quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ricardo Teixeira vai se vingar da Globo?

Por Altamiro Borges

A dúvida persiste sobre as razões que levaram o Jornal Nacional a exibir uma reportagem com denúncias de corrupção contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Rede Globo traiu o seu velho aliado, o cartola Ricardo Teixeira, ou foi puro jogo de cena? A emissora decidiu seguir o seu enfadonho código de “princípios” recém-divulgado ou, mais uma vez, agiu sem princípios?



Seja qual for o motivo, parece que o chefão da CBF ficou zangado. É o que garante o jornalista Ricardo Feltrin, da Folha. No artigo intitulado “CBF ameaça divulgar gravações contra diretor da Globo”, ele sugere que a coisa pode feder! Se a sua especulação tiver fundamento, poderemos estar próximos de um escândalo parecido com o que abalou o império de Rupert Murdoch. Vale leitura:

*****

Não vai ficar barato para a Globo a sua repentina decisão de noticiar os escândalos envolvendo a CBF, Ricardo Teixeira e a Fifa. Agora surgiram indícios (ou insinuações) de que a entidade máxima do futebol brasileiro tem gravações de diálogos que comprometeriam Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes. Essas gravações não autorizadas foram feitas a partir de ligações telefônicas ou na própria sede da CBF. Elas revelariam quando e como a Globo manipulou o horário de partidas de times e da seleção, para atender a seus próprios interesses...

T de Vingança

Teixeira também teria gravações mostrando como Pinto e seus comandados globais agiram nos últimos anos, quando tinham acesso livre à CBF. Fonte desta coluna, que pede anonimato, informa que as gravações teriam diálogos permeados de arrogância, prepotência e desprezo completo de Campos Pinto e seus subordinados pela concorrência. Inclusive uma das gravações mostraria emissários da Globo usando termos chulos contra Record e até contra a Band, que hoje é parceira da Globo no futebol.

Prato pelando

A ameaça de levar as gravações a público teria por finalidade não só vingar Teixeira do que ele considera "traição", por parte da Globo, mas também colocar a emissora numa situação delicada junto à imprensa, a parceiros e anunciantes do esporte. Algo do tipo: "eu morro, mas você vai morrer! Morrer comigo! Bwahahaha! Bwahahahahahahahannn...". Tá bom, é só um jeito de dizer. Teixeira não dá risada como vilão de desenho... Vou continuar, agora sério...
Bombardeio

Campos Pinto está sob ataque de outro 'front', além do da CBF. Desafetos do diretor dentro da Globo ainda o culpam pelo fato de a emissora ter perdido a transmissão das Olimpíadas de Londres 2012 para a Record. Para esses executivos, a "soberba" do executivo o impediu de avaliar a situação corretamente. Ele subestimou a concorrente, afirmam.


*****

A CBF pode estar blefando para atemorizar os filhos do Roberto Marinho. Caso a TV Globo não fale mais nada sobre sobre as sujeiras de Ricardo Teixeira, é porque a coisa é feia - de ambos os lados. O ideal é que essa briga fosse adiante... para o bem do futebol e, principalmente, do jornalismo brasileiro.

0 comentários: