segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tucanos flertam com o golpismo

Por Breno Altman, em seu blog:

O ex-governador Alberto Goldman, coordenador da campanha de Aécio Neves em São Paulo, leva seu ódio antipetista ao paroxismo.

Leiam com atenção o título de seu artigo mais recente, no site do PSDB: “O Brasil rejeitou o PT. Dilma não teria condições de governar o Brasil.”

Do que está falando esse cavalheiro que um dia já foi de esquerda?

Que o resultado eleitoral não deve ser acolhido? Que os tucanos irão desconhecer a vontade das urnas, a partir da noite do dia 26, agindo como a pior parte da oposição venezuelana e tentando virar a mesa?

Goldman parece ter finalmente concluído sua adesão ao lacerdismo e seu bordões.

O que pensa parece inspirado no que foi escrito sobre Getúlio Vargas nos anos 50. Dilma não pode vencer. Se vencer, não pode governar. Se governar tem que cair.

Esta é a linha do prócer tucano?

O álibi para tal raciocínio é aberração que fere a Constituição. “Dilma recebeu 41,5% dos votos válidos no primeiro turno das eleições. Os restantes são 58,5%”, diz o ex-comunista.

Ora, por esta tese, qualquer vitória em segunda volta é ilegítima. Afinal, só há nova votação quando o primeiro colocado recebe menos sufrágios que a soma de seus adversários.

Vejam, por exemplo, a situação de Aécio Neves. Teve apenas 33,55% dos votos válidos na primeira rodada. Os demais foram 66,45%. Sua eventual vitória em segundo escrutínio, portanto, deveria ser politicamente impugnada?

Se Dilma vencer no próximo dia 26, com 50% mais um dos votos, como manda a carta maior, terá sido eleita pela aliança entre os petistas e o veto ao retrocesso conservador, e seu mandato terá plena legitimidade.

Caso venha a ser Aécio o vitorioso, na união entre os votos tucanos e a rejeição antipetista, seu triunfo também será legítimo e o neto de Tancredo teria “condições de governar”.

O resto é conversa golpista.

Mas Goldman vai além.

“A votação do PT se sobrepõe”, afirma, “quase que com absoluta perfeição, no mapa da distribuição dos programas assistenciais, em especial do bolsa família. Abstraídos os votos dessas áreas, que deram a Dilma mais de 50% dos votos, a derrota para a oposição é muito mais expressiva”.

O impressionante é sua conclusão. “O Brasil do trabalho formal, produtivo, dos seus trabalhadores e empresários, no campo e na cidade, o Brasil da cultura e da tecnologia – essa é, de fato, a elite brasileira – rejeitou, por ampla maioria, o PT e sua candidata.”

Quer dizer que o voto dos brasileiros que ganham menos de dois salários mínimos, entre os quais Dilma teve 52%, vale menos que a “elite brasileira” identificada pelo ex-governador?

Qual seria a sugestão de Goldman para resolver esta situação que o incomoda? O voto censitário? A concessão do título de eleitor apenas aos cidadãos do que considera ser “o Brasil da cultura e da tecnologia”?

Seu discurso não é apenas antidemocrático. Apela também para o preconceito social e a fúria de classe contra os pobres. Na pior tradição da direita brasileira.

Vergonhoso outono de um homem público que caminhou entre as forças progressistas antes de saltar o alambrado.

11 comentários:

Ignez disse...

Breno Altman, como sempre,brilhante em sua análise. A tese dos oposicionista não amedronta, embora plena de golpe estarrecedor. Tudo isso porque temem a volta de Lula em 2018.

Igor_ disse...

A rainha do PIG, a Globo metralhando o PT com objetivo ultra golpista de espalhar ódio, preconceitos querendo dividir o Brasil. A “rainha do PIG”, a Globo que salvou Aécio do “fundo do poço” para assim fazer de tudo o que puder do possível ao impossível p/ eleger Aécio. Pois o PIG precisa de Aécio p/ se salvar ($$) e assim manter o “status quo” do poder. O PIG seguirá blindando o PSDB de absolutamente tudo como sempre...O PT que nesses anos todos injetou montanha de $$ no PIG e não teve coragem para enfrentá-lo e para fazer as devidas regulamentações na mídia hoje o PT sofre as severas consequências disso. O PT sofre como seus erros e poderá sofrer muito mais se o resultado das eleições, o golpismo do PIG e do mercado financeiro vier a vencer, que Deus nos livre disso, a culpa será do PT que deixou o PIG espalhar todo essa ódio, radicalismo que vemos por aí contra o PT e não tomou medidas severas contra o PIG ...Pois ”Chorar pelo leite derramado não adiantará em nada” ....

Unknown disse...

