívida

Por Helena Iono, na revista Diálogos do Sul:

Na reunião de Cúpula do Grupo dos 77 + China realizada entre 14 e 15 de junho, em Santa Cruz, na Bolívia, houve importante intervenção de Cristina Kirchner, com contundente acolhida de seus pares. Ela repudia o enorme dano causado pelo grande capital especulativo financeiro na reestruturação da dívida soberana dos países.

Revista Veja tem medo da democracia

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Thiago Cassis, no site da UJS:

A revista Veja comemorou em seu site o avanço na tentativa de derrubar o Decreto nº 8.243 de 23 de maio, que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS), por parte de alguns parlamentares conservadores.

Com a manchete “Projeto que derruba decreto bolivariano de Dilma avança na Câmara”, a revista que constantemente se coloca como defensora da democracia e que em junho passado produziu até edição histórica para falar do povo que enfim “tinha acordado e ido para as ruas”, traz em sua matéria a opinião do líder do DEM, deputado Mendonça Filho, que afirma “Na Venezuela há conselhos populares para defender essa tática governista de Hugo Chávez. Eu não tolero que esse modelo seja importado para a realidade brasileira”.

MH-17: um "atentado" suspeito demais

Foto: REUTERS Maxim Zmeyev
Por Paul Craig Roberts, no site Outras Palavras:

As sanções unilaterais impostas pelos EUA e anunciadas por Obama em 16/7, bloqueando o acesso a financiamentos bancários de empresas russas de armas e energia, comprovam a impotência de Washington. O resto do mundo, incluindo duas das maiores associações comerciais dos EUA, já deram as costas ao presidente.

Desenha-se 2º turno entre Dilma e Aécio

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Ao responder à pergunta que fiz no título da coluna "Pesquisas avaliam Eleição X Copa: quem ganhará?", sobre a possível influência da Copa no Brasil na campanha presidencial, escrevi aqui, na terça-feira, dia 15: "Na minha modesta avaliação, pelo que ouço por aí, apesar de toda a torcida em contrário, nenhum candidato ganhou ou perdeu muito com a Copa no Brasil e tudo deve continuar mais ou menos como estava antes da bola rolar no Mundial. Se as pesquisas apontarem um empate em 0 a 0, a vantagem será de Dilma, que está na liderança com larga vantagem sobre os dois principais concorrentes".

Governo Dilma duvida do Datafolha

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A recém-divulgada pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial foi recebida com espanto e até com indignação pela área de Comunicação do governo Dilma Rousseff. Essa é a avaliação da citada pesquisa que esse setor governamental fez ao Blog em conversa telefônica nesta sexta-feira (18).

A guerra da comunicação no México

Por Eduardo Graça, na revista CartaCapital:

No mesmo dia em que a Câmara dos Deputados acompanhou o Senado e aprovou a Lei Federal de Telecomunicações do México, a América Móvil, controladora da Telmex e, no Brasil, da Embratel, Claro e Net, anunciou a redução de seu tamanho na segunda maior economia da América Latina. O New York Times traduziu a notícia como “inesperada capitulação” do empresário Carlos Slim, dono, por sua vez, de 15% das ações do diário mais influente dos Estados Unidos, à nova legislação, elaborada em tese para quebrar os monopólios no setor.

A propaganda de guerra de Israel

Por Moara Crivelente, no site Vermelho:

A propaganda israelense volta a atingir picos em mais uma ofensiva contra a Faixa de Gaza. A operação “Margem Protetora” do exército – tendenciosamente denominado Forças de Defesa de Israel – é a terceira em cinco anos. As três somam quase duas mil vítimas, sobretudo civis, e uma vasta destruição no território sitiado. A representação dos palestinos com termos como “terroristas” é um dos aspectos do discurso que os culpa por sua própria morte.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O “mensalão tucano” está morrendo

Por Altamiro Borges

Aos poucos, todos os envolvidos no escândalo do “mensalão tucano” – que a mídia insiste em chamar de “mensalão mineiro” – vão escapando de qualquer possibilidade de punição. Diferente dos fuzilados no midiático julgamento do “mensalão do PT”, nenhum deles deve ir para a cadeia. Nesta semana, o senador Clésio Andrade (PMDB-MG), outro réu no caso, renunciou ao seu mandato como artifício para abortar a conclusão do seu julgamento, em lenta tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele alegou motivos de saúde, mas até a Folha denunciou, em editorial na quinta-feira (17), a “nova manobra tucana”. Caberia perguntar por que o jornal nunca deu manchete ou apurou seriamente este escândalo?

