sábado, 25 de janeiro de 2014

Estadão adere ao “não vai ter Copa”

Por Altamiro Borges

O oligárquico jornal Estadão, historicamente um dos veículos mais raivosos contra qualquer tipo de manifestação popular, parece que resolveu aderir ao movimento “Não vai ter Copa” – desencadeado nas redes sociais por uma série de movimentos, alguns com propósitos diametralmente opostos. Em editorial nesta sexta-feira (24), o jornalão pede “cautela” ao governo no enfrentamento dos protestos já agendados. Ele reconhece que as manifestações podem prejudicar a imagem da presidenta Dilma Rousseff, inclusive nas eleições de outubro próximo, mas “teoriza” candidamente que isto faz parte da democracia. Haja cinismo! A mídia golpista é, realmente, muito ardilosa!

No editorial intitulado “O governo, a Copa e a rua”, o Estadão já começa fustigando o governo. "Para blindar o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff - e tão somente por isso - o Planalto, com o PT a tiracolo, busca um plano que detenha o eventual alastramento pelo País dos prováveis protestos contra a realização da Copa. Teme-se um clima de crispação social capaz de contaminar as urnas de 3 de outubro, nada menos de 115 dias depois da final de 13 de julho. A extensão desse período parece indicar que os receios palacianos são exagerados: é tempo demais para que os presumíveis protestos continuem crepitando a ponto de abrasar a conquista de um segundo mandato por Dilma”.

Para o jornalão, o temor do governo com um possível “replay dos dias de junho” é exagerado. O jornal até observa que “foi a absurda a repressão policial a uma marcha de protesto em São Paulo contra, entre outras coisas, o aumento das passagens de ônibus, que propagou as passeatas pelo País inteiro”. Ele só deixa de mencionar que no dia em que Geraldo Alckmin acionou a PM contra os manifestantes, com cenas de selvageria e truculência, o próprio Estadão havia publicado um editorial exigindo maior repressão. O governador tucano apenas atendeu ao pedido da mídia!

O jornal afirma que o primeiro ensaio desta jornada, “sob a hashtag #naovaitercopa”, ocorrerá neste sábado, 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. E, de forma bastante estranha, até elogia a convocação do protesto. “Diferentemente dos primeiros ativistas de junho que, antes de tudo, queriam era falar, ou melhor, exclamar - daí a mistura desencontrada de demandas que levavam consigo e a inexistência de comando único que as enfileirasse -, os anti-Copa têm uma agenda focada nos direitos dos grupos sociais que teriam sido ou poderão ser ignorados em razão do campeonato. Por exemplo, famílias desalojadas, ambulantes e moradores de rua removidos”.

Ao final, o jornalão serrista – o mesmo que apoiou a violenta expulsão dos moradores do Pinheirinho e que justificou a recente ação da polícia contra os moradores da Cracolândia – dá seus conselhos. "Se o Estado recorrer à mão pesada para garantir a paz pública e a realização dos jogos, Dilma poderá se reeleger do mesmo modo - afinal, a massa dos seus eleitores quer é participar da festa da Copa -, mas a imagem da presidente e do País sofrerá no exterior. O caminho mais sensato para o governo é o da cautela. Isso significa achar o ponto de equilíbrio entre preservar a ordem e deixar aberta a válvula do protesto para prevenir uma reação em cadeia”. Que lindo!

*****

Leia também:

- O governo invisível não quer Dilma

- "Rolezinho" apavora o Instituto Millenium

- De "rolézinhos" e "rolexzinhos"

- A Alckmin o que é de Alckmin

- Oposição tenta manipular os "rolezinhos"

14 comentários:

sergio m pinto disse...

Óbvio que a mídia nativa não vai sugerir "cautela" para os coxinhas.

Unknown disse...

Acho q vc está um pouco tendencioso no seu artigo. Provavelmente vc consegue, como outros q sofreram lavagem cerebral deste partido, justificar todos os absurdos que o governo vem praticando na ultima década. Os gastos com a copa foram demasiadamente superfaturados e os serviços essenciais no Brasil ( saude, educação e segurança publica) sucateados. Agora, se vc acha q o importante e o governo oferecer pão e circo ( leia bolsa família entre outras e futebol), aí vc realmente esta coberto de razão.

Carlos disse...

Sua vida deve ser uma chatice. É sempre a mesma conversa. É jornalão, PIG, elite, midia golpista, CIA, NSA, império, etc, etc. Voce deve ser um cara muito chato, aliás, como todo cara de esquerda que quando não está "esquerdando" fica sem ter o que fazer....

Anônimo disse...

Para os " rolezinhos ", ficha na polícia e multa de 10 mil reais. Para manifestantes que causam desordem pública e afrontam o poder constituído democraticamente, OAB Anistia Internacional, editoriais dos grandes jornais e convocação pela mídia em geral lhes garantem o "salvo conduto."

Anônimo disse...

Será que os mauricinhos vão protestar contra os políticos do PSDB que estão envolvidos no escândalo do metrô?

Anônimo disse...

A imprensa corrupta está desesperada. Eles já sabem, que só voltam ao poder com o golpe.

Anônimo disse...

Esses "protestos" contra a Copa, são uma clara tentativa da oposição de pegar carona com as manifestações do ano passado.
A mídia já vinha tentando se "apossar" dos protestos,tentando riculamente moldar as manifestações conforme a sua vontade e interesse. Mas suas tentativas de manipulação não funcionam mais.

Anônimo disse...

Mais uma vez temos aqui uma tentativa de fugir da discussao principal - gastos exagerados e inapropriados em estadios de futebol, financiados por juros subsidiados do BNDES, quando o pais carece de hospitais, escolas, etc ... O plano da Dilma de mobilizar as massas em uma onda de otimismo com a Copa caiu por agua a baixo. E as pessoas inteligentes desse pais, com capacidade critica, percebem a real intencao desse governo com a Copa - uma intencao eleitoreira, tipica de todos os governos populistas que destroem valor para a sociedade. Bater na midia e fugir da discussao principal, que sao as prioridades equivocadas desse governo.

Ricardo disse...

"Sua vida deve ser uma chatice." No entanto, você não sai daqui,né Carlos?

Juarez disse...

Os atos realizados neste sábado (25) em São Paulo contra a Copa do Mundo chegaram a reunir milhares de pessoas, segundo a Polícia Militar. Infelizmente, a grande mídia lembra dos poucos vândalos que quebraram e bagunçaram. Esquece que tinham milhares de pessoas sinceras clamando por mudanças sinceras. Independente de partidos ou ideologias.

Carlos disse...

Realmente nao saio daqui. Leio de tudo, até o que acho idiota.
Sorry, kid, but is my right!

Anônimo disse...

Foi um fiasco!
O povo sabe identificar a diferença entre protesto popular e protesto cansado.

PROTESTO POPULAR: É quando o povo sai às ruas para reivindicar seus direitos. Normalmente a imprensa corrupta do Brasil é contra.

PROTESTO CANSADO: É quando meia dúzia de riquinhos racistas que odeiam pobres,tentam de forma atrapalhada criar um protesto. Mas sempre é um fracasso pois o povão ignora o evento completamente,ou seja,ninguém vai.
Normalmente esse protesto é apoiado pela Rede Podre e seus tentáculos.

Em resumo, para quem ainda é jovem e quer se livrar da já fraca manipulação da mídia.

PROTESTO DO POVO: A imprensa é contra.

PROTESTO CANSADO OU PROTESTO DA ELITE RACISTA: A imprensa apoia.

Alan Dash disse...

NÃO VAI TER COPA E O PSOL NÃO TEM NADA HAVER, O AUTOR É O GIGANTE QUE ACORDOU!!!

PSOL NÃO PASSA DE UM PARTIDO PÍFIO COM INTERESSES """COLORIDOS"""!!!

PSOL, AQUI OH PARA VOCÊS!!!
NEM EM BRAILE TERÃO O MEU VOTO!!!

André disse...

Mais um bostão apaniguado, pelego...