sábado, 19 de julho de 2014

Revista Veja tem medo da democracia

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Thiago Cassis, no site da UJS:

A revista Veja comemorou em seu site o avanço na tentativa de derrubar o Decreto nº 8.243 de 23 de maio, que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS), por parte de alguns parlamentares conservadores.

Com a manchete “Projeto que derruba decreto bolivariano de Dilma avança na Câmara”, a revista que constantemente se coloca como defensora da democracia e que em junho passado produziu até edição histórica para falar do povo que enfim “tinha acordado e ido para as ruas”, traz em sua matéria a opinião do líder do DEM, deputado Mendonça Filho, que afirma “Na Venezuela há conselhos populares para defender essa tática governista de Hugo Chávez. Eu não tolero que esse modelo seja importado para a realidade brasileira”.

Ou seja, a Veja tenta utilizar do “monstro” bolivariano, que a própria mídia brasileira criou, para seguir justificando o seu apoio à exclusão de significativos segmentos da população brasileira do exercício da democracia. No texto a revista, que faz parte da principal força de oposição ao atual governo – a grande mídia – ainda coloca que a participação mais ativa dos movimentos sociais em nossa democracia seria um perigo pois estes são “historicamente controlados e manipulados pelo PT”.

Não surpreende que mais uma vez os grandes meios de comunicação – outrora apoiadores da ditadura militar – se coloquem contra a participação popular e a vontade, cada vez mais forte, da população de aprofundar o atual processo democrático popular que o país atravessa.

Talvez o grande medo desses grupos seja que a participação popular, através do Decreto nº 8.243, interfira em algum momento nas políticas públicas que dizem respeito às concessões do serviço público de radiodifusão… é o medo da democratização!

0 comentários: