sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rosemary e o ódio a Lula

Por Altamiro Borges

Quase concluído o show do julgamento do “mensalão petista”, cronometrado para interferir nas eleições de outubro, um novo caso excita a mídia golpista e o seu braço partidário demotucano. A Operação Porto Seguro da PF revelou que agentes públicos – entre eles, Rosemary Noronha, chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo – estavam metidos em atos de corrupção e tráfico de influência. De imediato, a presidenta Dilma demitiu os onze supostos envolvidos. Mas a carga inflamável prosseguirá por bom tempo!

O caso é, aparentemente, grave e exige rigorosa apuração. Segundo o que já vazou na imprensa, a investigação da Polícia Federal teve início em março de 2011, quando um auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) confessou um esquema de corrupção na venda de pareceres técnicos para empresas. Ele envolveria a chefe do gabinete da Presidência, o advogado-geral adjunto da União, José Weber, e os diretores das agências reguladoras da aviação civil (Anac) e das águas (ANA), os irmãos Rubens e Paulo Vieira, entre outros.

O script seguido por Dilma

Diante das denúncias, a presidenta Dilma seguiu o script do seu primeiro ano de gestão, quando exonerou sumariamente sete ministros linchados pela mídia. Ela também abriu sindicâncias internas para investigar o esquema. A rápida reação, porém, não acalmou a mídia golpista e a oposição demotucana. Na prática, estas não estão preocupadas com a corrupção – até porque são mais sujas do que pau de galinheiro. O episódio serviu apenas para reavivar o seu ódio ao ex-presidente Lula, maior responsável pela eleição de Dilma.

Rosemary Noronha foi trabalhar no gabinete da Presidência por indicação de Lula, em 2003. Antes, ela trabalhara 12 anos com o ex-ministro José Dirceu. Aproveitando-se da sua proximidade com os dois líderes petistas, ela teria sugerido nomes para várias funções no governo – inclusive o do seu filho e do seu ex-marido. Diante deste fato, bastante grave e que revela toda a força do patrimonialismo no país, a oposição demotucana e a mídia concluem, sem qualquer prova, que Lula também está metido neste esquema corrompido.

Estadão e o dono do escândalo

A mídia nem disfarça seu intento. Em editorial intitulado “O dono do escândalo”, o Estadão já concluiu que o ex-presidente é o culpado pelos “crimes de Rose”. É como se alguém responsabilizasse a famiglia Civita por ter mantido durante tanto tempo no comando do seu diário o jornalista Pimenta Neves, que assassinou cruelmente a ex-namorada Sandra Gomide, em agosto de 2000, num haras na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo. Num primeiro momento, inclusive, o Estadão deu proteção ao assassino! Tráfico de influência?

O Estadão não aceita sequer a explicação do ex-presidente, que se disse “apunhalado pelas costas”. E sugere que ele seja investigado e, quem sabe, processado. “Ao se declarar ‘apunhalado pelas costas’, Lula faz como fez quando o mensalão veio à tona, e ele, fingindo ignorar a lambança, se disse ‘traído’. Resta saber se, desta vez, tornará a repetir mais adiante que tudo não passou de uma ‘farsa’ – quem sabe, uma conspiração da Polícia Federal com a mídia conservadora, a que a sua sucessora no Planalto afinal sucumbiu”.

Folha teme pelo governo de SP

No mesmo rumo, o jornal da famiglia Frias, a mesma que cedeu seus veículos aos órgãos de repressão no período da ditadura militar, festeja a eclosão do novo escândalo de corrupção. No editorial “Porto inseguro”, a Folha solta rojões: “O pior da tormenta parecia superado pelo PT. O julgamento do mensalão se encaminhava para um anticlímax, após as pesadas penas de prisão para alguns líderes seus já em marcha para o ostracismo... A Operação Porto Seguro, no entanto, veio varrer as expectativas de calmaria”.

O jornal nem esconde que o julgamento do “mensalão” visou interferir nas eleições e lamenta que não tenha atingido o seu intento. “O PT colheu bom resultado nos pleitos, dadas as circunstâncias, com a vitória em São Paulo. A popularidade da presidente Dilma Rousseff não se abalou”. Daí a sua alegria com a descoberta, pela Polícia Federal (é bom frisar!), de um novo escândalo de corrupção. Para o jornal, o caso desgasta Lula, que “nunca aposentou o apetite pelo poder” e pode até disputar o governo de São Paulo. Haja medo!

"Calunistas" com passe livre para matar

O ódio ao ex-presidente fica mais explícito nos textos de alguns “calunistas”, mais realistas do que os reis e com passe livre para matar. O blogueiro psicopata da Veja já decretou que Rosemary é a “mulher do Lula”, numa insinuação maldosa que ele nunca fez a respeito da “mulher de FHC”! Também apavorado com as eleições em São Paulo, ele sugere que Lula indique “a sua mulher” como vice. “É tão longeva a parceria de ambos que certamente trabalhariam de modo muito afinado caso o eleitorado acolha o casal”, rosna o pitbull.

Já Josias de Souza, o colunista da Folha que transita no ninho tucano, conclui que o ex-presidente é um mentiroso, quando diz que foi “apunhalado” pela ex-chefe do gabinete da Presidência. “Tido como gênio da arte da política, ele revela-se, a cada novo escândalo, um precário formador de equipes. Vivo, o cronista Nelson Rodrigues diria que, nessa matéria, Lula é um débil mental de babar na gravata”. De fato, tem muito gente babando, mas é de ódio contra o ex-presidente! O clima não vai se acalmar nem com as festanças do final do ano.

12 comentários:

Anônimo disse...

SOBRE A NOSSA ‘PRIMAVERA DOS TRÓPICOS’!...

... Atentemos para a miséria de "mundo" em que estamos vivendo(!): admitamos que tenha havido telefonemas e/ou trocas de e-mails e/ou 'o Diabo que o valha' entre a chefe do gabinete da Presidência da república em São Paulo e o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva!... Desanuviando o pensamento: o que não seria 'plausível' nem muito menos 'crível' é a inexistência de tais contatos! É como alguém admitir que nunca telefonou para um parente e/ou para um(a) amigo(a)!... Voltemos à premissa de que houve contatos telefônicos e/ou trocas de e-mails e/ou 'o Diabo que o valha' entre a secretária e o chefe! A secretária comete desatinos abomináveis e estripulias condenáveis enquanto o chefe trabalha, e muito!... [Ou é pouca coisa dirigir os destinos de um país?! Têm momentos em que cada um de nós não consegue dar conta dos nossos afazeres, "quanto mais!..."]... A secretária comete desatinos abomináveis e estripulias condenáveis enquanto o chefe trabalha!... Quer dizer, então, que - antes de se averiguar o conteúdo destes contatos [inevitáveis, ou não?!] - já é hora de condenar o chefe enquanto parceiro das delinquências?!...

NOTA ACAUTELATÓRIA I - estamos atingindo um nível de "sofisticada" irresponsabilidade e desrespeito por parte desta imprensa, algo que transcende os limites da incivilidade, comprometendo a nossa combalida e 'tênue' subdemocracia de bananas... Esta descompostura intolerável do PIG violenta os direitos humanos e o Estado (sub)democrático e de Direito!...

NOTA ACAUTELATÓRIA II - por certo, nestes últimos dez anos, a senhora Rosemary manteve contatos com familiares, com amigos, com amigas... Com pessoas as mais diversas por conta dos "ossos do ofício"! Com um garçom em algum restaurante; com alguma vendedora de uma butique qualquer!... [Não é crível(!) que a funcionária pública Rosemary Nóvoa de Noronha tivesse passado estes "breves" últimos dez anos somente tratando de patifarias, "né verdade"?!...] ... Pois muito bem, a descoberta de telefonemas e/ou de trocas de e-mails e/ou de ‘o Diabo que o valha’ entre a senhora Rosemary e estes 'plausíveis' interlocutores são indícios cabais, peremptórios, irrefutáveis de que todas, ou parte, destas pessoas estiveram envolvidas com as falcatruas ora reveladas?!...

NOTA ACAUTELATÓRIA III - pensemos no seguinte: "amanhã, poderemos ser vítimas das mesmas mazelas que 'ontem' outros foram vítimas e que, hoje, outros estão sendo!" É mais ou menos por aí que a banda toca, desafinada, o réquiem!...

NOTA ACAUTELATÓRIA IV - E nós? Para onde vamos?!...

Que país é este, sô?!... Uma cópia mal feita do Paraguai e/ou de Honduras e/ou do Haiti...?!...

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Ignez disse...

Só se lê catástrofe. Há tornados em Portugal, França, Itália, Japão; buracos se abrem - do nada - em estradas de Washington e Ohio; há chuva vermelha na ìndia, no Sri Lanka; Mar tingido de vermelho em praia de Sidney... Não é só a natureza que está "estranha". Tornados são fabricados pela mídia direitista e seus políticos amestrados... Mais evidentes em novembro. É...o golpe vai sendo temperado com o sangue dos que lutaram e lutam por um Brasil desenvolvido, justo e mais solidário. Golpes prenunciam o fim do mundo... Que stress!

Anônimo disse...

E o PT deveria estar investigando qual a relação do ex-secretário de segurança mais o Serra e as chacinas e terrorismo que arrasa S.Paulo. Investigar mais sobre a declaração de guerra a Dilma que Serra proclamou quando perdeu a eleição presidencial. Guerra essa redrobada agora com a perda da perfeitura de S. Paulo. Quem está matando e por quê? Quem são os assassinos? Esses assassinatos fazem parte de algum ritual de iniciação?

Anônimo disse...

"Catanhede a da “massa cheirosa” do PSDB, mostra-se incomodada com a apatia da oposição demotucana. Para ela, este é o momento certo para implodir de vez a imagem de Lula".
Quando leio sobre este ódio ao LULA E AOS NORDESTINOS, isto me faz entender de como nós trabalhadores precisamos defender o Governo dos Trabalhadores, deveria haver um movimento PRO-LULA para neutralizar a Direita da GLOBO-PIG.

Ignez disse...

O ódio é contra o povo brasileiro. Já disse Danuza que não se vê mais como "diferenciada", pois encontra o povão nos aviões; todo mundo tem carro; vivem em supermercados; usam internet; frequentam faculdades...O ódio é contra o povo que continua votando no PT, à despeito das "maracutaias" que a mídia golpista cria para voltar a ser "diferenciada", pela exclusão do Povo, de Dilma, de Lula, do PT. Só lhes resta tentar os históricos golpes de sempre: seja pela mídia, seja com o fomento da violência, seja abarcando as intituições da República - STF, MP, PGR. Se não conseguem no voto, vai na porrada, mesmo. O ódio contra Lula, é o ÓDIO CONTRA O POVO! A elite quer ser elite e manter-se na "Casa Grande". A sociedade é de classe e seus interesses são antagônicos! Tal verdade transparece como nunca!

Alberto disse...

Porque será que Lulalá vai viajar (de novo) no meio de outro escândalo?

Anônimo disse...

Ué-e e o que vc acha que deveria ser feito? Colocar debaixo do tapete? Recolher todas as publicações, apagar e re-impimir uma versão OFFicial falendo bem do governo? 1 9 8 4 já está muito longe. Acorda.

Anônimo disse...



