terça-feira, 2 de setembro de 2014

Até o demo Agripino já rifou Aécio?

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Na tarde desta terça-feira (2), Aécio Neves convocou as principais lideranças do seu partido para anunciar que “não desistirá da candidatura”. A cena foi cômica, com direito à presença do rejeitado FHC. Na coletiva à imprensa, o senador mineiro garantiu que estará no segundo turno das eleições e aproveitou para atacar Marina Silva, a candidata carona do PSB que o jogou para o humilhante terceiro lugar na briga sucessória. Disse que ela é uma “metamorfose ambulante”, segundo relato da agência Reuters. Apesar da encenação, ninguém acreditou muito na firmeza do cambaleante tucano. Pouco antes, o próprio coordenador da sua campanha, o demo Agripino Maia, já havia jogado a toalha!

“O PSB tem afinidades antigas conosco, desde o tempo do Eduardo Campos. O inimigo maior a ser batido é o PT. Tanto pode dar Aécio apoiando a Marina quanto o contrário”, afirmou o atabalhoado presidente do DEM. Sua declaração caiu como uma bomba no comando tucano. Segundo a Folha, “a frase de Agripino agravou a sensação de crise na campanha” e “irritou a cúpula do PSDB e o próprio candidato”. O demo até tentou se recuperar. Ele divulgou uma nota em que afirma que “todo o esforço dos partidos que apoiam a candidatura de Aécio se volta para levá-lo ao segundo turno e temos a convicção de que nele estaremos... Alianças para o segundo turno serão discutidas quando o segundo turno vier”.

O estrago, porém, já estava feito e comprova o quadro de tensão existente na cúpula tucana. Nos últimos dias, inclusive, circulou o boato de que Aécio Neves poderia desistir da sua candidatura à presidente da República e disputar o governo de Minas Gerais – onde o PSDB corre o sério risco de perder as eleições após vários anos de hegemonia. O senador mineiro insiste que “pretendo estar no segundo turno e ganhar a eleição”, mas ninguém bota muita fé. O temor dos tucanos nesta altura do campeonato é evitar a desidratação do partido, com a redução da sua bancada de deputados e a derrota nos poucos Estados em que ainda governa. Demos e tucanos podem rumar juntos para o inferno – se o diabo aceitar!

Neste cenário de falência da oposição demotucana, os mais oportunistas já preparam as suas bagagens para embarcar na canoa de Marina Silva. No jornal Estadão, a intenção de Agripino Maia fica mais explícita: “O sentimento que nos move e nos mantém unidos - PSDB, DEM e Solidariedade - é garantir a ida de Aécio para o segundo turno. Se não for possível, vamos avalizar a transição para o segundo turno. Ou seja, com uma aliança com Marina Silva. É tudo contra um mal maior que é o PT... PSDB e DEM são oposição fundamentalmente ao PT e, se Marina ganhar derrotando o PT, os petistas estarão automaticamente remetidos à oposição. Então, se isso vier a acontecer, o caminho natural seria esse”.

Pelas turbulências no voo, Aécio Neves já foi rifado. Ele terá mais tempo para usar o “aecioporto” na fazenda do seu tio-avô em Cláudio!

*****

Leia também:




3 comentários:

Anônimo disse...

Plebiscito: http://youtu.be/kuO71TfKNZo

Anônimo disse...

Agripino Maia age como presidente de time de futebol, refere-se a Aécio como técnico e afirma: Aécio Neves está prestigiado! (Rs)

Anônimo disse...

Isso confirma o racha que há no PSDB. Se fosse um candidato paulista, era marina que estaria em 3º lugar.