segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Noblat e o "gigante adormecido"

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Em seu blog hospedado no sítio do jornal O Globo, o jornalista e militante Ricardo Noblat faz hoje (12) uma conclamação entusiástica para novos protestos de rua. Ele está indignado e dá tiros para todos os lados. No texto intitulado "O gigante dormiu. De novo", ele critica o relator do regimento do Senado, Edison Lobão Filho (PMDB), que "decidiu sumir com a palavra ética" do documento, e condena o uso de dinheiro público em campanhas eleitorais. Como sempre, porém, a indignação de Noblat é seletiva. Ele não fala nada, por exemplo, da sonegação bilionária das Organizações Globo.



O "calunista" global, que nunca gostou muito dos protestos populares, agora roga pelo retorno das massas às rua. "Cadê o gigante? Ele não havia acordado? Foi em junho último que manifestações diárias sacudiram o país. Num único dia, mais de três milhões de pessoas gritaram slogans, enfrentaram a polícia e algumas botaram para quebrar. Nunca os políticos temeram tanto o povo. A presidente da República falou à Nação. O Congresso prometeu aprovar em regime de urgência um lote de benfeitorias sob o título de Agenda Positiva".

Mais uma vez, na sua seletividade, ele deixa de mencionar que os manifestantes também "gritaram slogans" contra a Rede Globo - um dos mais ouvidos em todo o país. Somente no dia 11 de julho ocorreram nove manifestações em frente às sedes da emissora e das suas afiliadas. Mas Noblat não viu! Ele prefere dizer que "nunca os políticos temeram tanto o povo", mas nada fala sobre o medo que tomou conta dos seus patrões - que retiraram as equipes de repórteres das ruas e cobrem os protestos do alto de prédios e de helicópteros.

Já que está tão animado com as manifestações populares, o jornalista da Globo poderia aproveitar o seu espaço nobre para reforçar duas iniciativas dos próximos dias. Nesta quarta-feira, o Movimento Passe Livre (MPL), o Sindicato dos Metroviárias e várias outras entidades agendaram um protesto na capital paulista para exigir a apuração das denúncias sobre o propinoduto tucano. No seu artigo, Noblat até cita o caso, mas sem grande ênfase. "A cara de bom moço do PSDB foi seriamente desfigurada pelo escândalo das licitações de trens dirigidas". Cara de bom moço do PSDB?

Outra mobilização está sendo preparada para 30 de agosto, junto ao Dia Nacional de Paralisações convocada pelas centrais. A ideia é ocupar novamente as ruas em frente às sedes da TV Globo e de suas afiliadas para exigir a apuração das denúncias sobre a bilionária sonegação fiscal da emissora. Será que o Ricardo Noblat topa divulgar esta iniciativa. Ele mesmo encerra o artigo com uma boa provocação: "Quanto ao gigante... Nada mais esquisito. Faz o maior auê, sai de cena de mãos vazias e se recolhe para pegar no sono. Não, meu caro, não é hora de deitar em berço esplêndido".

*****

Leia também:

- As mentiras de Ricardo Noblat

- Noblat, não rasgue a Constituição

- Noblat enterra o colunista Demóstenes

- Noblat e os golpistas da Venezuela

- Noblat desmascara Noblat

2 comentários:

Anônimo disse...

Aulete online explica Noblat

canalha
(ca.na.lha)

a2g.

1. Diz-se de pessoa tem mau caráter ou comete ações vis, desprezíveis, indignas (indivíduo canalha)

2. Próprio desse tipo de pessoa (atitude canalha)

s2g.

3. Pej. Pessoa infame, reles, moral ou socialmente desprezível

sf.

4. Conjunto de pessoas socialmente desqualificadas, indignas ou moralmente desprezíveis: "Via nos olhos do homem um desprezo superior pela canalha que não reagia." (Marques Rebelo, Marafa))

[F.: Do it. canaglia.]

Regina disse...

E vc. tem alguma esperança que ele vá criticar a GloboNem ela nem o PSDB