quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PT questiona exclusão de Padilha na Globo

Do site Vermelho:

O PT de São Paulo, presidido por Emídio de Souza, ainda aguarda uma resposta da Rede Globo a respeito da carta enviada à emissora no final de semana, questionando a exclusão do candidato Alexandre Padilha da cobertura diária no Estado.

Na semana passada, o PT ficou sabendo que a Globo, este ano, estabeleceu que só vai acompanhar diariamente a agenda do postulante que obteve mais de 6% das intenções de votos nas últimas pesquisas Ibope e Datafolha. Padilha obteve 5% na sondagem de julho.

O critério em São Paulo, de acordo com a empresa da família Marinho, é o mesmo empregado na cobertura presidencial. Mas, no plano federal, os três principais candidatos são alvos da emissora diariamente, enquanto em São Paulo, apenas Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Skaf (PMDB) são evidenciados.

Na carta encaminhada na última sexta-feira (8), Emídio, que também coordena a campanha de Padilha, ressaltou que a margem de erro das pesquisas variam entre 2 e 3 pontos para mais ou para menos. Assim, pode ser que Padilha seja preferência de até 8% do eleitorado paulista e esteja, portanto, dentro dos critérios da emissora.

"Diante disso, solicito a essa emissora que reavalie sua posição, visto que tais critérios podem incorrer em injustiça com o candidato em questão, bem como prejudicar o processo democrático da eleição e o direito assegurado aos cidadãos pela Constituição de garantia de informações de forma transparente e igualitária", disse Emídio.

Ainda de acordo com a assessoria do petista, o PT aguarda a resposta da Globo para avaliar se entrará com uma medida judicial em busca de isonomia entre os principais candidatos em São Paulo.

Leia a íntegra da carta abaixo:

*****

PT - PARTIDOS DOS TRABALHADORES

Caros senhores, boa tarde.

Foi com surpresa e perplexidade que recebi informações sobre as regras para a cobertura jornalística das eleições 2014 da Rede Globo no Estado de São Paulo, que irá retirar do noticiário diário a cobertura das atividades e da campanha de Alexandre Padilha (PT-SP).

Ciente de que a emissora obedece critérios de isonomia e oferece oportunidade para a participação de todos os candidatos, em sintonia com o processo democrático e que deve ser sempre celebrado, me posiciono fortemente contra as regras enviadas, pois avalio que as mesmas vão de encontro à premissa apresentada.

Primeiramente por saber do poder de comunicação da emissora e do impacto que a retirada das atividades e das propostas do Alexandre Padilha do noticiário diário podem provocar junto aos eleitores, que como revelam pesquisas de intenção de votos, querem mudanças e necessitam de informações para fazer suas escolhas.

Em seguida, por propor a reflexão de que se não houve por parte do STF a criação da cláusula de barreira, não cabe a um veículo de comunicação definir critérios tão intangíveis para impedir que a televisão leve aos eleitores paulistas informações relevantes para o Estado e para as eleições, como as propostas dos postulantes.

Solicito ainda que a direção avalie que, em se levando em consideração os critérios dos institutos de pesquisa, que esclarecem a cada pesquisa que existe uma margem de erro em suas medições de 2 a 3 pontos para mais ou para menos, o candidato Alexandre Padilha pode ter registro de intenções e voto da ordem de até 8%.

Diante disso, solicito a essa emissora que reavalie sua posição, visto que tais critérios podem incorrer em injustiça com o candidato em questão, bem como prejudicar o processo democrático da eleição e o direito assegurado aos cidadãos pela Constituição de garantia de informações de forma transparente e igualitária.

Ciente de sua compreensão, reitero meus votos de estima e aguardo manifestação sobre o tema.

Emidio de Souza, presidente estadual PT-SP

2 comentários:

Anônimo disse...

Salam Miro !

Na boa, eu acho bem feito quando a Globo sacaneia o PT mesmo sendo petista. Quem manda sustentar o Globo nestes 12 anos ??

Bem feito !!!!!

Irineu Dourado ( Palmeirense )

Anônimo disse...

Será que chegamos a esse nível de esculhambação e autoritarismo dessa COISA TERRORISTA chamada rede globo de tv??? . Não interessa para a sociedade os critérios da globo e seus interesses, O Padilha é um candidato e concorre as eleições, portanto, o que ele tem a dizer é de interesse público, logo, precisamos e queremos ouvi-lo. Essa coisa NOJENTA ( organizações globo) que pretende tomar conta do
Brasil , é uma concessão poública, e por menos que queira e que tenha feito, ela existe para atender os interesses da sociedade , sera que não basta a proteção vergonhosa e criminosa que ela faz para a oposição. Acordem brasileiros!!!!, abaixo a rede globo e similares.. No Brasil não temos mídia, mas sim uma MÁFIA PODRE E TERRORISTA liderada pela globo.....
pelA globo