sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dona da Daslu, cadeia e mídia seletiva

Por Altamiro Borges

Nesta semana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deu uma declaração desastrada: “Se fosse para cumprir muitos anos numa prisão, eu preferiria morrer”. De imediato, a mídia tucana associou o seu deslize à defesa enrustida dos condenados no julgamento do STF. Além de criticar o ministro, a quem cabe humanizar os presídios, ela aproveitou para exigir a prisão dos petistas. É impressionante a seletividade da mídia. Ela nunca exigiu “cadeia” para ricaços ou torturadores. Basta lembrar o caso da dona da Daslu!

Em 2009, a empresária Eliana Tranchesi, proprietária da famosa butique de luxo dos ricaços, foi condenada a 94 anos e seis meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, contrabando, sonegação fiscal e evasão de divisas. Ela foi presa por alguns dias e logo ganhou habeas corpus do STF – o mesmo que hoje é tão implacável, com seus “Batmans” e vingadores. Na ocasião, o grosso da mídia “privada” considerou um absurdo a empresária ter que conviver com marginais nos péssimos presídios brasileiros.

A gritaria contra a curta prisão da dona da Daslu ficou ainda mais estridente quando da sua morte, em fevereiro deste ano, em função de um câncer no pulmão. Boris Casoy, âncora do Jornal da Band, chegou a culpar o ex-presidente Lula pelo seu falecimento. “Eliana foi exposta à execração pública e humilhada, o que deve ter contribuído e muito para o câncer que a matou”, acusou o elitista, o mesmo que já havia esbanjado preconceito contra os garis. Outros “calunistas” da mídia também criticaram o fato dela ter sido presa.

No artigo intitulado “Eliana Tranchesi comove jornalistas”, o repórter Fernando Vives, da CartaCapital, ironizou esta conduta cúmplice. “A extensão da sua ficha criminal causaria esgares de sobrancelhas a bicheiros obscuros de vários arrabaldes brasileiros... Mas houve quem, na mídia, preferiu suavizar, digamos, o jeitinho brasileiro da empresária para lembrá-la como uma espécie de Midas da moda e do comércio de alto luxo no País – mesmo que essas conquistas tenham chegado através de golpes na Receita Federal”.

No caso da dona da Daslu, as provas contra seus crimes eram fartos e inquestionáveis. Eliana Tranchesi era contrabandista, sonegou impostos e desviou grana para o exterior. Para a mídia elitista, porém, ela não deveria ter sido jogada numa cela comum. Merecia um tratamento mais digno, de luxo! Já no caso dos “mensaleiros do PT”, como alardeia a mídia, não há provas concretas e o julgamento foi contagiado pelas eleições municipais e pelo partidarismo de alguns juízes. Mesmo assim, a mídia rosna: “Cadeia, cadeia!”.

8 comentários:

Anônimo disse...


'A PONTE JÂNIO-NASSIF'(!) ENTENDA

*"... Já o Judiciário é aquele Poder do qual é comum os cidadãos esperarem uma definição por 10, 20, até 30 anos..."
* Janio de Freitas: Nenhum dos Poderes goza de mais conforto e maior luxo do que o Judiciário

O Poder dos Poderes

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/78141-o-poder-dos-poderes.shtml
Texto repercutido em http://www.viomundo.com.br/politica/janio-de-freitas-nenhum-dos-poderes-goza-de-mais-conforto-e-maior-luxo-do-que-o-judiciario.html
publicado em 15 de novembro de 2012 às 23:35


[E se não bastasse 'o pedágio do tempo’ cobrado de nós, seres [felizmente] "não-supremos"...]

**Mensalão mineiro está parado há 07 anos no STF

Uma ação civil com pedido de ressarcimento de dinheiro aos cofres públicos por fatos relacionados ao mensalão mineiro está há sete anos parada no Supremo Tribunal Federal (STF).
Nela, o Ministério Público pediu o bloqueio de bens até o limite de R$ 12 milhões do ex-governador, ex-presidente do PSDB e atual deputado federal Eduardo Azeredo e de outros dez requeridos – entre eles Marcos Valério Fernandes de Souza e o atual senador Clésio Andrade (PMDB-MG).
Além da ação civil, o suposto esquema de desvios de recursos públicos e de empréstimos fraudulentos para bancar a campanha à reeleição de Azeredo ao governo mineiro e de aliados em 1998 é alvo de três ações criminais – duas no STF e uma na Justiça mineira.
(...)

**Do Diário do Comérico
Enviado por luisnassif, sex, 16/11/2012 - 12:20 - http://www.advivo.com.br/luisnassif/

‘O DOMÍNIO DO FATO’(!): durma com um barulho deste e diga que sonhou ouvindo a voz maviosa de Leila Pinheiro!

Que país é este, sô?!...

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Eduardo Albuquerque disse...

Hierarquizando lutas:
01. Impeachment de Gilmar
02. Civita, Policarpo na CPI
03. Demissão de Gurgel
04. Ley dos Medios
05. Tornar Dirceu Genoino tao conhecidos qto Assange
05. Pressao pelo Julgamento Tucano e Lista de Furnas[
06.Mandato para o STF.

Nao sei se nesta ordem, mas "focar" açoes de uma por uma...
Um blogueiro para cada questão puxando as atividades e os demais multplicam

Anônimo disse...

Da Cynara Menezes, em seu blog:

Na quarta-feira 14 de novembro, a direção nacional do Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota de cinco páginas criticando a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão. Diz o partido que o tribunal não garantiu o amplo direito dos acusados à defesa, que está “partidarizado”, que deu valor de provas a indícios e que cedeu ao clamor da opinião pública. Uma nota dirigida à mídia que tanto despreza, não a seus eleitores, diga-se de passagem.
É direito do PT criticar. Entendo que o partido esteja revoltado por ser o único condenado até hoje, porque o é. Entendo que muitos estejam tristes com a condenação de José Genoino e José Dirceu (até agora não vi ninguém lamentando a prisão do ex-tesoureiro Delúbio Soares, o terceiro condenado). Dou razão ao partido na reclamação de que o STF pesou a mão na dosimetria. Acho um exagero, sim, que Dirceu, tanto quanto Delúbio, tenha que passar mais de um ano encarcerado.
Mas tem um problema: senti falta de que o PT admitisse que errou. Se foi caixa 2 ou pagamento de mesada a parlamentares não importa a mínima, o partido cometeu irregularidades flagrantes, está provado pelo STF. Tanto é que terá de pagar à Justiça por elas. Errou como qualquer outro partido, justificam, mas no caso do PT errou ainda mais, porque a legenda cresceu prometendo às pessoas que nela votaram ao longo de mais de 30 anos fazer diferente. E fez igual.
O PT deve uma satisfação a seus eleitores, um pedido de desculpas público e uma promessa, uma garantia de que não voltará a ocorrer algo assim no futuro. Na nota, não há um só tom de “mea culpa”, um mísero sinal de arrependimento. Não há nem mesmo a manifestação, de forma veemente, de que o partido se empenhará no Congresso pelo financiamento público de campanha, a única maneira de evitar que estes desvios continuem acontecendo. Isto é citado en passant. A única coisa que sobressai da nota do PT é arrogância.
Falta ao partido humildade, reconhecer o erro, pedir perdão. É preciso descer do salto, admitir que houve uma imensa pisada na bola que magoou milhões de pessoas. Isso não é desmerecedor, não é indigno, pelo contrário; admitir os erros engrandece qualquer pessoa e qualquer partido. Enobrece. Aos eleitores não basta que o PT aponte o dedo para os ministros do STF como algozes do partido. Nós não somos militantes. Não somos cegos. Nós sabemos que o que aconteceu não foi apenas perseguição ao PT. O partido errou. Exigimos retratação

Anônimo disse...


PAULO MOREIRA LEITE: PODEROSOS E “PODEROSOS” DO MENSALÃO
“Poderosos sem aspas, no Brasil, não vão a julgamento, não sentam no Supremo e não explicam o que fazem.”
Publicado em 16/11/2012
em http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/11/16/pml-poderosos-e-%E2%80%9Cpoderosos%E2%80%9D-do-mensalao/#comment-968412

LÁ VEM O MATUTO PERGUNTADOR DE MEIA TIGELA COM BANANAS(!)
... Duda Mendonça, 'for example', nunca foi nem esquerdista nem petista de carterinha: publicitário 'a soldo lavado ou não' (sic) foi absolvido com louvor pelos "supremos" préstimos conferidos à publicidade do país (idem sic); depois tem gente que não concorda que vivemos numa Republiqueta de Bananas terceiro-mundista, e se entrega ao choro comovido e compulsivo ao ouvir o hino nacional até mesmo - 'com os nervos à flor da pele suada' - nas arquibancadas do 'Maraca 40 graus' antes de um Flu-Fla(!)...
... "Intonci", Duda Mendonça é poderoso ou "poderoso"?!...
... Com a palavra "os supremos do supremoTF", 'o peixe' Duda Mendonça, 'o jornalista douto em Direito Penal', Merval Pereira [RISOS COMPULSIVOS DO MATUTO!]...
... E "o inventivo" jornalista Paulo Moreira Leite!...

