terça-feira, 17 de junho de 2014

FHC é o pior cabo eleitoral do país

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é o cabo eleitoral que mais tira votos na corrida presidencial deste ano, conforme atestou a última pesquisa Datafolha, concluída em 5 de junho.

Dos 4.337 eleitores ouvidos em 207 municípios de todas as regiões do país, 57% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por ele.

A rejeição ao ex-presidente tucano é tão alta que apenas 12% do eleitorado votaria, com certeza, em um candidato indicado por ele, enquanto 24% talvez votasse e 8% não tem opinião a respeito.

Mesmo entre os eleitores que pretendem votar no pré-candidato tucano, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), é grande o número dos que rejeitam o ex-presidente: 43% afirmam não votariam, de jeito nenhum, em um candidato apoiado por FHC.

A contradição é explicada, ainda segundo a pesquisa, pela falta de informação do eleitorado sobre quem é Aécio Neves: 78% diz que conhece o pré-candidato, mas apenas 19% afirma conhecê-lo muito bem.

Lula, o melhor cabo eleitoral
No extremo oposto a FCH, está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o maior cabo eleitoral do país: 36% dos eleitores votariam “com certeza” em um candidato apoiado por ele e 24%, talvez. O percentual que não votaria no candidato de Lula também é de 36%.

Entre os eleitores com renda mensal familiar de até 2 salários mínimos, 46% votaria em um nome apoiado pelo petista.

Os eleitores que não votariam no candidato de Lula são, obviamente, os mais ricos: 52% dos ganham de 5 a 10 salários e 60% dos que têm rendimento mensal superior a 10 salários mínimos.

0 comentários: