quarta-feira, 2 de junho de 2010

Diogo Mainardi vai para a cadeia?

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, negou nesta segunda-feira (31) a liminar de habeas corpus pedida pelos advogados de Diogo Mainardi, colunista da revista Veja e do programa Manhattan Connection, da Rede Globo. Ele havia sido condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a três meses de reclusão por “prática de difamação e injuria” contra o jornalista Paulo Henrique Amorim, a partir de uma queixa-crime apresentada em 2006.

Na primeira instância, o pitbul da Veja e da TV Globo foi absolvido, sob a alegação de que a Lei de Imprensa estava suspensa por conta de liminar do STF. Mas o TJ-SP reverteu esta decisão, condenando-o com base nos artigos 139 e 140 do Código Penal. A pena “privativa de liberdade” foi substituída por “restritiva de direito” – pagamento de três salários mínimos a serem revertidos para entidade pública assistencial. Mesmo assim, a defesa do difamador recorreu, mas o ministro Dias Toffoli agora confirmou a legalidade da punição e não cabe mais apelação.

“Sou um conspirador da elite”

É evidente que Diogo Mainardi não será preso – talvez nem pague os três salários mínimos. Mas a decisão do STF de manter sua condenação serve, ao menos, para dar gargalhada. Há muito que este “jornalista”, expressão do que há de mais reacionário e preconceituoso na mídia brasileira, promove baixarias. Desde que deixou de escrever banalidades sobre cultura e passou a tratar de política na sua coluna semanal na Veja, em 1999, este direitista convicto coleciona inimigos.

Seus cinco livros – um deles sugestivamente batizado de “Contra o Brasil” – e dois filmes nunca tiveram repercussão, mas os seus comentários rancorosos difamaram muitas pessoas. Provocador contumaz, ele ocupou espaços midiáticos regiamente pagos para satanizar o governo Lula – “sou um conspirador da elite, quero derrubar Lula”. Prepotente e egocêntrico, ele chegou a se gabar de “quase ter derrubado o presidente Lula” e ficou furioso com seus milhões de votos na reeleição.

O tribunal macartista mainardiano

Jornalista colonizado, que detesta o Brasil e fica de quatro para os EUA, ele apoiou abertamente o genocídio do povo iraquiano. Nunca escondeu a sua adesão às idéias neocons de George Bush, chegando a atacar Barack Obama como “esquerdista”. Também aplaudiu o golpe em Honduras e adora destilar veneno contra os governos Hugo Chávez, Evo Morales e Raul Castro. Na política interna, ele é inimigo doentio de tudo que tenha alguma conotação progressista. Ele não poupa o MST, o sindicalismo e os intelectuais e lideranças de esquerda do país e do mundo.

No meio jornalístico, Diogo Mainardi é visto como um troglodita, em busca de fama e dinheiro. Também é chamado de fascista por ter criado o seu “tribunal macartista mainardiano”, no qual promove uma cruzada leviana contra profissionais da imprensa. “Minha maior diversão é tentar adivinhar a que corrente do lulismo pertence cada jornalista”, explicou ao estrear o seu “tribunal” na Veja em 2005. Seu macartismo, ao gosto dos barões da mídia, já resultou em várias vítimas.

O estrume da direita midiática

No caso mais famoso e execrável, Mainardi precipitou a demissão do jornalista Franklin Martins da TV Globo. Na guerra pública travada entre os dois por causa da lista “macartista”, a poderosa emissora preferiu ficar com o estrume da direita. O episódio revoltou os jornalistas. Um abaixo-assinado enviado à Rede Globo criticou a demissão. “Acusado levianamente por um articulista, cuja missão parece ser unicamente agredir profissionais e intelectuais com relevantes serviços prestados ao aperfeiçoamento democrático do país, Martins não teve direito de resposta”.

