segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jabor: “A patologia de um fantoche”

Reproduzo o corajoso artigo de Marco Antonio Araújo, do blog “O Provocador”:

O ex-cineasta Arnaldo Jabor sempre aparece na calada da noite para assustar crianças e democratas com seus olhos e raciocínios esbugalhados. Medo.

Mais feio é o que ele escreve. Ao observar a patologia de suas dejeções literárias, ficam evidentes o oportunismo e a escatologia ideológica desse cidadão.

Do alto de seu ego, em vez de pular e suicidar-se, investe numa retórica de inegável pobreza estilística. Sua literatura arrogante é indigna de reacionários limpinhos como Nelson Rodrigues ou alucinados geniais como Glauber Rocha.

Sem pudor, o Arnaldo limpa os pés nos capachos dos palácios e outorga-se lucidez num país de dementes. Joga suas fichas ensebadas na provocação barata, na autopromoção compulsiva, no servilismo explícito.

Ele sempre encontra um jeito de puxar o saco dos barões e baronetes. FHC, Collor, Serra, Bush, Reagan. Até PC Farias esse homem defendeu. Menos o Lula, parabéns.

Arnaldo somatiza a doença da adesão incondicional ao poder econômico. Em seu maniqueísmo, que alterna forças das trevas e anjos neoliberais, o que não for tucano é lixo, espantalho, judas.

Uiva delírios paranóicos e destila rancor contra quem tenha um projeto para o Brasil diferente do genocídio promovido pelas elites brancas.

Faz de conta que seus aliados não são o que o Brasil formou de mais perverso, arcaico e malévolo nas últimas décadas.

Mártir de si mesmo, Arnaldo morre de medo de perder o emprego que lhe restou. Não há por que se preocupar. Sempre haverá espaço para os escribas do templo que exalem elogios subalternos e lambam as feridas que o poder produz.

PS: Se alguém achou esse post pesado, grosseiro ou sem noção, um conselho: imagine o Jabor lendo isto na TV. No fundo, no fundo, estou prestando uma homenagem.

.

17 comentários:

Anônimo disse...

Grosseiro que nada, você apenas falou o que ele merece escutar, o Arnaldo não passa de um pseudo cineasta metido a intelectual. Ao invés de ficar falando asneira e se achando o professor de Deus (logicamente desde que este Deus pense da mesma forma que ele), porque que ele não dá uma andada Brasil afora e verificar que o governo do PT está fazendo as transformações que os amigos dele não tiveram capacidade e nem interesse de fazê-lo. O que dói nestas hiênas de plantão é ver um presidente de origem simples ter o prestígio que tem.
Vamos carimbar mais esta neles, Dilma 2010 e o Arnaldo Jabour e seus asséclas que se danem.

joylce dominguez disse...

"O Diabo está aqui. Sinto um forte cheiro de enxofre neste lugar".

Falaste o que muita gente quer dizer.Parabens

Anônimo disse...

Este post pesado? Estás brincando! É leve demais para analizar essa figura escrota.
Aproveitando que escreveu sobre o ex-cineasta, Marcos Rey disse:
Não aceite conselhos de dois tipos de gente, ex-comunista e ex-fumante.
É só.
Fernando

Remindo disse...

Arnaldo Jabor e Augusto Nunes estão ocupando o espaço da oposição, como são de berço esplendido e educados acham que o Brasil precisa de suas opiniões. O Augusto é mesmo este calhorda direitista que aparece na Veja, mas o Arnaldo, coitado faz tudo isto para compensar sua frustração de cineasta. Agora, além deu um péssimo cineasta nos sai um péssimo brasileiro.

Milu disse...

Maravilha de post. Até que enfim encontroalguém que veja o tal do Jabor sem a máscara de intelectualoide que ele insiste em usar. Você ainda foi muito ameno com ele. Parabéns pelo post.

Unknown disse...

altamiro,

já tinha lido esse post. o arnaldo jabor é um ameba que cultiva o chão para o dono da organização globbes passa.

José Cristian Pimenta disse...

Pior do que imaginar o Jabor lendo isso, Altamiro, é imaginar Jabor sussurrando aquelas porcarias que ele escreve no ouvido do Roberto Freire.

Anônimo disse...

e QUE OUTRA HOMENAGEM ESTE JABORRECIDO PODERIA TER???????

Paulinho Pavaneli disse...

O verdadeiro nome dele deveria ser ARNALDO JABAJULADOR.

Ernesto Silva disse...

Meu caro Marco, não tiro uma só vírgula do seu artigo sobre o AJ, vou até evitar crescentar algo para ele não sair do ponto e ganhar o Frankstain. Não se sabe se no que ele diz falta raciocínio lógico ou lógica de raciocínio. De qualquer forma suas verborragias lembra a de um mentemcapto,

Ines Ferreira disse...

Cara, você tirou daqui! Este Jabour perdeu completamente a noção. Quando leio os seus artigos (sou um pouco masoquista) dá a impressão que enquanto ele escreve, ele baba sobre o teclador. O sujeito fala com um ódio! Que que é isto? O que as pessoas não fazem para ganharem dinheiro.

Anônimo disse...

O Asnaldo Jabor só fala arneiras!

Anônimo disse...

É isto aí e mais um pouco! O PSDB/DEM tem usado os tentáculos que criaram para atingir mais pessoas para o seu meio, Jabor é um destes tentáculos. Pior, é pegadiço. E ainda tem gente que leva este homem a sério.Mas vejo com certa alegria, pois a máscara caiu. Hoje temos claro quem são e a que vieram.

Unknown disse...

Imagina, da onde grosseria?/ Ja vi cada absurdo saindo daquela boca suja, seu ódio e preconceito são proporcionais a sua frustração de nunca ter conseguido ser um bom cineasta, talvez ele culpe o Lula quem sabe, ja que para ele Lula é culpado de tudo. Mas de fato, não perco meu tempo com ele, não vale a pena, cansa minha beleza, assim como deixei de ler o outro pseudo jornalista e um "companheiro" frustrado por la se sabe o que, digo companheiro porque ele mesmo se intitula um ex-petista, ex-esquerdista, eu diria que ele é um ex ser humano, pelo mundo de absurdos que escreve. Parabéns pelo texto, de excelente qualidade. Para quem quiser mais um blog de qualidade, aqui vai uma dica http://blogdaapoiamoslula.blogspot.com

eliz disse...

Puxa, você disse muito menos do que gostaríamos de dizer para este cineasta frustado. Seria maravilhosa a idéia deste artigo ser lido pelo próprio Jabor. Com toda a sua pseuda ira.

Unknown disse...

Altamiro.
Parece que você só colocou comentários contra esse senhor. Por princípio, não comungo rotulagem ou abordagens maniqueistas.Será que ninguém é a favor de alguns artigos desse cronista?
O que você acha do Paulo Henrique Amorim?
Marcos Cordeiro.

Cabrabrabo disse...

PERFEITO!!!

Enviarei este post a algununs conhecidos que psoam de "informados" porque "ouvirarm o Jabor".

Eles ficam bravos quando sacaneio eles. Quando derrubo seua argumentos um por um quando digo que Jabor é um indivíduo medíocre, que fez filmes bisonhos, que depois que as tetas da Embrafilme secaram, virou esta figura bizarra, de verborragia primária, que faz discursos sem nexo, mas que funcionam em alguns que querem tirar uma de "inteligentchs".