quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jornalismo de esgoto da Band da Bahia



Por Renato Rovai, na revista Fórum:

O vídeo que segue do Brasil Urgente, da Band, da Bahia, é um exemplo de jornalismo pra lá de esgoto. Uma repórter loirinha, com rabinho de cavalo à la Feiticeira, coloca um jovem negro, com hematoma aparente de uma agressão recente, numa situação absolutamente constrangedora. Julga-o antes da Justiça, humilha-o por conta de sua ignorância em relação aos seus direitos e ao procedimento a se realizar num exame de corpo delito e acha isso tudo muito engraçado.

Assista ao vídeo e veja se este blogueiro está exagerando.
Trata-se de uma caso que exige uma ação urgente por parte da sociedade civil.
É preciso que se mova uma ação contra a concessionária pública que dá voz a uma repórter irresponsável como essa. Isso mesmo, irresponsável. Estou à disposição da Justiça para me defender em relação ao termo utilizado. A propósito, a concessionária é a Band.
É preciso que entidades de Direitos Humanos e da questão negra também se posicionem. Também é urgente que entidades como o Sindicato dos Jornalistas da Bahia a Fenaj reajam a essa barbaridade.

Assistam ao vídeo, vocês vão entender minha indignação. A dica do vídeo me foi dado pelo Fabrício Ramos pelo Facebook.

Atualizando 1 (00:30 da terça-feira): O nome da repórter é Mirella Cunha, como já registrado em muitos comentários. O apresentador do programa para o qual ela trabalha é Uziel Bueno. Mas, em última medida, a Band é a responsável final por essa bárbarie jornalística.

Atualizando 2 (15:00 da terça-feira): De acordo com a reportagem do Portal Imprensa, a Band afirmou em nota que vai “tomar todas as medidas disciplinares necessárias. A postura da repórter fere o código de ética do jornalismo da emissora”.

Quanto ao fato de eu ter registrado o loirismo da repórter e a negritude do acusado, pareceu-me importante lembrar que somos um país com enormes desigualdades sociais e raciais. E que o fato de esse garoto ser preto e pobre é o que permite tal atentado aos seus direitos mais elementares. Dúvido que um loiro rico seria tratado dessa mesma forma pela “corajosa” jornalista.

9 comentários:

Anônimo disse...

Este video que acabo de assistir é de uma selvageria inominavel. Vemos um ser humano ser condenado executado em publico.Somente por racismo esta reporter teria no minimo tres processos assim como seu diretor (responsavel por seus atos) e a emissora, seja ela qual for.Repugnavel, a reporter num gesto sadico torturador se volupiando com a situaçao vexatoria de individuo que mal sabe o signifiado do que esta dizendo. Se esta reportagem foi feita com o fim de por no youtube ou na rede social, tiveram um pessimo argumento. Onde estao os bravos defessores dos direitos humanos? Se casos semelhantes a estes deveria ser motivo de qualquer juiz ou promotor penalizar a emissora com no minimo tres dias de suspenção de qualquer atividade televisiva ou radiofonica. Isto não é sensura, mas sim cidadania.O Discurso de Rui Barbosa esta mais atual que nunca.

Neuza disse...

Assombroso! E mais assombroso ainda que alguem tenha posto no ar uma barbaridade dessas. Não só a estúpida moçoila, mas o editor do programa e mesmo a emissora devem ser responsabilizados na Justiça.
Ley de Medios, já.

marianna oc. disse...

Miro, não basta punir só a repórter. A Band, e sobretudo os editores/diretores do jornal que permitiram que a matéria fosse ao ar também deveriam ser duramente punidos! A garota errou muito, mas o editores do jornais foram muito coniventes com isso, e por isso também devem ser processados

Marcia Noemia disse...

Em que escola de "jornalismo" essa moça estudou? Não importa? OK. Cadê a ética desta "jornalista" (sic), desta pessoa, desta mulher? Penso que os bons jornalistas devem estar apavorados com este tipo de profissional. Acho que o esgoto é melhor do que isso, pois ele é aproveitável, é matéria orgânica; ao contrário do comportamento daquela rede de TV, do programa e dos "jornalistas" que fazem este tipo de banquete desumano. Penso que eles acham que o Brasil inteiro é analfabeto político e deficiente cívico, como dizia Milton Santos.

Alex disse...

Esgoto fede menos!
Hoje qualquer repórter pega um microfone e sai por aí humilhando qualquer um que passe na frente dele. E a edição coloca umas piadinha ali, um sorrisinho aqui...Será que não se aprende ética na faculdade de jornalismo? As emissoras são as responsáveis e tem que responder por isso... Lastimável,num pais machista como o nosso, fazer piada sobre próstata. Daqui uns dias a repórter posa nua... o preso vai pro presídio e pendura o poster dela na cela!

Anônimo disse...

Esgoto fede menos!
Hoje qualquer repórter pega um microfone e sai por aí humilhando qualquer um que passe na frente dele. E a edição coloca umas piadinha ali, um sorrisinho aqui...Será que não se aprende ética na faculdade de jornalismo? As emissoras são as responsáveis e tem que responder por isso... Lastimável,num pais machista como o nosso, fazer piada sobre próstata. Daqui uns dias a repórter posa nua... o preso vai pro presídio e pendura o poster dela na cela!

Anônimo disse...

Qual foi a faculdade que essa jornalista de esgoto foi formada?Sendo a faculdade uma concessão publica ela é responsavel pela qualidade de seus alunos no exercicio da profissão.Esogoto vem do esgoto,ha uma origem,mas o fim dessa reporter sera pedir desculpas a sociedade.Logo devera ir trabalhar no PIG.

Anônimo disse...

Pois é, a SEPROMI - BA E A SEPPIR não se pronunciam de forma alguma! A comunidade negra é ultrajada diariamente e não há qualquer tipo de posicionamento, das autoridades e nem do Movimento Negro em nenhuma esfera! Tô esperando ansiosa pelo desfecho.

Anônimo disse...

"Não estuprou mas queria estuprar"! Acho que ela é adivinha já chega pagando moral pois nem promotor de justiça pode fazer acusações dessa forma...