segunda-feira, 19 de agosto de 2013

TV comercial perde credibilidade

Por Marcos Aurélio Ruy, no sítio da UJS:

O Núcleo de Estudos de Opinião Pública (NEOP), da Fundação Perseu Abramo, divulgou na semana passada a pesquisa Democratização da Mídia e apresentou dados reveladores. A pesquisa foi realizada entre 20 de abril e 6 de maio e ouviu 2.400 pessoas de 16 anos acima em 120 municípios de todas as regiões brasileiras.


Para Rita Freire, da Ciranda da Comunicação e representante do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), o “estudo fortalece o trabalho do movimento em favor da regulação da mídia, abre caminho para novos estudos e sela um compromisso com todos e todas que lutam pelo direito à comunicação.

A pesquisa confirmou mais uma vez o crescimento da internet que já empata com os jornais impressos na preferência de 43% para informar-se. Apesar do crescimento de busca de informação por sites, blogs e redes sociais, 94% assistem a TV aberta todos os dias, porém, 43% não se reconhecem na TV e 25% se vêem retratados de forma negativa e 32%, positiva. A pesquisa comprova também que 7 em cada 10 brasileiros nem saber que televisão é concessão pública no país. A maioria absoluta acredita que é uma empresa privada como qualquer outra.

O jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé comentou que “mesmo não tendo compreensão de que se trata de uma concessão pública, a população defende regras” para regular o funcionamento da TV. O que mostra a importância da luta por liberdade de expressão no país e, no caso específico da TV, uma programação mais voltada para os interesses nacionais e populares. Borges sugeriu que se informe à população que “TV é concessão pública”. E, portanto, tem responsabilidades maiores com a questão pública.

O NEOP mostrou também que 71% são favoráveis a que haja um novo marco regulatório da mídia e 46% se posicionou favorável à criação de um órgão regulador ou um conselho que representa a sociedade, como querem os defensores da democratização da mídia no país.
Para 61% a TV dá mais espaço para empresários em detrimento dos interesses da classe trabalhadora. O eixo Rio-São Paulo domina a programação para 44% dos entrevistados, enquanto para 65% as emissoras são inteiramente parciais em seus programas.

Já os programas infanto-juvenis são negativos para 39%. As mulheres são retratadas com desrespeito para 64%, os nordestinos para 63% e os negros para 66%. O que comprova a desvinculação dos barões da mídia coma realidade brasileira e a vontade de retroceder aos tempos em que mandavam e desmandavam sem contestação.

Agora com o caso de sonegação do Imposto de Renda da Rede Globo, comprovado, cada vez mais pessoas aderem à necessidade de mudar as leis que regulem a comunicação no Brasil. Além de a Globo ter sido pega de calças curtas, a defesa que os telejornais fazem dos políticos tucanos envolvidos no propinoduto do metrô e dos trens paulistas jogam a favor do descrédito que a população mostra ter em relação à programação televisiva.

Além disso, o descaso com as pessoas está empurrando os índices dos programas da TV cada vez mais para baixo. E mesmo que ainda se mantenha como principal veículo de atração aos brasileiros, já começa a perder fôlego. Assim como a mídia escrita e o rádio. Na quinta-feira (22) ocorre em Brasília o lançamento do projeto de Lei de Mídia Democrática (lei aqui), não perca.

0 comentários: