sábado, 8 de janeiro de 2011

Passaporte: Estadão desmoraliza a Folha

Por Altamiro Borges

A Folha inventou mais um factóide para arranhar a alta popularidade de Lula e, de quebra, criar constrangimentos para Dilma Rousseff bem no início do seu governo. Ela deu manchetes para a "grave" concessão de passaportes diplomáticos aos filhos do ex-presidente. Todo dia ela bate bumbo com este assunto "altamente relevante". Mas este escárceu todo é ridículo e, como tal, foi desmoralizado pelo concorrente Estadão.



Reportagem de Denise Madueño e Leandro Colon revela que a emissão destes passaportes é um fato corriqueiro há muito tempo. E não beneficia apenas os filhos de Lula, como a Folha insinua maldosamente - com objetivos políticos, de oposicionista hidrófoba. Outros ex-presidentes também tem esse direito, além de deputados e seus parentes.

Emissão de 360 passaportes

Segundo a reportagem, "pelo menos dois terços dos passaportes especiais solicitados pela Câmara dos Deputados ao Itamaraty, entre esta sexta-feira, 7, e fevereiro de 2009, foram para mulheres, maridos e filhos dos parlamentares. E cerca de 87% dos vistos internacionais para esses documentos tiveram motivação turística, segundo dados da Segunda Secretaria da Câmara, responsável por essa tarefa".

"Quem tem esse documento recebe privilégios em aeroportos, como filas e atendimentos especiais, prioridade em bagagens e, dependendo do país, fica até dispensado da necessidade de tirar visto... O balanço da Câmara mostra que cerca de 360 passaportes diplomáticos foram emitidos nestes últimos dois anos... De acordo com os dados, pelo menos 125 passaportes foram emitidos para filhos e 110 para cônjuges".

Guerra queimou a língua

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra - que fugiu da disputa pela reeleição ao Senado em Pernambuco, mas adora posar de jagunço -, emitiu uma nota com duras críticas ao ex-presidente na esteira do factóide da Folha. Ele devia ser mais cuidadoso com sua língua ferina. O registro da Segunda Secretaria mostra que, no dia 21 de dezembro do ano passado, o deputado Carlos Leréia (PSDB-GO) mandou o ofício 250/2010 pedindo passaporte diplomático e visto para ele, a mulher e três filhos viajarem para Miami.

Parlamentares de vários outros partidos também gozam deste privilégio. "Em julho de 2010, a Segunda Secretaria providenciou passaportes diplomáticos para dois filhos de Ratinho Júnior (PSC-PR) viajarem a 'turismo', segundo a Câmara, para Miami". A legislação para emissão de passaporte diplomático é vinculada ao decreto 5.978/2006 e garante este direito aos membros do Congresso e seus dependentes. O benefício pode até ser impopular, mas é legal - o que confirma a baixaria da Folha.

Tratamento diferenciado e seletivo

O curioso é que esse mesmo jornal, de propriedade da Famíglia Frias, nunca foi atrás das várias denúncias envolvendo o ex-presidente FHC. Alguns dos seus colunistas, até pelas relações íntimas que mantêm com o tucano, conheciam as denúncias, mas sempre o trataram como um "princípe da Sorbonne" acima de qualquer suspeita. No seu ranço de classe, preferem criticar o peão Lula, que tira suas férias em quartéis no litoral brasileiro, do que falar mal do aristocrático FHC, que sempre viajou para a Europa.

Como observou Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, a cobertura sobre factóide do passaporte especial - que a Folha detonou e, na dobradinha orquestrada, a TV Globo amplificou - é totalmente distorcida. Ela só engana os ingênuos, metidos a puristas. O tratamento diferenciado dados aos dois ex-presidentes só confirma a manipulação.

A mídia "jamais incomodou FHC com a história do filho ilegítimo que gerou com uma jornalista da Globo... As encrencas de outros filhos de FHC, os assumidos por ele, jamais chegaram tão rápido ao noticiário. Só em 2009, oito anos depois de o tucano deixar o poder, a mídia soltou notinhas sobre Luciana Cardoso, que recebia salários do Senado sem aparecer por lá para trabalhar", afirma, indignado, Eduardo Guimarães.

.

11 comentários:

Paulo Marcel disse...

Jobim quer prender a Presidenta Dilma.
Parece que Nelson Jobim quer colocar a Presidenta Dilma na cadeia por ter lutado contra o regime de exceção no Brasil, por tentar recuperar os direitos que foram extirpados da população brasileira pelas mesmas pessoas que, hoje, Jobim tenta defender.
Jobim quer jogar na mesma vala dos militares, as pessoas que lutavam uma guerra, totalmente desproporcional (diga-se de passagem), para ter de volta nada além do que lhes pertencia por direito. E neste combate muitas destas pessoas morreram, desapareceram ou foram expulsas do país.
Jobim quer comparar a morte dos componentes da esquerda com as baixas sofridas pelos militares. Mas existe uma pequena diferença: um lutava para recuperar o que lhe foi roubado e o outro lutava para manter o fruto do roubo.

http://todeolhomalandragem.blogspot.com/2011/01/jobim-quer-prender-prisidenta-dilma.html

Fátima Pacheco disse...

