domingo, 29 de janeiro de 2012

Yoani Sánchez: blogueira ou mercenária?

Por Altamiro Borges

Nas vésperas da visita da presidenta Dilma Rousseff a Cuba, a mídia colonizada tem feito grande alarde em torno do nome da blogueira cubana Yoani Sánchez. Ela é apresentada como uma “jornalista independente”, que mantém um blog com milhões de acessos e que enfrenta, com muitas dificuldades materiais, a “tirania comunista”, que a persegue e censura.




Na busca pelo holofote midiático, líderes demotucanos e, lamentavelmente, o senador petista Eduardo Suplicy têm posado de defensores da blogueira. Eles se juntaram para pressionar o governo a conceder visto para que Yoani venha ao Brasil assistir a pré-estréia do filme “Conexões Cuba-Honduras”, do documentarista Dado Galvão – que, por mera coincidência, é membro-convidado e articulista do Instituto Millenium, o antro da direita que reúne os barões da mídia nativa.

A falsa “jornalista independente”

Mas, afinal, quem é Yoani Sánchez? Em primeiro lugar, ela não tem nada de “jornalista independente”. Seus vínculos com o governo dos EUA, que mantém um “escritório de interesses” em Havana (Sina), são amplamente conhecidos. O Wikileaks já vazou 11 documentos da diplomacia ianque que registram as reuniões da “dissidente” com os “agentes” da Sina desde 2008.

Num deles, datado de 9 de abril de 2009, o chefe da Sina, Jonathan Farrar, escreveu ao Departamento de Estado: “Pensamos que a jovem geração de dissidentes não tradicionais, como Yoani Sánchez, pode desempenhar papel a longo prazo em Cuba pós-Castro”. Ele ainda aconselha o governo dos EUA a aumentar os subsídios financeiros à blogueira “independente”.

Subsídios e “prêmios” internacionais

Anualmente, o Departamento de Estado destina cerca de 20 milhões de dólares para incentivar a subversão contra o governo cubano. Nos últimos anos, boa parte deste “subsídio” é usada para apoiar “líderes” nas redes sociais. A própria blogueira já confessou que recebe ajuda. “Os Estados Unidos desejam uma mudança em Cuba, é o que eu desejo também”, tentou justificar numa entrevista ao jornalista francês Salim Lamrani.

Neste sentido, não dá para afirmar que Yoani Sánchez padece de enormes dificuldades na ilha – outra mentira difundida pela mídia colonizada. Pelo contrário, ela é uma privilegiada num país com tantas dificuldades econômicas. Além do subsídio do império, a blogueira também recebe fortunas de prêmios internacionais que lhe são concedidos por entidades internacionais declaradamente anticubanas. Nos últimos três anos, ela foi agraciada com US$ 200 mil dólares de instituições do exterior.

O falso prestígio da blogueira

Na maioria, os prêmios são concedidos com a justificativa de que Yoani é uma das blogueiras mais famosas do planeta, com milhões de acesso, e uma “intelectual” de prestígio. Outra bravata divulgada pela mídia colonizada. Uma rápida pesquisa no Alexa, que ranqueia a internet no mundo, confirma que seu blog não é tão influente assim, apesar da sua farta publicidade na mídia e dos enormes recursos técnicos de que dispõe – inclusive com a estranha tradução “voluntária” para 21 idiomas.

Quanto ao título de “intelectual” e principal dissidente de Cuba, a própria Sina realizou pesquisa que desmonta a tese usada para projetar a blogueira. Ela constatou que o opositor mais conhecido na ilha é o sanguinário terrorista Pousada Carriles. Yoani só é citada por 2% dos entrevistados – ela é uma desconhecida, uma falsa líder, abanada com propósitos sinistros.

O “ciberbestiário” de Yoani Sánchez

A “ilustre” blogueira, inclusive, é motivo de chacota pelas besteiras que publica e declara em entrevistas à mídia estrangeira. Vale citar algumas que já compõem o “ciberbestiário” de Yoani Sánchez:

- [Sobre a Lei de Ajuste Cubano, imposta pelos EUA para desestabilizar a economia cubana, ela afirmou que não prejudica o povo] porque nossas relações são fortes. Se joga o beisebol em Cuba como nos Estados Unidos;

- Privatizar, não gosto do termo porque tem uma conotação pejorativa, mas colocar em mãos privadas, sim.

- Não diria que [os chefões da máfia anticubana de Miami, sic] são inimigos da pátria;

- Estas pessoas que são favoráveis às sanções econômicas [dos EUA contra Cuba] não são anticubanas. Penso que defendem Cuba segundo seus próprios critérios;

- [A luta pela libertação dos cinco presos nos Estados Unidos] não é um tema que interessa à população. É propaganda política;

- [A ação terrorista de Posada Carriles contra Cuba] é um tema político que as pessoas não estão interessadas. É uma cortina de fumaça;

- [Mas os EUA já invadiram Cuba, pergunta o jornalista] Quando?;

- O regime [de Fulgencio Batista, que assassinou 20 mil cubanos] era uma ditadura, mas havia liberdade de imprensa plural e aberta;

- Cuba é uma ilha sui generis. Podemos criar um capitalismo sui generis.


Mentiras sobre censura e perseguição

Por último, vale rechaçar a mentira midiática de que Yoani Sánchez é censurada e perseguida em Cuba. Participei no final de novembro de um seminário internacional sobre “mídias alternativas e as redes sociais” em Havana e acessei facilmente o seu blog. Segundo o governo cubano, nunca houve qualquer tipo de bloqueio à página da “jornalista independente”.

Quanto às perseguições sofridas, Yoani Sánchez tem se mostrado uma mentirosa compulsiva e cínica. Em 6 de novembro de 2009, ela afirmou à imprensa internacional que havia sido presa e espancada pela polícia em Havana, “numa tarde de golpes, gritos e insultos”. Em 8 de novembro, ela recebeu jornalistas em sua casa para mostrar as marcas das agressões. “Mas ela não tinha hematomas, marcas ou cicatrizes”, afirmou, surpreso, o correspondente da BBC em Havana, Fernando Ravsberg.

O diário La República, da Espanha, publicou um vídeo com testemunhos dos médicos que atenderam Yoani um dia após a suposta agressão. Os três especialistas disseram que ela não tinha nenhuma marca de violência. Diante dos questionamentos, ela prometeu apresentar fotos e vídeos sobre os ataques. Mas até hoje não apresentou qualquer prova.

46 comentários:

Luis R disse...

No Brasil, seria estrela daquele programa estúpido na tv, Mulheres Ricas (e racalcadas).

Nanda disse...

Miro, excelente artigo.
Causa-me espécie: "...os Estados Unidos desejam uma mudança em Cuba...". Como assim? Os Estados Unidos desejam uma mudança em Cuba? com que propósito? Cuba é alguma colônia dos USA? Esses ianques passam da conta, pior que eles só mesmo os cubanos da Flórida, em especial os de Miami.
O "ciberbestiário" da jornalista (?) é estarrecedor!

Gabriel Birkhann disse...

Blogueira,claro.

Anônimo disse...

Mercenária, é Claro !!!

[- sObRaL -] disse...

Miro, posso pedir que você popule o seu texto com links?

Obrigado.

Ignez disse...

Essa é uma das tele-guiadas mais parvas de que tive notícias. É desse tipo de mulher pateta que alguns jornalistas da mídia-tupiniquim gosta. Essa "intelectual" devia ir empilhar coquinho na ladeira...Torturados somos nós, obrigados a ler e escutar as estultices que ela escreve e fala!

Ernesto disse...

Yohanis se enfrenta a diario con la dictadura mas antigua del continente americano.
Es una verguenza que en Brasil, pais que goza de todas las libertades se presten a defender el gobierno Cubano que viola sistyematicamente los derechos humanos
En Cuba solo hay una prensa, un sindicato un presidente y un solo partido por mas de 50 años,No hay libertad de prensa , ni libertad de asociacion , libertad de palabra y se viola el derecho de entrar y salir del pais cuando el ciudadano lo desee, entre otras cosas.
Yohanis no miente, ella critica desde su blog, si ha sido agredida por turbas gubernamentales,el gobierno le fabrica una campaña de difamacion porque no les teme.

Rita disse...

Deveria ser deportada para os EUA. Quem sabe lá ela possa fazer uma grande carreira. Não é justo para os cidadãos cubanos terem essa mulher lá usando todos os benefícios sociais. Fora Yoani!!!

Turquinauta disse...

Yoanis es made in CIA, su reinado como cibermercenaria ya pasó, la CIA busca un relevo. La pregunta es ¿A que se dedicará cuando la dejen cesante?

probaré en portugués:
Eu vivo em Cuba Yoanis não conheço ninguém aqui, é uma invenção da CIA. Mas o que sobe, desce, Yoanis é ruim, quando fora do trabalho terá que vender amendoim.

Unknown disse...

É lógico que é uma mercenária.Já desconfiava disso,mas depois que li a entrevista dela,estou mais do que convicta disso...

Rodrigo L disse...

Aliás no estadão ela tem o apoio de "grandes" blogueiros que escrevem com a mesma falta de conhecimento, mentindo e manipulando a verdade descaradamente.

AF Sturt Silva disse...

Belo artigo, tem mais mentiras também né.Como a da entrevista com Obama e a do Rául, assim só mostra que ela tem é um perfil de mentirosa, no mínimo....

Perfeito artigo, assino em baixo!

Paula Tejando (PT) disse...

Meu apoio a ERNESTO!!!

Como dizemos aqui pimenta no fiofó dos outros é refresco...

Meu apoio a Yohanis que luta em desigualdade contra uma das ultimas ditaduras do mundo!

O visto foi só jogo de cena, ela não vai conseguir permissão pra viajar.

Dilma vai correr dela e das damas de blanco como o diabo foge da cruz..

Força Yohanis, força...

Vem pra cá que daremos "um jeitinho" de publicar seu blog, nem que seja no meu nome...

henrique de oliveira disse...

Nem blogueira nem mercenáruia apenas uma sem vergonha , aqui tá cheio desse tipo no PIG e na politica.

Ernesto disse...

ALoa amigos Brasileños debian pasar un tiempo en Cuba , pero como los Cubanos de a pie , sin dolares a ver que piensan despues,vayan mezclense con los cubanos ,bien callados en las colas y escuchen,vayan a sus barrios no se queden en los Hoteles ni vayan con los guias turisticos.Despuies me cuentan

Ernesto disse...

Lean el blog de yohanis Generacion Y . Comparen lo que publica con lo que dice la prensa del gobierno Cubano

BURGOS disse...

Miro

Excelente post, tomei a liberdade de colocá-lo no meu blog (espero que você não se incomode) para que mais pessoas se conscientizem e parem de acreditar nessa mídia que é tão mercenária como essa Yoani Sánchez.

Um grande abraço meu amigo
Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Esse Ernesto ,esquece dizer,que CUBA,nao pode ser uma democracia representativa como ha tantas no continente que tem sido protegidas pelos governos "democraticos"estadounidenses.Sou cubano e sei que no meu pais,vivemos com muitas dificultades,mais tambem sei que pra um pais.com um bloqueio mais que economico,esa "suposta"ditadura,ten feito mais pelos povres que muitas,chamadas democracias.O que ERNESTO,ten que fazer e pedir aos gringos e aos anexionistas de Miami,deixar que CUBA e os cubanos,vivam e decidam seu caminho.AO FINAL SEMANTICA NAO ALIMENTA..(Me desculpan os puristas da lingua,mais so quiz,dar um otro "papo",que nao e verdade assoluta,mais e a minha esperiencia de vida,embora o portugues escrito e quasi desconhecido pra mim.

Wellington Pinheiro dos Santos disse...

O tema Yohani é interessante, pois se percebe a força que existe da parte de grupos poderosos. Publiquei uma notícia em meu blog sobre a falsa agressão que a blogueira cubana teria sofrido, e foi incrível como o público aumentou e como apareceram pessoas respondendo em espanhol e em inglês, em defesa de Yohani. Parece-me que há um ou mais grupos bastante organizados, fazendo buscas periódicas na web sobre ataques a Yohani e respondendo muito rapidamente.

Ernesto disse...

Solo un comentario, Los Cubanos de Miami no son ni han sido nunca anexionistas,tienes mucha influencia de los Castristas

Ernesto disse...

Rafael ,, que pena me da tu caso , no te preocupes a que se dedicara ella , ya tiene para el retiro , pero .......y tu?

Ernesto disse...

Rita es esa la democracia que conoces? , deportarla? no respetas las opiniones ajenas, eso es un derecho humano UNIVERSAL

Ernesto disse...

El blog de Yohanis se llama "Generacion Y' invito a todos a corroborar si es o no una luchadora por las libertades y los derechos humanos de los Cubanos. No se dejen llevar por la propaganda Castrista

Ernesto disse...

Es facil identificar a los castristas en este blog , son los mas antidemocraticos, plantean cosas que a nadie que conoce la verdadera democracia se le ocurriria

daniel disse...

le pregunto a Ernesto:si realmente en cuba hay una dictadura tan atroz como tu la describes t pregunto¿por que el pueblo cubano no ha luchado contra esa dictadura y la ha terminado,sera q cada cubano tiene un policia o un militar apuntandolos las 24 horas del dia y entonces por eso no pueden hacer nada o sera que con todo y el bloqueo c sienten mejor,hay t la dejo.saludos desde la republica bolivariana de venezuela.libre y soberana.

Nilson disse...

Independente da postura egocêntrica da blogueira, o que devemos nos perguntar é: qual do nível de democracia em Cuba? Há eleições livres lá? Quantos partidos políticos? Existe liberdade de expressão na Ilha? Os cidadãos cubanso podem visitar outros países livremente?

Anônimo disse...

de parte de Pedro;
Para El gusanon de Ernesto yo soy cubano, y esos cuentos tuyos y de YOANI se los podras contar a los no cubanos.
En Cuba no hay un solo niño abandonado en la calle, no hay mendigos, no hay un solo homeless o pordiosero, la medicina es gratis por muy compleja que sea la cura.
Y RECUERDA EN LA HISTORIA DE LA HUMANIDAD NO HA EXISTIDO UNA SOLA DICTADURA QUE SE OCUPE DE LA EDUCACION GRATIS A SU POBLACION, PORQUE PARA MANTENER EN LA IGNORANCIA A ESTA, ES NECESARIO NO ENSEŃARLE A PENSAR. Lo primero que hizo y que hace el gobierno cubano es preocuparse por la EDUCACION.

luiz prado disse...

é interessante como o pt e outros
partidos patrulham quem pensa diferente deles. na verdade são todos iguais aos tucanos e demos da
vida.sinto-me livre para pensar e dizer o que penso de todos os partidos.
a Yaoni me dá boa impressaõ.
branco prado

Ernesto disse...

Anonimo, no creas ni por un segundo que no estoy al tanto de las cosa de Cuba me se hasta lo mas minimo yo voy mas de dos veces al año , llevo medicinas etc , porquew no estoy a favor del bloqueo y se la trajedia de los Cubanos .Los Castro es cierto que mejoraron mucho la educacion ,deportes, asi como la salud publica, pero de alli en lo adelante no han tenido ni un solo logro , a no ser en la represion y las violacion de los derechos humanos.Ultimamente la salud publica noanda nada bien ,mas facil se atiende un extranjero que un Cubano , la falta de medicinas es increible ,la higiene dentro del hospital es terrible,debes de ser de La Habana , viaja al interior para que veas.

Ernesto disse...

Daniel , no dejes que en tu Venezuela suceda lo que en Cuba, fijate que eliminaron toda propiedad privada, fincas negocios de todos los tamaños , hasta los limpiabotas pasaron a ser obreros del gobierno , ahora han autorizado algunos trabajos privados porque se han dado cuenta que el sistema no funciona si tienes internet lee la prensa y fijate los trabajos que han autorizado; llenador de fosforeras es uno de ellos.Tambien han entregado tierras en usufructo a algnos campesinos porque el gobierno no podia atenderlas , Cuba importa la mayoria de los alimentos que consume, mucho jovenes jamas han visto un bistec de res ,ni un camaron ni una langosta solo la jefatura y los tiristas los pueden comprar.

Ernesto disse...

Nilson , por supuesto no hay ellecciones , hay un solo partido politico, los Cubanos no viajan al extranjero solo los que el gobierno envia a trabajar en otro pais y los jefes,hay una sola prensa un solo sindicato LO QUE NO ESTA PROHIBIDO ES OBLIGATORIO

Ernesto disse...

EL PUEBLO CUBANO VIVE COMO PODRIA VIVIR EL CANARIO DE UN REY TIENE CUIDADOS , PERO VIVE EN UNA JAULA, (aunque el canario come mejor)

Ernesto disse...

Daniel , debes ser muy joven , nada sabes de Cuba ,solo lo que Chavez te cuenta , claro que los vigilan a diario , no sabes que es un CDR?en Cuba pueden faltar muchas cosas ,otras fracasan ,pero las represion es de alto nivel ,aprendida en la KBG de la antigua URSS

Anônimo disse...

Esa Yoani mete asco. Después de haberse aprovechado de todas las posibilidades que le dio (y a millones más) el gobierno cubano de formarse como persona (quién sabe qué sería si hubiera nacido antes del socialismo...) , ahora se las da de entendida en política y suelta sus opinioes distorcidas sobre todo. ?Quién es ella para dictar sentencias sobre la política internacional de Brasil? De dóóóóónde, señores? Cuando leo algo sobre ella, todo se me revuelve adentro, de la pura indignación.Lástima que, ahora, si se fuera a alguno de sus amados países "libres", la iban a ensalsar y encumbrar, como ocurre con todos los disidentes, y nunca iba a probar como es, en realidad, la "adorable" vida en una "democracia" occidental...

Ernesto disse...

Anonimo explicate un poco mas para que yo pueda entender porque dices que Yohanis quiere dictar sentencias soblre la politica de Brasil , por otro lado si tanto asco (que yo creo es envidia)te da mejor no la leas , no vaya a ser que te enfermes del higado.
el gobierno Cubano ha dado educacion universitaria a todos , cada individuo pone su parte , en primer termino el cerebro ,en segundo lugar te lo cobran , porque hay que hacer un servicio socuial de dos o tres años con muy bajo salario y despues continuas con un salario que no da para vivir decentemente , simplemente no alcanza calcula que un medico especialista y profesor de la Universidada gana unos 30 dolares al mes, los ingenieros ganan menos aun.
Saludos

Ernesto disse...

Cuba nego el permiso de salida por vez numero 19 a Yohanis,si en Cuba para salir ademas de la visa del pais quew se intenta visitar hay que obtener un permiso de salida,el cual lo otorgael ministerio del interior previo pago de 150 dolares (5 veces el sueldo mensual de un medico Cubano,unas 15 veces el salario promedio de un Cubano)

Anônimo disse...

A questão é mais do que óbvia. É sempre objetiva. Fosse o governo cubano essa beleza, uma blogueira comprada ou financiada pelos estados unidos não seria suficiente para minar suas bases de confiança e legitimidade popular ou a educação crítica cubana propalada na ilha também naufragou? Brincadeira né, deixa a moça vir com dinheiro americano ou não, eu quero ouvi-la, afinal como eu vou saber o que é bom ou ruim, quando não tive contato com um ou com o outro? Liberdade, abre as asas sobre nós... A até samba enredo tem mais consciência.

Jacó do B disse...

Como que essa agente da CIA conseguiu ficar mais de 2 anos na Suiça? Todos sabem que na Suiça lava-se dinheiro sujo (paraíso fiscal), e nem lá te aceitaram, pois vc é mais "sem origem" que o dinheiro que se lava lá! A "ditadura" deixou você ir e retornar fácil assim? Mostre as fotos dos hematomas.

