sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mídia Pinóquia tenta destruir Haddad

Por Carol Almeida, no site Outras Palavras:

E vamos nós pra mais um capítulo daquela novela tão conhecida mídia pinóquia: como destruir a gestão Haddad em SP. Cena de ontem (22/7): #EstadãoIngrato. Sabe aquelas medidas bem celebradas e super “cool” lá na Europa de criar mais ciclovias, investir em transporte público pra eliminar a presença do carro travando as cidades, entender que dependente químico precisa de tratamento humanizado e criar ações sustentáveis pra reciclar lixo e comer comida saudável?

O velho e bom Itamaraty de guerra

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Fiel às melhores tradições da diplomacia brasileira, o Itamaraty emitiu um comunicado oficial criticando duramente a ação militar de Israel em Gaza. Além disso, chamou o embaixador brasileiro em Tel Aviv a Brasília para consultas e transmitiu sem rodeios a posição brasileira ao embaixador de Israel no Brasil. Também votou a favor de resolução condenado Israel, aprovada na Comissão de Direitos Humanos da ONU. Livre das regras e da linguagem comedida e cautelosa que marcam a relação entre embaixadores e chanceleres, o assessor internacional da presidenta Dilma, Marco Aurélio Garcia, disparou com precisão: "Israel comete genocídio em Gaza." A reação chula, patética e ridícula da diplomacia israelense, menosprezando o Brasil, dá bem a medida do nível dos atuais governantes de Israel.

O papel-higiênico do jornal O Globo

Por Jean Wyllys, na revista CartaCapital:

Eu tenho amigos trabalhando em O Globo. Estes sabem que os respeito e sabem que sei distingui-los do jornal em que ralam. Em outras palavras, eles sabem que eu sei separá-los do desejo editorial da empresa e dos interesses de seus patrões (trabalhei anos num jornal de direita e me lembro do quanto nos constrangia as imposições dos donos dos jornais e seus títeres na redação). Logo, meus amigos que trabalham em O Globo não tomarão este comentário como algo pessoal.

Israel e Brasil: De cegos e de anões

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Se não me engano, creio que foi em uma aldeia da Galícia que escutei, na década de 70, de camponês de baixíssima estatura, a história do cego e do anão que foram lançados, por um rei, dentro de um labirinto escuro e pejado de monstros. Apavorado, o cego, que não podia avançar sem a ajuda do outro, prometia-lhe sorte e fortuna, caso ficasse com ele, e, desesperado, começou a cantar árias para distraí-lo.

O termômetro latino-americano para 2014

Por Emir Sader, na Revista do Brasil:

Desde que a via armada deixou de ser possível como forma de acesso ao poder pela esquerda na América Latina, assim como os golpes militares clássicos – restaram os “golpes brancos”, como os dados em Honduras e no Paraguai –, as eleições assumiram importância cada vez maior no continente. Foi por essa via que os governos progressistas atuais puderam colocar em prática programas pós-neoliberais.

Prisões arbitrárias. Ditadura do PT?

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Já sabíamos que a campanha seria pesada, mesmo assim sempre nos surpreendemos quando a guerra começa.

Sobretudo porque ela, a baixaria, não chega vestindo trajes típicos. Não chega exibindo o logotipo “baixaria” na testa.

Ela vem travestida de reportagens “imparciais” e de notas em colunas políticas.

O Brasil e o disparate israelense

http://aporrea.org/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A reação de um porta-voz da chancelaria do governo de Benjamin Netanyau à nota de repúdio do governo brasileiro diante do massacre de Gaza reflete uma reação insolente, pela diplomacia, e absurda, do ponto de vista histórico.

 Definir o Brasil – e qualquer outro país – como “anão diplomático” é um gesto mal educado em qualquer caso mas puro delírio nas relações entre Israel e Brasil.


