domingo, 8 de abril de 2012

Inflação cai e desmoraliza a mídia

Por Altamiro Borges

O IBGE divulgou nesta semana a inflação do primeiro trimestre de 2012. Ela é a mais baixa dos últimos 12 anos. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos três primeiros meses ficou em 1,22%, patamar mais baixo para o período desde 2000, quando ficou em 0,97%. A inflação oficial ficou em 0,21% em março, 0,24 ponto percentual abaixo do verificado um mês antes.
Na comparação com março de 2011, a queda também foi expressiva, de 0,58%. No acumulado em 12 meses, o índice ficou em 5,24% - abaixo do teto da meta do governo para este ano, que é de 6,5%. No acumulado anual, este é o índice mais baixo desde outubro de 2010. Houve desaceleração de preços em setores importantes, como educação, habitação, saúde e gastos pessoais.

Cadê a “explosão inflacionária”?

Os dados do IBGE representam a completa desmoralização de alguns “calunistas” da mídia, os tais especialistas em economia, que mais se parecem com agentes dos banqueiros. Desde que o Banco Central iniciou a gradual redução da taxa básica de juros, em meados no ano passado, eles esbravejaram que a inflação iria explodir e que a economia brasileira entraria em parafuso.

Miriam Leitão, colunista do jornal O Globo e expoente desta corrente ortodoxa, escreveu vários artigos alertando para o risco da “explosão inflacionária”. Ela e vários outros "urubólogos" criticaram a decisão do BC de reduzir os juros. Será que agora farão autocrítica de seus prognósticos totalmente equivocados, que serviram apenas aos propósitos dos banqueiros e especuladores?

2 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto a mídia prega o apocalipse (do Brasil somente, claro) Dilma segue trabalhando, planejando e mostrando resultados.

Os sabujos não acertam uma!

Go Oliveria

Luis disse...

Não me iludo, quero rever a Lei de Anistia e acabar com o Agronegócio.