quarta-feira, 19 de março de 2014

Guerra do BBB: Globo derrota UOL

Por Altamiro Borges

Numa decisão inédita, a Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta terça-feira (18) que o portal UOL, pertencente ao Grupo Folha, retire todas as postagens sobre o reality show “Big Brother Brasil-14”. Ela acatou pedidos de liminar apresentados pela Rede Globo e pela empresa Endemol, que detêm os direitos do BBB. O UOL já informou que “tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão”, com base “no princípio inalienável do exercício da liberdade de expressão”. Mas a batalha jurídica será inglória. A famiglia Marinho parece dominar totalmente o judiciário carioca e não vacila em acioná-lo – seja para calar blogueiros ou até para humilhar parceiros comerciais (Globo e Folha são sócios na edição do jornal Valor). A decisão de ontem também afeta o portal Terra.

No caso do UOL, a decisão impõe que o portal “abstenha-se da exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol". A medida afeta a cobertura em todos os níveis, inclusive em blogs. Em caso de desrespeito à decisão, a multa fixada é de R$ 100 mil por dia. A guerra entre UOL e Globo na cobertura de eventos é antiga, mas a famiglia Marinho nunca conseguiu censurar a famiglia Frias. “Na Copa da África do Sul, por exemplo, quando a TV Globo se recusou a fornecer trechos de jogos, que seriam usados para a produção de vídeo-reportagens, o UOL ganhou na Justiça o direito de produzi-los”, relata o portal.

Ainda segundo o site, “a censura ao BBB não tem precedente... Há 12 anos, o portal oferece uma cobertura independente do ‘Big Brother Brasil’, à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo”. Já a Rede Globo argumenta que a “Justiça concedeu liminar proibindo os portais de explorarem comercialmente os conteúdos" e que a medida “não tem o objetivo de impedir os sites de produzir matérias jornalísticas sobre o programa... Só não é possível camuflar a exploração não autorizada de conteúdo protegido pelos direitos autorais sob a fantasia de cobertura jornalística".

Para o jornalista Daniel Castro, do site “Notícias da TV”, a decisão da Justiça do Rio de Janeiro é um caso grave de censura. “Tanto UOL quanto Terra fazem cobertura intensiva de Big Brother Brasil. Jornalistas trabalham 24 horas na cobertura do programa. Os profissionais não apenas assistem às transmissões via pay-per-view, às quais qualquer pessoa tem acesso (desde que pague). Também entrevistam ex-participantes, parentes, informam audiências e escrevem análises e críticas. O trabalho é essencialmente jornalístico e, de fato, concorre com o site oficial de BBB, que também noticia o que acontece no confinamento do programa. Mas não se trata de apropriação de conteúdo produzido pela Globo e sim de cobertura de transmissão realizada pela Globo”.

“Embora a cobertura intensiva de Big Brother seja tão antiga quanto o reality, no ar desde 2002, é a primeira vez que a Globo vai à Justiça tentando impedir a cobertura em canais especiais de portais. A queda de audiência do programa na TV e o crescimento da audiência na internet talvez expliquem o gesto da emissora”, conclui Daniel Castro.

*****

Leia também:

- A "guerrilha" da TV Globo por audiência

- As piores audiências da TV Globo

- Internet arrebenta audiência da Globo

- Razões da queda de audiência da Globo

- Controle remoto e comando da Globo

- Globo: audiência cai, lucro aumenta!

4 comentários:

Anônimo disse...

Quanto menos se divulgar essa excrescência do BBB, melhor! Tô errado?
Arnaldo

Anônimo disse...

Recem chegado do império eu te digo: lá tá tudo uma merda. Imagina voce que em 35 minutos eu fiz imigração, controle de bagagem e aluguei um carro. Na minha volta eu levei 2h40m para fazer a mesma coisa no aeroporto de guarulhos. Só nao aluguei um carro pois peguei um táxi. Lá tá tudo caro, imagina voce que eu aluguei um ford fusion por 15 dias e paguei só 424 dolares. comprei tenis barato, roupa, relogio, essas coisas de gente merdantilista como eu. O paisinho atrasado o deles, viu? A minha sorte foi que eu já estou de volta para o nosso querido Brasil e pronto para ler as teorias esquerdistas. Estava com saudade...

Stalder

Anônimo disse...

... censura, manipulação, calunias, sonegação, corrupção ativa e passiva, ocultação de cadáveres, são alguns crimes praticados pela Globo, financiada pelo governo e líder de audiência com programas para a idiotização geral...

Anônimo disse...

Querido,você foi à matriz onde cada coisa "baratinha" que compra está embutido exploração,trabalho escravo,corrupção,