Anônimo disse...

O Marxismo é uma religião onde se adora o Estado. Lenin, Stalin, Mao Zhe Dong, os Castros, Ceaucescu, Lula, etc... são seus profetas. Prefiro pensar que também é um câncer, um câncer cerebral, que embota as mentes dos mentecaptos, os seguidores dessa religião assassina. É bom ser marxista vivendo em um país democrático, gozando de todos os direitos inerentes à democracia. Vai para a Norh Korea, y para Cuba. Seja um cidadão comum que passa fome diariamente nestes paraísos. Comunistas depravados.

Anônimo disse...

Vergonha é o que eu sinto...
Idealismo made in china ...
Aonde vamos parar?
Porque que hoje tudo é comprado , engessado , é construído por meios hipórcritas.
Triste , apenas triste.

marcosomag disse...

Vamos tuitar contra esta salafrária!
#forayoani
#yoanifraude
#yoanimercenaria

Ernesto disse...

Los comunistas de Brasil los que apoyan el casticismo dense un viaje a Cuba no digan ni una palabra solo escuchen y miren

Anônimo disse...

nossa que blog ridiculo, so postaram uma foto dela tomando cerveja e comprando banana ,entao quer dizer que cerveja e banana sao artigos de luxo.kkkkkkk

viva a liberdade!!!!!!

ass:marco quiodine

Carlos disse...

A ativação de moderação de comentários já denota o espírito "democrático" do Miro. O artigo, por si só, demonstra tamanha antipatia à verdade. Cuba nunca, depois de Fidel, foi exemplo pra ninguém. E se no Brasil alguém defende o governo daquele país deprende-se que: ou ganha dinheiro fácil para isso ou é desconhecedor das realidades que se passam fora da "Bodeguita". E ainda mais, os convido a tomar coragem e partir de "mala e cuia" para viverem na Ilha Fidelizada.

Gerusa Santos disse...

O fato dela ser ou não patrocinada pelo governo americano não muda o fato de que em cuba se mantem um regime fechado o qual não traz nenhum beneficio econômico e social a população. As pessoas perdem tempo focando em alguns personagens e se esquecem da maioria, pra mim pouco me importam as intenções da Yoani se são ou não 100% verídicas pois ela é apenas uma pessoa e o regime atinge a toda população cubana. Este caso me lembra da farsa da blogueira Amina Omari do Blog A gay girl in Damascus,onde um rapaz se fez passar por uma mulher que vivia na Síria e tinha sido raptada pelo governo em junho de 2011 muitos se uniram para libertar Amina e assinaram a petições, contactaram os direitos humanos ate a BBC caiu nessa. Depois foi tudo revelado mas o forte nessa historia é que independente da mentira a "primavera árabe" estava acontecendo isso era fato. Por que não se envolver com a população inteira ? porque escolher um mártir? sera que nós só conseguimos reagir se houverem muitos "Likes" ou milhões de "followers" as realidades não mudam estão lá para serem vistas no entanto quando surge uma historia dessas as pessoas se manifestam sentadas em frente aos seus computadores ou segurando meia duzia de cartazes se sentindo mega revolucionários ou donos da verdade quando de fato não estão fazendo nada.
PS:essa reflexão se aplica também a minha pessoa e não tem por intenção ofender a ninguem

Carlos Augusto disse...

Queria entender o real sentido do seu ataque, Miro? Seria porque ela é conhecida como "jornalista". Que isso amigo, se sentiu ofendido porque ela não seria formada? Acorda, sua profissão já evoluiu milênios e não é nenhum FEITO alguém ser jornalista ou até mesmo correspondente internacional, sem ter diploma. E quanto a ela possivelmente ser uma mercenária, bem isso é problema e DIREITO dela.
Assim como vc tem o direito de escrever o que quiser nesse blog. Simples assim, enquanto você julga, vc é julgado. Novamente, simples assim.