domingo, 31 de agosto de 2014

PSOL vai expulsar Heloísa Helena?

Por Altamiro Borges

Em 15 de agosto, o repórter Leonel Rocha postou no site da revista Época uma notinha apimentada intitulada: “PSDB quer ajudar Heloísa Helena em Alagoas”. Ele antecipava que “o tucano Teotônio Vilela Filho [governador do Estado que não concorre a reeleição] articula com aliados do PMDB e PSB o não lançamento de concorrentes ao Senado. O objetivo é fortalecer a candidatura da ex-senadora Heloísa Helena, pelo PSOL, na disputa com o ex-presidente e atual senador Fernando Collor. ‘Estamos em trabalho de parto para esta articulação’ disse Teotônio”. O que parecia ser uma intriga midiática, porém, não era. Tanto que o PSTU anunciou neste sábado (30) o abandono da campanha de Heloísa Helena.

O PSTU acusa a ex-senadora – que foi eleita pelo PT, deixou o partido, ajudou a fundar o PSOL, disputou a presidência da República pela legenda em 2006 e que já está de malas prontas para a Rede de Marina Silva – de promover uma “aliança branca” com o PSDB e os usineiros de Alagoas. Até fotos de Heloísa Helena abraçada ao tucano Júlio Cezar, candidato ao governo estadual, já estariam circulando nas redes sociais. Diante destes fatos, o PSTU decidiu enviar uma carta à direção da Frente de Esquerda de Alagoas. O tom da mensagem é duro:

“Heloísa Helena está rompendo com a Frente de Esquerda e com tudo que serviu de base para sua construção. Abraça os setores reacionários do estado em nome do projeto particular, abandonando um projeto coletivo extremamente importante para Alagoas. Abre mão da independência política tão cara à Frente. Heloísa rompe até mesmo com definições estabelecidas dentro de seu próprio partido. Quem será seu candidato a governador? Júlio César (PSDB) ou Mário Agra (PSOL)? Em quem votará para presidente? Em Luciana Genro (PSOL) ou em Marina Silva (PSB)?”.

Ao final da carta, o PSTU explicita sua posição: “Declaramos que nos retiramos da campanha de Heloísa Helena para o Senado até que ela reveja estas posições e desfaça estes acordos com o PSDB. De outra forma, não faremos mais campanha para sua candidatura ao Senado, porque estas alianças rompem o acordo que fizemos na Frente de Esquerda. O PSTU seguirá construindo a candidatura de Mário Agra neste momento. Seguiremos na Frente de Esquerda e respeitando suas definições: Heloísa Helena e o PSOL farão o mesmo?”, indaga o documento.

De fato, o PSOL está diante de uma enrascada. Tomará alguma medida disciplinar contra a candidata “rebelde”? Ela será expulsa ou advertida publicamente? Ou prevalecerá a visão pragmática, tão comum em períodos eleitorais? Para complicar ainda mais o cenário, nesta semana a mesma revista Época publicou uma longa entrevista com a ex-senadora. Ela não esconde o seu desejo: “O que mais quero é estar com Marina”. A reportagem lembra que “quando vai a Alagoas, Marina Silva (PSB) costuma hospedar-se na casa da vereadora Heloísa Helena (PSOL). Dorme no quarto do filho de Heloísa, que é sua amiga... Heloísa afirma que pode pedir votos para a amiga Marina, apesar de o PSOL ter uma candidata à Presidência, Luciana Genro".

*****

Leia também:






5 comentários:

Anônimo disse...

O PSOL tem força e capacidade para melhorar muito é só querer? O PARTIDO LANÇA MAIS 80 DE CANDIDATOS FEDERAIS ENTRE ESTES 25 MULHERES, JOVENS, NEGROS, NIPONICOS, TRABALHADOES, ESTUDANTES E LIDERES SINDICAL E DE VARIAS CLASES E O PARTIDO SÓ MOSTRA UM CANDITADO A FEDERAL Há DUAS SEMANAS O MESMO OCORRE COM OS CANDIDATOS ESTADUAIS DO PSOL IMFELIZMENTE ALEM DE MOSTRAR A INCOERENCIA DE DISCURSO DO PARTIDO E DOS CANDIDATOS MAGIORITARIOS DEMOCRACIA SÓ DA BOCA PARA FORA EU SOU MILITANTE E VOLUNTARIO DE A CANDIDATO ESTADUAL E FEDERAL DO PSOL E TODOS PERGUNTA A HORA QUE ELES VÃO PARECER NO HORARIOS ELEITORAL COMO TODOS PARTIDOS DE ESQUERDA E DIREITA ESTÃO FAZENDO E NEM MATERIAL DE CAMPANHA OS CANDIDATOS ESTADUAL E FEDERAL DO PSOL TEM. LUCIANA GENRO PRESIDENTE, MARINGONI GONERNADOR E ANA LUZIA SENADORA ESTÃO DE BRINQUEIXAM É QUE O PSOL AQUI EM SÃO PAULO TEM DONOS E CANDIDATOS LARANJAS E OTARIOS.

Tribuna do Sertão disse...

PSTU e PSOL não sabiam que HH apoiaria Marina???

Apoio açucarado

downloadQuem te viu, quem te vê! Heloísa Helena (PSOL) adotou de vez a prática da velha política em contra partida ao que prega sua amiga Marina Silva (PSB) que deseja a “nova política”.
A vereadora por Maceió e candidata ao senado recebe agora os apoios açucarados dos tucanos Julio Cézar e de toda staff governamental, leia-se Teotonio Vilela.
Como eleição majoritária é sempre ter mais um voto, HH justifica suas adesões – especialmente a de Julio Cézar dessa forma: “E por que nós estamos juntos? Porque Alagoas e o nosso sertão é maior que os partidos políticos, é maior que as divergências que podem existir”.
Na verdade, tudo não passa de um samba do crioulo doido (fidelidade partidária às favas) ou o sentimento de conterraneidade baixou nesses três fidalgos políticos palmeirenses? Mas aí está um exemplo (bom ou mau?) de que as bandeiras partidárias praticamente não tem valor nessa cultura política hodierna… Taí, a foto em que PSDB, PSOL e PT juntos em plena campanha eleitoral…
Mas a decisão de HH não foi bem vinda pelos partidos que originariamente apoiam a vereadora. O PSTU foi o primeiro a romper com Heloísa Helena por causa de apoio “açucarado” (leia-se unineiros).

http://www.tribunadosertao.com.br/blog/vladimirblog/apoio-acucarado/

Blog do Bernardino disse...

Tucano Júlio Cézar diz" a voz de Heloísa Helena faz falta em Brasilia"
Aniversário de casamento da presidente dos Carreiros reúne líderes políticos de diferentes partidos para debater alternativas ao setor


E-mail Mais opções
Júlio Cézar diz
Júlio Cézar diz "a voz de Heloísa Helena faz falta em Brasília
O aniversário de casamento de Ana Cleide, presidente da Associação dos Carreiros e líder do Assentamento Poço Salgado, em Santana do Ipanema, reuniu líderes políticos que disputam as eleições de 2014. Da festa participaram o candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Júlio Cézar; a candidata ao Senado pelo PSOL, Heloísa Helena; e os candidatos a deputado federal, Pedro Vilela (PSDB); e estadual, Ronaldo Medeiros (PT).

O evento reuniu cerca de 400 pessoas na casa de Ana Cleide e Osvaldo. A anfitriã agradeceu a presença de todas as lideranças e fez questão de anunciar que fará de tudo para eleger Júlio Cezar como governador de Alagoas.

“Como 45 que sou, acompanho Júlio Cézar aonde ele for. Porque antes do governo de Teotônio Vilela (PSDB), o agricultor era invisível. Hoje, quando eu chego no Palácio não encontro mais portas fechadas. E é por isso que vou ajudar a eleger Júlio governador. Alagoas não pode parar”, declarou a agricultora.

Emocionado, Júlio Cezar agradeceu o apoio dos agricultores e falou sobre a crise do setor sucroalcooleiro que vive o estado. “Infelizmente, Alagoas ainda é muito dependente do setor sucroalcooleiro, que é responsável por 75% da nossa economia. Precisamos diversificar a economia atraindo novos investidores e indústrias. Nos últimos sete anos, foram 100 novos empreendimentos gerando emprego. E nós vamos avançar”, lança.

Endossando o discurso de Júlio Cézar, Pedro Vilela, que disputa assento na Câmara dos Deputados, se colocou à disposição para colaborar com a vida do sertanejo e do pequeno agricultor. “Estou aqui para firmar um compromisso com o sertanejo, com quem vive da agricultura e precisa do campo para trabalhar”.

“Estamos aqui com Julio Cezar um grande amigo, meu candidato ao Governo de Alagoas, candidato do meu partido, que precisa de um voto de confiança. Um vencedor. Conte comigo nessa batalha”, afirmou.

Corrente do Bem

A candidata ao Senado pelo Psol,Heloísa Helena, ainda chamou atenção para o encontro de lideranças políticas de partidos diferentes - Psol, PT e PSDB - que contraria os desejos do “andar de cima da política”, mas trabalha ouvindo o ronco das ruas do andar de baixo.

“Alguém que não saiba o que acontece, uma reunião de agricultura familiar, e tem tanta gente de partidos diferentes, que apoiam gente diferente. O Júlio Cézar é mais novo do que eu, conheço ele de pequeno de Palmeira dos Índios. Esse guerreiro, filho de família humilde, que lutou para chegar até aqui. Ele é candidato a governador, meu partido tem outro. E por que nós estamos juntos? Porque Alagoas e o nosso sertão é maior que os partidos políticos, é maior que as divergências que podem existir", dispara.

Para Júlio Cézar, independente de partidos políticos, é preciso formar uma corrente para trabalhar por Alagoas. O tucano reafirmou apoio a candidata ao senado do PSOL. “O motivo que nos une é maior do que nossas diferenças políticas, são 3 milhões de alagoanos. Essa voz está fazendo falta em Brasília. Nós vamos precisar dessa voz, da voz de Heloísa Helena, para defender quem mais sofre no Nordeste, que é o povo do sertão”, concluiu.

acesse>twitter@Bsoutomaior

Email:Bernardinosm01@hotmail.com

http://estatico.cadaminuto.com.br/blog/bernardino

Anônimo disse...

Bem, se o PSOL tiver que tomar uma posição, é melhor que seja para tirar o PSTU da coligação. Coisa mais do passado essa história! Heloísa Helena orgulha Alagoas, orgulha o Brasil. Ela não fez e nem faz acordo com PSDB ou qualquer outra força política que não siga sua cartilha. O que acontece em Alagoas é que todos que rejeitam Collor, hoje ligado ao PT, vão votar em Heloísa, incluindo aí o PSDB. O PSTU deveria se envergonhar de fazer o jogo de Collor.

Unknown disse...

Controvérsia, confusão, indecisão e falta de personalidade política são apenas algumas características dessas duas senhoras (Marina Silva e Heloisa Helena).
Lula que conhece as duas muito bem, no início da campanha de 2014, ao ser indagado sobre a candidatura de Marina respondeu algo do tipo: o problema da Marina será conviver com suas contradições.
Quando ainda era Presidente e Heloisa estava saindo do PT, Lula falou que algumas pessoas não estão preparadas pra ser governo sabendo assimilar críticas e defender o governo que pertence.
Tudo que Lula falou continua atual.
As duas encrenqueiras apenas pioraram em suas idéias e decisões. Talvez por isso e outras contradições mais dificilmente alcançarão um degrau maior na política.