terça-feira, 7 de setembro de 2010

A direita quer ganhar no tapetão

Reproduzo editorial do sítio Vermelho:

Há um espectro rondando a sucessão presidencial – o fantasma da tentativa de uma saída à margem das normas institucionais e da lei. Da busca da vitória no tapetão, como se diz no futebol. Mas não passa de um espectro, de uma pálida sombra de um passado ameaçador que, nestes vinte e cinco anos de normalidade democrática – o mais longo da história do país – parece expulso de vez do cenário brasileiro.

O caminho desse espectro é o envelhecido roteiro da direita brasileira, a ameaça do uso de dossiês como petardos contra adversários políticos. Na eleição deste ano, ele vem envolto em uma construção capenga: a bisbilhotagem da situação fiscal para constranger adversários políticos. Em junho a Folha de S. Paulo denunciou a violação do sigilo fiscal do dirigente tucano Eduardo Jorge e acusou o comando de campanha de Dilma Rousseff como a origem dessa irregularidade. Mais tarde a denuncia engordou com a inclusão de outros dirigentes tucanos na lista dos que teriam tido suas declarações à Receita Federal acessadas ilegalmente. Agora, aparece nessa lista o nome da filha de José Serra, Verônica. Tudo isso, segundo a denúncia da mídia dos patrões e do cardinalato tucano, mirando o candidato da oposição, o próprio José Serra.

Mais um passo da trama foi dado no dia 1º de setembro, quando o alto comando da campanha da oposição entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral acusando o Partido dos Trabalhadores de montar dossiês anti-tucanos, exigindo a apuração do suposto envolvimento de Dilma Rousseff na quebra dos sigilos e pedindo a cassação de sua candidatura. O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Aldir Passarinho Jr, deu a essa pretensão descabida (e golpista) o destino adequado: o silêncio dos arquivos. Mesmo porque ele avaliou não existe fatos que comprovem a presunção aloprada dos tucanos.

É uma acusação improcedente e inverossímil. Afinal, montada em índices de opinião que superam os 51% de aprovação popular e indicam uma confortável e aparentemente irreversível dianteira sobre o tucano José Serra e a soma das indicações de todos os demais candidatos (o que indica uma vitória já no primeiro turno da eleição), qual o sentido que poderia ter uma iniciativa ilegal contra um adversário que as pesquisas revelam cada vez mais distante?

A estridente campanha da mídia em torno desses supostos dossiês só pode ter um sentido: o de criar fatos para justificar medidas judiciais contra a quase provável eleição de Dilma Rousseff. Isto é, na iminência de perder nas urnas, no voto popular, a direita parece articular-se para disputar nos tribunais, alegando um crime eleitoral cuja prova seria justamente o dossiê formado pela bisbilhotagem que ela alardeia pela mídia.

Essa atitude tem um nome: golpe. No passado, a direita colocou na rua a classe média conservadora e teve o apoio de chefes militares anticomunistas para afastar do poder políticos que não rezavam por sua cartilha, mas representavam avanços democráticos e sociais como Getúlio Vargas e João Goulart.

Foi à memória desse passado que precisa ser superado que o tucano José Serra referiu-se (e a mídia repercutiu) quando, em encontro com militares reformados (aposentados) no Clube da Aeronáutica (dia 27 de agosto) desenterrou o argumento da direita para derrubar Goulart em 1964: o fantasma da "república sindicalista”, que volta a assombrar os conservadores golpistas, entre os quais ele próprio se inclui ao repetir tal alegação. “Uma grande motivação da derrubada de Jango era que a idea da república sindicalista não tinha a menor possibilidade de acontecer tal a fraqueza do governo. Mas agora fizeram a república sindicalista”, disse ele numa visível incitação à ação militar contra o governo Lula. No passado quem agia assim era conhecido como “vivandeira de quartel”, aqueles que rondavam os homens fardados para reverter derrotas nas urnas.

Hoje, essa direita golpista já não tem apoio popular (que fim levou o “Cansei”, de 2007?). Com e com os oficiais da ativa das Forças Armadas voltados para seus deveres profissionais e constitucionais, o que resta à direita é um conluio entre retrógrados anciãos do neoliberalismo e o jornalismo decadente da imprensa do grande capital.

Contra a direita, a nação coloca-se quase unânime, como indicam os 96% de aprovação ao governo Lula (soma dos que, nas pesquisas de opinião, consideram seu governo ótimo, bom ou regular). A palavra golpe precisa ser banida do dicionário político brasileiro. O povo não aceita mais saídas à margem da lei e contrárias à soberania popular manifestada nas urnas. Nem a normalidade democrática acolhe aventuras dessa natureza.

.

1 comentários:

Unknown disse...

Noblat está fazendo uma provocação no seu Blog (ver em http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/09/07/perguntas-para-dilma-322481.asp) Onde ele expõe a cilada que seria a Dilma ir em mais um ïnterrogatório" de Oglobo!
A minha sugestão é que o maior número de pessoas acessem o Blog e respondam à altura, sem ataques mas com firmeza que mostre a este senhor que não é de hj apoia o Golpe contra a candidatura Dilma, pelo simples fato de ser uma canddidatura do povo. os meus posts estão mais uma vez censurados. E a censura ocorre pois meus comentários são sempre no sentido de desmascarar a postura golpista destes chamados ex "formadores de opinião", sem agressões. Tive que mudar uma vez de email para que meus posts voltassem a serem publicados, até que fui mais uma vez censurado. posso escrever qq coisa que não publicam.
Bem mas É PRECISO RESPONDER E ESTA PROVOCAÇÃO DO sr NOBLAT!!!
(VOU PUBLICAR ESTA MENSAGEM EM OUTROS BLOGS PARA QUE A BLOGOSFERA REAJA A MAIS ESTA PROVOCAÇÃO DE UM MEMBRO NATO DOP PIG!!!)