... Que Republiqueta de Bananas é esta, sô?!...

["Pense num absurdo! No Brasil tem *precedente!" Parodiando a frase célebre do ex-governador da Bahia, Octávio Mangabeira! Enunciado originalmente aplicado 'ao domínio do fato' da Bahia (ibidem sic)...]
*Ô, e se tem!... [(A)de(n)do sujo do matuto 'bananiense'!]

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

O sistema carcerário do Brasil é um caos desde sempre, mas o Cardozo tinha que chutar a bola para o oposição chutar e cobrar melhorias justo agora no Gov. petista. Quem tem um ministro desses não precisa de oposição. Ele ta parecendo o FHC quando solta suas pérolas.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Sem considerar o beija-mão na época encabeçado por Alkmin, o ACM original, tucanos saindo por todos os cantos, todos solidários com a contrabandista.

Anônimo disse...


“ESCUTA ESSA!”

‘O comentarista político amigo dos patrões’ - e “da Globo” -, Gerson Camarotti, afirmou que o STF será presidido por um ministro de personalidade mais forte, o que é muito importante para o prosseguimento do julgamento do mensalão!... [O mensalão do PT, revisor! (A)de(n)do sujo do matuto ‘bananiense’] Para completar a pantomima, anunciou que duas entidades do meio jurídico emitiram nota de apoio à condução do julgamento ora em curso na *“suprema” corte!... Nenhuma mísera menção às notas emitidas por eminentes juristas, entidades representativas da sociedade, **jornalistas competentes e insuspeitos, pessoas - felizmente, não-supremas -, enfim...
RESCALDO: realmente, a Lei dos Meios, além de absolutamente desnecessária (sic), poderia, de certo modo cercear/punir, “a grande” mídia nativa, absolutamente escrupulosa e radicalmente afeita/adepta ao imprescindível e democrático/civilizatório contraditório!...
*as aspas ficam por conta do ‘domínio do fato’ do matuto ‘bananiense’!;
**a exemplo do Jânio de Freitas e do Paulo Moreira Leite! Desconsiderem os blogueiros sujos e/ou blogueiros chapas-brancas porquanto “lavados” com dinheiro público!...

EM TEMPO: durma com uma liberdade de expressão desta e diga que sonhou ouvindo a voz maviosa de Leila Pinheiro!...

Que país é este, sô?!...
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

AYRES BRITTO CRIA FÓRUM PARA BLINDAR O PIG. É A PIGOCRACIA !

Houve tempo em que Britto dizia que a internet deveria ter mais liberdade de expressão que a imprensa, porque a internet critica a imprensa. Depois, se escondeu na expressão “liberdade de imprensa’”, que, no Brasil, significa liberdade só para os donos da imprensa.
(...)
Em tempo: inexplicável a omissão de Ayres Britto: não chamar o Ataulfo Merval de Paiva para abrilhantar e dar projeção internacional ao Fórum. Ele seria o representante da GloboNews, a única seção eleitoral em que o Lula perdeu a eleição. Que esquecimento!
Paulo Henrique Amorim
Publicado em 16/11/2012
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2012/11/16/britto-cria-forum-para-blindar-o-pig-e-a-pigocracia/#comment-968558

... Prezado e ansioso blogueiro sujo, Merval Pereira ficaria ainda mais abrilhantado neste 'forum privilegiado' (sic) caso Ali Kamel também o compusesse!...

PANO RÁPIDO!

‘NO DOMÍNIO DO FATO’! ... Deus ajude que a catedrática, intrépida e "arretada" baiana doutora Eliana Calmon "rode a baiana" e "enquadre" este aprendiz de feiticeiro - perdão, ato falho -, aprendiz de cordelista!...

Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas e antigolpistas,

Que país é este, senhor jornalista?!…

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo