terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Fantástico despenca na TV Globo

Por Altamiro Borges

A coluna Zapping, do jornalista Alberto Pereira Jr., noticiou na semana passada que o programa Fantástico, que já foi um dos xodós da família Marinho, continua despencando na audiência. “O ano não foi muito bom para o ‘Fantástico’, da TV Globo. O dominical teve média de 22 pontos, segundo o Ibope da Grande São Paulo, em 2010, a menor da década. Em 2000, fechou com 34. A queda da audiência se acentua desde 2005 e soma 35% entre 2000 e 2010”.



Ainda segundo o colunista, “no mesmo período e horário, o SBT caiu de 20 pontos para 10. A Record saiu da terceira posição, com cinco pontos, para a vice-liderança com 12 pontos”. Com o objetivo de tentar reverter a acelerada queda, a direção da TV Globo decidiu estrear novos quadros, como o meloso “O cupido”, na qual a apresentadora Patrícia Poeta mostrará “histórias de amor inusitadas”. O médico Dráuzio Varella também reforçará o time do programa em declínio.

Corte de gastos e concorrentes

A notícia só confirma as dificuldades vividas pela ex-poderosa emissora, cria do regime militar, e anima as concorrentes. O Portal R7, da Record, registrou a “queda da audiência global nas noites de domingo”, apontou que é sétima regressão seguida de “uma das principais atrações da Rede Globo” e soltou rojões: "A Record mais que dobrou seus índices e assumiu a vice-liderança, com o crescimento progressivo da audiência do Domingo Espetacular, que hoje vence a programação do SBT e se aproxima mais do Fantástico a cada ano”. A comparação deve irritar profundamente os filhos de Roberto Marinho!

Para baixar ainda mais o astral global, o Portal Terra informou nesta segunda-feira, dia 2, que a “banda do Domingão do Faustão vai deixar o programa apresentado por Fausto Silva... A saída não tem nada a ver com mudanças artísticas ou fim de contrato. A TV Globo resolveu mesmo é cortar gastos. Um DJ substituirá o grupo”. No mês passado, a apresentadora comercial do programa, Talitha Morete, já havia sido demitida. As mudanças abruptas também refletiriam crescentes dificuldades com a audiência.

Sinal de fadiga da ex-poderosa emissora

A família Marinho talvez precise repensar rapidamente o formato dos seus programas – muitos deles teleguiados por Ali Kamel, o senhor das trevas da TV Globo. A linha adotada pela emissora dá sinais evidentes de fadiga. Em dezembro, já houve a morte do Casseta&Planeta, que perdeu toda a graça, afundou na audiência e enveredou para o pior tipo de baixaria política. Já na beira do caixão, o último programa foi melancólico e talvez ajude os filhos do Marinho a descobrirem as causas da crise da emissora global.

Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, acompanhou o velório e não tem dúvida sobre as razões da morte. “No programa em questão, os doublés de humorista Hubert e Cláudio Manoel interpretam, respectivamente, o presidente Lula e Dilma Rousseff. O diálogo sem graça, politiqueiro e desrespeitoso com a condição feminina explica à perfeição porque a tradicional atração da TV Globo vem perdendo audiência ano após ano... Pouco adiantou o histriônico Marcelo Madureira ir bajular a imprensa golpista lá no Instituto Millenium. Televisão é audiência e os Marinho não gastam vela com mau defunto”.

Manipulação e preconceito

O diálogo preconceituoso e rastaquera citado por Eduardo Guimarães confirma que a TV Globo caminha rapidamente para o desfiladeiro:

“Lula” (Hubert) – Ah, Dilmandona, parabéns pela sua vitória nessa tal de eleição, entendeu, mas eu vou logo avisando, hein: não quero trairagem comigo, não. Quem vai mandar, sou eu… He, he, he…

“Dilma” (Cláudio Manoel) com voz rouca igual à de “Lula – Pode ficar tranqüilo, eu vou ser bem obediente e boazinha.

“Lula” – Eu sei, mas você vai ter que seguir o meu regime…

“Dilma” – É claro, chefinho, eu vou fazer tudo igualzinho, vou nomear até os mesmos ministros.

“Lula” – Não, não é nada disso que eu to falando, não. Tu vai ter que seguir o meu regime alimentar. Ó só: tu vai comer ovo, repolho, batata-doce e feijão. Todo dia… He, he, he…

“Dilma” – Mas chefinho, se eu comer isso todo dia vai dar muito pum.

“Lula”, segurando os ombros de “Dilma” e conduzindo-a à “cadeira presidencial” – Eu sei, mas eu quero que você esquente a cadeira pra mim. Assim, quando eu voltar, vai estar bem quentinha… He, he, he…


.

12 comentários:

oscar disse...

Miro,

O PIG vai de mal à pior mesmo, em especial a "toda poderosa". As poucas pessoas que se preocupam em estar bem informação, são as mesmas que, graças a Internet, não estão mais refens das Vejas, Istoés e, Folhas e "jornais" televisivos. Os caras são golpistas e canalhas mesmo. Mas isto não pode, no outro lado do front, nos levar a uma adesão incondicional à 3ª gestão consecultiva do lulopetismo. Esta pseudo-dicotomia está meio desiquilibrada. Concordo que o PIG é de todo podre, mas do "outro lado" salvam-se tão poucas boas coisas a serem defendidas, que o devemos fazer como a mesma timidez que o lulopetismo se dispõe a enfrentar o Capital.
Ah, quero o meu exemplar da "A ditadura da mídia" autografado. Quanto ($) e pra onde eu envio o depósito?
Um abraço e tudo de bom,

oscar
blog: www.bicicleteiros.com.br

twitter: @bycicleteiros

Valéria Leão disse...

Eu não acreditei na cobertura que o último fantástico deu para a posse da nossa presidenta Dilma. Foi ridículo. Abriram o programa com uma reportagem babaca sobre uma câmera presa em um balão e solta em Brasília e falaram rapidamente da posse da Dilma. Esperei pra ver qual relação teria e nada, assisti pra ver as cenas da posse novamente e nada. Aff, já vai tarde essa revistinha semanal...

Marcelo Delfino disse...

Esse é o defeito das empresas familiares. Depois que os patriarcas vão embora, os herdeiros não tem o mesmo jogo de cintura e põem tudo a perder. Acontece isso com as Organizações Globo de Roberto Marinho. Acontece o mesmo com o grupo O Dia de Ary Carvalho: as duas filhas venderam os jornais O Dia, Meia Hora e Campeão. Acontecerá o mesmo com os grupos Silvio Santos e Record-IURD, quando o bispo Macedo e Silvio Santos também saírem de cena.

Luiz Claudio Souza disse...

Com a globo e demais clones, eu já de há muitos anos adoto o seguinte procedimento: Eles não me informam o que eu preciso saber e eu não vejo o que eles querem me mostrar. Descobri a felicidade assistindo TVs públicas e comunitárias assim como me informando na Internet com jornalistas do teu porte. A lástima é que isto ainda é um privilégio para poucos. Com a universalização da banda larga e a digitalização e abertura das TVs públicas, universitárias e comunitárias o povo poderá se libertar da ditadura e censura imposta por estes empresários que se apoderaram do espectro analógico e o utilizam exclusivamente para ganhar dinheiro.

Milton disse...

Casseta e Planeta tava dando pena. Nível lá embaixo, piadas sem graça e preconceituosas. Ainda bem que o Bussunda não viveu para ver. A queda da Globo se dá principalmente pela total falta de compromisso com a verdade. O "bolinhagate" foi a gota d'agua.

Eason Nascimento disse...

Que afunde ainda mais. Torço por isso todos os dias.

crabastosbrasil disse...

É a vingança de Edir Macedo!!!
A Globo peder o poder e repassar a Record, o que será pior?
Ter uma mídia representante da pior elite da direita(golpista), ou ter outra representante da Igreja Universal?
O Brasil precisa investir mais em uma TV pública e rever os contratos de concessão das TVs privadas.

Pensante Andarilho disse...

Quero mais que a Globo enfraqueça muito. Talvez tirem dinheiro da editora e cortem a Época também. É da morte de uma baleia doente é que podem surgir vários outros bichinhos mais saudáveis.

Anônimo disse...

A Globo tentou eleger o candidato da minoria rica do país.

Faz um humor que só a minoria rica do país vê graça.

Faz "jornalismo" que só a minoria rica do país acredita.

Nada mais justo que apenas a minoria rica do país seja a audiência.

Marcelo Delfino disse...

O problema é que a esquerda (principalmente a chapa branca) se alia até com picaretas de Cristo para bater nos golpistas. Nada surpreendente para quem abriga toda a direita partidária brasileira no Governo, exceto DEM e PSDB.

Paulo Neto disse...

Pseudo-Esquerdista medíocre tem mesmo no sangue a ignorância em achar que está conquistando algo com méritos unicamente próprios. Lula só está no poder pq a Globo não se importa. Alíás, qual grande grupo capitalista pode se importar com um governo tão liberal como o governo LuLLa?! Afinal, o barbudo beijar a mão do coronel Sarney (amigo pessoal da família Marinho) tem outra razão a não ser querer o apoio da poderosa? Procurem no youtube a participação do Marcelo Madureira no Manhatan Connection de logo após as eleições, onde ele tripudia LIVREMENTE sobre a eleição de Dilma/Lulla e vcs vão achar a verdadeira razão pra o Casseta ter acabado.

Anônimo disse...

até hoje não entendi a presença do honorável presidente (na época)lula no velório do roberto marinho...alguém pode me clarear as idéias...........?