quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Globo abandonará Barbosa na estrada?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Quer saber? A matéria do Jornal Nacional, dando publicidade a críticas a Barbosa… na minha opinião, é tudo jogo de cena e estratégia da Globo. Ela calcula que isso “desmoralizará” os signatários e que a opinião pública quer mais é sangue.

O que me parece interessante, neste caso, é a irrelevância crescente da Rede Globo. A quantidade de compartilhamentos do post do Jornal Nacional que fala da nota dos juristas é menor do que a de qualquer blog mediano.


A Globo, simplesmente, não está mais com essa bola toda.

Entretanto, não sei se essa análise (que a Globo estaria disposta a abandonar Barbosa) procede.

Barbosa tem sido o garoto propaganda da Globo. Foi ganhador do principal prêmio da emissora, o Faz Diferença. Seu filho arrumou um bom emprego no programa de Luciano Huck. Ancelmo Gois dá uma notinha, quase todo dia, sobre Barbosa, em geral mencionando que o ministro foi ovacionado num restaurante qualquer do Leblon. Roberto Damatta escreveu artigo dizendo que votaria em Barbosa para presidente da República e que, na sua opinião, ele ganharia, fácil, no primeiro turno.

Eu queria estar num restaurante desse para checar se é verdade. E para gritar à parte, como que falando comigo mesmo, alguns palavrões que tenho engasgado na garganta contra esse déspota togado.

******

Globo dá sinais de que, se farsa ruir, Barbosa é quem vai pagar a conta

Por Helena Sthephanowitz, na
Rede Brasil Atual

Barbosa pode ver aliados virarem as costas, enquanto o processo do mensalão vai sendo desmoralizado

Conquistada a condenação dos réus da Ação Penal 470, o chamado mensalão, a Globo agora quer transferir o ônus do golpismo para o STF, mais especificamente para Joaquim Barbosa. Não parece ser por virtude, mas por esperteza, que William Bonner passou um minuto no Jornal Nacional de quarta-feira (20) lendo a notícia: “Divulgada nota de repúdio contra decisão de Joaquim Barbosa”.

O manifesto é assinado por juristas, advogados, lideranças políticas e sociais repudiando ilegalidades nas prisões dos réus do mensalão efetuadas durante o feriado da Proclamação da República, com o ministro Joaquim Barbosa emitindo carta de sentença só 48 horas depois das ordens de prisão.

O locutor completou: “O manifesto ainda levanta dúvidas sobre o preparo ou boa-fé do ministro Joaquim Barbosa, e diz que o Supremo precisa reagir para não se tornar refém de seu presidente”.

A TV Globo nunca divulgou antes outros manifestos em apoio aos réus, muito menos criticando Joaquim Barbosa, tampouco deu atenção a reclamações de abusos e erros grotescos cometidos no julgamento. Pelo contrário, endossou e encorajou verdadeiros linchamentos. Por que, então, divulgar esse manifesto, agora?

É o jogo político, que a Globo, bem ou mal, sabe jogar, e Joaquim Barbosa, calouro na política, não. E quem ainda não entendeu que esse julgamento foi político do começo ao fim precisa voltar ao be-a-bá da política. O PT tinha um acerto de contas a fazer com a questão do caixa dois, mas parava por aí no que diz respeito aos petistas, pois tiveram suas vidas devassadas por adversários, que nada encontraram. O resto foi um golpe político, que falhou eleitoralmente, e transformou-se numa das maiores lambanças jurídicas já produzidas numa corte que deveria ser suprema.

A Globo precisava das cabeças de Dirceu e Genoino porque, se fossem absolvidos, sofreria a mesma derrota e o mesmo desgaste que sofreu para Leonel Brizola em 1982 no caso Proconsult, e o STF estaria endossando para a sociedade a tese da conspiração golpista perpetrada pela mídia oposicionista ao atual governo federal.

A emissora sabe dos bastidores, conhece a inocência de muitos condenados, sabe da inexistência de crimes atribuídos injustamente, e sabe que haverá uma reviravolta aos poucos, inclusive com apoios internacionais. A Globo sabe o que é uma novela e conhece os próximos capítulos desta que ela também é protagonista.

Hoje, em tempos de internet, as verdades desconhecidas do grande público não estão apenas nas gavetas da Rede Globo, como acontecia na ditadura, para serem publicadas somente quando os interesses empresariais de seus donos não fossem afetados. As verdades sobre o mensalão já estão escancaradas e estão sendo disseminadas nas redes sociais. A Globo, o STF e Joaquim Barbosa têm um encontro marcado com essas verdades. E a emissora já sinaliza que, se ela noticiou coisas “erradas”, a culpa será atribuída aos “erros” de Joaquim Barbosa e do então procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Joaquim Barbosa, homem culto, deve conhecer a história de Mefistófeles de Goethe, a parábola do homem que entregou a alma ao demônio por ambições pessoais imediatas. Uma metáfora parecida parece haver na sua relação com a TV Globo. Mas a emissora parece que está cobrando a entrega antes do imaginado.

8 comentários:

Unknown disse...

Não sei se a globo está fazendo todos esses cálculos expostos no texto. Acho que a conta que fazem é a seguinte: a Dilma é franca favorita para reeleição. Já que não conseguimos deslocar a esquerda e o PT do governo, temos que manter aberta as portas. Nesse sentido o Joaquim Barbosa é descartável.

Anônimo disse...

Mas a estratégia é muito natural. Agora que os PTistas estão presos é preciso livrar a área para quando e se a barra do PSDB chegar no supremo. Ainda não temos certeza se esse ódio irracional de Barbosa vale também para a oposição.
Eles tão com o c.. na mão.

Rogério Costa disse...

Penso exatamente o mesmo, jogo de cena.

Marcus Salles disse...

Como agora estão chegando perto de Serra, Alckmin e outros tubarões, é melhor esquecer a estória do domínio dos (de) fato, antes que os tubas vão para o xadrez. Quando era só para prender petistas a coisa ia bem.

Ignez disse...

E esse novo golpe da Globo foi no "Dia da Consciência Negra"? Hummm...Só falta o Ali Kamel continuar afirmando que no Brasil não há preconceito racial e que a "cota" para negros é uma invencionice do Lula... Mas que o JB vai pagar o pato do novo golpe contra o Povo e a Democracia, isso vai. A História vai colocá-lo ao rés do chão; ou o Povo vai esfregar na cara da Globo que - mais uma vez - "não colou". Reelege Dilma. É o que espero.

Anônimo disse...


[A GLOBO "PASSOU A DETESTAR 'CAFEZINHO' E OUTROS BLOGUES 'SUJOS'"!]

A Conceição Oliveira, a Maria Frô, chamou a atenção para uma informação relevante a respeito do recibo que coloquei no blog e compartilhei no Facebook na semana passada (link aqui). Perguntava se o Jornal Nacional daquela noite abriria espaço para a tese da defesa de Pizzolato, que comprova que quase toda grana da Visanet foi parar no cofre da TV Globo.

Só esta postagem rendeu ao blog quase 5 mil acessos. O que não é nada, se comparado ao desempenho quando ganhou vida própria na rede (533 compartilhamentos, mais de 20.800 leitores), o que motivou o vazamento de outros documentos apresentados ontem, também na rede, que comprovam que a Globo não só recebeu, com recibo e tudo, como ainda pagou bônus de volume à DNA, agência de Marcos Valério.

Bônus de volume (detalhes aqui) é igual a subornar o síndico do prédio para ele fazer revisões mensais nos elevadores e ficar com uma parte do dinheiro que iria para a manutenção. Funciona assim também em departamentos de compras de grandes corporações. O sujeito leva uma "bola" para privilegiar um ou outro fornecedor.

Também funciona assim com as empresas que constroem obras públicas, como metrôs (Caso Alston), linhas de trens (Caso CPTM), edifícios (Fórum Trabalhista de S. Paulo), etc... E, sem hipocrisia, funciona assim também para todos os partidos, sem exceção, porque é a iniciativa privada que financia as campanhas políticas, uma vez que o financiamento público é vetado e o debate da Reforma Política permanentemente interditado.

Este pagamento de "comissão" é uma prática tão corriqueira e tão aceita em nossa sociedade que a Globo se deu ao luxo de institucionalizá-la, promovendo uma corrida das agências de publicidade ao "horário nobre", afinal, quanto mais dinheiro entra, mais a agência "sócia" fatura em BVs.

Esta prática é anti-ética, ilícita, ilegal e deletéria à concorrência, mas os órgãos de controle e o poder Judiciário fecham os olhos, não têm o menor interesse em condená-la. Se é no prédio, e a turma descobre que o elevador não precisa de tanta manutenção, o zelador vai pra rua. Se é na iniciativa privada, então...

Pergunte ao pessoal do almoxarifado da própria Globo como são os mecanismos de controle interno? Não se faz uma compra sem cotação e as auditorias internas são permanentes, assim como em qualquer grande grupo empresarial. Portanto, não podemos adotar dois pesos e duas medidas.

O que vale para um tem que vale para todos. Vejam só o exemplo do "Mensalão". O povo já entendeu que, se não houver julgamento do "Mensalão Mineiro" com o mesmo rigor e as mesmas penas é impossível dar crédito à Ação 470. O povo não é bobo e, pelos números de leitores e compartilhamentos na internet, fica cada vez mais claro que a voz que informa não é mais a mesma que apedreja.
http://maureliomello.blogspot.com.br/2013/11/nada-mal.html#sthash.P1FXwIxp.dpuf

Vander disse...

Em momento que se pede em várias frentes que a mesma vontade de justiça explicitada na condenação dos Petistas seja direcionada agora ao PSDB (Mensalão Mineiro, e propinoduto Paulista), a Globo deve considerar que é hora de por um freio em Barbosa (como se precisasse)

Unknown disse...

Fico mais tranquila quando vejo que não sou a única a perceber o joguinhos vorazes...Dilma 2014.