quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tragédia em Realengo e histeria da mídia

Reproduzo artigo de Brizola Neto, publicado no blog Tijolaço:

Fico espantado com a superficialidade com que se está tratando esta tragédia na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo. O rapaz enlouquecido que fez essa monstruosidade é apresentado de todas as formas preconceituosas possíveis, como portador de HIV ou religioso islâmico e acusado de “passar o dia na internet”. Ora, nenhuma destas três coisas explica coisa alguma sobre o ataque psicótico que o levou a atacar e matar crianças em uma escola.

Se explicassem, haveria milhares de tragédias assim, pois há milhões de soropositivos, de islâmicos e de nerds.

Só reforça esteriótipos e preconceitos, porque nem Aids, nem fé muçulmana ou internet fabricam este tipo de loucura.

A tão falada carta do homicida a cada hora é usada para achar uma “lógica” num ato ilógico, louco, transtornado. Uma exploração irresponsável, discriminatória e cheia de ódios. Afinal, a carta apareceu e não faz referência a nada do que se falou na imprensa, irresponsavelmente.

E ficaram falando em “fundamentalismo islâmico”. Que vergonha!

Aliás, não é só a mídia que está agindo com leviandade. O Senador José Sarney perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. Suas declarações de que o ato foi “terrorismo” e de que era preciso colocar “segurança pública” (o que seria isso, artes marciais, defesa pessoal, ou o que?) no currículo das escolas são lamentáveis.

Como eu disse antes, o colégio era tranquilo, nunca tinha registrado incidentes de violência e até tinha um bom sistema de segurança. ora, ninguém está livre de deixar entrar um louco sob a aparência mais cândida do mundo.

Não é hora de histeria. Todos vocês lembram dos demagogos que prometiam -parece que se mancaram – colocar um guarda em cada esquina, como se um guarda próximo fosse evitar este massacre. Não evitaria, até porque, casualmente, havia policiais perto e eles agiram rapidamente. A presença de um policial sentado dentro da escola só ia, provavelmente, fazer com que um louco disposto a chacinar começasse por ele, de surpresa.

14 comentários:

antonio disse...

tentei "colar" seu texto no faceboock...porem aparece uma mensagem dizendo:esta pg foi bloqueada... spam etc...achei um absurdo ...e que deveria te avisar...

Anônimo disse...

Não bastasse a veja com sua reportagem racista contra islamicos agora a grande imprensa segue o mesmo caminho...

ali sati

João Rodrigues disse...

Altamiro, acho que a mídia devia debater a segurança da escola (se era boa como isso aconteceu?) e como o atirador teve acesso as armas. Questões como essas são importantes para prevenir uma outra tragédia;

Juscileide SP disse...

É DE UMA SENSATEZ APLAUSIVEL TAL COMENTÁRIO, TRISTE SITUAÇÃO!

Paulo Ribeiro disse...

A presidenta Dilma Rousseff acerta na mosca quando analisa a tragédia de hoje. Vejam o que ela disse: Ao se referir à tragédia que aconteceu em uma escola no Rio de Janeiro, Dilma disse que "não é característica do País ocorrer esse tipo de crime". "Considero que todos nós aqui presentes estamos unidos num repúdio ao ato violento, sobretudo cometido contra pessoas indefesas", disse a presidente, com a voz embargada.

A primeira pergunta que se faz é a seguinte. Se não é característica de nosso país, onde tragédias como essa são comuns? Ora, portanto, fica claro nas palavras da presidenta que houve uma clara influência da visita do imperialista Barack Obama ao Brasil, que deixou no país as suas péssimas energias carregadas do vírus do ódio e da guerra. Obama é uma pessoa do Mal. Acertou o presidente Lula em se negar a prestigiar a intromissão deste nefasto personagem ao nosso país.

Hoje, um psicopata, provavelmente sob efeito de drogas, desprovido de moral e de princípios, influenciado pela cultura americana, provoca um dos maiores crimes já vistos no Brasil. Este é o preço que pagamos por anos de atraso cultural, principalmente em razão do neolibralismo que vigorou até 2002. Dilma Rousseff term agora a missão de levantar o espírito brasileiro e promover o retorno da alegria e da paz aos nossos corações.

