domingo, 3 de fevereiro de 2013

A fortuna dos filhos do Marinho


Por Altamiro Borges

Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto, herdeiros do império das Organizações Globo, não têm o que reclamar dos governos Lula e Dilma. Eles ganharam muita grana neste período e só fazem oposição raivosa por razões políticas, de classe. Após quase dez anos de ausência na lista dos bilionários da revista Forbes, a família Marinho voltou a ocupar posição de destaque no ranking mundial. Segundo a publicação, os filhos de Roberto Marinho acumulam fortunas individuais próximas de 5 bilhões de dólares.

Quando da morte do patrono da família, em agosto de 2003, o império midiático atravessava uma situação financeira complicada, quase falimentar. A Rede Globo tinha apostado as suas fichas na falsa estabilidade do governo FHC e se endividou aos tubos, inclusive junto ao generoso BNDES. Com a retomada do crescimento econômico no governo Lula, a corporação voltou a prosperar. Ela lucrou com a forte expansão do mercado publicitário e com outros negócios milionários – como o crescimento da tevê por assinatura.

Em agosto do ano passado, a edição brasileira da Forbes já havia apontado o vertiginoso enriquecimento dos herdeiros das Organizações Globo. Segundo a publicação, a família Marinho ocupava a sexta posição entre os 15 empresários mais ricos do país – já Roberto Civita, dono do Grupo Abril e chefão da asquerosa revista Veja, aparecia em 14ª lugar. Agora, os filhos de Roberto Marinho voltam a ocupar posição de destaque no ranking mundial, apesar da grave crise que abala a mídia tradicional no mundo inteiro.

O enriquecimento dos filhos de Roberto Marinho até mereceria uma investigação. Afinal, nos últimos anos a audiência da emissora na tevê aberta tem sofrido constantes quedas. Mesmo assim, no ano passado ela teve um estranho faturamento de R$ 12 bilhões – cerca de 10% acima do ano anterior. Todas estas “vantagens” não fizeram com que os filhos de Roberto Marinho refluíssem na sua postura de principal partido da direita nativa. Para tranquilizá-los, o governo ainda doa fortunas ao grupo em publicidade oficial. Haja bondade! 

5 comentários:

Olavo disse...

NÃO CONSIGO ENTENDER A ORIGEM DE TANTA BONDADE.

Anônimo disse...

È de chorar de tristeza, tamanha fortuna, e eu, trabalhando desde os meus 15 anos, agora com 60, irei receber uns R$ 1.200 de aposentadoria. Se o mundo acabasse hoje, eu diria, gracas à Deus

Anônimo disse...

Aí fica difícil, né... A Globo enriquece e o governo é bondoso? Haja bondade e cegueira! Amigo, acorda pra ver qual é a nova direita!!! Estão todos "juntos e misturados"!!! Vou ter que começar a procurar "o reverso da luta contra a ditadura midiática", tamanha cegueira por aqui!

Anônimo disse...

Aí fica difícil, né... A Globo enriquece e o governo é bondoso? Haja bondade e cegueira! Amigo, acorda pra ver qual é a nova direita!!! Estão todos "juntos e misturados"!!! Vou ter que começar a procurar "o reverso da luta contra a ditadura midiática", tamanha cegueira por aqui!

Regina disse...

Uma pista poderia ser: começar a investigar se não há ninguém mais importante e "distante" dentro dessa organização.