Vejamos o que "o Brasil do trabalho normal, produtivo...." faz, em termos de renúncia fiscal do Estado, subsídios.
No IR:
- Dedução por dependente menor que 18 anos, sem limite de dependentes.
- Dedução com gastos de educação, do declarante e dos dependentes.
- Dedução de despesas médicas comprovadas, sem limite. Só este item soma um montante maior que que o custeio do SUS (fonte IPEA)
Se isso não é um bolsa família de rico, bem mais gordo que o próprio, não sei o que é.

MARCO disse...

O maior defeito do petista é mentir para o trabalhador.

O maior defeito do psdbista é sempre mentir para o trabalhador, vizinho, cunhado,sogra, agricultor, padre, viúva, exercito, américa do sul, empresários, sorveteiro, porteiro, coveiro, vendedor da 25, juiz, astronauta, pedicure, manicure, padeiro, seringueiro, esfirreiro, jornaleiro, sapateiro, e para si mesmo.

sergio m pinto disse...

Ando com o saco cheio dessa gente. Pelas continhas desse golpista os brasileiros não querem nenhum dos candidatos, inclusive e principalmente o dele, que teve votação menor do que a Dilma.
Vai cuidar dos seus aluguéis, ex-comunista!

MARCO disse...

Olha só que coisa quando pesquisa de intenção de voto é a favor do candidato dela a mídia diz é uma informação que possui todo o respaldo de logica e metodologia aplicada com precisão cientifica mas depende do resultado da pesquisa se o candidato dela for para o segundo lugar tudo muda ai pesquisa de intenção de voto não presta pra nada não funciona é falha e dão até exemplo de pesquisas que memtem e até dizem que podem ser fajustas um dia é bom outro já não presta nem precisa dizer que só sendo muito burro pra ecreditar neles alias o empate técnico vai até o Natal.

Regina disse...

Recebi hoje à tardinha o seguinte twitter:
@remapaula Estimada Regina! Para tu atencion - "Brazil under CIA Pressure" - Mi articulo recien publicado: strategic-culture.org/news/2014/10/2…

O autor do artigo é um jornalista russo especialista em América Latina, sendo autor do primeiro livro sobre Chavez traduzido para o russo.
O artigo vem, com muito mais propriedade e com riqueza de detalhes a respeito da atuação dos EUA nessas eleições, algo que já vinha de há muito tempo cogitando que estivesse acontecendo.Gostei do artigo e decidi traduzi-lo para compartilhá-lo. É importante que saibamos e tenhamos consciência de que os EUA não têm apenas vontade de retomar as nossas riquezas, mas que atuam nesse sentido.

Regina disse...

BRASIL SOB PRESSÃO DA CIA.
Nil Nikandrov

Tradução livre de Regina Maria de Paula

Mais de dois mil militantes políticos brasileiros, intelectuais, pessoas da arte e da cultura assinaram um manifesto de apoio à reeleição de Dilma Rousseff em 26 de outubro, com destaque para as ações hostis de Washington, visando a prevenção de sua vitória eleitoral. O documento é enviado para as redes sociais. Ele diz que a chegada ao poder de Aécio Neves do Partido Social Democracia Brasileira (Partido da Democracia social Brasileira - PSDB), que serve aos interesses dos magnatas, irá causar danos irreparáveis ao país e tirar todos os empecilhos do caminho da interferência direta dos EUA nos assuntos internos brasileiros. Neves fará o papel de instrumento dócil nas mãos do governo norte-americano. Washington não medirá esforços para atingir seu objetivo e levar o candidato desejado ao poder - algumas coisas são feitas de forma disfarçada, em outras se recorre à forma clandestina.

Todas as informações e recursos de propaganda da CIA são utilizados para apoiar Neves. Cerca de 80 milhões de brasileiros têm acesso à Internet, 150 milhões são usuários de telefone celular. Os serviços especiais norte-americanas têm perfeito domínio das técnicas de desestabilização. Os recentes protestos e a agitação social no Brasil ameaçou a Copa do Mundo provando que as forças estão prontas para reagir como a “revolução colorida”, cenário a ser implementado a qualquer momento.

Regina disse...

As atividades das organizações não governamentais não sofrem qualquer restrição; seus membros têm laços estreitos com a embaixada dos EUA e pessoal do consulado, bem como com os funcionários da USAID. A inteligência humana é usada para desacreditar a política do governo Dilma Rousseff. As mentiras sobre a sua ineficácia são espalhadas por todos os meios disponíveis. “Especialistas” prevêem o colapso no caso de a Presidenta ganhar mais um mandato. Divulgam resultados duvidosos de sondagens que dificultam a visão da realidade.

Os meios encarregados da divulgação do resultado das pesquisas eleitorais costumam usar o termo “empate técnico” que propicia muitas oportunidades de a CIA manipular, falsificar e fazer malabarismos com fatos como forma de reforçar as chances de o candidato presidencial que os EUA querem ganhar a corrida. Alguns anos atrás, a mesma coisa aconteceu no México. Enrique Peña Nieto, o candidato apoiado pelos EUA concorreu contra Lopez Obrador, um populista e um defensor de Hugo Chávez. As manipulações e armações para fazer Peña ganhar foram generalizadas, muitos mexicanos ainda duvidam daquela vitória, mas Washington disse que a eleição foi transparente e honesta.

Rubens Antônio Barbosa, o assessor de Aécio Neves em assuntos internacionais e um candidato para o cargo de Ministro das Relações Exteriores. Aqueles que apoiam Rousseff acreditam que ele seja agente de influência do líder da CIA. Ele foi embaixador em Londres e Washington. Agora, ele dirige o Conselho Superior de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. De acordo com sua orientação pró-EUA, ele clama pela “despolitização das políticas externas” e a “reconsideração das prioridades estratégicas em relação aos Estados Unidos e China”.

Regina disse...

Após o escândalo de espionagem, quando o fato de gravar o telefone de Dilma Rousseff, membros do gabinete, a liderança militar e os principais líderes de serviços especiais da CIA, seguido da recusa do presidente Obama para pedir desculpas, o Brasil fortaleceu sua relação com a China - o principal parceiro comercial desde o mandato do ex-presidente Lula da Silva. Agora Barbosa diz que no caso de Neves vencer, os Estados Unidos ocuparão um respeitável (significando predominante) lugar nas prioridades da política externa do Brasil.

Há uma frase dita por Barbosa, que fornece uma pista de como será a possível política externa brasileira. Ele disse que a proteção dos interesses nacionais não mais será essa indiferença. Bolívia expropriou duas refinarias de petróleo de Petrobrás e o governo não fez nada para proteger os interesses do Brasil. Neves e Barbosa prometem prover acesso às companhias de petróleo dos EUA para a extração de petróleo na plataforma continental brasileira. A equipe de Neves diz que a política será “mais pragmática” e completamente desprovida de ideologia típica do Partido dos Trabalhadores. A posição sobre questões como a relação com o Mercosul (Mercado Comum do Sul, um bloco sub-regional), BRICS e outros grupos internacionais será corrigido.

Washington passou por uma preparação cuidadosa para a corrida eleitoral no Brasil; está agora em fase final. O Departamento de Estado dos EUA e serviços especiais enviaram ao país dezenas de agentes experientes com larga experiência em envolvimento em operações semelhantes realizadas em todo o mundo. Por exemplo, Liliana Ayalde, a atual embaixadora dos EUA no Brasil, fez um bom trabalho no Paraguai dando seu melhor para conter a propagação da “ideologia populista”. Brasil é o próximo. Os principais atores envolvidos na conspiração contra Dilma são funcionários da embaixada e do consulado dos Estados Unidos no Brasil: Alexis Ludwig (conselheiro político), Paloma Gonsalez (funcionário da seção de economia política), Samantha Carl-Yoder (chefe da seção consular), Kathryn Hoffman (oficial político, Consulado Geral dos EUA em São Paulo), e Amy Radetsky (chefe político e econômico, Consulado dos EUA no Rio de Janeiro).

Regina disse...

É suficiente olhar para o registro da carreira de Radetsky para entender que Washington preparou uma situação fora do padrão no Brasil. No Departamento de Estado, ela tem sido responsável por monitorar os eventos no Brasil para ver como eles afetam as relações bilaterais e na elaboração da política em relação a este país. Ela foi a única a ver todas as mensagens que saem da embaixada dos EUA na capital brasileira. Um pouco mais tarde, ela liderou uma equipe especial do Departamento de Estado monitorando o surgimento e o desenvolvimento de situações de crise na região e preparar relatórios sobre a situação para o Secretário de Estado John Kerry. Agora ela foi urgentemente enviada para Rio! Que situação de crise faz Radetsky ir para o Brasil?

Estudioso político da Venezuela, Eleazar Díaz Rangel, chama uma possível derrota de Dilma de um “desastre”. Os governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff melhoraram a vida de dezenas de milhões de pessoas no Brasil que antes sequer tinham eletricidade. O Partido dos Trabalhadores iniciou mudanças drásticas positivas sobre o continente sul-americano. De acordo com Rangel, a administração Obama mobilizou todas as forças da oposição no Brasil e em outros países da América Latina, todo o potencial da mídia e agências de informação para evitar a reeleição de Dilma. Existem recursos alocados para o apoio a Neves na corrida presidencial. Influentes círculos financeiros e econômicos norte-americanos estão envolvidos para ajudar na vitória de Neves.

Será que os brasileiros se mobilizarão para evitar o desastre previsto por Eleazar Díaz Rangel? Saberemos em uma semana.


Original em: http://www.strategic-culture.org/news/2014/10/21/brazil-under-cia-pressure.html