segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Lobão na Veja. Fim de carreira!

Por Marcos Sacramento, no blog Diário do Centro do Mundo:

Fiquei meio desapontado com o anúncio da coluna de Lobão na Veja. Não que tenha sido uma surpresa, tendo em vista as besteiras que ele tem dito ultimamente. Havia a esperança de que essa verborragia fosse apenas um surto, vontade de aparecer, mas o negócio parece ser sério. Lobão passa a borracha em seu histórico no rock nacional ao virar colunista de uma revista reacionária e divorciada da realidade. Deu um passo largo em direção ao ostracismo artístico.

O trabalho de Lobão ajudou a forjar meu gosto musical. Fui criança nos anos 80 e cresci cantarolando seus hits. Não era fã, mas as músicas dele estavam sempre ali entre as tantas influências da época. Ironicamente, por meio dele tive o primeiro contato com Che Guevara, através da letra de “Panamericana”.

Mais tarde, admirei sua briga contra a indústria fonográfica e a investida no mercado independente. Minha música favorita do seu repertório é dessa fase: “Mais uma vez”, do álbum A Vida é Doce.

Resta saber se Lobão vai significar alguma coisa para a garotada que está começando a ouvir rock agora. Arrisco um palpite, pegando como exemplo Aracy de Almeida. Dona de uma voz preciosa e principal intérprete da obra de Noel Rosa, é mais conhecida pelo grande público por seu trabalho de jurada do programa do Sílvio Santos.

Se Lobão continuar nesse caminho, será lembrado no futuro como o parceiro de Reinaldo Azevedo em uma cruzada delirante contra a ameaça comunista. Ou como o velhinho enfezado do youtube. Só os mais curiosos saberão do seu passado musical criativo e contestador.

A diferença é que ser calouro do programa Sílvio Santos não compromete o caráter de ninguém. Já escrever uma coluna na revista que avacalha o país empalidece qualquer biografia de respeito.

13 comentários:

Daniel Castilho disse...

Boa noite Miro!

Eu cheguei até esse texto no seu blog a partir de um link que o próprio Lobão compartilhou no Twitter dele.

Li o seu texto e acho completamente válido a sua atitude em repudiar a coluna do Lobão na Veja.

Também é válido escrachar essa revista que se fez assim por se merecer certos adjetivos de acordo com o que ela fez durante anos e anos na imprensa do nosso país. A anos eu deixei de ler ela.

Também fico surpreso com a atitude do Lobão em assinar uma coluna nessa revista que outrora, tantas vezes nas últimas 3 décadas o criticou, e como toda a imprensa cansou de fazer, deve ter chamado ele de maconheiro, desajustado, má formação de caráter por ai a fora.

Pois bem, pelo caráter integro do Lobão vou dar um voto de confiança a revista Veja e vou voltar a ler a revista e vou comprá-la.

Não estou contente com o governo atual que já está no poder e tão pouco fez pelo nosso povo durante todo esse tempo ao meu ver.

Mudanças sempre são boas, é bom mudar, é ruim continuar o mais do mesmo, que mudemos para pior, mas pelo menos teremos parametro de o que temos hoje é melhor, ou não.

Unknown disse...

E pensar que ele ficou anos sem poder pisar na Rede Globo por manifestar seu apoio a Lula em pleno palco do Domingão do Faustão durante a campanha das eleições presidenciais de 1989. Ou é muito incoerente ou simplesmente gosta de aparecer...

ANA BROWN AND THE DOWNLOADER disse...

Você escreve muito bem, mas eu discordo. Não vejo muitas besteiras no que o Lobão escreve, pois li os dois livros que ele lançou e não vi uma linha que defendesse ditadores ou torturadores (ultimamente as pessoas vem o acusando de defensor de generais). Por outro lado, eu vejo críticas ao PT, que é o partido do governo. Mas daí a dizer que uma pessoa estaria em fim de carreira ou que fosse reacionário é um pouco demais.

Cabe registrar que o Lobão já fez campanha para o Lula e que se sentiu traído depois que o ex-presidente colocou o Gil, que era um cara alinhado com as grandes gravadoras, no Ministério da Cultura. Depois disso a Lei Rouanet virou meio que "bolsa celebridade". Achei o último livro dele excelente e recomendo a qualquer um que queira criticar o Lobão.

Por fim, o PT é realmente alinhado com Marxistas radicais e Che não foi um cara legal (procure no Google como ele agiu durante a crise de mísseis de Cuba. O que acontece é que PT e´alinhado a marxistas radicais do estilo stalinista, mas também é aliado da Universal do Reino de Deus, a usineiros, a oligarcas nordestinos e a mais uma complexa colcha de retalhos que forma a base aliada.

um abraço

Audo disse...



Lobão virou um escaravelho, digo um besouro rola bosta tal qual o Reinaldo Azevedo!...

Anônimo disse...

... eu era criança nos anos 80 e achava o Lobão um Bobão, a começar pela postura de burgues doidao - sangue na madrugada... - revoltadinho com sei la o que, as letras das musicas uma bobagem, uma caretice só, o cara metido a maluco pra fazer caras e bocas e aparecer, acho que nunca tomou um baque bem feito de lsd; aquele papo de vender os trabalhos na banca td bem mas ficava numa choradeira, tenho muitos amigos que tocam na rua do mundo inteiro e estão cagando um monte pra esta industria da musica, artista que tem o que fazer e o que falar nao ficam chorando as pitangas, posso citar vários do povo do maracatu em PE aos tocadores de rabeca do oeste da Bahia, no Norte do Brasil o que tem de artista bom divertindo o povo e aumentando a massa critica sem ficar nhemnhemnhem... o Lobão ta no lugar certo, com o discurso do mané só a Veja mesmo... o Mano Braum vai pra Carta capital, logo, logo... eita nóis....

Bruno Nigro disse...

O Lobão do passado, se tivesse a oportunidade de perguntar à sua versão moderna bizarra de colunista da Veja, lascaria sem dó nem pena: 'Meu filho... aonde foi que o rock errou?'

Bertoni disse...

Nossa, Sra. ANA BROWN AND THE DOWNLOADER, quanta besteira em um só comentário....é deste tipo de leitor que a Veja adora e que vão atrair com a vinda do rola bosta Lobão. Vá ler o blog do Cerra que lá tem coxinhas sanguessugas como vocês!

Thiago Bruno disse...

O mais interessante é:
E quem lê vocês?

Parece um bando de papagaio de piratas que só relincham chavões e frases feitas.

Crítico de verdade aqui não tem nenhum.

E você caríssimo autor, de onde você vem nessa sua ilustre presença desconhecida?

Fraude!

Letícia Martelle disse...

LOBÃO,EMBORA SEMPRE O ACHEI UM EXCELENTE MUSICO, CONFESSO QUE NÃO ERA SUA FÃ,MAS AGORA SOU SUA FÃ INCONDICIONAL E DE CARTEIRINHA.
Muiiiiiito bem Lobão, sua estreia na Veja falando as verdades sobre essa esquerda hipócrita foi sensacional.
Você falou e disse o que milhares de brasileiros gostariam de dizer sobre essa esquerda maldita, hipocrita e demagoga.
Lobão, O Brasil agradece por você não estar em cima do mundo e por você estar do lado do bem.
O Brasil agradece por você desmascarar Lula, Dilma e Ptralhas comunas.

O fato é simples:
FILOSOFIA DOS COMUNISTAS PTRALHAS HIPÓCRITA: Faças o que eu mando, mas não faças o que eu faço . rsrsrsrsrsrsrsrsrsr
PERGUNTE PARA UM COMUNA PTRALHA SE ELE SE DISPÕEM ABRIR MÃO DA BOQUINHA NO ATUAL MODELO CAPITALISTA, PARA SEGUIR A SUA IDEOLOGIA DO SEU SOCIALISMO ENGANADOR.
PERGUNTE !!!
Esses Ptralhas comunas FDP, hipócritas e demagogos são assim mesmo, criticam e metem o pau tanto no sistema capitalista, mas largar o OSSO DO CAPITALISMO, o osso do bem bom e deixarem de enriquecerem ilicitamente como muitos tem feito no modelo capitalista não querem né seus filhos da ...............?
Comunistas FDP, nada + que uns hipócritas caras de pau .
Parabéns Lobão, e brigada por estar do lado bem, podes Crê, o Brasil agradece !!!

Moacir disse...

Letícia, me desculpe, mas você tem lido o que ultimamente? Tem visto que programas? Minha fala não vem no sentido de te deslegitimar, mas sim de questionar onde você adquiriu tanta desinformação. O PT não se identifica como um partido comunista. O PT não luta pelo comunismo. O PT não possui muitos comunistas em seu quadro político. O PT possui um programa de governo que preza pela inclusão, ainda que feita de forma insatisfatória. E SÓ! Ptralhas? Desculpa. Mas se anda lendo o Reinaldo Azevedo, você perdeu toda a legitimidade em seu discurso. Assim como quem le as baboseiras do Lobão também não a possui. Lobão e Azevedo fazem parte daquela corja direitista que ajudam a propagar a ignorância pelo Brasil. IGNORÂNCIA, porque não são capazes de dialogar, de explanar pontos, utilizar fontes, formular uma opinião baseada na realidade. Não, não conseguem. Preferem partir para o ataque em todas as direções, reclamando de tudo, utilizando palavras para desmoralizar e deslegitimar o discurso dos adversários. Lamentável. Mas mais lamentável ainda é ver que esse discurso é comprado por muitas pessoas...

Bertoni disse...

Moacir, que belo comentário. É nítido como o sol a diferença entre quem quer dialogar e quem quer tumultuar. Quando vejo comentários como o da Senhorita Letícia fico impressionado como esta direita golpista consegue fazer tamanha lavagem cerebral. A Marilena Chauí estava certa, essa classe média meritocracica, facista, retrógrada e reacionária estraga nossa sociedade. Vale a pena dar uma olhada no porquê ela se transformou nisso http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/11/a-doenca-da-classe-media-brasileira.html

Anônimo disse...

Lobao ACORDOU!!! Assim como o Gabeira anos atrás.
Rodrigo Constantino, Olavo de Carvalho, Ponde e outros estão aí para mostrar o que é ser liberal. Esse monte de xiitas que se cuidem!!!
Bravo, Lobao!

Anônimo disse...

O de sempre: o vermelho apontando os erros do azul, o azul apontando os erros do vermelho, ninguém apontando o dedo pros próprios erros, e todo mundo eufemizando os próprios erros com os erros dos outros. Por isso nossos foguetes não voam.