Oposição apregoa fracasso da economia

Editorial do site Vermelho:

A oposição capitaneada pelo candidato da direita Aécio Neves até aqui tem adotado a seguinte tática eleitoral: despreza o debate de ideias acerca de soluções aos problemas do país e alardeia catástrofes que estariam por acontecer e, obviamente, acusa a presidenta Dilma de ser a responsável pela suposta tragédia.

Dunga foi cooptado pela TV Globo?



Por Altamiro Borges

Em seu retorno ao comando da seleção brasileira, o ex-jogador Dunga fez questão de aparar as arestas com os barões da mídia. Numa entrevista bem festiva, ele afirmou que “pretendo aprimorar a minha relação com a imprensa” e que fez autocrítica de suas antigas desavenças. Não citou expressamente o bate-boca que teve com um repórter da Rede Globo em 2010 – mas o vídeo da cena continua a bombar na internet. Diante da meiga entrevista, o sempre atento e sarcástico José Simão tascou logo no título da sua coluna na Folha nesta terça-feira (23): “Ueba! Dunga entra pra Globo!”. Ele ainda replicou mensagem postada nas redes sociais: “Da tuiteira samara7days: ‘Pronto! Virou capacho da Globo’. Rarará!”.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

A aposta no “horário eleitoral” do JN

Por Altamiro Borges

Na disputa presidencial de 2014, as forças de oposição – a velha e a dissidente – saíram em desvantagem no horário eleitoral “gratuito” de rádio e tevê, que começa em 19 de agosto. Devido à costura de alianças mais amplas, Dilma Rousseff conquistou quase metade do tempo para expor o balanço do seu governo, fazer o contraponto ao triste reinado de FHC, desmascarar as “medidas impopulares” dos neoliberais e apresentar suas propostas de mudanças para o futuro. Mas isto parece que não abalou Aécio Neves e Eduardo Campos, segundo informa Julia Duailibi, um das poucas vozes críticas do Estadão. A jornalista revela que os oposicionistas pretendem apostar as suas fichas no “horário eleitoral” da TV Globo.

O que está em jogo na Faixa de Gaza

Por Marco Aurélio Garcia, no site Opera Mundi:

Esta nota estará seguramente desatualizada quando for publicada. Mais de setecentos palestinos - grande parte dos quais mulheres, crianças e anciãos - foram mortos nos bombardeios das Forças Armadas israelenses na Faixa de Gaza desde que, há duas semanas, iniciou-se uma nova etapa deste absurdo conflito que se arrasta há décadas. A invasão do território palestino provocou também mais de 30 mortos entre os soldados de Israel.

Minas Gerais é um imenso Maranhão?

Por Renato Rovai, em seu blog:

O Maranhão foi transformado nos últimos anos pela mídia no lugar mais corrupto do país, onde não há limite entre o público e o privado. Há muito de verdade nesta tese. Afinal, a oligarquia Sarney, que governa há 50 anos o estado, é símbolo do uso da máquina pública, do controle da mídia e dos órgãos de fiscalização. Até os prédios públicos mais importantes têm Sarney no nome.

Brasil eleva o tom contra Israel

Do blog Escrevinhador:

O governo brasileiro voltou a criticar nesta quarta-feira (23/07) a ofensiva de Israel em Gaza e pediu a implementação de um cessar-fogo.

O governo chamou ao Brasil para consultas sobre a morte de civis na faixa de Gaza embaixador do país em Tel Aviv, Henrique Pinto. Esse procedimento é significativo, porque representa uma repreensão à violência de Israel.

Globo X futebol: quem perde é o torcedor

Por Thiago Cassis, no site da UJS:

“Horário do metrô esvazia Arena Corinthians antes do fim do jogo”, é com essa manchete que o site G1, da Rede Globo, inicia a reportagem que fala sobre a dificuldade dos torcedores presentes ao jogo entre Corinthians e Bahia, realizado na noite de ontem (23), de voltarem pra casa após a partida.

