segunda-feira, 18 de março de 2024

Bolsonaristas fuzilam ex-comandantes militares

Charge: Vaccari
Por Altamiro Borges


A tentativa dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica de limpar a desgastada imagem das Forças Armadas virou alvo da fúria bolsonarista. Em seus depoimentos, o general Freire Gomes e o brigadeiro Baptista Junior fecharam o caixão do “capetão” Jair Bolsonaro. Deixaram evidente que o ex-presidente foi o chefão da organização criminosa (Orcrim) que orquestrou um golpe para se manter no poder. Foram várias reuniões clandestinas, várias minutas golpistas e várias ameaças aos que vacilaram na intentona fascista.

Diante da consistência dos depoimentos – que se juntam à delação de Mauro Cid, ex-faz-tudo do fascista, e a muitos áudios e vídeos comprobatórios –, os dois militares passaram a ser fuzilados pelos milicianos bolsonaristas. No esgoto digital sobram adjetivos contra os ex-comandantes. Como registra Carlos Madeiro no site UOL, “o número de comentários no X (antigo Twitter) foi tão expressivo que os termos ‘covarde’ e ‘traidor’ ficaram entre os mais citados no sábado (16)”. Vale reproduzir algumas das postagens de baixo nível:

"Melancia", "traidor da pátria" e "covardes"

“Esses são a ralé do Exército Brasileiro! Traidores do Brasil! Gomes que se prepare; as falas mentirosas vão ter danos irreversíveis pra ele”, postou uma “patriota”. Outro aloprado indagou: “Servem pra que? Quem defendem? O que fazem além de bater continência para qualquer um e cantar o Hino Nacional da boca para fora? A farda as vezes é só um disfarce para o covarde que a veste”. Outro esbravejou: “Recado ao ex-comandante da FAB: você é um melancia e traidor da pátria. Vergonha”.

Como lembra o site UOL, “desde a posse de Lula, em 1º de janeiro de 2023, internautas que defendiam que o Exército tomasse o poder criticam a postura da instituição em postagens nas redes sociais. Até a véspera da posse, havia várias teorias da conspiração de que as Forças Armadas estavam planejando não permitir que Lula assumisse o cargo. A inação do Exército foi considerada pelo grupo que se autointitula de patriotas de ‘traição’”. Com os recentes depoimentos, a fúria só cresceu.

"Inferniza a vida dele e da família", orienta Braga Netto

Em matéria na GloboNews, a jornalista Andréia Sadi foi uma das primeiras a tratar desse ódio bolsonarista. “Militares suspeitos de participação na tentativa de golpe de Estado e aliados políticos de Jair Bolsonaro passaram o final de semana organizando uma estratégia para ‘fritar’ Freire Gomes após o ex-comandante do Exército passar cerca de 7 horas depondo à PF sobre o roteiro do golpe em curso durante o governo passado... Bolsonaristas irritados se esforçam para atribuir a Freire Gomes omissão por não ter esvaziado os acampamentos golpistas. Essa é a principal estratégia dos golpistas para ‘fritá-lo’”.

Em seu depoimento à PF, o brigadeiro Baptista Junior, ex-comandante da Aeronáutica, até tratou desse bombardeio da milícia digital. Ele revelou que precisou suspender sua conta no X após receber milhares de ameaças exigindo a intervenção militar. “O auge dos ataques aconteceu em 29 de dezembro de 2022. Segundo Baptista, os comentários cobravam explicitamente um golpe de Estado. Ele foi acusado de ‘ter traído o povo brasileiro por não ter aderido à tentativa de golpe de Estado’”, relata o site Metrópoles.

“A investigação aponta que partiu do general Braga Netto, ex-vice na chapa de Bolsonaro e ex-ministro da Defesa, uma ordem para que Baptista Junior fosse atacado nas redes sociais. ‘Senta o pau no Batista Junior [sic]. Povo sofrendo, arbitrariedades sendo feita [sic] e ele fechado nas mordomias. Negociando favores. Traidor da pátria. Daí para frente. Inferniza a vida dele e da família. Elogia o Garnier e fode o BJ [Baptista Junior]’, escreveu Braga Netto ao coronel Ailton Barros, também alvo da PF”.

0 comentários: