segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Lula e as “algemas de ouro”

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O blogueiro Josias de Souza retornou das suas férias com sangue nos olhos. Já num dos seus primeiros textos, ele deu destaque para o resultado da “pesquisa” que apontou o ex-presidente Lula como o maior corrupto do Brasil. “Lula venceu neste domingo uma enquete promovida no Facebook pelo grupo anticorrupção Movimento 31 de Julho. Foi considerado o político mais corrupto de 2012. Levou o Troféu Algemas de Ouro, que está em sua segunda edição. Obteve 65,69% dos 14.547 votos”.

O jornalista da Folha só não informa o que é tal “Movimento 31 de Julho”. Nascido na zona sul do Rio de Janeiro e acostumado a promover passeatas no Leblon, Ipanema e Copacabana, a entidade não esconde a sua oposição ao “lulopetismo”. Em seu sítio na internet, há relatos das ações pela condenação no STF dos “mensaleiros do PT”. O sítio também difunde artigos da mídia “imparcial” e destaca a entrevista concedida por um dos líderes do movimento, Altamir Tojal, ao Instituto Millenium, o antro dos barões da mídia.

Josias de Souza também não questiona a lisura da pesquisa. O próprio sitio da entidade registra que “a escolha da personalidade mais corrupta de 2012 foi feita através de enquete no Facebook. Foram computados mais de 14 mil votos válidos pelo Movimento 31 de Julho contra a Corrupção e a Impunidade, que organizou o concurso. Os organizadores impugnaram cerca de 9 mil votos falsos, enviados por software robô. A votação começou em novembro e foi encerrada no dia 15 de janeiro”.

Hospedado no UOL, Josias de Souza destaca uma enquete que impugnou 9 mil votos “falsos”, que foi realizada após o show midiático do julgamento do “mensalão” e que foi organizada por um movimento nitidamente de direita. O blogueiro da Folha poderia ter esticado suas férias para participar da “festa de premiação”, que foi realizada ontem durante o “Grito de Carnaval do Pega Ladrão, no Leblon”. Ele poderia até ter assinado a sua ficha de filiação ao Movimento 31 de Julho, que se diz “apartidário e laico”.

8 comentários:

Unknown disse...

Pelo menos deram um jeitinho( SIC) para o número ser maior do que a passeata em S. Paulo.

Jaime Balbino disse...

Não passa de masturbação política. Feito por uma página de odiadores do Lula e do PT; numa enquete guindada á categoria de pleito ou pesquisa eleitoral; que excluiu nomes notórios como FHC, Perillo, José Serra (privataria), Paulo Petro e Alckimin (rouboanel e por submeter-s a Najas); com apenas 14 mil votos; 3 mil "curtidas" e 95 compartilhamentos; o Algemas de Ouro 2012 só pode ser considerado um sucesso porque conseguiu ser noticiado seriamente na Grande Imprensa apesar da modéstia dos números e da manipulação gritante. Se isso não for apelação e desespero não sei mais como definir essas palavras.

Consegui levantar os números que evidentemente os apoiadores da iniciativa se esforçam para esconder. Foram 23 mil votos no total. Esse número poderia até apontar um relativo sucesso para a enquete, mas...

Os organizadores decidiram anular 9 mil votos, com isso conseguiram forjar, literalmente, a vitória de Lula.
Democracia demotucana é assim, para ganhar eles não contabilizam os votos contrários.
Refeita as contas, a enquete teve apenas 14 mil votos. Lula continuou com os 9.704 votos, só Demóstenes e Azeredo perderam eleitores.
Numa visita rápida aos votantes em Lula é possível encontrar vários perfis falsos e duplicados.
Para aqueles que ainda acreditam na imparcialidade da iniciativa, antes de ganhar ampla divulgação na imprensa Lula liderava com mais de 90% dos votos (7 mil eleitores) e a organização lamentou publicamente a queda nas intenções quando mais gente de fora do grupo votou.

Entre os que optaram por Lula é fácil encontrar perfis criados em 27 de agosto de 2012, provavelmente para as eleições municipais, reaproveitados agora. Muitos compartilham os mesmos posts, amigos e curtiram o o mesmo perfil de FHC no Facebook. Há gente que votou duas vezes pelo menos por terem mais de um perfil com o mesmo nome e foto. Encontrei os perfis suspeitos de Pia Bering, Carlos Jacob, Henrique Geffert, Maria Lourdes Feitoza Santos, Daniela Novaes... isso só em 3 minutinhos de pesquisa nos votos para Lula.

Não acho que o pessoal da enquete fraudou a própria votação, apesar de sabiamente eles terem limitado os nomes participantes para beneficiar-se do resultado e não constranger quem admiram. Mas é evidente que eles não tem interesse num processo limpo, principalmente quando perceberam que seu favorito, Lula, poderia não ser o premiado, estragando a festa.

Por fim, lembro que além do site no FaceBook do "Grupo 31 de julho" não ter mais de 10 "curtidas" por post, ter menos de 800 membros e 300 comentários, a enquete deles com apenas 95 compartilhamentos destoa enormemente dos 9,7 mil votos que dizem ter Lula alcançado. Como pessoas muito diferentes podem ter votado na enquete quando seu alcance na rede social foi tão restrito?

Prova maior disso é que o twitaço da tag #LulaVencedorAlgemasDeOuro não fez sucesso algum. Não dá nem para medir nos sua popularidade nos sites da internet, o que significa que tem bem menos de 9 mil pessoas usando.

O Movimento 31 de Julho é conhecido(?) por fazer pequenas passeatas "contra a corrupção" no Leblon, RJ. Respeitando devidamente a liberdade e a cidadânia para qualquer manifestação e defesa de ideias por grupos e pessoas, vemos que a enquete que promoveram é na verdade uma demonstração de que eles se limitam a odiar Lula e o PT. Fazem isso ao ponto de esconder personalidades corruptas adeptas ao seu expectro ideológico e até mesmo suportando fraudes que os beneficiam enquanto esgoelam que "petistas" praticam a mesma fraude e, por isso, devem ser demonizados.

E a Grande Imprensa vende como notícia algo tão bairrista e manipulado como isso. Independente do absurdo da enquete, que não merece maiores comentários, esses dois elementos dizem muito - muito mesmo - do nível de raciocínio enviezada pela ideologia em algumas pessoas e de manipulação da imprensa.

Anônimo disse...



Os jornalistas do PIG, salvo conhecidas exceções, perderam qualquer escrúpulo. Topam tudo por dinheiro.
A rádio CBN repetiu essa caca nojenta domingo dia todo e outra rádio também. Tentam passar a idéia de seriedade, e repetem, repetem. Onde chegaram! Isso se não houver mais poço a cavar caso a parte impresa do PIg vá mesmo à falência como previsto.

Anônimo disse...

FHC, $erra, Aécio, Geraaaaaaldo, Covas e outro apaniguados seria um forte páreo ao Adhemar de Barros). Na oportunidade elegeríamos, também, o veículo de comunicação mais canalha; o jornalista mais salafrário; o/a artista mais calhorda... e assim por diante. Garanto que o Partido Só De Bandidos (vulgo PSDB) levaria vários prêmios!

sergio m pinto disse...

Não se impressione, não. Ele, assim como Nunes, Tacanhede, Jabá e outros menos votados "falam" para convertidos.
Esse pessoal da pesquisa deve ser do tipo que morde dedo de petista, como já aconteceu no RJ.

Yacov disse...

Já que os críticos de LULA são assim tão numerosos no FACEBOOK, porque é nas ruas aparecem apenas 24 gatos pingados se manifestando ???? Me lembrou aquela piada do menino curioso olhando a tia a se maquiar: P'rá que isso, tia??? Ora, p'rá ficar mais bonita, pedrinho. E porque é que não fica, tia??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo - O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

Anônimo disse...

Näo entendo uma coisa. Se alguem levantar falso testemunho contra minha pessoa, tenho o direito de ir à justica contra o individuo. Porque Lula näo faz isso ? o que ele espera. A gente fica o dia inteiro defendendo o Lula, contra as mentiras que a mídia fala sobre ele. Assim näo dá Lula, usa o unico recurso que voce tem, e mete essa gente na cadeia.

Anônimo disse...

Eu so acho que num universo de milhoes de brasileiros so 14 mil votaram,mas que movimento mais barrela esse 31 de julio.
O Miro quero dizer o seguimte;vamos convocar o movomento mexeu com lula mexeu comigo e mostrar pra eles o que e movimento.