Anônimo disse...

Quanto a ser islâmico, mais uma da mídia sionista, que domina o ocidente, que não perde uma oportunidade em chamar o povo árabe de terrorista.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Uma texto para reflexão para de se fazer comunicação, com etica, educação, por que são exemplos que o Povo segue, temos muitos assuntos banalizados no cotidiano, como: Violencia, Corrupção, desvio sexual, barriga de aluguel, direitos da criança, direitos disso, direito daquilo......sem demagogia pessoal, ha um avanço muito grante com estes temas, não sou contra nada disso, mais a SOCIEDADE esta esquecendo seus deveres, dever de Pai, Mãe, Filhos, Educadores, Juristas, Politicos, Cidadão e etc....., caramba não temos mais os bons exemplos a serem seguidos divulgados e sim maus exemplos para ter audiencia, veja uma novela, é do inicio ao Fim Traição Violencia a Familia, Roubo e etc....a sociedade degusta isto todas as noites.

Anônimo disse...

E ficamos sem dar nenhuma explicação para compreender este fato? E a ciência, para que existe então?

Amanda Balieiro disse...

Oi Miro. Concordo com tudo. A carniceira mídia além de superficial, está adorando mais um super-acontecimento-EXTRAordinário-popular-brasileiro-universal. Só esquece de apontar a sua própria responsabilidade sobre este tipo de ação. Todos nós temos alguma participação, mesmo que quase infinitamente sutil, é no sutil que nasce o infinito.
Paz à todos.

Anônimo disse...

concordo com vc .....

Ignez disse...

Torre (Tasso da Silveira)
Os ventos altos
Vindos das distâncias perdidas
bateram a torre do meu corpo.
Bateram a torre esguia e longa
e puíram-lhe os ornamentos raros,
desfiguraram-lhe a feição de beleza,
como o mar milenário
desastou as arestas vivas dos rochedos imemoráveis.
Não apagaram, porém, a lâmpada
solitária e serena
que ardia no silêncio...
e os meus olhos, rosáceas claras e abertas
para a apisagem do teu ser,
ficaram coando sempre o clarão suave e leve,
ficaram aolescentes para sempre.
(Alegria do Mundo, 1940)

Anônimo disse...

essa noite sonhei com esse ato que realmente n'ao teria um nome certo a ser dado,acodei e lembrei que durante todo o dia ouvir essa noticia no radio,na tv,na net.E ESSE FATO ME FEZ PENSAR?QUANTO TEMPO A MIDIA VAI FALAR SOBRE ESSE CASO!!!AT[E ACONTECER UM NOVO FATO!
Depois vai ficar apenas a dor de uma familia por ter perdido alguem que nunca vai ser substituido.
comentarios como o nosso "amado Sarney" vai apenas aumentar a revolta que vem acompanhando a dor e a tristeza dessas familia.
Tenho certeza que nem todas as palavras de consolo do mundo vai parar a dor que todos esto sentindo agora!
voce realmente tem razao...

Anônimo disse...

só uma coisa explica tudo isso..É O FIM DO MUNDO!que Deus nos proteja.

Anônimo disse...

Todos os terroristas sofrem de problemas psíquicos, não de religiosidade. Se vc for pesquisar o perfil dessas pessoas e comparar, verá que em sua maioria sofrem com problemas mentais, e que não possuem acompanhamento adequado. Conta também o meio em que vivem, e as situações pelas quais passam. Tudo isso poderá desencadear a qualquer momento um ato destes. Infelizmente, não temos como solucionar Esse problema. Enquanto umas familias tem cuidado com essas pessoas, outras "jogam ao vento". Enquanto uns são aceitos e bem tratados em alguns locais, outros são desprezados e violados. Pois nem todos compreendem os déficits que essas pessoas possuem, e agem com preconceito. Tudo depende de nós, das nossas atitudes, seja para o bem, seja para o mal.