Segundo Alberto Dines, do Observatório da Imprensa: “Diogo Mainardi é, na feliz expressão de Luís Nassif, um parajornalista. Um dos muitos revelados nestes meses de crise. Ouviram falar de Carlos Lacerda e imaginaram que basta indignação e nenhum senso de responsabilidade para ganhar o respeito dos leitores. Seus colegas na direção da Veja ofereceram-lhe uma isca e ele, faminto de reconhecimento, a abocanhou com voracidade. Quanto mais se entrega ao delírio mais se enreda na armadilha. Há poucos meses puxava o cordão dos que mais recebia mensagens; agora nem aparece no esfarrapado Oscar semanal. O leitor da Veja já não agüenta tanta fanfarronada”.

.

39 comentários:

Anderson Moreira disse...

Miro, se ele de fato fosse preso não acabaria se tornando um "mártir pela liberdade de expressão"? É a cara dessa imprensa sem vergonha brasileira fazer isso.

Também gostaria de ver uma foto dele atrás das grades mostrando que muitos marginais deste país estão nas redações de TV, rádio, jornais e revistas.

Ester Alves disse...

A figura aportou na Jovem Pan Am Reaça Sa, para falar coisa do tipo: O brasil é uma ditadura e que a maioria do povo brasileiro é imbecil porque apoia o Lula, pode? Uma pergunta que não quer calar "quem pagará sua remuneração para soltar essas bolotas de cabra na JPAM"?

wpsilva1957 disse...

Tanta belas letras para com tão pouco defunto.

Unknown disse...

Abusos de função
(publicado em maio na revista Caros Amigos)

O juiz espanhol Baltasar Garzón é acusado de extrapolar as prerrogativas do cargo nas investigações sobre desaparecidos do regime franquista. Não cabe aqui discutir as nuances políticas do episódio, mas aproveitá-lo para uma reflexão mais ampla sobre os limites da atuação de magistrados. Objetivos inquestionáveis justificam eventuais irregularidades cometidas para defendê-los? O Estado de direito pode aceitar que filigranas técnicas perpetuem injustiças históricas? Ou aquelas são indissociáveis da estabilidade legal que garante o funcionamento do sistema democrático?
A premissa do “mal menor” ganha seguidores no Brasil. A idéia de estabelecer a inelegibilidade de candidatos condenados, por exemplo, tem motivações aparentemente irretocáveis. Submeter às diferentes competências do Judiciário os destinos eleitorais do país seria preferível à impunidade dos bandidos. Mas também permitiria que projetos políticos fossem destruídos em simples canetadas, sob quaisquer pretextos disponíveis. E não só nas cortes menores, pois a contaminação econômica e ideológica do Judiciário é generalizada – basta contabilizar as derrotas judiciais sofridas pelo governo paulista de José Serra.
Encontramos problema semelhante quando as decisões de instâncias superiores ferem o interesse público. Se o STF endossa a anistia às torturas e assassinatos da ditadura militar ou a criminalização do uso de entorpecentes, magistrados sensíveis à inconstitucionalidade flagrante dessas medidas deveriam comprometer sua integridade moral e acatar a soberania dos ministros? Mas que efeitos práticos teriam as decisões contrárias, senão criar incertezas e congestionar as cortes?
Tais dilemas revelam um paradoxo incômodo: alheia aos instrumentos de representatividade popular, a crescente politização da Justiça resultará sempre ilegítima e antidemocrática.

wpsilva1957 disse...

Tão belas palavras para tão pouco defunto.

Marcelo Delfino disse...

Parece que os leitores da Veja são mais inteligentes e menos burros que a média da redação da revista, já que não perdem mais tempo mandando cartas sobre os artigos do tal Diogo Mainardi.

Na boa: é melhor mesmo que o tal de Diogo apenas pague multas ou faça serviços comunitários. Esse povo só pensa com o bolso, não com o cérebro.

Além do mais, prisão não seria uma boa. Não convém dar um mártir para a extrema direita.

