domingo, 5 de outubro de 2014

Dilma pode ser reeleita já no domingo

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Acabaram de sair as novas pesquisas do Ibope e do Datafolha, pouco antes de começar o futebol neste sábado à tarde.

Desta vez, os dois institutos anunciaram, logo de cara, os índices dos votos válidos, que mostram, pela primeira vez, Aécio na frente de Marina, e a presidente Dilma a um passo da reeleição no primeiro turno.

No Ibope, Dilma chega a 46%, Aécio tem 27% e, Marina, 24%.

No Datafolha, Dilma tem 44%, Aécio, 26%, e Marina, 24%.

Para liquidar a fatura no primeiro turno, o que parece possível nesta véspera da eleição, mas é difícil de acontecer, Dilma precisa de 50% dos votos válidos mais um. Pode bater na trave.

De qualquer forma, estas pesquisas servem para mostrar, nos últimos momentos de campanha, que Marina Silva era fogo de palha, Aécio não estava morto e Dilma era bem mais forte do que os números dos institutos apontavam até a semana passada.

É sempre assim: à medida em que se aproxima a abertura das urnas, as pesquisas procuram chegar mais próximas da verdade dos eleitores.

Uma coisa é certa: mesmo que não liquide a fatura já no primeiro turno, a presidente Dilma Rousseff entrará no segundo com larga vantagem sobre Aécio ou Marina.

Neste quadro, não há antecedentes, desde a redemocratização, de uma inversão de resultados.

Em resumo: Dilma é mais favorita do que nunca, em qualquer circunstância, tanto no primeiro como no segundo turno. Caminha para a reeleição.

*****

Em tempo:

Veja pirou

Estava esperando para ver a capa desta semana da Veja, revista da qual sou antigo assinante. Qual seria a nova bala de prata?

Que nada, nenhuma denúncia contra o PT, mas uma capa simplesmente inacreditável, totalmente sem noção, sem nexo, sem pudor, de um nonsense total.

Não se tata de opção ideológica ou partidária, mas de absoluta falta de bom senso editorial.

É o que dá entregar o comando da revista a quem não é do ramo.

Com a chamada "A cartada final", Veja conseguiu dar uma capa na véspera da eleição presidencial, sem a foto da presidente Dilma Rousseff, franca favorita à reeleição.

A capa destaca as fotos dos combativos adversários Marina Silva e Aécio Neves no debate da Globo, "o último duelo para decidir quem enfrenta Dilma Rousseff no segundo turno", sem sabermos nem se haverá segundo turno, como mostram as pesquisas acima.

Dilma é sujeito oculto, ausente da capa.

Dá para acreditar nisso?

2 comentários:

Unknown disse...

Não sei como se aguenta ler este purgante chamado Veja.

Anônimo disse...

A Istoé cometeu o mesmo "deslize" e foi ainda mais longe c a manchete"Hora da mudança" Panfleto de quinta