quinta-feira, 24 de julho de 2014

Brasil eleva o tom contra Israel

Do blog Escrevinhador:

O governo brasileiro voltou a criticar nesta quarta-feira (23/07) a ofensiva de Israel em Gaza e pediu a implementação de um cessar-fogo.

O governo chamou ao Brasil para consultas sobre a morte de civis na faixa de Gaza embaixador do país em Tel Aviv, Henrique Pinto. Esse procedimento é significativo, porque representa uma repreensão à violência de Israel.

O Itamaraty convocou o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, para dar explicações.

O governo israelense já manifestou repúdio à ação diplomática realizada pelo Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores, em comunicado (leia abaixo versão integral), considerou “inaceitável a escalada de violência entre Israel e Palestina” e condenou “energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza”.

Este foi o segundo comunicado oficial do governo sobre o conflito desde que Israel lançou há duas semanas uma ofensiva contra o Hamas em Gaza.

Ao comentar o fato de a América Latina ser uma região pacífica, Dilma ressaltou que o Brasil defende a criação de dois Estados, um de Israel e outro da Palestina, e criticou o uso da violência.

Na semana passada, a presidenta Dilma Rousseff condenou a ofensiva israelense ao território palestino controlado pelo grupo islâmico Hamas, na Faixa de Gaza.

“No Oriente Médio, por exemplo, estamos vivendo uma situação muito triste, para não dizer lamentável – é o que está ocorrendo na Faixa de Gaza. Porque estamos vendo pessoas perdendo a vida, saindo de suas casas. O Brasil defende que haja dois Estados e é contra a violência nos dois, tanto de Israel como da Palestina”, afirmou a presidenta. Ela ressaltou, porém, que é “desproporcional” o ataque israelense à Faixa de Gaza, “com a morte de mulheres e crianças e civis em geral”.

Nos 16 dias que duram as hostilidades, pelo menos 655 palestinos e 35 israelenses perderam a vida e há registros de 4,3 mil feridos.

Abaixo, leia a nota do Ministério das Relações Exteriores:

Conflito entre Israel e Palestina
O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças.

O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes.

Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje.

Além disso, o Embaixador do Brasil em Tel Aviv foi chamado a Brasília para consultas.

8 comentários:

Unknown disse...

O GOVERNO BRASILEIRO DEVE CHAMAR SEUS DIPLOMATAS DE ISRAEL E CORTAR DEFINITIVAMENTE AS RELAÇOES INCLUSIVE COMERCIAIS, NAO PRECISAMOS DE ISRAEL PARA NADA.

Carlos disse...

A opinião do governo brasileiro não interessa no cenário internacional. A não ser no cenário que envolva países de segunda classe como a Bolivia, a Venezuela, a Argentina ou Cuba.

Unknown disse...

JUSTAMENTE POR eles nao respeitarem o Brasil como devem esse assassinos frios devem ser banidos das relaçoes Brasil/Israel. O CHANCELER DE ISRAEL DISSE QUE O BRSIL É IRRELEVANTE. PODEMOS SER IRRELEVANTES MAIS NAO SOMOS AQUELES QUE COMO ELES QUEREM JUSTIFICAR ASSASINATO DE CRIANÇAS COMO SENDO COISA DE UM PAÍS RELEVANTE. SE SE RELEVANTE É MATAR CRIANÇAS E MULHRES INDEFESOS. NÓS QUEREMOS SER IRRELEVANTAS POR TODA A VIDA. MAIS ACIMA DE TUDO RESPEITAR OS DIREITOS CIVIS DE TODOS OS CIDADAOS UNIVERSALMENTE.,

Ignez disse...

O Brasil vem se destacando por sua diplomacia no cenário internacional. Votou com todos os países no Conselho de Direitos Humanos da ONU pelo cessar-fogo. O único país a ser contra foram os EUA. Este, sobrevive de fazer guerras de rapinagem - de territórios, de riquezas, de soberania de Estados, além de infiltrar mercenários, agentes da CIA e do FBI para desestabilizar governos que não seguem a sua "ordenação mundial". Parabéns ao Brasil por buscar a Paz. A grandeza da resposta do Brasil ao aviltante genocídio, só o engrandece perante o mundo. "Anão diplomático" é o governo de Israel e seu comparsa estadunidense. Eles só entendem a guerra, o extermínio para fazer prevalecer seus "desígnios".

Reinaldo disse...

Carlos, se a opinião do governo brasileiro não interessasse, Israel não teria reagido como reagiu e ignoraria o Brasil, mas não foi isso que aconteceu, certo? Os fatos falam por si.

Anônimo disse...

HOJE interessa e muito a opinião do Brasil,no tempo de fhc que o pais "tirava os sapatos"eramos sim zero a esquerda...hoje fazemos parte dos BRICS e somos a setima economia e um dos poucos paises do planeta que não estão a beira da falencia!foi-se o tempo do Brasil vira-latas!

DitoMelo disse...

Carlos, na sua lista falta: U Rússia, índia, China, AFRIcA do Sul. Vc esqueceu?

DitoMelo

Márcia disse...

Parabéns ao governo brasileiro.