quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A pressão pela regulação da mídia

Ilustração: Edgar Vasques
Da Rede Brasil Atual:

Após o governo ter descartado a possibilidade de firmar o marco regulatório das comunicações antes das eleições presidenciais de 2014, as entidades que integram o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação afirmam que desistiram de pressionar a presidenta Dilma e que passaram a elaborar um projeto de lei de iniciativa popular. Pedro Echmann, coordenador do Instituto Intervozes, explica que a meta é coletar 1,6 milhão de assinaturas.

A molecagem do DEM na Câmara

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Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão:

O Democratas, mais conhecido pela sigla DEM, mas pode chamar de Arena, PDS ou PFL, aprontou mais uma de suas traquinagens. Comportamento típico de “menino véi de buchão”, como se diz no Ceará.

Uma semana depois de posarem de defensores da liberdade, ao babarem ovo da blogueira mercenária Yoani Sanchez em visita ao Brasil, seus parlamentares e prepostos protagonizaram outro episódio patético na Câmara dos Deputados.

"1964: Um golpe contra o Brasil"


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A provocação da direita no Congresso

Por Altamiro Borges

Parlamentares da oposição, muitos deles filhotes da ditadura militar, promoveram no final da tarde desta quarta-feira uma provocação nos corredores da Câmara Federal. Eles instalaram uma placa diante da galeria de imagens do PT, que comemora 33 anos de vida, sobre o “mensalão”. O sítio do Estadão, que atacou histericamente o protesto dos jovens contra a visita da dissidente cubana Yoani Sánchez, gostou da iniciativa: “Parlamentares do DEM e do PSDB resolveram ‘completar’ a história oficial exposta pelo partido”. Haja cinismo!

SP gastou R$ 1 bilhão em publicidade

Por Altamiro Borges

Entre 2004 e 2011, o governo do Estado de São Paulo, hegemonizado pelo PSDB, gastou R$ 1 bilhão com publicidade oficial. O gasto com propaganda mais do que dobrou no período, em especial durante a gestão do tucano José Serra. Em 2009, o pré-candidato à presidência da República atingiu o pico da despesa com propaganda do seu mandato - R$ 311,7 milhões, em valores atualizados pela inflação. Neste cálculo não estão incluídos os gastos milionários das empresas públicas - como o Metrô, a Sabesp e a Dersa.

A agonia da mídia impressa

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Até a Time Out?

Sim, até a Time Out, a gloriosa revista que foi leitura de qualquer pessoa interessada em desfrutar do melhor que Londres pode oferecer em cultura, comida, passeios e o que mais for.

Na tentativa desesperada de sobreviver, a Time Out, a partir de agora, passa a ser distribuída de graça. A esperança é que a receita de publicidade pague as contas. A circulação, evidentemente, aumentará – e com ela, espera a empresa que edita a Time Out, o dinheiro vindo dos anunciantes.

A juventude e o direito de protestar

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

Os movimentos sociais de juventude vem a público defender o inalienável direito de manifestação, como assegura o artigo 220 da Constituição brasileira.

A juventude tem consciência do seu papel e foi às ruas denunciar o circo armado pela direita brasileira, para transformar uma blogueira, apoiada pelos EUA, em mártir da democracia.

Lula e a mídia dos trabalhadores

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Vanessa Silva, no sítio Vermelho:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na manhã desta quarta-feira (27), do evento organizado em comemoração aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Lula falou durante cerca de 40 minutos para uma plateia de dirigentes e sindicalistas, elogiou o movimento sindical brasileiro e a CUT e criticou a imprensa e seus adversários que “nunca quiseram que eu e a Dilma ganhássemos as eleições”. E propôs que o movimento sindical crie suas próprias mídias.

Oposição bate cabeça e favorece Dilma

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Todo mundo agora é candidato a presidente em 2014. Além de Aécio Neves, Eduardo Campos e Marina Silva, já se fala nos nomes de Fernando Gabeira, Cristovão Buarque e até Fernando Collor, fora os supermanicos de sempre. Os barões da mídia esfregam as mãos. Desesperados, desde já, para evitar que Dilma liquide a fatura no primeiro turno, incensam qualquer candidatura. Mas não escapam do efeito bumerangue. Com a oposição pulverizada, Dilma teria mais de 12 minutos no horário eleitoral, contra 3 de Aécio, em torno de 2 de Eduardo Campos e 1 minuto e pouco de Marina. Parabéns para os "gênios" do antipetismo.

A Itália e o mito do BC independente

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Abertas as urnas italianas, nossos sábios do comentário político poderiam explicar por que imaginavam que Mário Monti, o interventor do BC Europeu que governou o país com um programa de austeridade, poderia ter mais do que uma parcela irrisória dos votos.

Procura-se um analista “imparcial”

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Uma de minhas maiores frustrações é não poder encarar o que considero um dos maiores desafios do homem em qualquer época, o de ser capaz de analisar qualquer coisa com base exclusivamente nos fatos, sem deixar que suas idiossincrasias – desejos, ambições, preconceitos, rancores ou amores – interfiram.

Elio Gaspari não toma jeito

Por Tarso Genro, no sítio Carta Maior:

Como Elio Gaspari foi do velho Partidão e depois se tornou confidente do General Golbery, fazendo, a partir daí, uma carreira de jornalista mordaz e corregedor de todos os hábitos do país, ele se dá o direito de não só inventar tolices nas suas colunas, como também enganar os mais desavisados.

Renan Calheiros e os barões da mídia

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Recentemente o senador Renan Calheiros (PMDB/AL), presidente do Senado, escreveu um artigo na Folha de S.Paulo para tranquilizar os barões da mídia. Comprometeu-se em trabalhar para impedir um novo marco regulatório que reorganize o modelo de comunicações vigente no país. Agressivo e desrespeitoso com governos dos países andinos, que ousaram criar leis que democratizam as comunicações, o senador alagoano escreveu:

Direita bate bumbo para Yoani Sánchez

Por Breno Altman, no sítio Opera Mundi:

O direito de protestar faz parte da democracia. Essa garantia inclui apupos, gritos, gestos, cartazes e até o esculacho. Apenas exclui o exercício da violência direta, monopólio do Estado em seu papel regulador das relações sociais. Não se pode classificar, como modalidades aprioristicamente antidemocráticas, por exemplo, piquetes grevistas, ocupações de terra e bloqueios de estrada. Muito menos o recurso à vaia.

“Fogo amigo” atinge Aécio e Campos

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Por Altamiro Borges

A direita midiática e partidária antecipou o debate sobre a sucessão presidencial de 2014. Ela se apressou em lançar Aécio Neves, que cambaleava no PSDB, difundiu futricas sobre Lula e Dilma e ainda apostou na divisão no campo governista. O efeito é que vários nomes pipocaram no noticiário. Mas nada ainda está definido. A antecipação do debate só serve para atiçar a cizânia e revelar as dificuldades nos vários campos. Nos últimos dias, por exemplo, Aécio Neves e Eduardo Campos foram alvos do famoso “fogo amigo”.

Acidente na Cutrale não dá manchete

Por Altamiro Borges

Em outubro de 2009, a mídia "privada" fez o maior terrorismo contra uma ocupação do MST que destruiu alguns pés de laranja numa fazenda da poderosa Cutrale, no interior de São Paulo. A TV Globo exibiu as cenas durante vários dias com nítidos objetivos políticos-eleitorais. Nesta terça-feira (26), porém, um ônibus que transportava 11 trabalhadores para a mesma fazenda, em Iaras, sofreu um grave acidente. Todos eles ficaram feridos - um deles com traumatismo craniano - e foram levados ao hospital de Cerqueira César. Neste caso, a mídia não dá manchetes, não faz escândalo. Acidentes e mortes de lavradores são "naturais" para a imprensa do capital.

O triste papel de Eduardo Suplicy

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Por Altamiro Borges

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) construiu a sua trajetória política na luta em defesa da democracia e dos direitos humanos. No ano passado, por exemplo, ele se destacou ao apoiar a luta dos moradores do Pinheirinho, expulsos pela tropa de choque de Geraldo Alckmin. Não dá para esconder seus méritos. Mas também não dá para amenizar seus defeitos, que são muitos e já lhe renderam alguns apelidos jocosos. Na semana passada, ele ganhou os holofotes da mídia por ser o cicerone da dissidente cubana Yoani Sánchez.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Queda da inflação e cinismo da mídia

Por Altamiro Borges

No início do ano, a mídia rentista fez o maior terrorismo com a volta da inflação. Alguns “analistas do mercado” – nome fictício dos porta-vozes do capital financeiro – garantiram que o governo havia perdido o controle sobre os preços e que estava em curso uma nova explosão inflacionária. Nos últimos dias, porém, eles próprios já admitem que a inflação deve cair nos próximos meses. Sem fazer qualquer autocrítica, a mídia só não admite que faz o jogo dos banqueiros, que pressionam o governo pelo aumento dos juros.

FHC ataca o PT e ofusca Aécio

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio da Kotscho:

A vinte meses das eleições presidenciais, começou a guerra da sucessão de 2014, com tiro para tudo quanto é lado, como se já estivéssemos na reta final da campanha.

Em seminário promovido pelo PSDB nesta segunda-feira em Belo Horizonte, para "discutir os rumos do partido" e turbinar a candidatura do senador Aécio Neves, quem roubou a cena e ganhou as manchetes foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A "gastança" pública dez anos depois

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Por João Sicsú, na revista CartaCapital:

Em 2009, o PSDB soltou uma nota em que afirmava: “o Palácio do Planalto promove uma gastança…”. Em qualquer dicionário, gastança significa excesso de gastos, desperdício. A afirmação feita na nota somente tem utilidade midiática, mas não é útil para a produção de análises e discussões sérias em torno da temática das finanças públicas brasileiras.