[‘A FOLHA’ É ‘FRIAS’(!): LEIA O ÚLTIMO PARÁGRAFO DA MATÉIA – NÃO SE ATENHA AO TÍTULO! II ENTENDA]

PAULO TEIXEIRA: NOTA DE ESCLARECIMENTO
dezembro 1st, 2012 by mariafro
Nota de esclarecimento
Em relação ao envolvimento do meu nome na investigação sobre as atividades da servidora Rosemary Noronha, venho esclarecer que, conforme me foi informado pelo seu advogado, Dr. Luiz Bueno de Aguiar, não era a mim que ela se referia em mensagem eletrônica como beneficiário de tráfico de influência. Leitura mais atenta do texto deixa claro que ela aludia a uma terceira pessoa, esta sim, supostamente beneficiada pelas ações da senhora Noronha, cabendo exclusivamente a ela elucidar sobre a respectiva identidade.
Esclareço ainda que recebi a senhora Noronha, em janeiro de 2009, a partir de um pedido de audiência formulado por ela. Nesse encontro, ela me solicitou um contato com a sra. Evangelina Pinho, que era Superintendente do Patrimônio da União em São Paulo e que havia trabalhado comigo anteriormente. Como se tratava de uma servidora do Gabinete da Presidência da República, não vi qualquer óbice em atendê-la, e minha assessoria deu encaminhamento ao pedido.
Em seis anos no mandato como deputado federal, este foi o único contato que tive com a senhora Noronha. Ressalto ainda que nunca tive contato com as demais pessoas mencionadas nessa investigação.
Tenho plena convicção de que as investigações em curso vão deixar claro que não tive nenhuma participação em tráfico de influência ou em qualquer outro tipo de irregularidade ou desrespeito à lei.
Em mais de 30 anos de vida pública, nunca fui acusado de qualquer desvio ético. Lamento profundamente que um problema de redação ambígua na mencionada mensagem eletrônica tenha vinculado meu nome, que sempre cuidei de honrar, ao noticiário da imprensa a respeito da chamada operação Porto Seguro, realizada pela Polícia Federal.
Paulo Teixeira, deputado federal (PT-SP)
em http://mariafro.com/2012/12/01/paulo-teixeira-nota-de- esclarecimento/comment-page-1/#comment-55487

Lá isto é jornalismo?!...
Lei dos Meios JÁ passou da hora!...

... República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta... ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


[“ESCUTA ESSA!”]

Ayres Britto assina prefácio no livro de Merval
em http://www.ocafezinho.com/2012/11/29/ayres-britto-assina-prefacio-no-livro-de-merval/#comment-21690

LÁ VEM O PITACO DO MATUTO FÃ DO ‘MERDAL’ “DA GLOBO”!...

... O que eu tenho certeza é de que cordelista nordestino que se respeita não permite sequer que *"o supremo do supremoTF" Ayres Britto compareça a evento de lançamento das suas produções literárias!...
*"supremos do supremoTF": aspas monstruosas e letras submicroscópicas!

Lá isto é Corte Suprema?!... Lá isto é jornalismo, sô?!...

EM TEMPO: deve ter sido mais um 'momento mágico' (sic) do Ayres Britto, que queria ser jogador de futebol e encerrou a carreira como juiz de campeonato de várzea!...

(...)
o insano desatino midiático,
ecoado numa corte
que de suprema
somente as máscaras
a adornar togas,
rubras de vergonha!...

... República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta... ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Caro Altamiro,

O que Eduardo Guimarães agora parece nítido: neste fim a imprensa golpista, tucanos e seguimentos udenista cerraram fileiras em um discurso só. Desgastar os governos do PT e seus lideres. É preciso ficar atento. Como o julgamento do STF caiu no descredito, eles partiram para uma nova ofensiva, sob o comando de FHC, que deu o sinal.

Unknown disse...

A lei de meios é uma pauta! A palhaçada da Rosemere é outra! Não confunda Raimunda com a agua bateu na bunda! Afinal de contas pqp… por que ninguem avisou a presidente desta bomba!

Giros Kanakaredes disse...

Pois, eu acho que o Lula deveria disparar processos por difamação, calúnia... o que couber legalmente, processando TODO MUNDO que inventou esse monte de mentiras. Estadão, Folha, Veja... Doa a quem doer. É um direito que lhe cabe, assegurado pela nossa constituição, pelo nosso Código Penal, para, no mínimo, esclarecer os fatos. Até sua senhora, Dona Marisa, merece as reparações que certamente resultarão, uma vez estabelecida a verdade. Se nada há a esconder, de sua parte, o que ele está esperando?