sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PM-RJ aprova greve e rechaça a Globo

Guto Maia / Agência Estado
Por Altamiro Borges

Em assembléia conjunta na noite de ontem (9), policiais militares, civis e bombeiros do Rio de Janeiro aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado na luta por melhores salários e condições de trabalho. O comando do movimento garante que manterá 30% do efetivo nas ruas para casos de urgência e orientou os grevistas a ficarem, junto com suas famílias, nos quartéis.
Segundo relato do repórter Cirilo Junior, do Portal Terra, a assembléia com mais de 2 mil presentes se deu num “clima inflamado”. Os policiais cariocas criticam a lentidão o governo estadual para atender as demandas da categoria. PMs e bombeiros reivindicam piso salarial de R$ 3,5 mil. Atualmente, o salário base é de aproximadamente R$ 1,1 mil, fora as gratificações.

Jornalistas da Globo são hostilizados

Os grevistas também exigem a libertação imediata do cabo bombeiro Benevenuto Daciolo, detido na noite de quarta-feira sob a acusação de planejar uma greve nacional da categoria. Ele foi flagrado em escutas telefônicas veiculadas pelo Jornal Nacional da TV Globo negociando uma ação unitária entre os grevistas baianos e os policiais do Rio de Janeiro.

Durante a assembléia na Cinelândia um fato curioso foi registrado por Cirilo Junior. Os policiais rechaçaram a presença da TV Globo. “Jornalistas da emissora que trabalhavam na cobertura da assembléia geral foram hostilizados devido à divulgação das gravações... Enquanto Record e a Band mantinham links ao vivo no local, a Globo não colocou nenhum carro com satélite para fazer entradas ao vivo”.

2 comentários:

Ignez disse...

É... reivindicar é um direito, mas parece que não se trata apenas de reivindicação. Expor a população no período do carnaval parece que vai além. Que "empoderamento" é esse das instituições de segurança, que reverte sua função e desafia até a Constituição? A barbárie instalada na BA está sendo orquestrada em âmbito nacional? Algo me diz que esses atos têm a participação de mercenários...

Blog Católico do Leniéverson disse...

Uma emissora que se vendeu aos interesses cabralistas, tem razão dos PMS fazerem isso.Aqui, em campos, foi a mesma coisa, uma equipe da globo foi tratada com ojeriza pelos policiais.