Eu sou jornalista e lembro bem, na Famecos PUC como era falado sobre o mal jornalismo. A folha faz isso, lança boatos fomenta a intriga e chama isso de matérias jornalísticas. Em todos os grandes países, familiares próximos de ex presidentes tem tratamento diferenciado. Só pra citar os EUA (país que a folha ama)os filhos de ex presidentes americanos são cuidados inclusive com seguranças. Eu percebi quando li a matéria que era mais uma armação da folha. Todo jornalista tem o direito de proteger suas fontes mas isso também pode significar que na verdade "não há fontes", uma simulação caluniosa. O mesmo esta acontecendo com o caso do ex militante de esquerda. Falei com um amigo meu Italiano e ele me disse - nem esquenta, isso não é nada. No entanto li na Folha que até a União Europeia "pode, talvez" entrar na briga.
Folha de São Paulo, leia online, não assine e nem compre.

ILIKE CHOPIN disse...

Não entendo este submundo político. Mas creio que as pessoas e especial a mídia deveria servir o povo no sentido de esclarecimento, paresenta fatos de forma imparcial, no que diz respeito a presidente Dilma deveria permitir que a mesma apresentasse a que veio, aceitasse sua vitória, foi algo tão valoroso. Se mesma errar que algo é muito natural do ser humano, que pague pelo seus erro.Porém querer antecipar os acontecimentos e muito mediocridade.
Querem desmoralizar o ex presidente , na tentativa de fragilizar a atual presidente.

Unknown disse...

Caro Altamiro,

É a primeira vez que entro em seu blog. Cheguei por indicação do dep. Jean Willians que postou o link para essa matéria no seu twitter.
Não devemos aceitar de maneira alguma como corriqueira a emissão de tais passaportes diplomáticos porque sua simples emissão gera um gasto aos cofres públicos.
Além disso porque viajantes com fins turísticos devem receber tratamento privilegiados em aeroportos? O senhor concorda com isso? Porque o senhor "bispo" Panceiro deve possuir tal passaporte? Porque alguém que não seja um diplomota ou esteja compondo uma missão diplomática deve possuir passaporte diplomático? O senhor Lulinha é melhor do que eu ou você só por ser filho do Lulão? Ao que sei ele é um empresário e duvido muito que suas viagens ao exterior representem algum esforço diplomático para o bem da nação...

Grato pela atenção.

Leo Alli disse...

ÔÔÔ meu caro... a matéria da FSP é sobre emissão IRREGULAR e não sobre emissao em geral.

Deputados e familiares, até o ex-presidente e seus familiares, tem direito ao famigerado fura-fila.

Porém, existem algumas regras tipo.. filhos, até os 21 anos apenas!

Qual filhilho do Lula tem 21 ou menos? Hein?

Aliás, já que citou o Estadão, cadê o link prá matéria? Esqueceu?

Anônimo disse...

SERIA BOM INDICAR A LEITURA DESSA MATÉRIA AO PRESIDENTE DA OAB OPHIR CAVALCANTE, PARA ELE DEIXAR DE FALAR BESTEIRA OU POTENCIALIZAR BESTEIRAS DO PIG.É UMA PENA QUE UM JOVEM ADVOGADO COMO ELE NÃO SE APROFUNDE NOS TEMAS ANTES DE MANIFESTAR-SE, PREFERINDO OS TEMAS RASOS.

Anônimo disse...

Ai ai... velha história de comparar o sujo ao mal lavado. Nao interessa quem mais fez igual ao Lula. Quando assumiu o governo o proprio Lula disse que nao poderia errar. Defender o sapo barbudo apontando os erros dos outros ao inves de assumir que o sapo barbudo e igual aos outros, me cansa.

Arthur disse...

Tudo bem então, não é só os filhos e neto do Lula que receberam passaporte especial, outros políticos e seus parentes também... Está tudo normal, não tem problema nenhum, não foi só o coitado do Lula.
Incrível que toda crítica feita ao Lula ou é perseguição da mídia, ou da oposição. Ele nunca erra e quando erra, é porque os outros também fazem!
Incrível isso.

Anônimo disse...

Caro Miro, considero um exagero esta farra de privilégios que rola para políticos em geral. O PIG sempre irá procurar somente do lado dos represententes dos trabalhadores, por isso mesmo, o cuidado deve ser redobrado. No mais, PIG, nós também vamos te pentelhar!!!
Abraços, Passarinho Pentelhão.

Anônimo disse...

E sobre os auto-aumentos autopromovidos autoconcedidos auto-alto exorbitados? Alguma palavra, Sr Guerra?
De vez em quando seria bom lembrar a estes/estas funcionário/as que ,,, os patrões deles somos nós.

Imaginemos uma empresa em que os funcionários fizessem o que essa turma paralamentar faz? Ou será que, quando lhes interessa, isto aqui deixa de ser capitalismo e passamos a viver numa república da auto-gestão?

"Fim da advocacia em causa própria nos Parlamentos", uma campanha para 2011.

Anônimo disse...

Aqui na Inglaterra, a imprensa checa até os recibos que os deputados usam para pedir ressarcimento ao governo.

No Brasil, quando checam a emissão de passaportes, é coisa da "Imprensa Golpista" .

É por isso que o Brasil não vai pra frente!!!