Anônimo disse...

Permita me discordar,mas,o leitor de veja,nao tem condicoes intelectuais,nem rudimentares de perceber essas fanfarronadas!!
Eles na verdade,trocaram esse lixo ai,pelo "tio rei",que se brincar,consegue ser ainda mais estrume do que o mainardi(sei que é dificil ser pior do que aquilo,mas,o reinaldo se esforça!!)

Ccesarbento disse...

O parajornalista ainda vai atacar dizendo que o Tofolli é cria do Zé Dirceu.

Anônimo disse...

olha, faz tempo q esse reacionario de bosta da os seus chiliques e é seguido por uma meia duzia de fascistas....
Mas só conseguem alguma relativa notoriedade pq existem berços como a Veja e Globo, mesmo caso do Chapeleiro maluco....queria ve-los sustentar num blog independente como esse......

Marcello Hermannio disse...

olha só, acho melhor você aprender a escrever melhor nesse seu blog (com todo respeito). pois você só ataca o digo mainard. mas não fala porque ele estaria errado. não que eu o defenda.
acho que se ele ataca o "pobre" presidente lula, é porque o lula tem pontos fracos. lugares para ser atacado.

Zé Antonio disse...

Só uma palavra: E S C R O T O.

Alcino Demby disse...

Sou leitor assíduo do seu blog e envio para você a mesma sugestão que acabei de postar nos blogs do Luis Nassif, Azenha e do Brizola Neto:

O blog Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim, foi censurado ontem. Uma ordem judicial obrigou-o a retirar uma entrevista com Miguel Carter, autor do livro ‘Combatendo a Desigualdade Social – O MST e a Reforma Agrária no Brasil’, onde afirma que entidades ruralistas, como a CNA, entidade presidida pela senadora Kátia Abreu (DEMos/TO), recebem 25 vezes mais dinheiro público que as entidades parceiras do MST. Por isso, em nome da liberdade de informação na internet - e da própria sobrevivência dos blogs! - sugiro que outros sites, como o seu, repercutam essa péssima notícia, divulgando também o conteúdo - totalmente inócuo, a meu ver - da matéria censurada.

Abraço,

Alcino Demby

Augusto César disse...

Este Diogo Mainardi deveria ser proibido a bem da saúde pública.

Dhiego Recoba disse...

bravo, como sempre.
"conspirador das elites".

e ainda dizem que a leitura marxista é anacrônica.

Unknown disse...

Ele tem todo direito de falar essas coisas. Aliás, o que precisamos é disso, pessoas com uevos para falar o que acham e com comprovação. Esse cara foi processado centenas de vezes e saiu inocente em praticamente todas.

Anônimo disse...

Se o brasil bananal fosse um pais e nao um curral de corruptos, nao seria o Diogo que seria preso, mas sim o lula inercio, dilma macabra e a corja petista que se abancou sobre o curral. Mas o que esperar de um povo de qualidade tao baixa, quanto o povo brasileiro ?
Viva a republica das bananas !

Anônimo disse...

Pena que nunca na história deste pais tantos jornalistas deixaram de ler!Nunca tantos seguindo o exemplo de um tal inistrso estão na folha do governo direta ou inderetamentente,sabemos que fazendo do errado como se estivesse certo vão enganando o povo, filas contiuam crescendo e os serviços públicos em todas as areas estão cada vez pior, dizem que esta bom! Para mim está, pago mais imposto, fazer o que? Repassar para o produto isso é lei de mercado e o governo gosta de preços altos, assim ele arrecada mais, vide preços de combustiveis! Vai ler e tentar entender tá!

Filipe disse...

Eu sempre fiquei me perguntando de onde o Diogo tirava tanta história, mas depois do caso Dantas comecei a reler o que ele havia escrito e o que acabou estourando na imprensa. Pode até ser que exista calúnia em alguns casos, mas com certeza não em todos.
O que me surpreende é como as pessoas se ofendem quando ouvem críticas ao governo Lula. Podem até dizer que a podridão que o PT pratica sempre existiu, mas pra um partido que veio com a bandeira da moralidade desfraldada, as ações no poder são no mínimo vergonhosas.

Anônimo disse...

Para os petistas, democracia é meter o pau na "situação", que agora é "oposição". Quando ocorre o inverso, ou seja, quando a anterior "situação" que agora é "oposição" mete o pau no governo mais corrupto da história brasileira, que todos sabem ser um governo com estratégias de máfia e guerrilha, com notório viés ditatorial "polvista", aí os petistas se irritam, pois não estão acostumados a ser "situação" e a, por consequencia, serem criticados.... Os petistas estão acostumados a fazer críticas, todas escabrosamente pífias, manipuladas, inventadas, mas não conseguem ouvir críticas... Então ficam perseguindo cidadãos que, como o Diogo Mainardi, possuem coragem e peito para revelar os fatos à sociedade. País das bananas, dos criminosos que são perdoados pelo nosso tão nobre sistema criminal, dos políticos ficha sujas prescritos, dos coronés, dos lulo-simpatizantes... enfim, realmente, não dá para querer muito... Esse país tem muitas qualidades, mas o seu povo não é uma delas!

marina canto disse...

QUE BOM QUE VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA, QUE A PSEUDO ESQUERDA TENTA TÃO DISSIMULADAMENTE DESTRUIR. VIVA DIOGO MAINARDI. ELE NÃO E SÓ UM JORNALISTA. É UM DETETIVE A FAVOR DA DENUNCIA COMPROVADA.
O ODIO É UM SENTIMENTO POBRE. TEM QUE SE TER ARGUMENTOS. E NÃO VEJO NENHUM QUE JUSTIFIQUE A CRITICA AO MAINARDI. SÓ ÓDIO, QUANDO NÃO, INVEJA.

Anônimo disse...

o que é ditadura midiática???
não seria "jornalismo" feito com verba essencialmente de empresas estatais?
pior ditadura é ameaçar com essa verba o jornalismo livre.

Unknown disse...

Em 1985 tinha 15 anos e meu pai ja assinava a revista veja... Sempre foi assim. Quase um costume... Hoje casado advogado pai de dois filhos tinha assinatura de Veja. Tinha, por que me decepconei principalmente com a cobertura jornalistica em Brasilia que ao contrario de ser fiel ao dever informar a sociedade descambou perigosamente para defender posiçoes ideologicas atacar e difamar pessoas ligads ao governo. E o parajornalista Diogo Mainardi é o simbolo maior dessa decadencia. Há 3 anos cancelei a assinatura de Veja porque me dei conta que estava pagando pra ler artigos que difamavam o nosso Brasil. No call center a atendente me perguntou o porque da desistencia e depois de ouvir minha resposta defendeu a linha editorial e especialmente as posiçoes do parajornalista. O pior de ser decadente é nao saber que está decadente.

Anônimo disse...

De fato Mainardi conseguiu fama graças a esse lado negro da imprensa brasileira. Infelizmente a revista Veja uma das mais respeitadas no país não tem cumprido seu papel. Atualmente parece mais um diária semanal do PSDB do que um fonte de informação para a sociedade brasileira. Criticar o governo faz parte e é até um obrigação da imprensa, mas trabalhar para um partido como Veja faz e quase todos seu jornalista fazem é uma baixaria na minha opinião.

Raphael Gomes disse...

O Diogo Mainardi é o "pai" desses preconceituosos do twitter que xingaram os nordestinos nas útilmas semanas.

Sabrina Toscano disse...

Sou fã do Mainardi!!!!!!!!!!!!

Denis disse...

