terça-feira, 13 de março de 2012

A queda do último “ético” do DEM

Por Altamiro Borges

Em conversa com o blogueiro Rodrigo Vianna, o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) se mostrou muito otimista com a possibilidade da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as ligações do mafioso Carlinhos Cachoeira com o senador demo Demóstenes Torres e outros influentes políticos de Goiás – inclusive o governador tucano Marconi Perillo.

Ele informou que já recolheu 136 assinaturas de apoio e que adesões devem chegar a 200 nesta semana. “A CPI será um ponto de apoio para a investigação da Polícia Federal; eu sei o que é investigar gente poderosa; sem apoio político às vezes o delegado perde as condições de seguir investigando”, afirmou o deputado, que ganhou fama por sua atuação como delegado da PF.

Pressão e jogo sujo

Apesar do otimismo, Protógenes sabe de que haverá muita pressão e jogo sujo contra a criação da CPI. “Muita gente se banhou naquela cachoeira, mais gente usou aquela cozinha”, ironiza, lembrando a cozinha de R$ 45 mil que Demóstenes Torres ganhou de presente do amigo mafioso. O jogo sujo contra o deputado também já começou, inclusive com insinuações venenosas na Veja.

“A turma dele mandou me avisar que eu teria encontrado Cachoeira em eventos de que participei em Goiás; nunca me reuni com ele, não me reúno com bandido”, afirma Protógenes. Caso vença os obstáculos e consiga instalar a CPI Cachoeira/Demóstenes, o deputado dará inestimável ajuda para desmascarar os falsos moralistas do DEM. A CPI acelerará a ida dos demos para o inferno.

O partido mais corrupto do Brasil

A queda do último “paladino da ética” do DEM poderá ser fatal. Apesar de toda a retórica, a legenda da direita nativa é cada vez mais associada ao desvio de recursos públicos. No ranking do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o partido é apontado como o mais corrupto do Brasil. Só entre 2000 e 2007, 69 políticos do DEM foram cassados por malversação dos cofres públicos.

Em 2009, a principal referência dos demos, o ex-governador José Roberto Arruda – cotado para ser o “vice-careca” de José Serra e bajulado pela revista Veja – foi preso no escândalo do mensalão do DEM do Distrito Federal. Em 2011, um governador, uma senadora, 17 deputados e centenas de prefeitos e vereadores abandonaram a enlameada legenda e migraram para o PSD de Gilberto Kassab.

Com a imagem desgastada e depois das derrotas de vários demos em 2010 e da recente debandada, Demóstenes Torres sobrou como o último “ético” do DEM. Ele era apresentado como incorruptível e chegou a ganhar o apelido de “senador ficha limpa”. Não poupava ninguém com seus discursos moralistas. A CPI pode acabar com essa imagem e enterrar de vez os demos.

*****

Leia também:

- Protógenes Queiroz, o deputado de duas CPIs

- 2011: um ano infernal para os demos

- DEM disfarça, mas ruma para o inferno

- Demo não quer ser mais chamado de DEM

- Demóstenes Torres: o demo "ético" caiu

- O advogado do demo Demóstenes Torres

- Demóstenes Torres sumiu da mídia

3 comentários:

Joel Bento Carvalho disse...

Miro: muito boa postagem.
Porém, acho que ainda se sustentam:
Base "ali-e-nada"!
No caso do pedido da CPI da Privataria Tucana, tenho postado que o governo com essa base em fase terminal, respira por aparelhos ligados ao seu Caixa Eletrônico. Qualquer contratempo nas retiradas, seja por uma simples queda de luz, os "bonzinhos" viram Oposição! Então temos o seguinte quadro: A oposição inexistente vota sempre contra. Qualquer deslize do governo brada por investigação e CPI como se fossem os mais puros do mundo, quiçá do universo! Aí descobre-se que o Paladino da Ética Política da Oposição confessa sua amizade muito íntima com um marginal de gravata, que gravita nas esferas influentes do seu estado e de Brasília! O que acontece? Um festival de besteiras protagonizadas no apoio incondicional da base ali - ada* ao companheiro senador envolvido! Com uma base como essa ali no Congresso e nada é a mesma coisa que não ter base nenhuma para sustentar o Governo. Mesmo com a boa vontade de Protógenes, espero que seja real, quase com certeza posso afiançar que a CPI da Privataria não sairá da gaveta, assim como a que estará sendo pedida para estancar a Cachoeira do Carlinhos! No caso do Diretor da agência, o bolso da base falou mais alto e veio a insurgência! Bem que gostaria que as trocas anunciadas fossem produto da inércia da Base "ali-e-nada", mas não, trata-se de premiar os insurgentes! É como se fosse um trabalhador que, recebida uma ordem, não a executa e ainda quer promoção por isso! Bandalheira pura! A minha Presidenta Dilma, que tão bem se houve torturada e presa pela ditadura, altaneira e inquebrantável, está com a espinha dorsal molenga! É hora de botar ordem na casa, ou teremos o caso de refém mais longo da história do Brasil! Para ilustrar bem o que afirmo, veja o que significa A.D.A.:

*A.D.A = Amigos dos Amigos, conhecida pela sigla A.D.A., é uma das três maiores organizações criminosas da cidade do Rio de Janeiro. Foi durante o início da década de 2000 aliada ao Terceiro Comando até a extinção deste. Desde o início rivalizou com o Comando Vermelho e com o Terceiro Comando Puro, a partir da criação deste último . Na Wikipédia

Anônimo disse...

E Claudio Lembo? O que temos contra ele?

João disse...

Como sempre falam de Arruda, mas ninguém se lembra que ele foi o melhor governador que o DF já teve!! Mas falando sério tá na cara que esse Demóstenes armou pra Arruda sair do governo do DF.. cheio de trambique com o tal do Cachoeira.. ainda bem que caiu!!!