quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tucana chama Serra de "palhaço"

Por Altamiro Borges

As bicadas entre os tucanos estão cada vez mais sangrentas. Quem dá mais uma prova cabal da briga fratricida no interior do PSDB é o insuspeito Estadão, que na campanha presidencial de 2010 publicou editorial em apoio a José Serra. Na coluna "Radar político", postada no final da noite de ontem (22), o jornal escancara a grave crise - inclusive com direito a um vídeo:



*****

Em vídeo divulgado por site ligado ao PSDB, militante tucana defende prévias e critica Serra: ‘Ele está sendo palhaço’

estadão.com.br

Atualizado às 22h21

Em um vídeo divulgado pelo site Sua Metrópole, plataforma colaborativa criada pelo diretório municipal do PSDB paulistano, a militante tucana Catarina Rossi, ligada ao PSDB Mulher da capital, critica duramente o ex-governador de São Paulo, José Serra, e defende a manutenção das prévias. “Ele (Serra) está sendo palhaço. Ele está brincando com a gente.”

“Nós somos passionais. Nós lutamos com o coração. Nós brigamos por aquilo que acreditamos que é o PSDB. Ele é que está fazendo a gente de palhaço”, diz Catarina no vídeo, que foi ao ar no dia 17, após encontro do diretório de Indianópolis. “Tem quatro pessoas brigando, trabalhando dia e noite, por um espaço. Porque ele não entrou também por esse espaço? Ele tem todo o direito e, se ele entrar, ele também terá todo o direito. Agora, não é justo, no fim do caminho, ele entrar.”

A indignação da militante tem a ver com a decisão de dirigentes do partido de pressionar o vencedor das prévias eleitorais do PSDB, que será realizada no dia 4 de março, a desistir da disputa e abrir caminho para a candidatura de Serra.

A militante tucana criticou também a postura de membros da bancada tucana na Assembleia Legislativa de São Paulo, que defenderam publicamente a candidatura de Serra. Ao final do vídeo, Catarina ameniza o tom das críticas. “Ele (Serra) tem competência, ele é preparado, ele é um homem digno, mas os outros quatro também são”, concluiu.

Após a publicação desta nota, o vídeo foi retirado do site Sua Metrópole, mas segue disponível no YouTube.


*****

Tucanos caminham para a extinção?

O duro discurso da militante do PSDB foi feito na quinta-feira passada, na sede do diretório estadual da legenda, durante um curioso "ato contra o golpe das prévias", que reuniu cerca de 90 filiados. Nenhum dos quatro pré-candidatos - Andrea Matarazzo, Bruno Covas, José Aníbal, Ricardo Tripoli - participou do ato de protesto. Nos bastidores, porém, eles têm criticado as manobras da cúpula partidária e do governador Geraldo Alckmin para implodir as prévias.

Para evitar maiores traumas, o vídeo foi retirado do sítio. "A direção municipal do PSDB não permite nenhum tipo de ofensa, sobretudo ao ex-governador José Serra, que é um líder muito respeitado", justificou Fábio Lepique, tesoureiro do diretório municipal e um dos criadores da página tucana na internet. Mas ninguém mais garante a unidade no interior do PSDB. O clima é de tensão e desconfiança. Há até quem preveja que os tucanos caminham para a extinção.

*****

Leia também:

- Dois tucanos não se bicam

- Alckmin flerta Serra no Carnaval

- Serra tumultua quadro eleitoral em SP

- FHC estraga carnaval de Serra

3 comentários:

Anônimo disse...

meu recado: Todos os analistas mais antenados e sem interesse, dão conta de que o capitalismo se fortaleceu recentemente, e está em estado de guerra. O que fez a esquerda em todo o mundo? Nada! Vem enfraquecendo desde 70. A luta nos encontrou despreparados e vai nos derrotar e nos levar à escravidão geral - pois a pontual está em todos os lugares.

Regina disse...

Está em franca exinção sim e o ecosistema não tem como preservar;-)

antonio barbosa filho disse...

Caros Anônimo e Regina, não sejam tão pessimistas. A esquerda está vivíssima nos milhões de pessoas que estão, hoje, nas ruas de quase todos os países. Os partidos de esquerda é que estão defasados e, em alguns casos, pagando caro por isso. Foi o que ocorreu na Espanha recentemente, onde um governo de esquerda abriu caminho para uma direita corrupta e violenta. Mas Madrid e outras cidades estão ocupadas pelo povão, apanhando da polícia, é claro.
O que precisa um governo social é dizer claramente, quando faz algo positivo para o povo: "isto é uma política de esquerda, a direita jamais faria. Há uma diferença entre nós". Infelizmente, nem Lula nem Dilma deram este conteúdo ideológico às medidas que tomaram. Pro povão, é tudo igual, uma questão de bondade dos governantes.
Assim, o retrocesso é fácil.