quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dilma concede entrevista a blogueiros

Por Renato Rovai, em seu blog:

A presidenta Dilma Roussef vai conceder amanhã, às 15h, no Palácio do Planalto, sua primeira entrevista a blogueiros. Estarão presentes oito blogues da chamada blogosfera progressista, popularmente conhecida como suja. Apelido gentilmente concedido pelo ex-candidato a presidência da República, José Serra, em 2010, no auge daquela campanha eleitoral.

A entrevista foi solicitada há dois meses pelo Barão de Itararé e pela Altercom. Na semana passada, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) retornou informando que a presidenta havia concordado em realizá-la e a data foi acertada.

Vão participar da coletiva Altamiro Borges (Blog do Miro), Conceição Oliveira (Blog da Maria Frô), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Conceição Lemes (Viomundo), Miguel do Rosário (Cafezinho), Paulo Moreira Leite (247), Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo) e Renato Rovai, este que vos escreve, representando a Revista Fórum.

É a primeira vez que um presidente da República concede entrevista a blogueiros no período do processo eleitoral. O presidente Lula foi o primeiro a ser sabatinado pela blogosfera, mas isso aconteceu após a eleição de Dilma.

Este blogueiro já está pensando em algumas perguntas, mas gostaria muito de receber sugestões. Fique à vontade para depositá-las na caixa de comentários.

E amanhã antes e depois do encontro, vamos realizar pela Revista Fórum uma cobertura diferente. Fique atento.

28 comentários:

Gabriel do Anjos disse...

Seria legal a presidenta falar da sua perspectiva e relação com os movimentos sociais que, de certo modo, ficaram quase que meio esquecidos no governo atual. Sabemos que há muitos entraves no Congresso em relação a várias reivindicações do MST, por exemplo. Esse assunto é importante, visto que os movimento sociais tomaram como bandeira a votação para o plebiscito.

Anônimo disse...

Sugiro perguntar a Presidenta Dilma : 1) Sendo reeleita, ela pretende enviar ao Congresso Nacional a PEC convocando a Constituinte esclusiva para fazer a reforma Politica, logo no inicio do mandato?

Anônimo disse...

2) Teremos condições de consolidar a democracia no Brasil sem a democratização dos meios de comunicação?

Anônimo disse...

3) independência do Banco Central proposta pela candidata Marina. A presidenta nao acha que essa questao nao deveria ser explicada de forma mais didática e com uma linguagem mais tangível ao povo? Independência do BC. A maioria do povo nao tem a menor idéia do que seja isso. Essa é a maior ameaça à Economia do nosso país. É preciso que o eleitor tenha idéia das consequências para o país e na vida de cada um.

robert gadelha disse...

Olá! Atendendo sugestão para remeter questão, sugiro perguntar o que, qualquer ameba gostaria de saber: Porque não foram implemetntas ações para criação de uma lei da mídia?
Ah! Muita gente nesse Brazilzão quer saber...
Robert Gadelha.

Anônimo disse...

Uma pergunta crucial: Sobre a péssima comunicação do governo junto à população que permitiu, entre outras coisas, a demonização de seu governo. Por que a demora em esclarecer as suas ações, por que não usar com mais frequência tempo de tv e ter deixado para o ultimo momento a utilização das mídias sociais para dar vazão à enormidade de feitos de seu governo.

Anônimo disse...

Caro Rovai,
gostaria que você perguntasse à presidenta sobre a necessidade de aprovar a LEI DE MEIOS. Não está passando da hora de limitar o poder ditatorial dos grandes conglomerados de comunicação, tal qual Cristina Kirchner fez na Argentina?
Raimundo Melo
Fortaleza-Ceará

Ignez disse...

Que maravilha! Estou ansiosa! Confio plenamente nas perguntas que formularão.

Anônimo disse...

Pergunta para a Presidenta Dilma:
Qual a sua proposta para a crescente condição de precariado da juventude brasileira, já que parte significativa do trabalho oferecido ao jovem formando da universidade brasileira é sem direitos?Sem carteira de trabalho, como emprego por projeto?Condição neoliberal oferecida principalmente em serviços em um capitalismo que organiza parte significativa dos serviços como sem direitos?. Como responder ao fato que a educação infelizmente também organiza um exercito de serviços der reserva?
Meu nome é Laurita Salles, e sou professora em universidade federal

nadja rocha disse...

Gostaria que perguntasse a digníssima Dilma, qual proposta terá para a classe dos professores: aumento de salário? Uma preparação diferente no setor acadêmico? Como será?

Obrigada

Walter Antonio Pereira disse...

Presidenta Dilma: o que a Sra. pretende fazer para zerar definitivamente o analfabetismo?

Helder Xavier simões disse...

Em primeiro lugar devo reconhecer a importância(virtual) de jornalistas blogueiros, que estabelecem uma interface entre centros de poder e a massa - há tempos - (antes) desarticuladas com o advento das redes sociais.E teu blog uma das minhas referências e fonte < www.profhelder.blogspot.com > na luta, entre outros eixos estratégicos, pela DEMOCAIZAÇÂO da mídia,e, por extensão, acesso cultura e cidadania digital. Mas porque o Gov.Dilma desprezou as diretrizes da Confecom? 2)Marco regulatorio da comunicação descartado da pauta de campanha agora? Tentei abrir twitter debate com Jornalista andré Machado, candidato a dep.Fed.PC do B, mas... Bom trabalho e sugiro inserir(veja em meu blog)botoes de compartilhamento em cada blogpostagem.Facilita divulgar nosso trabalho.Ecossaudações jornalísticas!

Anônimo disse...

Pergunta a presidenta.O Congresso Nacional aprovou duas vezes o fim do fator previdênciário e foi vetado.O próprio PT, pelo Dep.Pepe Vargas(RS), propôs uma fórmula alternativa ao fator(85/95) que já vale p/todos os funcionários públicos. Os demais candidatos a presidência também declararam a revisão do fator.Qual a proposta dela em relação ao tema?

Unknown disse...

Pede para a Dilma convidar Lula para ficar apenas no ano de 2015 a frente da SECOM isso irá resolver muita coisa, nem precisará de uma nova lei. Basta minguar a publicidade do PIG.

Fernanda D. Scherer disse...

Show! Há muito tempo que torço para isso e até escrevi para alguns blogue iro fazendo a sugestão . Não vou perder e desde já espalho a boa nova !
Muitos beijos e um forte sentimento de gratidão pela boa informação diária.

alício disse...

Como a presidenta Dilma vê o recebimento de um milhão de reais pelo PT vindo de empresas de Daniel Dantas?

alício disse...

Porque o programa da presidenta não expõe a fala da irmã de Marina que diz que se ela não não faz nada pelo pai que mora no Alagadão no Acre, em estado de penúria,nada fará também pelo pobre brasileiro?

alício disse...

Ela, a presidenta, vai ao debate na Rede gRoubo?

alício disse...

Porque ela mantém gente do tipo Zé Cardoso e Bernardo Cabral como ministro?

Anônimo disse...

Algo sobre Lei dos meios. É uma pergunta que tem que ser feita, e será com certeza!
A doação ligada ao Dantas

Anônimo disse...



Favor perguntarem sobre o fator previdenciário. É a sinalização se vou votar em Dilma ou no meu querido Zé Maria.

Unknown disse...

Oi, Miro
Parabéns pelo seu trabalho.
Queria que algum de vocês comentasse sobre sonegação.
O que fazer com sonegadores que posam de moralistas. Globo, Itaú.
Existe uma estimativa que todos os anos 500 bi somem com a sonegação.

Abraço
Boa sorte

Unknown disse...

Ola... Sou PRF e praticamente um dos poucos que vota na Dilma.A PRF tem um universo de 12 mil agentes e esse pessoal ta muito revoltado. Entao, questione seguranca publica. O policial brasileiro como um todo ganha mal. Beneficia-se poucos como delegados e oficiais em detrimento da maioria. Precisamos de salario e estrategia para fazermos seguranca publica. O policial precisa investir em sua carreira como um Auditor Fiscal, um Procurador Federal, um medico, ou seja, nao vemos esse pessoal fazendo outra coisa que nao esteja relacionada a sua carreira. O policial brasileiro tem a policia como um mero emprego e nao como carreira. Entao, pergunte como fazer o policial ganhar bem...precisamos de um choque na seguranca publica...ja passou da hora... Policial rende quando ganha bem..

julio cesar disse...

Pergunta para Dilma: Porque o Ministério da Justiça permite que a Policia Federal atue claramente contra o atual governo através de vazamentos de informações e de selecionar os casos que serão investigados, eliminando as investigações a serem feitas sobre "mal feitos" de partidos como o PSDB - por exemplo: origem do $ da família Serra, Trensalão e outros.

Nelson Menezes disse...

Nelson Menezes
Presidenta Dilma:Esta situação drástica que se encontra esta campanha,e concentrando um esforço enorme da militância e do governo para fazer frente ao monopólio da imprensa,eu perguntose Lula e Dilma tivesse feito A lição de casa referente a lei de Médios ,não sería uma disputa mais democrática pra todos nós!

blog do mauro disse...

Dilma havia prometido na ultima campanha juros selic de 2 porcento acima da inflacao o que ocorreu para nao o termo no final de seu mandato?

Unknown disse...

A pancada no vespeiro: quando o governo federal tomará iniciativas reais para interromper o monopólio da mídia?

Anônimo disse...

Pergunta: Presidenta, após a sua provável reeleição, o que deve mudar no seu governo? Nas áreas críticas do Meio Ambiente, Política Econômica, Justiça, Comunicações e Fazenda, todos ministérios do PT hoje, haverá alguma luz?