segunda-feira, 17 de junho de 2013

A cobertura homicida da Veja

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Por um curto período, respondi a Giancarlo Civita na Abril.

Eu era diretor superintendente das revistas masculinas da Abril, na época, começo dos anos 2000.

Gianca, hoje com 50 anos, era um chefe de cabeça muito mais arejada que a média dos comandantes da Abril.

Lembro uma vez que o alto comando da Abril ficou indignado porque a Vip, então em minha órbita, publicou um artigo de humor sobre como montar uma suruba.

Era um artigo que não ‘cabia’ na arvorezinha da Abril, conforme se falava naqueles dias quando aparecia algum texto que fugisse do convencional.

Os queixumes chegaram a mim, e fui conversar com Gianca. Ele riu.

Tinha mente aberta: como seu irmão caçula, Titi, chefiara a MTV, muito mais liberal em costumes que a Abril.

Fiz esse introito porque me pergunto se Gianca e Titi concordam com a cobertura que a Veja vem dando em seu site às manifestações de protestos de jovens paulistanos.

É uma cobertura odiosa e que incita à violência policial ao se referir aos manifestantes como ‘terroristas’, ‘baderneiros’, ‘vândalos’, ‘vagabundos’ e ‘remelentos’.

O tom remete ao do promotor Rogério Zagallo, que disse que se a tropa de choque atirasse nas pessoas que o prendiam no trânsito ele trataria de arquivar o inquérito em sua jurisdição.

Não vou entrar no mérito da desconexão com a sociedade: como mostra o Datafolha, a maioria expressiva dos paulistanos apoia os protestos mesmo enfrentando, eventualmente, algum transtorno pessoal, como um trânsito parado.

Não vou me deter nessa desconexão, repito, embora todos saibamos quanto faz mal a uma publicação ir tão acintosamente contra um movimento a que as pessoas são favoráveis.

(Lembremos quanto a Folha lucrou ao apoiar o movimento Diretas Já, e quanto a Globo ficou manchada em sua reputação por ignorá-lo.)

Vou me limitar à cobertura escabrosa, em si.

É o triunfo da ignorância radical, do conservadorismo desvairado, do reacionarismo enraivecido e da violência jornalística.

Gianca, hoje no lugar do pai como presidente, lê isso? E Titi, como responsável pela voz da casa?

Por textos nesse tom destrutivo a Veja acabou se tornando, como notou a Forbes ao falar da morte de Roberto Civita, uma das publicações mais odiadas do Brasil.

É incrível, mas até os anos 1990 a Veja era uma revista intensamente admirada.

Perdeu o pé com a entrada de Lula. Isso já foi falado no Diário algumas vezes. A perda de pé estava ligada a Roberto Civita. Ele se tornou obcecado com Lula num grau que o fez transformar o que fora uma grande revista num panfleto desprezível.

A questão é que a revista já está sob nova administração, a de Gianca e Titi.

Vai continuar do mesmo jeito?

O ódio extremo jorra do blog de Reinaldo Azevedo, uma aberração. Os adjetivos que usei alguns parágrados atrás estão todos em seu blog.

Já seria um problema, em si. Mas a coisa ganha ainda mais dimensão pela influência sinistra que Azevedo exerce sobre os outros dois blogueiros da Veja, Augusto Nunes e Ricardo Setti. Ambos, num comportamento de manada, basicamente reforçam o que Azevedo escreve.

Setti reproduziu em seu blog um artigo do publicitário Neil Ferreira que manda dar ‘fogo neles’, os manifestantes.

“São Paulo está sob intenso ataque, numa guerra suja e covarde, que a mídia assustada chama de ‘Protesto’”, diz o artigo (?) copiado e colado por Setti. “Protesto uma pinoia: terrorismo.”

Vamos entender.

Se a percepção de “terrorismo” se consagra – o que não vai acontecer, felizmente – estará justificado o assassinato dos manifestantes.

Não acredito que o jovial Gianca, a quem respondi por algum tempo, compartilhe ideias tão selvagens, tão perigosas, tão direitistas – e que além do mais são tão amplamente rejeitadas pelas pessoas.

Também não acredito que Titi concorde com tanta brutalidade jornalística.

Mas eles, os herdeiros do pai, estão assinando, indiretamente, essas barbaridades.

5 comentários:

Anônimo disse...


Bravo Miro!

Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Olhe, Paulo Nogueira, tenho minhas dúvidas, mas claro que posso estar enganada, pois não os conheço.
Há um ditado que diz:Filho de peixe, peixinho é.
Os filhos se espelham nos pais de uma forma ou de outra; por isso , acredito que os tais Gianca e Titi tenham como princípio o vale-tudo por $$$$$$$$$$$$$$$.

Elisa

Anônimo disse...


... AINDA SOBRE [PSEUDO-]JORNALISMO FASCISTA!

A PAUTA É O GOLPISMO/TERRORISMO! O PROPÓSITO DAS MANIFESTAÇÕES: ANUVIAR AS NOTÍCIAS ESPORTIVAS E AS ALEGRIAS DO POVO! ENTENDA

##############################

'Minha Casa Melhor' registra cadastro de crédito de 12 mil pessoas em 4 dias
Segunda, 17 de Junho de 2013 - 12:30

Desde o lançamento, há quatro dias, o programa `Minha Casa Melhor` que financia móveis e eletrodomésticos para beneficiários do `Minha Casa Minha Vida`, registrou aproximadamente 12.000 pessoas como contratantes de crédito, informou a presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (17) durante o programa Café com a Presidenta, em Brasília. A linha permite às famílias o financiamento de até R$ 5 mil, com juros de 5% ao ano e prazo de até 48 meses para pagamento dos produtos.

############################

RESCALDO! Vaias estrepitosas... Para a aloprada elite brasileira!...

República Desses Bananas Aloprados(as)
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Unknown disse...

Se o jovial Gianca for realmente jovial, não pautará seus blogueiros e os deixará escrever o que lhes dá na telha. Simples assim.

Anônimo disse...


... AINDA SOBRE [PSEUDO-]JORNALISMO HOMICIDA!

... Em seus indefectíveis e miasmáticos comentários agourentos matinais, 'o jornalista amigo dos patrões Marinhos', o *Alexandre Garcia, destila todo o seu ódio de classe e preconceitos sórdidos contra o povo brasileiro. Sistematicamente, destrata e achincalha os brasileiros, tachando-os de selvagens e bárbaros - "e que o bom mesmo é (con)viver nas plagas europeias(!)"... Sem o menor pudor, o boçal jornalista afirma que "o povo brasileiro é desprovido de civilidade!"...
... No entanto, o comentário da manhã do dia de hoje começou mais ou menos com essa mentira(!): "Hoje, irei falar sobre a Copa das Confederações e a inauguração do Estádio Mané Garrincha!..."

[ - Dessa vez, qual foi a mentira, senhor matuto?!
- O tal jornalista não mencionou um verbete esportivo! O ouvinte nem sequer ouvir o resultado da partida de futebol!
- Já sei, senhor matuto, o tal jornalista da "'grobo'" "aproveitou a deixa" para, como de praxe, desancar a presidente Dilma!
- Ô peste graduada em PIGologismo, sô! (Risos)]

... Pois bem, no comentário de hoje, o jornalista enalteceu a atitude daqueles(as) que vaiaram a presidente Dilma Rousseff, afirmando que "a manifestação foi uma expressão da altivez e não subserviência do povo!" E mais, segundo o mesmo jornalista: "Todos os 67.000 torcedores e torcedoras que estavam presentes nas dependências do Estádio Mané Garrincha vaiaram solenemente a presidente Dilma!" [Todos e todas!(?) A(de)n(do) 'sujo' nosso! Sem a menor desfaçatez nem o mínimo de prurido, bradou: "Estádio de futebol é local propício para as vaias! Dizem até que 'minuto de silêncio' é motivo para as vaias!"

AGORA, LEITOR(A), PASME: "A única autoridade desse país que não foi vaiada no Maracanã foi o grande presidente Emílio Garrastazu Médici! O presidente responsável pelo maior surto de crescimento que esse país já conheceu! Crescimento, comparado aos dias de hoje, equivalente ao da China!..."

*Alexandre Garcia é um jornalista amigo dos patrões (sic) cuja estratégica tarefa peculiar é, digamos, capilarizar o PIG! Todas as manhãs, o tal jornalista divulga comentários, que são difundidos para os rincões do Brasil através das ondas potentes do rádio!

EM TEMPOS *"MANIFESTAMENTE MILITANTES"! É a tal da coisa: "uma vez porta-voz de uma ditadura, sempre fascista!"

*lembrando o saudoso Odorico Paraguaçu! Bom político - e militante(!) - aquele!

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo