domingo, 31 de agosto de 2014

Marina sob ataque: ela resiste?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Errei na avaliação. Imaginava que, diante da subida abrupta de Marina Silva nas pesquisas, a velha mídia ligada aos tucanos não entraria numa aventura: tentar desconstruir Marina, para permitir que Aécio recupere o segundo lugar nas pesquisas.

A mídia entrou pesado, sim. Aécio deu sinais de resistência, com um bom desempenho no debate da Band. Não jogou a toalha. Blogueiros da “Veja” atacam Marina. Blogueiros do UOL também. Veja aqui a análise de Josias de Souza, que afirma: a história do jatinho de Eduardo, pago com dinheiro de laranjas e fantasmas, pode transformar Marina numa sub-Marina.

Aécio deu a senha. Disse que nada está garantido, nada é suficientemente sólido antes da segunda semana de setembro. Ele parece ter razão. O tucano fez ataques leves à candidata durante o debate da Band. Tentou mostrar que ela não tem nada de “nova política”. Isso faz efeito junto à classe média. Mas a juventude marineira, aquela que vai com ela porque é “nova” e “limpa”, essa só vai abandonar a candidata se houver uma onda midiática com denúncias contra Marina.

Bonner no JN fez parte do serviço. Nas redes sociais, nesta quinta-feira, avançam as citações negativas a Marina. A dúvida é: o eleitorado dela é sensível a isso? Ou o cansaço com PT e PSDB é maior do que qualquer denúncia?

Minha impressão? Marina, pra se consolidar, precisará ceder ainda mais, precisará sentar e conversar com quem manda nas Comunicações. A maneira como ela respondeu às indagações (leves, muito mais leves do que as que foram feitas a Dilma) de Bonner e Patricia no JN mostra que Marina tem dificuldades para ser aceita como confiável pelas grandes elites. Marina foi sarcástica, mostrou as garras.

A revista Época, no perfil sobre Marina desta semana, manda dois recados claros da família Marinho para a candidata: “Marina precisará domar suas convicções para não se tornar vítima delas” e “Candidatos de verdade precisam ser agregadores e ter propostas realistas. Marina está preparada para ser uma candidata de verdade”?

O bombardeio a que Marina será submetida nas próximas duas semanas tem um duplo objetivo: favorecer Aécio e/ou levar a candidata do PSB ainda mais para a direita. Se Marina resistir com 25% ou 27% dos votos, ela será a candidata conservadora: mas aí uma candidata confiável, terá topado o jogo. Se Marina tropeçar e se enredar no escândalo do avião (e em outros que virão nos próximos dias), aí a bola pode voltar para Aécio.

A primeira hipótese parece a mais provável. Mas o jogo ainda está sendo jogado. E a turma de Aécio não desistiu. Longe disso.

O PT torce para que a mídia tucana faça o serviço, tornando Marina – no mínimo – mais fraca num eventual segundo turno em que ela entraria hoje como favorita. Mas o jogo é pesado. Está ainda no primeiro tempo.

0 comentários: