segunda-feira, 17 de junho de 2013

Um Big Brother em escala planetária

Por Eduardo Graça, na revista CartaCapital:

Oportunidade para um debate. Vitória da democracia. Convite ao diálogo. As reações em coro de Washington ao maior escândalo da era Barack Obama dão a impressão de que o democrata ainda é candidato da oposição a um governo conservador acusado de utilizar a ameaça do terror para justificar um ataque sem precedentes às liberdades civis dos cidadãos americanos.

Desde que os jornais The Guardian e Washington Post revelaram, na semana passada, que a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos monitora conversas telefônicas de cidadãos americanos – independentemente de serem suspeitos de qualquer crime – e acessa e arquiva e-mails, áudio, vídeos, comentários em redes sociais, fotos e documentos mundo afora em um pente fino passado em Google, Facebook, Microsoft, Yahoo e Apple, entre outros gigantes do mundo digital, a Casa Branca interpreta o episódio “como uma oportunidade para uma discussão pública vigorosa sobre as negociações necessárias entre privacidade pessoal e segurança nacional, conversa saudável para nossa democracia”.

Em meio à saraivada de críticas, Washington terá pela frente uma perseguição digna de 007 ao ex-analista de informações terceirizado da CIA Edward Snowden, responsável pelo vazamento-denúncia, e ao menos uma batalha judicial à frente.

A justificativa oficial para o Big Brother em escala planetária foi apresentada no Congresso pelos diretores do FBI, Robert S. Mueller III, e da NSA, general Keith B. Alexander. Responsável pelo U.S. Cyber Command – centralizador das ações de ataque e defesa digitais das forças armadas americanas - Alexander defendeu os programas criados a partir do que “os senhores, os próprios legisladores, estabeleceram como prática legal depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001”. E afirmou que a NSA informará mais detalhes sobre o sistema de vigilância em um futuro próximo.

Na tarde em que Alexander respondia às perguntas de senadores no Capitólio, a American Civil Liberties Union (ACLU) entrou na Justiça contra a administração Obama alegando que um dos programas de vigilância usado pela NSA, o PRISM, viola os direitos civis e a privacidade dos cidadãos americanos. “Este monitoramento vai além dos limites já permissivos dados pelo Patriot Act. Ele representa um ataque grosseiro à liberdade e ao direito de privacidade dos cidadãos americanos”, disse um dos diretores jurídicos da ACLU, Jameel Jaffer.

Seis semanas depois dos ataques terroristas de 2001, o Legislativo americano promoveu a maior revisão das leis de segurança nacional da história contemporânea dos EUA, expandindo a capacidade do governo de espionar seus próprios cidadãos, ao mesmo tempo em que reduzia drasticamente a possibilidade de se questionar os métodos e limites de ação das agências de inteligência americanas.

Após uma série de denúncias do jornal The New York Times e da oposição ferrenha dos democratas, incluindo o então senador Barack Obama, o Congresso estabeleceu limites legais à obtenção de informações via escutas em 2006. Mas em julho de 2008, no calor da campanha presidencial em que Obama apontava o dedo contra o assalto às liberdades civis comandado pelo governo George W. Bush, o então presidente assinou lei em que encerrava, na prática, a proibição de o governo monitorar eletronicamente seus cidadãos sem liminar judicial.

Sem a assinatura de Bush, a NSA e o FBI, sob o comando de Obama, jamais poderiam ter conseguido da gigante de telecomunicações Verizon, por exemplo, a entrega de todas as informações de telefonemas feitos pelos clientes da empresa ao imenso banco de dados montado por Washington, de acordo com a denúncia do Guardian.

A revelação da escuta em tamanho-gigante, algo como 1,7 bilhões de notas informativas por dia, feita por um ex-analista de 29 anos, em Hong Kong, ao jornalista Glenn Greenwald, do Guardian, não poderia ocorrido em momento mais constrangedor para a Casa Branca: às vésperas do encontro de Obama com o presidente Xi Jinping, da China, na Califórnia.

Um dos temas principais do encontro dos líderes das duas maiores economias do planeta seria justamente a mão-forte de Pequim no universo digital, o ataque às liberdades civis de seus cidadãos, cujo monitoramento pelo Estado é irrestrito e absoluto. “A administração Obama perdeu toda e qualquer credibilidade nesta área. Em essência, o governo dos EUA pode, sem alegar suspeita alguma, saber detalhes de cada ligação feita por um cidadão americano, sua duração, de onde ele liga, e por quanto tempo ele conversou cada vez em que ligou seu telefone. E o fato de que os cidadãos não sabiam que este programa estava em vigor modifica de forma decisiva a balança de poder entre o povo e seu governo. Não estamos questionando a legalidade deste ato, mas sim o uso do Poder desta maneira pela administração Obama”, atacou o “NYT”, em editorial pedindo o fim do Patriot Act.

Pesquisa da CNN realizada no fim de abril mostrava que a maioria da população americana já imaginava estar vivendo em uma realidade orwelliana. Em um universo de 606 adultos espalhados por todos os EUA, 81% pediam ainda mais câmeras de segurança instaladas em ruas e espaços públicos, 79% defendiam o uso de tecnologia de reconhecimento facial digital em eventos públicos e 55% aprovavam o monitoramento de discussões em redes sociais e salas de chats. A única opção em que a maioria se mostrou contrária foi justamente a da um aumento na vigilância de conversas telefônicas e e-mails com o objetivo de interceptar comunicações de possíveis criminosos (38%), isto mesmo sob o impacto do ataque terrorista na Maratona de Boston.

“No entanto, é exatamente isso o que o governo Obama está fazendo, expandindo prática iniciada no governo Bush. Eles querem que aceitemos que a perda de liberdade individual é dano colateral e inconsequente no jogo maior do combate ao terrorismo. Não se iludam”, escreveu o articulista liberal Charles M.Blow. E completou: “Esta não é a velha discussão direita-esquerda. É uma discussão certo-errado. Não se trata de um programa que pode prejudicar pretensões políticas a médio prazo, mas de um sistema de vigilância capaz de afetar nossos ideais democráticos a longo prazo. Não é uma discussão sobre pessoas, presidentes ou partidos políticos, mas sobre princípios e limites. Este é um dos raros momentos em que a extrema-esquerda e a extrema-direita podem chegar a um acordo: neste caso o tamanho do governo é sim uma ameaça à liberdade de seus cidadãos.”

Foi um presidente republicano, Dwight D. Eisenhower, quem alertou, no limiar da Guerra Fria, para o que o herói de guerra via como o maior desafio à democracia ianque – justamente o crescimento daquilo que batizou de ‘complexo industrial-militar’ do país. “Precisamos estar alertas para que o povo não se perceba cativo de uma elite científica e tecnológica”, afirmou. Mais de 850 mil pessoas trabalham hoje para o setor de inteligência do governo americano, 55 mil deles para a NSA e boa parte deles, como Edward Snowden, são terceirizados, contratados via firmas especializadas, com polpudos contratos. Oficialmente, Washington gasta 80 bilhões de dólares por ano apenas na área de inteligência, um número superior a quase todos os orçamentos de defesa de todos os demais países-membros da ONU em conjunto.

Em artigo na The Nation, Tim Shorrock compara os EUA pós-11 de setembro a um “estado controlado por uma Stasi dos dias de hoje”, estabelecendo uma conexão direta e incômoda para Washington com a polícia política da defunta Alemanha Oriental. “As pessoas parecem chocadas em saber que um analista em uma posição relativamente ordinária, como Snowden, tinha acesso a informações secretíssimas. Para mim, o escândalo maior é a comprovação de que empresas terceirizadas, privadas, como a Booz Allen, da qual ele era funcionário, e provavelmente outras, estão engajadas em operações que boa parte dos cidadãos americanos consideram inconstitucionais operando no mais alto nível da mais poderosa organização de inteligência do planeta”, escreve.

O governo Obama segue batendo na tecla de que os programas de vigilância foram fundamentais para conter uma série de ataques terroristas dentro e fora dos EUA. O veterano diretor do FBI, Robert S. Mueller III, no cargo durante todo o governo Bush, afirmou que o vazamento de informações por Snowden ‘causaram danos aos EUA e à segurança nacional americana’ e que a agência está usando ‘todos os meios disponíveis’ para capturar o ex-analista, refugiado dos órgãos de inteligência americanas na China, cuja motivação para o contato com o Guardian foi, em suas próprias palavras, a de “iniciar um debate público sobre liberdades civis nos EUA pós-11 de Setembro”.

2 comentários:

Martin disse...

Ôôo Miro...
"Ataque terrorista" de 11 de setembro ......??!!
Em plena era de INTERNET LIVRE !!? (Menos mal que o texto não é teu !)
Veja e ouça isso !! Temos que avaliar algumas ações globais à partir de novos patamares:
http://www.youtube.com/watch?v=CS3OZtI7Go4

Martin disse...

Miro !! O prédio 7 (WTC7)é a MAIOR PROVA de que o 11 de setembro foi um Inside Job. Esse prédio NÃO foi atingido por avião algum, e nem havia incêndio importante qdo começaram as explosões internas que levaram os bombeiros a se afastarem dele, 8 horas APÓS as quedas das torres gêmeas... Pior: nesse prédio se encontrava praticamente TODO o processo do Escândalo da Enron (empresa envolvida nas campanhas de Bush pai/filho)... Para seu CONHECIMENTO e AVALIAÇÃO => http://www.youtube.com/watch?v=CS3OZtI7Go4