quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O chororô de Marina dá pena

Do blog de Zé Dirceu:

Falta uma semana e meia para o 1º turno da eleição dia 5 de outubro e pouquinho mais de uma semana para o término da propaganda eleitoral no rádio e TV, que se encerra 48 h antes do início do pleito. Ao contrário do que se poderia esperar, a candidata do PSB ao Planalto, ex-senadora Marina Silva, ao invés de nesta reta final apresentar um programa de governo que não mude a toda hora, de firmeza no que propõe, de rumos, propostas, metas e alternativas consistentes para o país, prefere continuar posando de vítima, coitadinha, mártir na disputa eleitoral.

Posa de crucificada pela campanha do PT e da adversária, a presidenta Dilma Rousseff, num chororô, ela e seu vice, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), de dar pena. Não debatem nem contestam as críticas do PT e da adversária presidenta. Ficam acusando-os de mentir agora como Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Adolf Hitler e um dos principais construtores da imagem do nazismo.

É muita apelação, mas é a verdade. Na 2ª feira pp., à noite, durante encontro reservado com a comunidade judaica, em São Paulo, falando a cerca de 50 pessoas, Marina recorreu à famosa frase atribuída ao ministro nazista Goebbels para rechaçar as críticas que recebe do PT na disputa eleitoral – os ataques são a seu programa e posições, não a ela.

Evocando frase de Goebbels

“Tem gente que acha que uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Eu não concordo”, disse Marina. A evocação da frase de Goebbels pela candidata foi contada aos jornalistas por Claudio Lottemberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos organizadores do encontro.

O companheiro de chapa de Marina, o candidato a vice-presidente, deputado Berto Albuquerque, achou pouco e ontem resolveu reforçar a associação feita por Marina. Nesta 3ª feira, em discurso na Federação da Agricultura do Paraná, em Curitiba, Beto, repetiu publicamente a acusação. “Um partido (PT) que, no passado, perdeu uma eleição para o Collor em função da mentira usa, hoje, os mesmos recursos de Goebbels para tentar ganhar a eleição”, acusou Beto.

É muita apelação! Olha, o que tira mesmo o sono de Marina são as pesquisas a ultima do IBOPE, a da CNT/MDA e a do Vox Populi, todas apontando para uma vitória da presidenta Dilma no 2º turno contra Marina Silva. Todas apontando para uma inversão completa do que se via até agora nos cenários de 2º turno, quando os levantamentos apontavam pequena vantagem de Marina, dentro da margem de erro sempre. Isso, também virou fumaça.

Da dupla derrota de Aécio, em Minas e no país, ninguém fala

Todas as pesquisas deixam mal também o candidato demotucano, Aécio Neves (coligação PSDB-DEM), não só em nível nacional onde ele empacou e não sai do 3º lugar, como também e principalmente em Minas, onde perde para a presidenta Dilma. E mostram que o candidato a governador de Aécio, ex-ministro de FHC, Pimenta da Veiga, perde o governo do Estado, sem sequer ir para o 2º turno, para o nosso candidato, Fernando Pimentel.

Sem tripudiar, por favor, não considerem como tal, são pesquisas que deixam Aécio, tudo indica, de vez fora do 2º turno e seu candidato ao Palácio da Liberdade, em Minas, também. É uma derrota e tanto – ou duas – para os tucanos e que nossa mídia faz de conta que não está para acontecer. Todas as análises são para uma iminente e possível derrota nacional do PT no 2º turno presidencial, seu fim.

São as previsões dos analistas de Bagé de sempre…que felizmente não se concretizam. Já o fim da polarização PT-PSDB que marcou os últimos 20 anos das disputas eleitorais nacionais, fato da maior importância nelas – e fim porque o eleitor escanteou os tucanos – não merece maior espaço de análise…Quando vem algo nessa linha, é ent passant, de articulista choroso, de luto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que Marina não tem Programa?

Essa gente que não quer perder faz de tudo para enganar o povo. Ora...

Quer dizer que Marina não tem programa?

Lembra do Programa da Dilma para os Evangélicos bem na ultima hora?
O da Marina dá de 10 a 0 no dela.

MARCO disse...

Falar no que move a Marina não da mesmo quanto mais penso nos motivos dela mais acredito que ela mesma não faz ideia do que estamos falando.