Na defesa da legalidade democrática

Por Jandira Feghali, em seu site:

A história constitutiva da civilização exige de nós, amantes da liberdade, uma leitura não isenta dos fatos. A esquerda política nunca foi formada por uma única corrente e nem tampouco as correntes conservadoras são homogêneas. Para nós do Partido Comunista do Brasil – que sofremos barbaramente na Ditadura Militar e testemunhamos o sofrimento de tantos outros companheiros – soerguer a democracia brasileira, mesmo com limitações, e os pilares do Estado democrático de direito vale muito.

Ibope e Datafolha: Aécio não decola!

Por Altamiro Borges

O senador Aécio Neves não está atolado apenas com a descoberta do aeroporto privado do seu titio em Cláudio, construído com R$ 14 milhões dos cofres públicos de Minas Gerais. O cambaleante presidenciável do PSDB também está com dificuldades de decolagem na sua candidatura. A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) apontou que Dilma Rousseff segue na liderança da corrida sucessória com 38% das intenções de voto. Já o ex-governador mineiro, que bancou o “aecioporto”, aparece com 22%. Na comparação com a sondagem anterior do mesmo instituto, a petista caiu um ponto e o tucano subiu um ponto, dentro da margem de erro. Já o dissidente Eduardo Campos, perdeu dois pontos e agora tem 8% das intenções de voto; os demais candidatos somam 7%. Nesta fotografia do momento, Dilma Rousseff seria reeleita já no primeiro turno.

O alto preço das campanhas eleitorais

Por Maíra Gomes, no jornal Brasil de Fato:

Para a realização das eleições no Brasil, sejam municipais, federais ou estaduais, é preciso uma grande quantidade de recursos financeiros para o custeio das campanhas eleitorais. No dia 5 de julho, foram entregues à Justiça Eleitoral a documentação completa das candidaturas, com valor estimado de gastos para a corrida eleitoral de 2014 e declaração de bens de cada um.

Aécio quer um “abutre” na Fazenda?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Por todas as (altas) rodas comenta-se que Armínio Fraga, o homem das medias impopulares, seria o Ministro da Fazenda de Aécio Neves.

Ainda bem que não será, porque o tucano não será eleito.

Mas, de qualquer forma, é bom que os brasileiros saibam nas garras de quem essa turma quer colocar a economia brasileira.

Getúlio, Lula, as eleições e o Estadão

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A boa notícia, para Fernão Lara Mesquita, um dos herdeiros do Estadão, é que nunca um artigo seu repercutiu tanto na internet.

A má é que a repercussão se deu na forma de gargalhadas.

Fernão é, neste momento, uma piada digital.

Verdades, mentiras e manipulação

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os principais jornais do país publicam nas edições de quarta-feira (23/7) a mais recente pesquisa Ibope de intenções de voto para presidente da República. Segundo as análises disponíveis na imprensa, os números indicam que a Copa do Mundo não alterou o quadro eleitoral: a situação é de relativa estabilidade, com a presidente Dilma Rousseff (PT) mantendo suas chances de reeleição, com 38% dos votos contra 22% de Aécio Neves (PSDB) e 8% de Eduardo Campos (PSB).

Ariano Suassuna, o mais brasileiro

Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão:

Não me refiro ao orgulho ou ao patriotismo expresso na paixão e na defesa incondicional da cultura popular brasileira.

Chamo Ariano Suassuna de o mais brasileiro entre todos os brasileiros porque ninguém jamais reuniu tantas e tão intensas características – mesmo as dissonantes do tipo padrão – comuns à nossa alma, ao conjunto de elementos que formam o nosso espírito.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A resistência aos conselhos populares

Por Venício A. de Lima, no site Brasil Debate:

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”, reza o parágrafo único do Art. 1º da Constituição Federal de 1988 (CF88). Por outro lado, o Título VIII, “Da Ordem Social”, estabelece várias formas de participação, sendo que o Art. 204, ao tratar da assistência social, define especificamente diretrizes para a descentralização político-administrativa e a participação popular na formulação de políticas públicas setoriais.

M. Officer banida por explorar escravos

Por Daniel Santini, no site Repórter Brasil:

O Ministério Público do Trabalho ajuizou Ação Civil Pública cobrando a responsabilização da M5, empresa detentora da marca M. Officer, pelo emprego sistemático de trabalho escravo em sua cadeia produtiva. Os procuradores Christiane Vieira Nogueira, Tatiana Leal Bivar Simonetti e Tiago Cavalcanti Muniz, que assinam a peça, pedem que a empresa seja condenada a pagar R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões como danos morais coletivos por submeter pessoas a condições degradantes e jornadas exaustivas, e R$ 3 milhões pela prática do que classificam como dumping social, ou seja, a subtração constante de direitos trabalhistas como forma de se obter vantagens em relação a concorrentes. A ação pede que o valor total seja revertido para o “Fundo de Amparo ao Trabalhador ou seja convertido em bens ou serviços para reconstituição dos bens lesados”.

Manifestações públicas e abuso de poder

Por Pedro Serrano, na revista CartaCapital:

As prisões preventivas e apurações policiais existentes no pais obviamente não se enquadram, até o momento, na categoria de ato de exceção própria da Teoria do Estado e que deveria ser usada com um pouco mais de rigor pelas esquerdas, não havendo assim presos políticos. Nem toda prisão abusiva e ilegal caracteriza prisão politica, em especial quando há possibilidade de recurso a autoridades superiores contra elas. As expressões aí devem ser tidas mais como retóricas do que como descritivas do que ocorre.

Filho do príncipe e as crianças de Gaza

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O príncipe George, filho de Catherine Midleton e do príncipe William, da Inglaterra, completou ontem um ano de vida.

Segundo a AFP, “em comemoração à data, a coroa britânica divulgou imagens exclusivas do menino de cabelo louro, vestindo um macacão azul e uma camisa azul marinho”, registradas, há alguns dias, em um museu londrino. “ao qual o duque e a duquesa de Cambridge levaram seu filho para ver uma exposição sobre borboletas”. Em uma das imagens George aparece andando, cena saudada como "Os primeiros passos seguros do futuro rei da Inglaterra", pelo Sunday Telegraph.

Aécio prega submissão à União Europeia

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

O candidato neoliberal e conservador do PSDB, Aécio Neves, a cada pronunciamento que faz dá mostras do seu reacionarismo e entreguismo. Na semana passada, atacou durante sabatina do Site UOL e do canal de televisão SBT, o programa Mais Médicos, revelando ao mesmo tempo sua hostilidade a Cuba. Agora, Aécio fez declarações explícitas de subserviência às potências imperialistas.

Ibope e Datafolha: alguém errou feio!

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Ainda nem sabemos se vamos ter segundo turno nas eleições. Até aqui, Dilma vem mantendo um empate técnico com a soma de todos os demais candidatos no primeiro turno, qualquer que seja a pesquisa. Quando se trata das projeções para o segundo turno, porém, as diferenças são estranhas, fora das margens de erro, tanto do Datafolha como do Ibope.

Aécio Neves e sua "bolsa família"

Por Luis Carlos da Silva, no blog Viomundo:

Em várias declarações já ouvimos Aécio dizer que os petistas não podem perder a presidência da República, dentre outros motivos, para não ver cair seu padrão de vida. Provocação barata que ocupa o espaço dos debates estruturais que deveriam presidir uma disputa eleitoral da magnitude desta que temos à frente.

"Aecioporto" ajudou campanhas do PSDB

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A imprensa dá uma informação hoje que muita gente já sabia ontem, através das redes sociais, que a Vilasa, a empresa que construiu o aecioporto, doou R$ 67 mil para Aécio em 2006, e R$ 20 mil para seu sucessor, Anastasia, em 2010.

Entretanto, se é para apurar as doações da Vilasa, contemos a história completa. A empresa doou R$ 200 mil para a campanha de Artur Virgílio ao Senado, em 2010.