Taxa de juros constrange Dilma

http://www.marciobaraldi.com.br/
Por Altamiro Borges

Pela segunda vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (16), manter a taxa básica de juros, a Selic, em 11%. A resolução foi tomada por unanimidade e não surpreendeu os banqueiros e rentistas, que ganham fortunas com os juros brasileiros na estratosfera. Devido à queda da inflação nas últimas semanas, à retração do crescimento da economia e, também, à proximidade das eleições, o “deus-mercado” já dava como certa a manutenção da Selic. A decisão, porém, causa enormes constrangimentos para a presidenta Dilma Rousseff, que iniciou o seu mandato em 2011 prometendo conter a especulação financeira e enfrentar a ditadura dos banqueiros.

A sonegação milionária da Rede Globo

Por Rafael Zanvettor, na revista Caros Amigos:

Foram divulgadas, nesta quinta-feira (17) pelo blog O Cafezinho, 29 páginas do processo da Receita Federal contra a Rede Globo. O relatório divulgado comprova que as organizações Globo criaram um esquema internacional envolvendo diversas empresas em sedes por todo o mundo para mascarar a compra dos direitos da Copa do Mundo de 2002. O objetivo principal seria o de sonegar os impostos que deveriam ser pagos à União em pela compra dos direitos.

O desemprego e a criação de vagas

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:
 

Imagine um país com desemprego zero.

Não será um mundo perfeito porque ainda haverá gente que não trabalha onde quer, ou que trabalha de má vontade, ou que não gosta de trabalhar, ou que é maltratada no emprego, ou que ganha mal.

Inegável constatar, porém, que será um avanço. Todo mundo trabalhando.

São Paulo seca, Alckmin emudece

Do site Portogente:

A situação é realmente de alerta. O problema “chegou” à atenção – merecida, aliás – do Greenpeace. A entidade ambientalista publicou texto em que diz, com todas as letras, que São Paulo, sem governo, reza por chuva para não secar. E informa que, há um mês, o Greenpeace entregou uma carta ao governador Geraldo Alckmin com demandas estratégicas. “As propostas”, explicam, “visam apontar soluções para atenuar e resolver a crise da água em São Paulo, cenário que se repete de tempos em tempos - sempre com tons mais dramáticos - como resultado da má gestão e da falta de planejamento, por parte do governo de SP, sobre os recursos hídricos da região”.

Mais de 50 linchamentos em 2014

Por Luiz Flávio Gomes, no blog Viomundo:

No estágio de barbárie que ainda nos encontramos, alguns humanos concedem a si mesmos licença para matar pessoas (quase sempre impunemente, porque a polícia brasileira somente apura 8% dos homicídios no Brasil). Ainda assassinamos pessoas como se matam baratas.

Picuinhas, mesquinharia e má-fé da mídia

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Na primeira página do Estado de S. Paulo, a principal notícia de Política desta quinta-feira (17/7) afirma que, de olho na eleição deste ano, a campanha da presidente Dilma Rousseff vai adotar temas de seus principais adversários, o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB).

Quatro fatores indicam eleição duríssima

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

Os resultados da pesquisa Datafolha, divulgada no Jornal Nacional, animaram apoiadores da presidenta Dilma, que voltam a sonhar com a vitória no primeiro turno. Dilma ficou com 36% das intenções de voto, um pouco acima do que tinha no início de junho (34%), mas com leve recuo em comparação ao último levantamento. Na média, a intenção de votos não se mexeu.

O discurso eleitoreiro de Aécio Neves

Do blog de Zé Dirceu:

Duas páginas inteiras no jornal Folha de S.Paulo - promotor da sabatina, junto com o UOL, a rede de TV SBT e a Rádio Jovem Pan - e amplo espaço em todos os demais jornalões, e o candidato do tucanato ao Palácio do Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG), não apresentou um programa de governo. Sequer meras diretrizes. Nem mesmo prioridades. O que que é isso, gente?

A hora e a vez dos Brics

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Irônica às vezes, mas nunca desatenta, a história não desperdiça oportunidades, em sua caminhada pelo tempo, para estabelecer mudanças, que às vezes se tornam prementes, no contexto da disputa dos povos e nações pelo poder.

Quando foi criado pelo economista Jim O’ Neill, do Goldman Sachs, o termo Bric, hoje, Brics, estava voltado para orientar especuladores e “investidores” para a obtenção de rápidos lucros, investindo em países de grande potencial de crescimento nos primeiros anos do Século XXI.

Entidades cobram asilo para Snowden

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Representantes de mais de 20 entidades da sociedade civil organizada e uma comissão de parlamentares foram recebidos na tarde desta quarta-feira (16) pelo Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, para entregar uma carta aberta assinada por 70 organizações nacionais e internacionais solicitando que o governo brasileiro assuma uma postura pública em relação ao pedido de asilo feito por Edward Snowden.

Candidatos e a democratização da mídia


Do site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

A pauta comunicação está ausente dos planos de governo da maioria das candidaturas à presidência da República. Entre os três candidatos considerados mais fortes, Aécio Neves (PSDB) foi o único que ignorou por completo o tema. Não há nenhuma menção no programa de governo do senador mineiro, demonstrando que a agenda de democratização da mídia passa longe do projeto dos tucanos. No caso de Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Campos (PSB), os programas tratam somente de internet.

Dilma, Aécio e a política externa

Por Cíntia Alves, no Jornal GGN:

Na quarta-feira (16), Dilma Rousseff (PT) recebeu líderes de Estados que compõem o BRICS para oficializar a criação de um banco paralelo e mandar uma mensagem de insatisfação ao FMI. No mesmo dia, Aécio Neves (PSDB), principal adversário eleitoral da presidente, foi ovacionado no Teatro Folha, em São Paulo, ao afirmar que, caso eleito, manterá o Mais Médicos, mas sem "submissão" a Cuba. “Não temos de concordar com o governo cubano. Ele tem de concordar conosco. Olha o tamanho do Brasil!”, disparou o candidato.

Ato pró-Palestina em frente à Globo

Da Rede Brasil Atual:

Ativistas contrários à ofensiva militar de Israel contra palestinos refugiados em Gaza, que já soma 10 dias de bombardeio aéreo em represália a foguetes disparados contra cidades israelenses, convocam novo ato político em defesa da Palestina neste sábado (19), a partir das 13h, em frente à sede da Rede Globo, na zona sul da capital paulista. Será o segundo ato em São Paulo contra a política de segregação em relação às populações árabes originárias de onde foi fundado o estado de Israel, em 1948; na primeira oportunidade, ontem (16), uma vigília marcada pela comunidade muçulmana e simpatizantes da causa palestina na zona oeste da capital acabou sendo dispersada pela Polícia Militar, que chegou a dar tiros para o alto para encerrar o ato.

CBF: raposa para cuidar da granja

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Começa muito mal a anunciada "reformulação" do futebol brasileiro. Não poderia ter sido pior a escolha do novo coordenador geral da seleção brasileira anunciada nesta quinta-feira pela CBF. A impagável dupla José Maria Marin e Marco Polo Del Nero indicou para o cargo o ex-goleiro Gilmar Rinaldi, atualmente empresário de jogadores de futebol.

Brics mudaram o calendário mundial

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

Quando o economista do Goldman Sachs, Jim O´Neill, cunhou, em 2001, o acrônimo Bric, referindo-se aos megapaíses emergentes Brasil, Rússia, Índia e China, o termo não passava de uma expressão vazia, um mero exercício intelectual que pretendia denotar a crescente importância desses países para os investidores das nações mais desenvolvidas e seu potencial de gerar bons negócios para as firmas das grandes nações industrializadas. Os Brics eram apenas uma nova fronteira de investimentos que se abria, no quadro de uma geoeconomia rigorosamente dominada pelos mesmos players de sempre.

Nada mudou, mas Datafolha torce!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A pesquisa Datafolha, feita em cima da frustração da derrota esportiva da derrota brasileira (em campo) na Copa, não mostra mudança alguma.

