quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cantanhêde atiça a “massa cheirosa”

Foto: Wilson Dias-ABr
Por Altamiro Borges

Eliane Cantanhêde, uma das principais colunistas da FSP (Folha Serra Presidente), sempre teve “laços afetivos” com o alto tucanato. Durante a chamada crise do “mensalão do PT”, em 2005/2006, ela foi uma das vozes mais estridentes contra o presidente Lula. Já na campanha eleitoral do ano passado, ela mostrou todo o seu entusiasmo militante com a candidatura de José Serra ao estrelar um vídeo, toda faceira, no qual elogiava a “massa cheirosa” do PSDB.



Confirmada a vitória de Dilma Rousseff, a “calunista” da Folha parecia que havia abandonado seu ativismo tucano. Até andou elogiando a presidenta, tentando colocar uma cunha entre ela, agora uma “estadista”, e o ex-presidente Lula, “o populista”. Mas a trégua durou pouco. Com o episódio envolvendo o ministro Antonio Palocci, que exige rigorosa apuração sobre o seu acelerado enriquecimento, Cantanhêde voltou à carga com o seu oposicionismo.

“Fim da lua de mel”

O alvo dos seus ataques não é nem Palocci, que continua sendo um homem de confiança do “deus-mercado” e dos barões da mídia. O alvo, sem meias palavras, é a própria presidenta Dilma Rousseff. Na sua coluna de ontem (18), ela não esconde sua paixão oposicionista. Já no título, ela é taxativa: “Fim da lua de mel”. Para ela, acabou-se a trégua – que tinha objetivos marotos - e é hora da oposição demotucana intensificar as críticas ao novo governo.

“Apesar de haver, sim, boa vontade com o início do governo e reconhecimento à discrição e à seriedade da nova presidente, ninguém pode ignorar que o aumento vertiginoso do patrimônio de Antonio Palocci é de deixar qualquer um tonto, principalmente a própria Dilma, já que ele é, nada mais nada menos, chefe da Casa Civil e o ministro mais importante do governo”, afirma Cantanhêde. Para ela, o episódio atinge todo o governo e não apenas o ministro!

Nova líder da oposição

Diante do escândalo, Cantanhêde só lamenta que os “dois principais nomes nacionais tucanos ficam, ora, ora, em cima do muro. José Serra, candidato derrotado por Dilma em 2010, minimizou o boom imobiliário de Palocci, meio na linha ‘deixem o homem trabalhar’. Aécio Neves, provável candidato contra Dilma (ou Lula) em 2014, pede ‘serenidade" em tom ostensivamente governista e diz que não entra em processos de ‘desestabilização do governo’… Cá pra nós, com uma oposição como essa, para que Dilma precisa de uma base aliada tão robusta?”

Deste jeito, Cantanhêde deixará de escrever suas colunas diárias na Folha e vai virar líder da oposição demotucana. Seu discurso inflamado visa exatamente animar e atiçar a “massa cheirosa” do PSDB e também do DEM e do PPS – partidos que andam meio caidinhos, com desfiliações massivas e violentas brigas internas.

14 comentários:

antonio barbosa filho disse...

A Cantanhêde deveria estar sendo processada por "terrorismo midiático" depois que inventou a epidemia de febre amarela, levando pessoas a tomarem vacinas desnecessárias. É o mesmo que gritar "Fogo!" num cinema lotado, sabendo que gente poderá ser pisoteada no pânico.
Se tivéssemos um Conselho Nacional dos Jornalistas, ela teria que responder, pelo menos, por falta de Ética.

Anônimo disse...

a folha perdeu credibilidade ja faz muito tempo

O Gafanhoto disse...

Isso que é o pior da mídia. Em vez de criticar o Palocci (que, afinal, quem do PT realmente gosta dele?), criticam a Dilma. Bem, fazer o que? Essa é a nossa mídia: cega, pilantra e aproveitadora.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Cantanhêde?! Quem é?

Noir disse...

Não há nenhuma dúvida que o objetivo é a Presidenta Dilma.
Não discuto o "Caso Palloci", mas uma entriga contra o Palloci com sua possível saída, abriría as portas para o PIG cair de pau em tudo que o Governo fez ou viesse a fazer, certo ou errado. Não importa.
A Oposição é o PIG, não tenho e não tenham dúvidas.
Lei das Comunicações, JÁ!

Mauro Silva disse...

Serra e Aécio não precisam bater por dois motivos: há quem o faça na mídia seja ela a militante, seja aquela outra a preços módicos, e ambos têm rabo de palha.

Luciano disse...

MIro, aqui é o Luciano Mano Negra, do blog http://asarvoressaofaceisdeachar.blogspot.com Ainda não fiz minha inscrição para o Encontro Nacional, mas tô correndo atrás de vereadores de Goiânia, deputados federais e estaduais de Goiás (todos do PT) daquela grana da cota, coisa que o Diretório Estadual pode intermediar, mas não rescebi resposta alguma. Não formalizei pedido (parlamentar gosta dum papel/ofício), mas escrevi o e-mail explicando tudo direitinho, mas nada! Você tem alguma dica de estratégia para isso? E o local do encontro, já está definido?

Helinho de Barros disse...

A militante do partidarismo canalha, defensora dos interesses dos EUA, continua com a sua cartilha do “denuncismo” de cada dia. Até parece que essa bruaca pode ser levada a sério! Quem defende FHC e sua corja, após 502 anos de exploração do povo brasileiro, sem sombra de dúvidas é, no mínimo, psicótico canábico.

alexandre cerqueira disse...

e ai? franklin martins se encontrou com dilma hoje, e ai?

Isso nós ja falamos, ja alertamos e dilma oque fez? adoçou o PIG, adoçou a oposição. E sempre disse lula tinha o povo para sair as ruas e Dilma terá quem?

isso mostra os erros do inicio do governo Dilma, o mundo bombando e nossa diplomacia, cadê? parece que nem a voz do brasi existe mais

É Dilma ainda dá tempo de uma reflexão, ou é uma continuidade ou não

DesProf.PEIXOTO disse...

Desculpe-me por usar este espaço para pedir seu apoio. Peço porque reconheço vossa importância. Passei a seguir seu Blog e pretendo interagir com ele, mas preciso que faça o mesmo por mim. Sou novo nesse universo, sem seu apoio fica difícil minha caminhada. Peço que, então, siga o Blog do DesProf.Peixoto_http://moisespeixoto.blogspot.com
Muito obrigado!

Luciano disse...

Sr. Miro, já fiz minha inscrição no Encontro Nacional (só falta meu depósito), mas já procurei vereadores do PT de Goiânia, além de deputados federais e estaduais a fim de conseguir reunir os 3 mil da cota, para fins da estrutura, mas ninguem me espondeu. O senhor me indica uma forma de contatar esses parlamentares? É preciso um ofício - você sabe que servidor público adora um documento formal (apenas passei um e-mail solicitando). Estou na dúvida, o local do Encontro foi divulgado? Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Miro,
Defender o governo, tudo bem. Defender o Palocci, impossível.
Esse camarada, o mais tucano dos petistas, não é o governo e sua presença não é imprescindível, muito ao contrário, trata-se de deletéria criatura. É aquele que queima uma vela pra DEUS e outra pro diabo. Aqui em Ribeirão Preto todos conhecemos o tal rapaz que voces tanto idolatram. Afirmo, reafirmo e confirmo, não vale o prato de comida que come...

Pezão disse...

PiG?
Barões da Mídia?
Oposição Demotucana?
What???
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está dando 15 dias ao nobre ministro para se explicar.
Gente, um ombudsman no governo e a gente vai longe.
Chega disso, quem não deve, não teme.
Palocci, se fosse macho, já teria ido aos jornais.
Como sempre, os assessores ficam mandando notinhas, etc.
Francamente...
=Comentários aprovados pelo autor do blog? Pq? Que democracia é essa? Se alguém te xingar, Altamiro, vc joga fora o comentário, ok? Ou não.=

carlos augusto disse...

O Cerra e o Aecio sabem que não suportam uma devassa fiscal.Por isso..........