domingo, 25 de março de 2012

A entrevista de Dilma na Veja

Por Altamiro Borges

Numa entrevista de dez páginas para a revista Veja desta semana, a presidenta Dilma Rousseff mostrou firmeza nas respostas. Ao mesmo tempo, ela tentou agradar os leitores desta revista direitista, insistindo na linha do “namorico com a mídia”. O esforço maior foi para demonstrar que as recentes derrotas no Congresso Nacional e a crescente rebelião na base aliada não abalaram o seu governo.


“Não há crise nenhuma. Perder ou ganhar votações faz parte do processo democrático e deve ser respeitado. Crise existe quando se perde a legitimidade. Você não tem de ganhar todas. O parlamento não pode ser visto assim. Em alguma circunstância sempre vai emergir uma posição de consenso do Congresso que não necessariamente será a do Executivo”, garantiu a presidenta.

“Não vou transigir”

Dilma também insistiu na defesa da ética, o tema preferido da mídia falsamente moralista. "Não gosto desse negócio de toma lá dá cá. Não gosto e não vou deixar que isso aconteça no meu governo... Nenhuma pessoa que é chamada para o governo pode achar que haverá algum tipo de complacência. Nós temos de ser o mais avesso possível aos malfeitos. Não vou transigir”, afirmou.

A entrevista, realizada no Palácio do Planalto, durou duas horas e foi feita logo após a reunião da presidenta com 28 dos maiores empresários do país. “Dilma não estava nem um pouco tensa quando recebeu a equipe da Veja (Eurípedes Alcântara, diretor de redação, e os redatores-chefes Lauro Jardim, Policarpo Junior e Thaís Oyama) na tarde de quinta-feira passada (22)”.

Linha branda na economia

E parece que ela agradou a equipe da revista. Num dos trechos, Dilma relata que defendeu a redução da carga tributária junto aos ricos empresários. “Ficamos todos de acordo que os impostos têm de cair, os investimentos privados e estatais têm de aumentar e o que precisar ser feito para elevar a produtividade da economia brasileira e sua competitividade externa será feito”.

Noutro trecho, também do agrado da Veja, a presidenta rejeitou qualquer medida mais dura de proteção à economia nacional. “Temos de agir nos defendendo, o que é algo bastante diferente de protecionismo... O protecionismo é uma maneira permanente de ver o mundo exterior como hostil, o que leva ao fechamento da economia. Isso nós não faremos”.

Os efeitos da entrevista exclusiva

A Veja se jactou da entrevista, que comprovaria a pluralidade e o prestígio da revista da famiglia Civita. Já Ricardo Noblat, ligado à famiglia Marinho, também tirou a sua casquinha: “Os blogueiros do PIG (Partido da Imprensa Governista) devem atravessar o fim de semana incomodados porque a presidente Dilma Rousseff concedeu entrevista exclusiva de duas horas à Veja – logo a quem? Ao veículo de comunicação mais acusado por eles de liderar o golpe mediático contra o PT, Lula e Dilma”.

Só o tempo dirá se os marqueteiros e os pragmáticos que cercam Dilma acertaram ao topar uma entrevista exclusiva como uma das publicações mais direitistas do país. Já os blogueiros ironizados por Noblat, que não esconde mais o seu lado, continuarão a criticar os erros, os recuos e as vacilações do atual governo e também as manobras do Partido da Imprensa Golpista, o autêntico PIG.

*****

Leia também:

- O bicheiro, o senador e a Veja

- A tiragem turbinada da revista Veja

- As fontes sinistras da revista Veja

- Ação criminosa da revista Veja

3 comentários:

Luis R disse...

Mais um equivoco inútil da presidenta, mais uma perda de tempo, como ela já fez com a Folha e a Globo, mais uma atitude conivente com essas empresas vagabundas e criminosas, uma pena e Lei de Meios que é bom, nadam acho que está na hora da Dilma explicar aqui qual a razão dessas entrevistas. Sou mais a Cristina Kirchner.

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse...

Não é a primeira vez que Dilma responde a seus algozes, basta lembrar da foto histórica dela na justiça(?) militar. Tenho certeza que seu olhar era igualmente consciente de suas certezas!

Saroba

Spinolapoesias.blogspot.com disse...

Siceramente, não esperava que a Dilma tivesse o caráter que tem. Antes de ser eleita, eu tinha muito medo do que seria o futuro do nosso país nas mãos de uma ex-terrorista, mas preciso ter a humildade de admitir que, entre erros e acertos, ela tem acertado muito mais do que os governos anteriores. Graças a Deus as mulheres que governam alguns países têm se mostrado muito mais corretas do que os homens. Dilma, você tem sido surpreendente! Parabéns, e continue cada dia melhor. Os políticos e empresários precisam se conscientizar de que é preciso mudar esta idéia de que no Brasil sempre se pode dar um jeitinho desonesto para se resolver as coisas. Precisamos de gente séria na política.