A variação de Dilma, dentro da margem de erro, não surpreende.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Brics: nova fase nas relações mundiais

Do blog de Zé Dirceu:

Criar um banco de financiamento da infraestrutura e um arranjo institucional para evitar estrangulamentos nos balanços de pagamento tem inegável importância histórica. Este é o sentido maior das duas decisões tomadas pelos chefes de Estado e de Governo, reunidos durante dois dias na Cúpula do BRICS, realizada nesta 2ª e 3ª feira em Fortaleza.

Dilma recua na democratização da mídia

Do site do Coletivo Intervozes:

Um sentimento de frustração acometeu defensores de uma mídia mais democrática nas últimas semanas, após a veiculação na imprensa nacional da notícia [1] que apontava a silenciosa retirada da pauta da comunicação da plataforma de campanha da presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff. A única proposta que diz respeito ao setor cita a ampliação do acesso à internet e acaba por construir a falsa ideia de que a rede seria capaz de sanar sozinha as necessidades de liberdade de expressão e comunicação da população. Mesmo após intensos debates internos, o programa de governo intitulado “Mais mudanças, mais futuros” simplesmente não lista, dentre suas prioridades, mudanças em um setor estratégico para o desenvolvimento cultural, econômico e social brasileiro.

Brics e as mudanças no mundo

Editorial do site Vermelho:

O Brasil sediou nos dias 15 e 16 de julho um dos mais importantes eventos da vida econômica e geopolítica do mundo – a 6ª Cúpula do Brics, agrupamento que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Simbolicamente, o conclave se realizou na bela e aprazível Fortaleza, no Nordeste do país, uma das regiões que mais se desenvolve, com grandiosos projetos de industrialização, soerguimento de infraestrutura e combate à pobreza.

Quem vai duelar com Alckmin?

Por Fabio Serapião, na revista CartaCapital:

As alianças eleitorais firmadas nesta semana para a disputa do governo de São Paulo, em especial a debandada do Partido Progressista, de Paulo Maluf, para a campanha de Paulo Skaf, do PMDB, consolidaram o cenário eleitoral no estado mais rico do País e, ao mesmo tempo, criam dúvidas sobre a força da campanha do petista Alexandre Padilha e assustam os tucanos envolvidos na campanha à reeleição de Geraldo Alckmin.

O Brasil depois da Copa

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

O Mundial, para o Brasil, começou com a decisão da Fifa, já fazem 7 anos, de realizar a sua vigésima versão no Brasil (decisão que se complementa com a decisão posterior de realizar também as Olimpíadas de 2016 no Rio). Causou euforia imediata, mas ficou nisso, com o empurra-empurra da Fifa sobre os prazos das obras e itens afins.

Cuba, EUA e o tráfico de seres humanos

Por Salim Lamrani, no site da Adital:

Em seu relatório de 2014 sobre o tráfico de seres humanos no mundo, o Departamento do Estado inclui novamente Cuba em sua lista, situando-a na pior categoria (3). Segundo Washington, "adultos e crianças são vítimas de tráfico sexual e de trabalhos forçados” na ilha. "A prostituição infantil e o turismo sexual são uma realidade em Cuba e houve alegações de trabalhos forçados durante as missões no exterior que o governo cubano realizou” [1].

Água por um fio em São Paulo

Por João Paulo Rillo, no site da Fundação Perseu Abramo:

A crise da água pode atingir de forma drástica a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e Campinas (RMC) nos próximos meses. Considerando um cenário crítico, a capacidade de abastecimento do Sistema Cantareira se mantém apenas até outubro, mas o governo Alckmin aposta que teremos água até novembro, quando se espera que chova e se amenize o processo de esvaziamento dos reservatórios.

Protesto em SP contra massacre em Gaza

Do site da Fundação Mauricio Grabois:

Cerca de mil pessoas estiveram presentes na Praça Cinquentenário de Israel, no Pacaembu, em vigília nessa terça-feira (15) em solidariedade ao povo palestino.

Com lenços e bandeiras da Palestina carregadas ou envolvidas no corpo, as pessoas acendiam velas, que iam sendo enfileiradas. A expressão era de dor e tristeza. Líderes religiosos estiveram presentes, assim como jovens islâmicos que vivem em São Paulo e jovens da periferia paulista que se uniram nesta atividade. Ainda, judeus e rabinos se somaram ao ato como forma de demonstrar que são contra a violência que tem vitimado crianças, mulheres e homens.