sexta-feira, 2 de abril de 2021

Receita autua Willian Bonner e mais 20 globais

Por Altamiro Borges

O ingrato Jair Bolsonaro – o fascista que foi chocado pela mídia golpista com a sua negação da política – segue em guerra contra a Rede Globo. O jornalista Ricardo Feltrin informa no UOL que "William Bonner e mais 20 globais são autuados pela Receita". De forma sinistra, o órgão apura irregularidades em contratos milionários da emissora.

Segundo a matéria, "a Receita acusa artistas e a Globo de conluio para reduzir pagamento de impostos e sonegar o Fisco por meio da 'pejotização'" – um mecanismo em que o profissional, ao invés de ser contratado com carteira assinada, cria uma firma pessoal e vira uma PJ (pessoa jurídica).

Para o órgão, essa "manobra" trabalhista objetiva sonegar impostos. "Em vez de pagarem 27,5% sobre seus rendimentos na Globo (como ocorre com pessoas físicas com salários mais altos), os 'pejotizados' pagam alíquotas menores (15% sobre o total mais 10% sobre o que exceder R$ 20 mil mensais)".

Globo acusada de "organização criminosa"

"A Receita chegou a acusar a emissora e os artistas de 'organização criminosa'... O âncora e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, recebeu uma autuação milionária e retroativa. Ele está recorrendo, assim como a Globo, que nega qualquer irregularidade", informa Ricardo Feltrin, que acrescenta:

"Além de Bonner, a coluna apurou que, nessa nova rodada da operação da Receita Federal, ao menos mais 20 outros âncoras, jornalistas, artistas e ex-profissionais da emissora da família Marinho já receberam multas do Fisco. Isso além dos 43 autuados no ano passado. Todos estão recorrendo".

TV Globo reage. Até quando?

Acusada de promover perseguição política, o órgão até penalizou outras emissoras que abusam de PJs. As autuações atingiram ex-jornalistas da Record, como Reinaldo Gottino e Adriana Araújo. Também já foram alvos profissionais da CNN-Brasil e do SBT. “No entanto, a Globo até agora concentra o grosso dos investigados e multados".

Em nota enviada à coluna do UOL, a Globo jurou que “todas as formas de contratação praticadas pela empresa, inclusive em relação ao jornalista William Bonner, estão dentro da lei e todos os impostos incidentes são pagos regularmente. Assim como qualquer empresa, a Globo é passível de fiscalizações, tendo garantido por lei também o direito de questionar, em sua defesa, possíveis cobranças indevidas do fisco”.

A briga entre o fascista Jair Bolsonaro e o império da Rede Globo ainda vai render muito! Quem será derrotado ou se curvará?

0 comentários: