sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A Folha e o jornalismo Mainardi

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Da capa de economia do site da Folha, hoje:

Com inflação alta, rendimento real do trabalhador tem menor avanço desde 2005, onde se mostra que a renda real dos trabalhadores - já descontada a inflação - subiu 1,8%.

É verdade, mas todos sabem que os patrões fizeram – até com o apoio do catastrofismo da mídia – jogo mais duro nas negociações,.

Os jornalistas de São Paulo, por exemplo, tiveram um reajuste bruto de 6,95%, ou apenas 1% acima da inflação: só a metade do que tiveram de aumento os demais trabalhadores.

Aí, bem mudinho, outras chamadas: Desemprego cai ao menor nível em 11 anos, Emprego com carteira já supera 50% do total e SP tem desemprego acima da média nacional.

Isso não é tão importante, não é?

Importante é que nos shoppings, as vendas crescem 8,6%, o pior desempenho desde 2007!

Mesmo que os lojistas dos shoppings se digam satisfeito por continuarem mantendo uma taxa de alto crescimento e nenhum deles esteja revisando seus planos de expansão.

Ah, e os Estados Unidos, aquele prodígio do Norte, onde as crianças já nascem falando inglês, de tão civilizadas que são?

Um crescimento de 1,9% no PIB, um “pibão” que anuncia recuperação e prosperidade para o grande irmãos do Norte, enquanto nós, miseráveis, estamos enganchados num pibinho, que cresce míseros 2,4%, o que qualquer pessoa sabe que é menos que 1,9%, não é?

Tão grave é a crise que uma pequena foto e chamada passam despercebidas: é a aposta da Audi na fabricação de seu modelo A3 – o sonho de consumo dos coxinhas endinheirados – em São José dos Pinhais, no Paraná, a partir do ano que vem.

Será que os jornais concordam com o que disse Diogo Mainardi no Roda-Viva, da TV Cultura, quando afirmou que “na internet só tem otário”?

Quem sabe não seria bom seguir a sugestão que ele deu para a D. Luiza, a do Magazine, e vender o Brasil para a Amazon?

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do termo "jornalismo mainardi", bem que os blogs sujos poderiam usar a expressão toda vez que referirem-se às matérias do PIG.

Anônimo disse...

Definindo O Dioguinho:
_celerado;
_judeu norte americano que foi radicado no BRASIL e que fala português sem sotaque de gringo;
_recalcado pelo que foi feito com ele na adolescência;
_seus ídolos: Bush, Bestanyahu, Avigdor, FHC, çERRA, ..., só aí dá para entender quem é o garoto;
_ ...

Agora cá para nós, contratado pelo GAFE, ou seja, para quem gosta de "!@#$%¨&*()_+{[`´^~}]?/:;>.< é prato cheio

Unknown disse...

Mainardi é o Boner da internet.Otários são os Homers que eles tentam criar na rede,e não estão conseguindo. Bateu o desespero.