quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

República, STF e o parlamento

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Estamos necessitando, e com urgência, de refletir sobre os fundamentos do Estado Democrático. Mesmo nas monarquias, quando não absolutas, o poder emana do povo, e é exercido pelo parlamento que o representa. Cabe ao parlamento legislar e, nessa tarefa, estabelecer as prerrogativas e os limites dos outros dois poderes, o executivo e o judiciário. Todas as leis, que estabelecem as regras de convívio na sociedade e organizam e normatizam a ação do Poder Judiciário e do Executivo, têm que ser discutidas e aprovadas pelos parlamentares, para que tenham a legitimidade, uma vez que representam a vontade popular.
Só o poder legislativo, conforme a obviedade de sua definição, outorga estatutos ao governo e, em alguns casos, reforma o próprio Estado, se for eleito como poder constituinte. O parlamento, ao receber do povo o poder legislativo, não pode delegá-lo a ninguém, nem mesmo a outras instituições do Estado.

Em nosso caso, em conseqüência das deformações impostas pelos acidentes históricos, o parlamento se viu enfraquecido e se submeteu ao poder executivo. Houve, durante o governo militar, momentos que engrandeceram o Congresso Nacional, entre eles a recusa de dar licença para que Márcio Moreira Alves fosse processado pelos militares. O AI-5, com todas as suas conseqüências, foi um momento de grandeza na história do parlamento nacional, como foi o do fechamento da primeira Assembléia Constituinte por Pedro I. Mas o parlamento não soube reagir quando Fernando Henrique mutilou a Constituição de 1988, no caso da reeleição e na supressão do artigo 170, que tratava da ordem econômica.

Os parlamentos, ao representar as sociedades humanas, e imperfeitas, não podem ser instituições exemplares. John Wilkes, o paladino da liberdade de imprensa - e cujo nome, um século mais tarde foi usado pelo pai do assassino de Lincoln para batizar o filho - era um dos homens mais feios e mais inteligentes da Inglaterra, foi membro da Câmara dos Comuns e prefeito de Londres. Libertário, e libertino, segundo seus opositores, publicou em seu jornal que o Rei George III era um marido enganado pela Rainha e deu o nome do amante. Mas ficou famoso sobretudo pelo debate com John Montagu, Lord Sandwich (o das Ilhas e do pão com carne). Montagu o insultou, dizendo-lhe que não sabia como Wilkes morreria, se nas galés ou de sífilis. Wilkes lhe respondeu, de bate-pronto: Isso depende, mylord, de que eu abrace os seus princípios morais ou sua mulher. A corrupção sempre existiu nas casas parlamentares. Jugurta, o rei da Numídia, se dirigiu ao Senado Romano, dizendo que Roma era uma cidade à venda, desde que houvesse alguém disposto a comprá-la.

Em sua coluna de domingo, Élio Gaspari, ao analisar o conflito latente entre o STF e a Câmara dos Deputados, sobre a atribuição de cassar mandatos, lembrou que, nos Estados Unidos, a Justiça não cassa mandatos, e citou o caso de Jay Kim que, condenado, em 1998, a dois meses de prisão domiciliar por ter aceitado dinheiro de caixa-dois, ia, de tornozeleira eletrônica, a todas as sessões da Casa dos Representantes.

Preso, duas vezes, por corrupção, John Michael Curley, foi eleito, primeiro para vereador em Boston e, depois, para a Casa dos Representantes (deputado federal). Manteve seu prestígio político junto aos eleitores mais pobres, muitos deles de origem irlandesa, e foi eleito quatro vezes prefeito de Boston, a partir de 1914. E no exercício do mandato de prefeito, em 1947, esteve preso e disputou a reeleição, perdendo-a, e foi perdoado por Truman, em 1950.

Essa tradição vem de longe. Em 1797, o representante Mattew Lyon (o cavalheiro da foto), um radical, cuspiu na face de seu oponente Roger Griswold, que respondeu com bengaladas. Lyon se valeu de uma tenaz de lareira, e o duelo ficou famoso na história do parlamento. Os federalistas tentaram cassar o mandato de Lyon, sem êxito, mas processado por sedição, ele foi preso e condenado a uma multa, de 1000 dólares, elevadíssima para a época. E, embora estivesse na prisão, foi reeleito para a Casa dos Representantes. Reelegeu-se durante mandatos seguidos. Quarenta anos depois de ter sido preso, foi reabilitado e recebeu, de volta, e com juros, a multa a que fora condenado.

Nenhuma comunidade humana, das instituições religiosas aos partidos políticos e às corporações profissionais e aos tribunais, é composta de anjos. Isso não significa que a corrupção deva ser tolerada. É nesse, e em outros embates, que se faz a História.

Com todo o respeito pela Justiça, o Supremo não pode decretar a perda de mandatos parlamentares, e o apelo ao sistema norte-americano foi precipitado, de acordo com os fatos históricos.

7 comentários:

Anônimo disse...


MONOCRACIA [BARBOSIANA]! “O ‘BRAZIL’ MUDADO POR UM MENINO POBRE!” ENTENDA

...O famigerado conluio PIG/STF continua apostando todas as fichas(!) nas últimas consequências, o que inclui a, digamos, 'fase alucinógena' do processo!... No 'domínio do fato' mais do que 'plausível e crível', o atual *"supremo-mor do supremoTF" aplicará uma 'dosimetria cavalar' de desrespeito ao Estado subDemocrático e de Direito, impondo uma reação de grande parte da sociedade, o que significa dizer iminente guerra civil!...
*"supremo-mor do supremoTF": aspas monstruosas e letras submicroscópicas!

SUGESTÃO AOS NAVEGANTES: vamos organizar um abaixo assinado eletrônico exigindo da dupla 'Joaquim B.O. Barbosa/Brindeiro Gurgel' o pedido de prisão imediata do primo do **Indio da Costa; do Carlinhos Cachoeira; do José Roberto Arruda; do Joaquim Roriz, do... Ele mesmo: Daniel Dantas, o banqueiro bandido e condenado, segundo o ínclito, competente e impávido delegado da Polícia Federal doutor Protógenes Queiroz, atualmente exercendo o cargo de deputado federal!...
**O Indio da Costa supramencionado é o mesmo "ilibado" [e "cheiroso", complementaria a Eliane Cantanhêde "dos Frias e dos Marinhos(!)", ambos apoiadores incondicionais (sic) da 'ditabranda'!] candidato a vice-presidente na chapa do não menos 'jênial' [DEMotucano] José (S)erra. O primo do vice do (S)erra foi preso por alguns dias, no entanto, óbvio, foi solto logo em seguida sob o beneplácito do mesmo “inclemente” poder judiciário ‘nacioná’! A gestão fraudulenta do Banco Cruzeiro do Sul provocou um rombo no sistema financeiro desta Republiqueta de 'Nois' Bananas da ordem de 3,5 bilhões de reais - fraude devidamente paga por 'nois bananas' contribuintes do fisco!...

OUTRA SUGESTÃO: "vamos fazer uma vaquinha [de Natal]" objetivando angariar recursos para a aquisição de dois exemplares do best-seller, o livro do século, 'A Privataria Tucana'! Um exemplar seria entregue ao "inclemente" ‘Joaquim B.O. Barbosa’, e o outro ao ‘híbrido de prevaricador e vazador-mor da (sub)nação’, o ‘Robert(o) Brindeiro Gurgel’! Leitura em tempo de férias!...

NOTA ACAUTELATÓRIA: mais uma ‘inédita inovação’ [desculpe o pleonasmo!] será anunciada nas próximas horas, abre aspas para o PIG em uníssono: "Numa decisão monocrática(!?) ‘o menino pobre que mudou o 'Brazil' [e o Judiciário!]’, após analisar a solicitação do procurador geral da República, acaba de decretar a prisão imediata de todos os réus condenados no maior escândalo de [inédita e peculiar!] corrupção da história do 'Brazil'! A ordem de 'restrição da liberdade' será executada nas próximas horas, e os condenados cumprirão a pena em regime fechado, sem direito ao indulto de Natal nem tampouco poderão receber visitas - amigos, familiares, advogados...!"

NOTA FÚNEBRE: o(a)leitor(a) já imaginou os sorrisos descomunais do Merval Pereira, da Cristiana Lobo, da simpática jornalista Renata Lo Prete entre outros(as) 'jornalistas amigos(as) dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa?!...

E POR FALAR EM PICADEIRO! Engraçado, durante entrevista concedida num ambiente externo aos [“vagabundos”!] aparelhos de ar condicionado (sic), uma mosca teimava e teimava e teimava em pousar, solene, na testa do Gurgel, que, constrangido, volta e meia meneava a cabeça ou, com contido movimento dos dedos, “arrastava suor” e, simultaneamente, espantava [RISOS] “a ingênua e desventurada ‘mosquinha errante’”!...
... O que é a(quilo) televisionado, sô?!...

Que país é este?!...

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

sergio m pinto disse...

Creio que a tchurma do stf conhece essas questões mais do que ninguém. A questão, no caso, é objetivo desse povo, que a cada dia fica mais claro.
Urge que os partidos que apoiam o governo (inclui o pmdb?), o PT, a sociedade civil (que deve ser a maioria a favor do governo), mais os blogs sujos, se unam para fazer valer os freios e contrapesos de que fala a constituição, para botar esse povo no seu lugar.
Só reclamar e comentar via internet não vai sensibilizar ninguém.

Anônimo disse...


Lula: “Se ficar um vagabundo numa sala com ar condicionado…”

http://www.viomundo.com.br/denuncias/lula-se-ficar-um-vagabundo-numa-sala-com-ar-condicionado-falando-mal-de-mim-vai-perder.html/comment-page-1#comment-406272 – jornalista Luiz Carlos Azenha

LÁ VEM O MATUTO PRESTIDIGITADOR DE UMA FIGA!

MERVAL PEREIRA: [Expele alguns indefectíveis pigarros e...] "Ô 'seu menino' desliga o aparelho de ar condicionado desta minha(!) sala e empreste-me o ventilador modelo 1970 (idem sic) que funciona (precariamente!) no cubículo (ibidem sic) onde você trabalha 'suado' o dia todo!
Renatinha [Lo Prete], de vez em quando, a depender do 'domínio do fato' (sic), desenvolvo, inopinadamente(!), alergia a estes aparelhos 'mudernos'!..."

"Muito obrigada pelos seus valiosíssimos esclarecimentos ['jenial'] "dotô" Merval!" Simpática Renata Lo Prete, da 'Folha [da 'ditabranda'!]' para a 'grobonews' cada vez mais 'jornalista amiga dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa’! Que pena! A Renatinha é tão simpática!...

Lá isto é jornalismo, sô?!...

República da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, histriônica, terrorista, MENTEcapta, beócia, aloprada, alienada, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta... 'O cheiro dos cavalos ao do povo!'(“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor e humanista uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Fernando Moreno disse...

É, o país está de pernas pro ar. A Presidenta Dilma finge que não é com ela. O PT não reage e os Mervais deitam e rolam. Quem poderá nos socorrer? STF? Não. PGR? Não. Resta-nos o consolo de ler artigos lúcidos como o de Mauro Santayana, bem como de leitores esclarecidos como o Messias Franca de Macedo. Aos dois, e aos demais blogueiros sujos, o nosso agradecimento.

Anônimo disse...


Janio de Freitas: Governos petistas são um fracasso de comunicação
publicado em 31 de dezembro de 2012 às 11:42
O confronto que endurece

por Janio de Freitas, na Folha de S. Paulo
http://www.viomundo.com.br/politica/janio-de-freitas-nos-seus-governos-os-petistas-sao-um-fracasso-de-comunicacao.html/comment-page-1#comment-408535

#####################

LÁ VEM A TENTATIVA DE CATARSE DO MATUTO 'BANANIENSE'!

[AINDA SOBRE 'O ANO DA JUSTIÇA'(!), AGORA, SEGUNDO A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF! OU SOBRE "A MILITÂNCIA DE 'NOIS' BANANAS"!...]

############################

Dilma sanciona salário de R$ 28 mil para ministros do STF
Segunda, 31 de Dezembro de 2012 - 14:00

Os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República passam de R$ 26,723,13 mil para R$ 28.059,29 a partir desta terça-feira (1º). O aumento foi sancionado sem vetos pela presidente Dilma Rousseff e publicado na edição desta segunda (31) do "Diário Oficial da União". Acordado durante as greves de servidores deste ano, o aumento era uma reivindicação do Judiciário e foi bandeira da gestão de Cezar Peluso à frente do STF.

CACHOEIRA - perdão, ato falho -, FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/

########################

... "E o salário, óóó!...!"

EM TEMPO: no próximo ano, os governos municipais, estaduais e federal anunciarão "o reajuste salarial dos barnabés servidores públicos 'não-supremos' em conformidade [absoluta! Nem um tostão a mais!] à taxa inflacionária do ano que se finda!" Os anúncios seguidos da "costumeira choradeira dos 'jestores'", ademais a tal da Lei da Responsabilidade Fiscal criada pelos tucanos e abençoada pelo 'petismo da governança'!...
... E continuemos a comer poeira com rapadura! Os togados vestem Prada - comem caviar e bebem 'vinhos barris de carvalho'!...

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo


Anônimo disse...


Prezado e generoso Fernando Moreno, muito obrigado pela deferência!

... A indignação, vez em quando, induz a inspiração, mola propulsora para o desabafo de nós todos, trabalhadores brasileiros - sapientes, honestos e nacionalistas!

Felicidades!

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


Dilma e o destino

Editorial
04.01.2013 09:10
em http://www.cartacapital.com.br/politica/dilma-e-o-destino/#todos-comentarios

#################################################

OS BOTÕES DO MATUTO SÃO ALUNOS DOS BOTÕES DO MESTRE MINO CARTA!

Os meus botões de uma camisa de tecido ordinário I - Na falta de um José Alencar, Paulo Skaf defende o modelo econômico da presidente Dilma Rousseff tão bem ou até melhor do que muitos 'petistas da governança';

Os meus botões de uma camisa de tecido ordinário II - perguntam e eu não sei responder: por que os demissionários José Eduardo Cardoso, Paulo Bernardo e Geddel Vieira Lima são torturados mantidos nos cargos?!...;

Os meus botões de uma camisa de tecido ordinário III - sobre o óbvio: "o que é ruim para os banqueiros - e os empresários financistas (sic) - é maravilhoso para o Brasil e o seu povo!";

Os meus botões de uma camisa de tecido ordinário IV - com a agenda lotada de prolemas a resolver, adversidades para superar, O PIG "a empentelhar",... Ainda tem 'o fogo amigo' a desancar a presidente pelo fato de ela, sabiamente, não assumir a luta pela instituição da Lei do Meios!... Este embate cabe ao PT, estúpido!;

Os meus botões de uma camisa de tecido ordinário V - se eu fosse um 'office-boy', entregaria, em mãos, este editorial do Mino Carta! Destinatária: presidente Dilma Vana Rousseff, A Magnífica!

(... O Brasil vai "bombar" em 2013! Podem apostar!...)

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo