quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Elio Gaspari: novo guru dos coxinhas?

Por Miguel do Rosário, no blog Tijolaço:

Em sua coluna de hoje, publicada na Folha e no Globo, Elio Gaspari tenta se auto-promover como guru dos coxinhas. Ou como ironizou um colega da blogosfera: “Elio Gaspari convoca Eremildo às ruas. De idiota a incendiário”.

O novo mote revolucionário de Gaspari tem como alvo Renan Calheiros. Rememora podres do senador no passado e bate no mais recente escândalo: Renan usou jatinho da FAB para ir à Recife, onde fez um implante capilar.

Renan já falou que vai devolver o dinheiro correspondente ao custo da viagem, mas o que importa, neste caso, é o comportamento reiteradamente despudorado do senador. Parece que ele vive em outro mundo. Esse tipo de postura, naturalmente, presta uma ajuda solene à campanha midiática para desqualificar o parlamento.

Em vista disso, Gaspari convoca as ruas:

“Em 2014 a turma que paga as contas irá às urnas. Elas poderão ser um bom corretivo, mas a experiência deste ano que está acabando mostra que surgiu outra forma de expressão, mais direta: ‘Vem pra rua você também’.”

É um tanto engraçado ver um conservador midiático como Gaspari dando uma de carbonário e guru de black blocs. Provavelmente ele tem em mente um monte de coxinhas protestando contra a viagem da FAB de Renan Calheiros. Sim, porque não imagino que ele queira nada além disso. Protestos contra a grande mídia, por exemplo, nem pensar! Acontece que a mídia é justamente a fonte de poder do neocoronelismo eletrônico brasileiro. De onde vem o poder eleitoral de Renan? Vem do fato dele ser, juntamente com Collor e a família Lyra, o braço político das oligarquias alagoanas, que dominam a política do estado através do controle dos meios de comunicação. Assim como em todos os estados do Nordeste, as famílias que detêm os direitos de retransmissão de Globo (principalmente), SBT, Band e Record, tem uma desproporcional vantagem política sobre todos seus concorrentes.

Há vários estudos sobre isso. E os partidos que mais dominam as mídias nordestinas são DEM e PSDB. Com o lulismo, eles vem perdendo poder, e daí o ódio cada vez maior. O ódio nasce do medo de perder poder. Entretanto, eles ainda têm poder. Perderam governos do Estado, mas ainda tem vereadores, deputados estaduais, prefeituras, e, sobretudo, poder econômico e midiático para desestabilizar governos constituídos.

As ruas serão muito bem-vindas em 2014, desde que não se deixem manipular pela mídia, nem por pseudo-gurus como Elio Gaspari. A viagem de Renan em aviãozinho da FAB é um sintoma. As ruas não devem perder tempo atacando os sintomas, e sim as causas. As ruas deveriam vir pedindo uma profunda reforma política e leis de mídia. Aí sim eu quero ver se o Elio Gaspari vai continuar posando de revolucionário.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho ouvido de motorista de ônibus, táxi, de pessoas insatisfeitas, com razão ou não, é que 2014 será uma bagunça e que não haverá Copa.
Já, sobre reforma política e leis de mídia, muitos nem sabem do que se trata.
Infelizmente, os "gurus" ainda têm poder.

Elisa

Andre disse...

Eu não entendo porque Dilma não vai para televisão e explique didaticamente o que seria uma reforma política para que o cidadão comum. Dizer que as mudanças mais significativas só veriam a partir daí...Nem falo em lei de mídia já que vejo isso ainda não possível já que Dilma não terá apoio do congresso no cenário atual... Mas ela teria que arrumar uma forma de sangrar a Rede Globo, a folha de são paulo,estadão e a veja.

Anônimo disse...

Pelo visto radicalização da Direita vai desembocar em golpe. Agora que tipo de golpe, eu não sei! Mas se perderem feio as próximas eleições, vão dar um golpe nem que seja tipo: Paraguai. Que vão, vão! Acho que os Patrões=EUA/OTAN/iSSrael que não suportam mais ver um BRASIL com tendências NACIONALISTAS tentando manter todas suas riquezas em mãos da Pátria. Que triste fim teremos! Tá na cara que desta vez vai FARC's no BRASIL, e mais uma o nosso exército vai defender as teses dos EUA. Que DEUS salve o BRASIL, não é caro Ismael!