terça-feira, 27 de setembro de 2011

Corrupção em São Paulo: agora vai?

Por Altamiro Borges

O deputado estadual Roque Barbiere (PTB), popular Roquinho, finalmente conseguiu agitar a Assembléia Legislativa de São Paulo – um cemitério de idéias e projetos, dominado pelos tucanos há duas décadas. Em entrevista à “Folha da Região”, de Araçatuba, ele revelou o que muitos já sabiam – mas que a mídia demotucana abafava: a corrupção corre solta nesta “nobre” Casa.


Por motivos ainda desconhecidos, Roquinho garantiu que de “25% a 30%” dos deputados paulistas vendem emendas, trabalham para empreiteiras e fazem lobby com prefeituras. Na entrevista, que virou vídeo e logo bombou na internet, o parlamentar evitou dar nomes. “Não vou ser dedo-duro. Mas existe! Falo para eles, inclusive, para parar. Aviso que se um dia vier a cassação do mandato deles, não vir me pedir o voto que eu vou votar para cassá-los, mas não vou dedurar”.

A repercussão nas redes sociais

A grave denúncia, a exemplo de tantas outras que foram abafadas e sucumbiram nas dezenas de pedidos de criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), até poderia dar em nada novamente. Mas bastou uma matéria no Estadão na semana passada para o caso ganhar maior dimensão. De imediato, a blogosfera e as redes sociais espalharam a notícia e o vídeo bombástico.

Na sequência, outros jornais não tiveram como esconder a suposta maracutaia. As emissoras de rádio e televisão ainda mantêm total silêncio sobre o caso – logo elas que, nos últimos dias, têm feito alarde com as chamadas “marchas contra a corrupção” do governo Dilma. Desta vez, porém, a internet garantiu maior transparência e exigiu respostas das “autoridades” de São Paulo.

"Sentimento ambíguo" dos deputados

O Ministério Público Estadual finalmente decidiu abrir uma investigação. Já na Assembléia Legislativa, os deputados da oposição exigem a apuração da denúncia. O próprio governador foi obrigado a se manifestar sobre o caso. Num primeiro momento, ele tentou desqualificar as denúncias e o denunciante – que é da base governista. Agora, ele fala em “contribuir com a investigação”.

Segundo Renata Lo Prete, da Folha, o episódio gerou tremedeira na Assembléia Legislativa de SP. “Levado ao Conselho de Ética por delatar a venda de emendas, Roque Barbiere (PTB) desperta sentimento ambíguo nos colegas de Casa. Enquanto uns querem punição ‘exemplar’, há quem tema que o petebista reafirme as acusações, nominando os deputados que adotariam tal prática”.

Lisura dos deputados em xeque

Ontem (26), foi aprovado o envio do caso ao Conselho de Ética da Assembléia Legislativa. A partir de quinta-feira, o órgão terá 60 dias, prorrogáveis por mais 30, para se manifestar. “A denúncia do deputado Barbiere põe em xeque a lisura de todos os parlamentares”, afirma Carlos Gianazzi (PSOL), autor do pedido de investigação.

Será que finalmente a corrupção no reinado tucano de São Paulo será apurada?

8 comentários:

Alex disse...

Agora vai. Miro, será este o estopim da derrocada tucana em SP, um dos únicos estados em que estes senhores tem domínio ainda?

Anônimo disse...

a ELEIÇÃO DA OPOSIÇÃO EM sp E MINAS É URGENTE.lAVAR O TAPETE.

ROMUALDO RENATO disse...

EU REALMENTE NÃO ACREDITO!! O POVO PAULISTA GOSTA DE SOFRER É MASOQUISTA NATO.O PSDB TEM O MINISTÉRIO PÚBLICO EM SUAS MÃOS E NADA PASSA NA ASSEMBLÉIA SEM O CONSENTIMENTO DO GOVERNADOR.QUANTAS CPIS FORAM ENGAVETADAS,QUANTOS ESCANDALOS JÁ TOMAMOS CONHECIMENTO E NADA FOI FEITO.O SR.ALCKIMIN SEMPRE USA A MESMA ESTRATÉGIA DESAPARECE DA MÍDIA QUE É MUITO SUA AMIGA E QUANDO APARECE COM A VELHA CARA DE "CHUCHU LAVADO" DIZ QUE TUDO ESTÁ SENDO APURADO.A ELITE PAULISTA SE ACHA ESPERTA!!!MAIS ADORA SER ROUBADA,CONTANTO,QUE O LADRÃO SEJA "CAUCASIANO E DO PSDB" PODE SER DOS JARDINS,OU QUALQUER OUTRA CIDADE PROSPÉRA DO INTERIOR DE SÃO PAULO.AGORA SE FOR UMA SAPATA,PARDINHO,BARBUDO,ANALFABETO,MESMO UM BRANQUINHO POBRE:AI!!! FUDEU!!! OS CARAS SÃO DO PT.

ROMUALDO RENATO disse...

PARECE ABSURDO MAIS EM SAMPA,MINAS E PARANÁ SÓ TERIA UMA SOLUÇÃO: UMA INTERVENÇÃO FEDERAL AGORA,JÁ!!!

tim russeu disse...

Muito bom... Isso deveria ser feito em todo território nacional.

José Carlos Lima disse...

Vamos ver se os marchadeiros vão marchar contra o mensalão dos tucanos em SP

hzero disse...

Miro infelizmente não!Não será desta vez que tais fatos serao apurado e se o forem serão abafados por termos em sp uma oposiçao ajoelhada e fraca com decisões que beiram o colaboracionismo. Pense apenas na questao da educação quantas denuncias de irregularidade e fascismo oficial mas ninguem tem coragem de dizer aqui meu camarada a tucanalhice atingiu todos os niveis

Anônimo disse...

É caro Miro, na minha terra tb tem uma corja q domina há 2 decadas: http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/politica/camara-de-vereadores-de-niteroi-aprova-21-vagas-partir-de-2013
Somente 1 vereador, votou contra o aumento de cargos na Câmara...