Escravidão na fazenda do tio de Aécio

Do site Entrefatos:

Múcio Guimarães Tolentino, 88 anos, é tio-avô de Aécio Neves. Ex-prefeito da cidade de Cláudio, no interior de Minas Gerais, é dono da fazenda Santa Isabel, que o governo mineiro, em 2010 – então sob a gestão do sobrinho -, escolheu desapropriar uma parcela para construir um aeroporto a um custo de R$ 14 milhões. Segundo a Folha de S.Paulo publicou, o acesso à pista, embora seja pública, é controlado pela família Tolentino.

Ibope confirma dificuldade da oposição

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Os números do Ibope divulgados ontem mostram que Dilma Rousseff e Aécio Neves permanecem no mesmo patamar anterior a Copa, em 7 de junho: 38% e 22% das intenções de voto, respectivamente.

Quem caiu foi Eduardo Campos, rebaixado de 13% para 8%.

Eleições Quem vê cara, não vê proposta

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

No modelo de democracia representativa que vivemos no Brasil é assim: a cada dois anos, durante aproximadamente 90 dias, a campanha eleitoral ocupa uma parcela considerável do debate na sociedade.

121 crianças já foram mortas em Gaza

Por Altamiro Borges

A Unicef, órgão da ONU para a proteção da infância, divulgou nesta terça-feira (22) um dado chocante e deprimente: desde o início da ofensiva terrorista de Israel contra o território palestino de Gaza, 121 crianças já foram assassinadas – 80 delas com menos de 12 anos. Ainda segundo o relatório, foram 84 meninos e 37 meninas, com idades entre cinco meses e 17 anos; outras 904 crianças ficaram feridas. Em apenas 15 dias deste genocídio, 593 palestinos foram mortos pelos bombardeios insanos das forças armadas de Israel. No mesmo período, 27 soldados israelenses morreram em combates, além de dois civis, que foram atingidos por foguetes lançados da Faixa de Gaza.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Robson Marinho será a estrela na TV?

Por Altamiro Borges

Já está definido o tempo que os candidatos ao governo de São Paulo terão no horário eleitoral “gratuito” de tevê, que começa em 19 de agosto. O empresário Paulo Skaf, do PMDB, garfou a maior fatia – 5 minutos e 58 segundos. Ele terá um minuto a mais de exposição do que o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que ficou com 4 minutos e 51 segundos. Já o ex-ministro Alexandre Padilha (PT) terá quase o mesmo tempo do tucano – 4 minutos e 22 segundos. Se os dois oposicionistas utilizarem bem o seu tempo de televisão, a vida do tucano não será nada fácil. Até agora, ele lidera com folga nas pesquisas – algumas delas que mais se parecem como peças de campanha eleitoral –, mas o seu telhado de vidro é frágil!

A teimosia reacionária do Estadão

Por Altamiro Borges

Em editorial nesta segunda-feira (21), intitulado “Teimosia inconstitucional”, o jornal Estadão voltou a demonizar o projeto da presidenta Dilma Rousseff (número 8.243) que institui a Política Nacional de Participação Social. Além de festejar a manobra da Câmara Federal, que inventou um decreto legislativo para sabotar a PNPS, o jornal critica o governo por insistir na ideia da ampliação dos mecanismos de democracia participativa no país, inclusive com a criação de um Fundo Financeiro de Participação Social. Para o jornalão, esta iniciativa é inconstitucional e “pretende criar, por decreto, novas despesas para financiar os conselhos populares” – numa nova investida “bolivariana” contra a democracia brasileira.

O avião malaio e o antijornalismo

AFP / Alexander Khudoteply
Por Antonio Martins, no site Outras Palavras:

O New York Times é um jornal tão importante que até o linguista Noam Chomsky lamentou, num artigo escrito há alguns meses, seu declínio. Autor da expressão “consenso fabricado” (veja vídeo), crítico ácido do papel da imprensa no que vê como uma construção social de mentiras, Chomsky ressalvava que, apesar disso, os jornais desempenharam, em décadas passadas, um papel importante, ao tornarem conhecidos fatos de relevância mundial, que de outra forma passariam despercebidos. O NYTimes, que tem dezenas de ótimos repórteres espalhados pelo planeta, era um dos símbolos desta capacidade de cobertura.

40 anos do martírio de frei Tito

Por Frei Betto, no jornal Brasil de Fato:

Em agosto faz 40 anos que frei Tito de Alencar Lima foi induzido ao suicídio, na França, devido às torturas sofridas sob a ditadura militar no Brasil. Tinha 28 anos. Fomos companheiros na Ação Católica, na Ordem Dominicana e no Presídio Tiradentes.

Na sexta, 8 de agosto, haverá celebração eucarística, às 19h, na igreja de São Domingos, em São Paulo (rua Caiubi 164), de onde Tito, em companhia de outros frades, foi retirado pelo delegado Fleury, em novembro de 1969, para ser seviciado no DEOPS.

Aécio gaguejou no Jornal Nacional

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Vale a pena ver a reportagem do Jornal Nacional sobre o “Aecioporto”.

Jornalismo, para variar, zero, sem uma apuração sobre coisa alguma, com mais de 24 horas para levantar informações.

Mas, pelo menos, não ocultaram a matéria da Folha de ontem.

As ligações de Aécio com Zezé Perrella

Por Joaquim Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Ambos mineiros, Aécio Neves e Zezé Perrella torcem pelo mesmo time de futebol, o Cruzeiro, do qual Perrella foi presidente, e jogam juntos no primeiro escalão da política do estado. Nas eleições estaduais deste ano, o PDT de Perrella, que apoia o PT no plano nacional, fechou com o PSDB em Minas.

Não foi Aécio Neves, foi Minas

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os leitores da Folha de S. Paulo foram surpreendidos no domingo (20/7) por um ataque indireto ao senador Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República. “Minas fez aeroporto em fazenda de tio de Aécio”, dizia a manchete do diário paulista. No texto logo abaixo, o jornal conta que, quando governador, em 2010, Aécio mandou construir, com dinheiro público, um aeroporto na fazenda de um tio, que o senador usa regularmente para visitar uma propriedade da família.

Mídia aposta no pessimismo econômico

Por Altamiro Borges

A mídia oposicionista deflagrou três campanhas articuladas com o objetivo de desgastar a presidenta Dilma Rousseff e pavimentar o retorno dos neoliberais ao poder. A primeira se deu no julgamento do chamado “mensalão do PT” e foi plenamente vitoriosa. Devido à postura acovardada de alguns setores políticos, ela conseguiu emplacar no imaginário popular que as forças de esquerda são corruptas. A segunda ofensiva ocorreu na preparação da Copa do Mundo, mas foi parcialmente derrotada. Com o sucesso do evento, as previsões apocalípticas dos “vira-latas” foram desmoralizadas. Já a terceira campanha está em pleno curso e visa criar um clima de pessimismo na sociedade diante dos rumos da economia.

Planos econômicos e lucro dos bancos

Por Altamiro Borges

Os banqueiros são insaciáveis. Lucram quando a economia está em dificuldades, elevando os juros e demitindo trabalhadores. Lucram quando a economia cresce, abusando das tarifas e da agiotagem no crédito. E lucram, até, quando planos econômicos penalizam o conjunto da sociedade. Nesta segunda-feira (21), a Procuradoria Geral da República (PGR) divulgou estudo que demonstra que os bancos tiveram um lucro bruto de R$ 21,87 bi em decorrência dos pacotes impostos pelos governos José Sarney e Collor de Mello. Segundo o jornal Valor, este novo cálculo, bem mais modesto, já foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que discute o ressarcimento dos poupadores.

O alerta de Rafael Correa

Por Altamiro Borges

Em visita ao Brasil na semana passada, o presidente Rafael Correa, do Equador, concedeu uma instigante entrevista à jornalista Mônica Bergamo, da Folha. Bastante animado com os resultados da reunião promovida pela presidenta Dilma Rousseff entre os membros da Unasul e dos Brics, ele destacou a importância da união dos povos diante da grave crise que abala o sistema capitalista internacional. Ao mesmo tempo, porém, ele alertou para os riscos de uma “restauração conservadora” na América Latina. Reproduzo abaixo alguns trechos da entrevista publicada nesta segunda-feira (21), que contribuem para o processo de reflexão das forças de esquerda do nosso continente:

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O “aecioporto” e o choque de indigestão

Por Altamiro Borges

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu nesta segunda-feira (21) solicitar informações sobre as operações irregulares no aeroporto do tio-avô de Aécio Neves na cidade de Cláudio, no interior de Minas Gerais. Já o PT estuda mover uma ação judicial por improbidade administrativa contra o cambaleante presidenciável tucano, questionando o uso de R$ 14 milhões dos cofres públicos numa obra privada. Diante das críticas, o ex-governador mineiro afirma que é vítima de uma armação política e setores da mídia já começam a abafar o escândalo, dando maior espaço para as desculpas do grão-tucano. De qualquer forma, como escreveu o jornalista Ricardo Mello, Aécio Neves levou um “choque de indigestão”.

Aécio, o aeroporto e o tal jornalismo


Por Renato Rovai, em seu blog:

A denúncia da Folha de S. Paulo de ontem que aponta o favorecimento do tio de Aécio na construção de um aeroporto, numa cidade de 25 mil habitantes por 14 milhões pagos pelo governo do estado, pode significar uma pá de cal nas pretensões do mineiro na disputa presidencial. Mais pelo que ainda pode ser investigado do que pelo que já foi publicado. A matéria da Folha, mesmo bombástica, tem várias brechas. Algo muito estranho para um texto que atinge uma candidatura presidencial de um partido ao qual o jornal é simpático.

Em defesa da "Voz do Brasil"

Por Ana Rita, no blog Viomundo:

A Voz do Brasil volta a correr sério risco. É por defender “a minha voz, a sua voz, a nossa voz” que vou lutar, quando a Medida Provisória 648/14 retornar ao Senado, pela rejeição das alterações aprovadas na Comissão Especial que analisou a MP. Das 19h às 20h. Este é o horário tradicional que milhões de pessoas, pelo Brasil afora, recebem notícias por meio de um importante e indispensável instrumento de informação para a imensa massa de brasileiras e de brasileiros que vive no campo e na cidade, sem acesso a jornais e revistas e que não dispõe de outra forma de saber com transparência dos atos e realizações públicas.

Dilma sozinha; Aécio vira vidraça

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A apenas 76 dias da abertura das urnas e 24 do início do horário eleitoral na televisão, Dilma Rousseff continua liderando as pesquisas, mas a presidente me parece cada vez mais sozinha na estrada, com a campanha à reeleição mostrando rachaduras no governo, no partido e na base aliada.

Aeroporto complica campanha de Aécio

Do blog de Zé Dirceu:

No fim de semana (domingo), a denúncia da Folha de S.Paulo - exposta hoje por todos os demais jornalões - de que o candidato tucano ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG) construiu quando governador de Minas, com R$ 14 milhões de dinheiro público, um aeroporto em Cláudio (MG), na fazenda de um tio-avô para uso particular de sua família, expõe bem o que é a falácia de seu governo no Estado (2003-2010).

Uma análise da pesquisa Datafolha

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Aproveitando que o Datafolha publicou a íntegra do relatório de sua pesquisa para presidente da República, arrisco uma análise de alguns gráficos.

Comecemos pela espontânea. Para quem não se lembra, pesquisa espontânea é aquela em que o entrevistador pede ao eleitor para falar quem é seu candidato, sem lhe apontar nenhum nome.

Obama, Putin e o avião malaio

Ilustração: http://actualidad.rt.com/
Por Mauro Santayana, em seu blog:

Despachos urgentes de agências internacionais dão conta da queda de um avião Boeing 777, da Malaysia Airlines, que saiu ontem, às 12.15, hora local, do aeroporto de Amsterdam, na Holanda, com destino a Kuala Lampur, capital malaia.