domingo, 5 de outubro de 2014

Blogueiros do PIG estão desnorteados

Por Altamiro Borges

Não é fácil ser jornalista chapa-branca do PIG (Partido da Imprensa Golpista) numa eleição tão carregada de surpresas. Nas anteriores, desde a redemocratização do país, a tarefa foi mais simples. Para derrotar Lula na primeira eleição direta, em 1989, a mídia forjou o “caçador de marajás” e os colunistas amestrados se fingiram de mortos. Nas duas seguintes, quase todos apostaram as suas fichas no “príncipe da Sorbonne”. Com a vitória de Lula, em 2002, todos viraram oposicionistas radicais e fizeram campanha pela volta dos amigos tucanos ao poder. Agora, os jornalistas de aluguel, cada um com seu blog, já tinham aderido à campanha de Aécio Neves. Mas a trágica morte de Eduardo Campos embaralhou o jogo.

Para derrotar o temido “lulopetismo”, uma obsessão doentia desta turma chapa-branca dos impérios midiáticos, alguns deixaram o ninho tucano e expressaram seu amor pela ex-petista Marina Silva. O “imortal” Merval Pereira, por exemplo, postou vários textos de elogio à candidata-carona do PSB. Outros não chegaram a este extremo, mas sinalizaram que dariam apoio a ex-senadora no segundo turno. Agora, com o derretimento de Marina Silva, eles retornam ao ninho de forma militante. Em texto neste sábado, Ricardo Noblat, que também é pago pela Rede Globo, implorou ao eleitorado para que permita o segundo turno. Já na sua postagem deste domingo, ele garante que a ex-verde Silva dará apoio a Aécio Neves.

“Marina Silva já decidiu: caso não dispute o segundo turno da eleição contra Dilma Rousseff, apoiará Aécio Neves. O anúncio do apoio deverá ser feito na segunda-feira. No mais tardar na terça-feira... Por mais que tenha dito que Aécio e Dilma não apresentaram programas de governo, ela admite que informalmente Aécio tem um, sim. E que o programa de Aécio é o mais parecido com o seu programa”, garante o blogueiro com base em fontes não reveladas. No auge da sua militância, Noblat chega a dar conselhos. “Pareceria arrogância demais Marina preferir a neutralidade, como o fez em 2010 quando negou seu apoio a Dilma e a José Serra. A neutralidade removeria Marina do primeiro plano da política nacional”.

Já Merval Pereira até lamenta que Marina Silva tenha sido “atropelada na reta final”, mas conclama a união da direita para derrotar Dilma. Para o “imortal” da famiglia Marinho, a ex-verde tem “obrigatoriamente de fazer um gesto político em direção ao companheiro de oposição que estará no segundo turno. Se mais uma vez decidir ficar em cima do muro estará confirmando que é uma liderança política não gregária, que se recusa ao jogo democrático... Sair da disputa sem apoiar o projeto oposicionista que a superou nas urnas, numa eleição tão apertada quanto essa, é ajudar que o grupo político que está no poder continue predominando”.

Dos blogueiros chapa-branca que empesteiam a mídia hegemônica, o único que parece desiludido é Josias de Souza, da Folha. Ele inclusive anunciou neste domingo que anulará parte do seu voto. Já no artigo postado no sábado, ele fez duras críticas à “inépcia da oposição”. Para ele, a liderança folgada de Dilma Rousseff decorre da “incompetência” da direita, que não soube aproveitar o clima de descontentamento presente nas “praças cheias de junho de 2013”. Diante deste cenário, o blogueiro da famiglia Frias se mostra bem desanimado com o futuro. Como se observa, é difícil ser blogueiro chapa-branca numa eleição tão complexa. Reinaldo Azevedo, pitbull da Veja, confessou sua tentação para “criar galinhas”. Outros ameaçam deixar o Brasil! Que tristeza!

4 comentários:

Anônimo disse...

O que faz o desespero dessa mídia piguenta até criam soluções alienígenas pensando que o seu capitão-mor já decidiu para o lado medonho. Não se esqueça, que alienígenas também precisam voltar para o o seu planeta, e creio que a Marina vai ter uma boa viagem de retorno.

Carlos disse...

São Paulo dá um baile na esquerda canalha. Varreu o PT dos quadros, empurrou Aécio para frente. É claro que é dificil virar, num páis de bolsa familia e onde do Rio para cima todo mundo vota com a barriga vazia e com os créditos de bolsa familia no bolso, fica complicado. Miro, você é um mané, como todos os comunas

Anônimo disse...

O Reinaldo Azevedo vai criar galinhas? Que bom para a mente das pessoas, que será saneada de tanta asneira sem pé nem cabeça. Torço por ele e fico triste pelas galinhas, que terão suas mentes formatadas. Será que aprenderão a atacar os petistas e a votar no Serra?

Anônimo disse...

KKKKKKKKkk
Quá quá quá quá
Você acreditou no ibope????