Como petista é chorão, POR DEUS!! quando eram oposição, qualquer coisinha e la estavam eles bradando pro mundo todo que queriam ética. quando chegou a vez deles mostrarem ética, vieram com mensalão. deixem de ser maricas, rebatam O QUE MAINARDI DIZ em vez de o atacarem, bando de menininhas pré-aborrecentes

Anônimo disse...

SOU FÃ DO MAINARDI E ENQUANTO OS CÃES LADRAM, ELE CHORA DE SAUDADE EM...VENEZA. COITADINHO.

Anônimo disse...

Concordo com muitas coisas que o Mainardi escreve e fala. Agora, se o moderador é vermelhinho, ele não vai publicar minha livre opinião.

Anônimo disse...

Gracas a Deus este imbecil foi embora. Vamos ver se tem coragem de falar de Berlusconi na Italia. Vai ser embalsamado vivo.

Vai embora pessimo jornalista, sem etica, sem vergonha na cara, mal carater, mentiroso e caluniador. Falta se olhar no espelho .

Unknown disse...

Enquanto você escreve num blog medíocre, Mainardi descança em um palacete em Veneza. Enquanto me mato de estudar, um semi-analfabeto ocupa o cargo mais alto na política brasileira. É, o mundo pode não ser justo, mas é deliciosamente divertido.

Anônimo disse...

Miro, e voce, quem é voce?

Viva Diogo Mainardi! O unico que tem coragem de ESCREVER com CORAGEM e sem HIPOCRISIA!

Bethânia Andrade disse...

Diogo é extremamaente inteligente,destemido algo raro na imprensa brasileira.

Max Ribas disse...

Todo aquele que não pensa que o carnaval brasileiro é a maior manifestação cultural do Mundo é um perigo. Como dizia Norman Mailer: "Se apenas um homem tiver a coragem de dizer a verdade, será um inimigo e tratado como tal"'.

Anônimo disse...

Mainardi é aquele playboy disfarçado de jornalista que precisa de uma enciclopédia ao lado e de uma semana inteira pra escrever aquela coluna de baixo teor jornalístico e cheia difamações na Veja, fala sério é de doer!!

Anônimo disse...

Diogo não aguentou. Eh muito lobo com pele de carneiro. E assim o povo continua com marchas para minorias ( sem problema algum quanto a estes movimentos ) , entretanto, não se veh nenhuma marcha contra a demagogia rasteira, o maquiavelismo, a bandalheira na política; a ditadura das ideologias etc. . Eh, porque aqui vc não pode pensar , refletir e expressar em desacordo com a política ideologica porque senão vc é massacrado. Como dizia o visionário e grande dramaturgo Nelson Rodrigues , estamos vivendo a república dos idiotas.Esse país está longe de ser democrático e me questiono se pode haver democracia para um povo como este . Aliás , a grande maioria quer saber mesmo é de futebol, música lixo empurrada pelas tvs e carnaval. Confesso : perdi a esperança e se pudesse , caía fora , uma espécie de autoexílio, mas vou ter que aguentar essa porcariada, essa latrina . O Brasil fede !!!!!!!!!!!!!!

Luiz disse...

Para os baba ovos do Diogo Mainardi, aqui deixo uma pérola que ele soltou sobre os belos artistas contemporeaneos do Parque Inhotim: http://www.inhotim.org.br/uploads/Noticias/bernado-bf.htm

Menos mal que o Bernardo Paz nao deixou por menos e respondeu a altura kakaka

Anônimo disse...

Não entendi. Criticas ao Diogo por ele ser contra o MST...isso quer dizer que você é a favor daquele bando de baderneiros?
Candida de BElo Horizonte

Anônimo disse...

ai ai ai... vcs fazem tudo que o diogo sonha, que e leva-lo a serio!

Viva Diogo!

Maria disse...

Vocês são extremamente estúpidos. Enquanto ficam aí chorando pelas coisas que o Diogo Mainardi escreve, ele ri ao ver que seu plano dá certo: causar polêmica. Não o levem tão a sério, nem ele mesmo se leva.