quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Globo vira piada no Twitter

Por Anselmo Massad, na Rede Brasil Atual:

A pergunta da repórter Deborah Berlinck, de O Globo, a Richard Descoings, diretor do Instituto de Estudos Políticos de Paris, virou piada no Twitter nesta terça-feira (27). Em entrevista coletiva sobre a decisão do Sciences Po, como é conhecido o instituto, de conceder ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o título de doutor honoris causa, a jornalista perguntou: "Por que Lula, e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?"


O responsável pelo instituto definiu Lula como um "homem de ação que mudou o curso das coisas" no Brasil. Mas o que chamou atenção até internacional – reportagem do jornal argentino Página 12 relatou as perguntas levadas por correspondentes brasileiros – foi a postura da imprensa.

Na rede social, internautas e ativistas recorreram a uma série de referências para ironizar a postura e criticar o questionamento. Com a hashtag (expressão precedida pelo símbolo # que serve para delimitar temas no Twitter) "#OGloboQuestions" e "#porquenãoFHC", as piadas variaram. Os termos entraram, em 15 minutos, para a lista dos mais comentados.

"Deus criou o mundo em sete dias, por que não FHC?", propôs Aldemir Freire. Cynara Menezes emendou: "Robert de Niro recebeu o Oscar de melhor ator. Por que não FHC?" A deputada federal Manuela D'Avilla também ironizou. "Estou com torcicolo, por que não FHC?"

O ex-senador e ex-presidente nacional do PT José Eduardo Dutra aderiu com três intervenções. "JK (Juscelino Kubitchek) construiu Brasília, por que não FHC?", começou. Minutos antes, ele havia escrito: "Machado de Assis escreveu Dom Casmurro, por que não FHC?" A terceira foi uma alusão aos mil gols de Pelé.

27 comentários:

Silvia RJ disse...

O Exame da OAB é verdadeiramente ilegal e inconstitucional. Instrumento de EXCLUSÃO SOCIAL. http://www.youtube.com/watch?v=jG5MSAxe_98&feature=channel_video_title

Miguel Oliveira disse...

Ora bolas! A resposta é muito fácil: porque fhc foi um fracasso, e Lula um sucesso. Fracassados não ganham prêmios. Simples assim.

Márcio Malheiros disse...

Como o "intelectual" FHC deve se remoer a cada conquista desta natureza pelo "analfabeto" Lula...

Wyller disse...

Sera porque LULA governou para o povo e fhc para elite.
Quem faz merece premio e quem não faz, deixa pra lá.

Carlos disse...

Desde que me entendo por gente, jamais vivi um govêrno tão ruim como o do senhor FHC. Alguém já esqueceu que ele chamou aposentado de "VAGABUNDOS"? E Este é o socíólogo que muita gete defende. FHC nasceu em berço de ouro, e sequer tem idéias do que seja dificuldades para sobreviver. Governou para os ricos. Foi o pior governo que o Brasil teve, inclusive comparando com a ditadura.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria!

Guilherme disse...

Sabe por que ?? Porque o FHC é na realidade um FHazdeConta que fez isso e aquilo, e na realidade, NÃO FEZ NADA ......!!!!!

Guilherme disse...

Mais uma coisa : o FHC deve estar se mordendo de ódio e de inveja....hahahahahahaha

Zécarlos disse...

Vocês não gostam do cara mais ele é o cara e nos adoramos o cara.

Anônimo disse...

Simples, inflação que FHC deixou: 17% ao mês. LULA/DILMA: 5%. FHC provocou o endividamento do Brasil com o FMI e submissão ao mesmo...

Anônimo disse...

Lembrar que a parte da imprensa brasileira que questiona isso é a parte do contra. Uma elite que pensa só em si e que de fato nunca aceitou e nunca engolirá um trabalhador na direção do país.Omelhor de tudo é que o trabalhador ensinou direitinho como se governa pro doutor. Claro que governar ele sabia mas não colocava em prática pois essa não é a intenção da eleite que sempre governou este país.

DMS disse...

Esse Miguel deve ser um dos MORTOS DE FOME beneficiados com o Bolsa Família. Bom, estamos num país de anacefalos, que vota no partido feito sob medida para eles. Viva a manipulação! Viva Lula, o analfabeto, cara errado na hora certa!

carcereiro disse...

Fracassado é o Lula, que provou mais uma vez que no Brasil, é muito mais vantajoso ser politico do que estudante, especialista, mestre ou doutor. Quero ver onde vai parar esse otimismo todo em relação ao lula, quando a recessao internacional chegar ao Brasil, a inflação está aí, novamente as portas do país, estao tentando criar um novo imposto da saude e ninguem vê isso, só vao ver quando a aguar bater na bunda, aí é tarde. Entao, nao precisa estudar no Brasil, um país onde o povo vive de pao e circo.

Anônimo disse...

Mano Menezes convocou Ronaldinho, mas, por que não FHC???

O Vaticano escolheu Bento 16, mas, por que não FHC?

Medina chamou o Metallica pro Rock In Rio, mas, por que não FHC?

Anônimo disse...

miguel... o lula so aproveitou o q ja tava praticamente pronto... colheu os frutos q o fhc plantou

diego vinicius disse...

messi e o melhor jogador do mundo. porque não FHC. Talvez porque ele nunca jogou bola. E tambem nunca foi presidente!!!

Anônimo disse...

O sucesso de Lula é fruto de sua profunda inteligência, que nada tem a ver com banco de escola, e da sua imensa sensibilidade. A história tratará cada vez mais de reconhecer seus méritos e o quanto ele fez pela autoestima do povo brasileiro. Esses repórteres com síndrome de vira-latas ficarão como essa repórter global, sendo alvo de piadas.

Eliane disse...

A pergunta do repórter foi feita de maneira correta e inteligente, a mente de quem fez este tipo de piadinha é que não consegue alcançar a verdade dos fatos. Ignorância dá vergonha!!!!! É por isso que merecemos a vergonha que foi o presidente que tivemos e a presidenta que temos... o povo é burro mesmo!

Renee disse...

Lula trouxe a copa do mundo e as olimpiadas para o Brasil, Por não o FHC.

Mrs disse...

Prêmios não dizem nada! As ações tomadas e concluidas com sucesso e presteza a sociedade sim. E quem disse que precisamos de franceses pra saber quem faz?

Ricardo Tadeu Sá Teles disse...

Sr. Miro, onde encontro mais piadas do "porquenãoFHC"? Obrigado Ricardo.

Anônimo disse...

Você ter preferencia por uma certa personalida, seja na politica ou no mundo das artes etcs. normal, mas achar que os outros são despresivel, só, por que não estão no rowl da sua preferencia, falta de respeito.
adalgiza

Feliciano disse...

Estou com diarréia. Porque não FHC?
Porque ele já foi uma grande cagada!

Anônimo disse...

Autentica representante Global, falou e disse aquilo que a globo queria, agora se F.Agora a opinião do povão fala mais auto.Tudo tem começo, meio e fim, está cheirando o fim da Glçobo.

Anônimo disse...

Os cães continuam ladrando, só que a caravana já passou...

Anônimo disse...

Carcereiro,quando a recessão internacional chegar ao Brasil não é problema do Lula e sim da atual presidenta, ele vez o papel dele, quando estava no poder e enfrentou a crise muito bem obrigado.

Anônimo disse...

O melhor comentário foi o do Feliciana!
"Estou com diarréia, por que não FHC? Por que ele foi a própria cagada". KKKKKKKKKKK